Água: Sudeste assustado e rio São Francisco deprimido

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma análise sobre a crise hídrica no Brasil dos geocientistas do Laboratório Georioemar-UFS, Landerlei Almeida Santos e Luiz Carlos da Silveira Fontes:

Diariamente, notícias sobre os níveis dos mananciais hídricos de São Paulo têm espaço nos principais jornais brasileiros. Por ser a principal região econômica do Brasil, a imprensa rapidamente expõe o problema vivido por lá, e, todos os dias aguardamos a previsão do tempo com expectativas, torcendo para que as chuvas voltem a encher os reservatórios e se regularize os sistemas de abastecimento. A situação na região sudeste é, de fato, preocupante e a população está assustada com os péssimos cenários previstos.

O problema vivido no sudeste, e em outras regiões do mundo, tem duas vertentes, uma ligada às questões climáticas, e a segunda relacionada a questões de gerenciamento dos recursos hídricos. Atualmente, São Paulo e Rio de Janeiro discutem até a possibilidade de transposição do rio Paraíba do Sul para São Paulo. Mas e a bacia do rio São Francisco? e o nordeste? e Sergipe? Nada se divulga sobre nossos problemas hídricos? Estamos vivenciando problemas semelhantes nas vazões do rio São Francisco. Pela primeira vez na história as nascentes do rio São Francisco, em Minas Gerais, secaram. Por que? Qual a repercussão deste fato? Que mudanças estão acontecendo na bacia do rio São Francisco?

O “Velho Chico”que responde atualmente por mais de 70% da água que sai das torneiras dos sergipanos, vem sofrendo com as mudanças climáticas e também com decisões sobre os usos de suas águas, deixando dúvidas de quanto tempo o rio suportará. Será que nesse momento de alarme hídrico nacional, não seria a hora de “gritarmos” um pouco mais, para que tenhamos os holofotes voltados para as nossas questões, clamando por um melhor gerenciamento e uma maior segurança da nossa principal fonte de abastecimento de águas?

A situação hídrica repercute intensamente em São Paulo e no país, mas e nós? A sociedade sergipana precisa pegar carona nas discussões hídricas para alertar a situação preocupante do rio São Francisco e conscientizar que vivemos na iminência de uma grande crise hídrica, e que podemos passar por dias difíceis de abastecimento de água caso novas posturas e medidas de gerenciamento não seja adotados. É necessário encarar os grandes desafios da crise hídrica e não apenas esperar o pior acontecer para começar a atuar.

Devemos pensar um pouco mais sobre a questão das águas da nossa região, pois as questões climáticas estão exigindo um gerenciamento cada vez mais eficiente que não esteja atrelado aos interesses de poucos e poderosos usuários, enquanto o problema sócio-hidro-ambiental é muito mais amplo e atinge todos nós e ao meio ambiente hídrico.

Ampcon quer anular posse de Angélica no TCE
A Associação Nacional do Ministério Público de Contas quer anular posse de Angélica no TCE. Engraçado é que mesmo com todas as  denúncias das subvenções a OAB-SE, o MPE e outras entidades não fizeram o dever de casa. Teve que uma entidade nacional pedir o feito a ordem.

Para reflexão sempre
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." Rui Barbosa.

Perguntar não ofende
O que você faria se tivesse R$ 40 milhões na caderneta de poupança? E de quebra ainda com um cargo vitalício não concursado?

CREA e AEASE gastam recursos na TV e ficaram omissos na votação dos projetos
Que as possíveis extinções da Cehop e da Cohidro precisam ser discutidas, tudo bem. Porém, quando os projetos estavam para votação ninguém ouviu na televisão o CREA-SE e a AEASE se pronunciarem contra. Agora gastam recursos dos associados com propaganda paga nas redes de televisão.  Assim é bom demais!

Da grandeza de Gualberto
O episódio onde o ex-prefeito de Capela tentou conseguir o mandato em Brasília, que tiraria da ALESE, Francisco Gualberto (PT), serviu para o petista analisar e refletir sobre seus verdadeiros amigos. Pensando que Sukita poderia conquistar o mandato muitas lideranças importantes se debandaram para o lado do ex-prefeito, sem o mínimo de gratidão a Francisco Gualberto. No mínimo deveriam ficar sem interferir no processo.

Da grandeza de Gualberto II
Gualberto venceu e continuou deputado. Agora, convidado para ser o líder do govenro, mostrou novamente grandeza. Aceitou porque pensa em um projeto maior e não individualmente. O exemplo de grandeza de Gualberto, deixando em primeiro plano o coletivo, deveria ser de exemplo agora na eleição da ALESE para alguns: deixem de lado os projetos individuais.

Fábio acompanha colega do PMDB
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) acompanhou o colega de partido, Eduardo Cunha (RJ), candidato a presidente da Câmara, em viagens a São Paulo e Belo Horizonte. Ontem, 22, na capital paulista eles estiveram no estúdio da TV Veja, onde Cunha concedeu uma entrevista.  Hoje, 23, participa em Belo Horizonte de uma reunião coma bancada mineira e da solenidade de entrega do título de cidadania na AL/MG a Eduardo Cunha.

Maruim: Programa da Funasa benefícia município
A Fundação Nacional de Saúde em Sergipe (Funasa-SE) vai entregar ao município de Maruim hoje, 23,  um caminhão compactador de lixo, para a coleta diária do resíduo sólido produzido no município, com população de 17mil habitantes.

Convênio
O veículo viabilizado por meio do convênio Nº0162/2011, atende ao Programa de Resíduos Sólidos Urbanos da Funasa, cujo objetivo é promover a saúde pública, com o financiamento de equipamentos e serviços para coleta e destinação adequada do lixo nas cidades com até 50 mil habitantes.

ILBJ homenageia professora Neuzice Barreto
O governador Jackson Barreto recebeu  ontem, 22, a visita do empresário Luciano Barreto, que foi comunicar a homenagem que o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) vai prestar à sua mãe, colocando o nome da próxima turma de formandos do Instituto de Professora Neuzice Barreto Lima. A formatura dos mais de 1.200 alunos será na próxima terça-feira, 27, às 19h, no Espaço Emes.

Decisão
A decisão de homenagear a mãe do governador foi dos próprios alunos e homologada pelo Conselho do ILBJ. A homenagem coincide com o ano do centenário da professora Neuzice Barreto, comemorado no próximo dia 4 de abril. Luciano Barreto afirmou que a professora Neuzice Barreto é um exemplo de educação e superação, “pilares que norteiam o Instituto, que busca mostrar aos jovens e adolescentes que é possível superar as adversidades através da educação”.

Centenário
O governador ficou emocionado com a atitude dos alunos e agradeceu a homenagem à sua mãe, destacando que esta será a primeira no ano do centenário dela. Ele recordou as adversidades que dona Neuzice atravessou para criar os oito filhos e um sobrinho junto com o pai dele, Etelvino Lima. “Minha mãe sempre foi uma guerreira. Apesar das perseguições políticas que sofreu nunca se abateu e seguiu em frente para criar os filhos”, afirmou.

Pagamento Ipes Saúde
Infonet: Sobre o pagamento as dez clinicas conveniadas que foi suspenso o diretor de assistência do Ipes Saúde, Eduardo Azevedo disse que está sendo realizada uma auditoria. “O pagamento não foi suspenso como gesto de má vontade ou pela falta de recursos. Temos mais de 300 prestadores e em alguns deles, houve algumas inconformidades nas faturas ou no número de sessões cobradas e efetivamente realizadas, sem contar com denúncias de usuários, o que fez com que abríssemos uma sindicância e o uma auditoria nova. Não estamos acusando quem quer que seja. Estamos com quase 90% da auditoria concluída e em no máximo duas semanas deverá ser concluída”, explica.

Pagamento Ipes Saúde II
Quanto às informações de apesar de o valor pago aos grandes hospitais como São Lucas e Primavera ser muito maior do que o das clínicas, continuar sendo efetuado, Eduardo Azevedo foi enfático: “houve uma pseudo denúncia, boatos mesmo, mas nesses hospitais, o pagamento é regular porque não se identificou indícios de irregularidades, além de que são diferentes das clínicas , pois os hospitais têm todos os procedimentos pré-autorizados, ou seja, os pacientes dão entrada no Ipesaúde, passam pela perícia”, esclarece.

Últimos dias da Feira de Sergipe
A décima sexta edição da Feira de Sergipe prossegue até domingo, dia 25 de janeiro, na Orla de Atalaia. Serão 16 dias de feira, com destaque para o artesanato, quadrilhas juninas, folclore, música e os pequenos negócios. Com uma intensa programação cultural, o evento tem entrada gratuita e está aberto ao público das 17h às 23h.

Público
A expectativa da organização é que a Feira de 2015 tenha um público ainda maior do que a do ano passado, que contou com mais de 159 mil visitantes. “Estamos satisfeitos com essa edição, está ainda mais organizada, o layout está melhor, permitindo que todos os estandes sejam visitados. Milhares de sergipanos e turistas tem prestigiado o evento, uma média de 12 mil pessoas por dia visitam o evento, deixando a feira ainda mais interessante”, destaca Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae.

Trabalhos
Na feira, o público tem a oportunidade de conferir trabalhos como a renda irlandesa de Divina Pastora, bordados, comidas típicas, além de peças confeccionadas em bambu, palhas, madeira, papel jornal, cabaças, conchas e coco. A feira abre mercado para empreendedores como Adriana Santos Lima, presidente da ASDEREN – Associação Para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora.

Programação
No sábado, 24 de janeiro, vai ter Samba de Pareia, São Gonçalo do Amarante, Os Três Moleques do Forró, Quadrilha Asa Branca, Antônio Rogério e Chiko Queiroga. Já no domingo 25, último dia da feira, a programação cultural terá Cortejo do boi do Reisado, Quadrilha Sanfona Branca Mirim, Bacamarteiros do Povoado Aguada, Quadrilha Balança Mais Não Cai e Casaca de Couro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  O cara acabou de responder de uma maneira estúpida para um seguidor que conversava comigo. Bloqueei na hora. Estupidez no meu quintal, não.

www.twitter.com/RadiodoMoreno  Cunha tem mais de 50 processos contra jornalistas, 10 dos quais contra mim. E ainda se diz defensor da liberdade de imprensa. É um debochado.

www.twitter.com/leleteles  LELEÍSMO EVANGÉLICO: Templo é dinheiro.

www.twitter.com/Anselmocosta_Se  Jackson Barreto precisa ficar atento para o cavalo de troia que estão levando para dentro do Governo.

www.twitter.com/Marcelo_Efron  As pessoas podem até tirar um sarro de você, mas, elas nunca poderão tirar da sua essência a sua fé.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Lembrem-se: a vida sempre tem razão!

www.twitter.com/Mmauriciolobo  Coisa linda Sergipe! Hoje percebemos que todos estão com a mão na mesma cumbuca! Os anais da estória farão jus ao ato circense de hoje.

DO LEITOR

A Festa Acabou
Antonio Leite,Fundador do Bloco Ecológico Caranguejo Elétrico: “Depois de 20 anos de muito sucesso, o Bloco Ecológico Caranguejo Elétrico não ira a avenida este ano. Infelizmente a maior previa carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju, foi suspenso pelos motivos já anunciados na imprensa local.
Os blocos alternativos: Caranguejo Elétrico, Cajuranas,  Prevenção, Papelão, Forró Elétrico, Afoxé di Preto e Burundangas, tentaram organizar um evento similar denominado AjuFolia, mas infelizmente a sua operacionalização não se concretizou.
Nós que fazemos o Bloco Caranguejo Elétrico lamentamos muito a não realização da maior prévia carnavalesca do nosso país e continuaremos a envidar esforços para que os sergipanos voltem a desfrutar desses momentos, onde a rua se constitui o cenário de plena alegria.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Já estou chegando, ou já cheguei, à altura da vida em que tudo de bom era no meu tempo.” João Ubaldo Ribeiro, escritor brasileiro, nasceu em 23 de Janeiro e morreu em 2014.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais