Ainda o Cenam

A informação é de que desde o final do ano passado o Governo do Estado tem R$ 6 milhões, repassados pelo Governo Federal, para a construção de um novo Cenam, mas a Fundação Renascer ainda não terminou nem mesmo a planta da unidade. Com a resposta os dirigentes pela demora em resolver uma questão de tamanha importância.

 

E neste episódio do Cenam estão calados até o presente momento o Ministério Público e a coordenação de proteção a criança e o adolescente do TJ. Cadê o Naia, do Ministério Público. Para quem não lembra o Naia é o Núcleo de Apoio a Infância e a Juventude.

 

O discurso do líder da oposição, Venâncio Fonseca, ontem na AL, precisa ser refletido. Ele atribuiu o caos no Cenam a perseguição ao trabalho desenvolvido pela ex-secretária e deputada Ana Lúcia. “A nova secretária preferiu implementar um trabalho através de pessoas partidárias, ao invés de técnicos, que desconheciam a realidade da Pasta. Graças a esse desmantelo estrutural e administrativo do Cenam, quem sofreu na pele foram os internos, que se revoltaram e se rebelaram. A coisa mudou tanto que até a imprensa foi deixada de lado pelo diretor do Cenam, que não deu nem satisfação para os jornalistas e, principalmente, para a sociedade. Imagine como não deve ser o tratamento dele para com os agentes de segurança?”, questionou.

 

E tem mais: a atual direção, que assumiu recentemente, não tem mais clima para continuar a frente da Renascer. Mesmo que acabe a greve dos agentes de segurança o problema passa por uma falta de diálogo e uma imposição sem precedentes.

 

O atual governo tem dois anos e oito meses. Pegou o Cenam sucateado e cheio de problemas. Passou um ano para colocar a casa em ordem. Ainda existiam problemas, mas a casa caminhava por caminhos menos tortuosos. De repente muda tudo. Mudou a secretária e parece que mudou o governo. Trocou-se todo mundo de uma hora para outra, num setor tão delicado. Colocar os interesses políticos-eleitorais à frente de uma questão tão delicada como é a ação para jovens adolescentes infratores é um risco enorme… e o governo já esta pagando…

 

Maioria absoluta do Pleno do TC é de 04 Conselheiros

Como este espaço já tinha analisado na semana passada, o desembargador Relator Cezário Siqueira Neto retificou, na sessão ordinária do Pleno do TJSE, de onte, 19, o julgamento dos Embargos de Declaração 035/2009 impetrado pelo Tribunal de Contas do Estado contra o Conselheiro afastado Flávio Conceição de Oliveira Neto.

 

Parte dos Embargos

No voto de retificação, o Desembargador Cezário Siqueira Neto, proveu em parte os Embargos, sendo acompanhado pelo colegiado, apenas para corrigir erro material, declarando que a maioria absoluta dos componentes do Pleno do Tribunal de Contas é o primeiro número inteiro após a metade, ou seja, 04 Conselheiros. Os demais itens dos embargos julgados na semana passada foram mantidos.

 

Regra de calibração

Sobre a regra de calibração, analisada neste espaço na última segunda-feira, existem duas correntes: alguns juristas que entendem que com a aposentadoria de Antônio Manoel, o problema será resolvido imediatamente e outra corrente que entende que para resolver o problema será necessária novo processo de escolha de Clóvis Barbosa, passando pela AL.  O certo é que do jeito que está o ornitorrinco explodirá a qualquer momento…

 

Novo Refis Estadual I

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Comercial de Sergipe – CDC – o presidente em exercício da ACESE Alexandre Porto ao secretário da Fazenda João Andrade, e ao vice governador Belivaldo Chagas – que preside este Conselho – a proposta para o novo REFIS. Tal proposta foi discutida por diversas entidades, entre elas ACESE, CDL e FECOMÈRCIO, e tem por objetivo permitir que as micro e pequenas empresas possam ter de volta sua regularidade fiscal com o Estado.

 

Novo Refis Estadual II

Durante a reunião, o secretário João Andrade se comprometeu em fazer estudos juntamente com sua equipe técnica, para em seguida convidar os empresários para discutir o assunto. “Elaboramos uma proposta semelhante à do REFIS Federal que entrou em vigor no último dia 17 de agosto e estamos à disposição da SEFAZ para discutir todos os itens da proposta”, destaca Porto.

 

A volta que parece impossível

Escreveu o colega Ivan Valença, aqui na Infonet: “Que me perdoem os mais céticos e os esperançosos, mas essa história de um grupo de pessoas demitidas do Banese na década de 1990 através do PDV (Plano de Demissão Voluntária) querer voltar agora ao banco, não vai dar em nada. Nos últimos dias, alguns deles vêm freqüentando as galerias da Assembléia Legislativa em busca de apoio dos deputados e tentando convencê-los de que saíram do banco de forma injusta, sem direito à defesa trabalhista.  Ora, quem aderia ao famigerado PDV deveria saber muito bem o que estava fazendo àquela época. Esse choro tardio fica esquisito, já que dificilmente encontrará amparo na lei para o pleito. No entanto, o pior é ver alguns parlamentares, mesmo conscientes do fato, usando a tribuna da Assembléia para alimentar as esperanças do pessoal. Isso não se faz”.

 

Cobrança de taxas

O Ex-deputado Jorge Araujo ( PDT ) demonstrava ontem sua satisfação com a decisão judicial que impede a cobrança de taxas para utilização de banheiros e sanitários nos terminais rodoviários. É de autoria do então Deputado Jorge Araujo a lei aprovada em 2006 que proíbe a cobrança dessas taxas. Jorge Araujo, já naquela época, justificava as dificuldades enfrentadas por pessoas carentes que se deslocam do interior para a capital para realizar exames médicos e outras atividades, que eram obrigadas a pagar pelo simples uso de um sanitário que deve ser público.

 

Itabaiana: vereadores insatisfeitos com Déda I

Na última sessão realizada na Câmara de Vereadores de Itabaiana, segunda, dia 17, os vereadores que dão sustentação ao grupo dos Teles de Mendonça, João Cândido, Zé Teles e Valmir de Francisquinho, demonstram claramente a insatisfação com o governo do estado no que refere-se ao tratamento que vêm recebendo das ações do Estado. No plenário o Vereador João Cândido Sobrinho (PSB),  falou da visita do Secretário de Segurança Pública e criticou, pois segundo ele, o Secretário não atendeu um convite de vir até a câmara de vereadores para discutir a questão de melhorias na atual situação. João Cândido deixou bem claro que “Grupo é  grupo não é uma sigla ou outra que se destaca”. E completou, “Um governo que  ajudei! e não recebi nada em troca, encaminho um requerimento tão importante e o secretário não dá nenhuma importância”. Reclamou Cândido da falta de atenção do secretário João Eloy, que esteve recentemente em Itabaiana e foi recebido tão somente pelo vereador petista Olivier Chagas.

 

Itabaiana: vereadores insatisfeitos com Déda II

 O vereador Zé Teles afirmou no plenário da Câmara, durante o pronunciamento de João Cândido, “Vereador, a pior coisa  é a gente  insistir em um namoro com uma moça que não nos quer”. Essa frase mostra claramente o nível de insatisfação daqueles que fazem o grupo com o tratamento dispensado pelo governo estadual. Os líderes, Maria e Zé Teles não se pronunciaram sobre o assunto.

 

Adolescentes são atendidos pelo Projeto Viver Legal I

Um projeto que merece elogio a Prefeitura de Aracaju: Viver Legal. A iniciativa é desenvolvida no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Viver Legal, localizado no conjunto Castelo Branco, no qual está inserido dentro do contexto da Rede de Proteção Social Especial (PSE) do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A rede é destinada aos adolescentes autores do ato infracional que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. Desde a implantação do Creas ‘Viver Legal”, em 2006, que cerca de 500 adolescentes já cumpriram medidas socioeducativas. O índice de recuperação e reintegração à sociedade chega a 70% dos casos.

 

Adolescentes são atendidos pelo Projeto Viver Legal II

De acordo com a coordenadora da unidade, Vilma Teixeira Bastos, os adolescentes encaminhados pela 17ª Vara da Infância e Juventude são acolhidos por toda equipe multiprofissional do Creas, que envolve os profissionais de psicologia, assistentes sociais, advogados, além dos educadores sociais. “O Creas ‘Viver Legal hoje é referência municipal e estadual. A nossa experiência tem servido de modelo para a implantação de outros projetos focados para esse público-alvo. Dos cerca de 500 adolescentes atendidos nesta unidade social, 70% foram reintegrados à família e à comunidade”, ressaltou.

 

IV Feira de Saúde

O Ilê Axé Dematá Ni Sahara, realizará no dia 24 de agosto, a partir das 14h, no conjunto Antônio Carlos Valadares, no bairro Santa Maria (fundo da Casa da Família), a IV Feira de Saúde do Ilê Axé Dematá Ni Sahara, dentro do projeto Giberú. Segundo Fernando Kasideran, o mês de agosto para os afro-descendentes e em especial para o povo do candomblé é um período de culto ao Orixá Obaluaê, que em termos gerais, a essa divindade é atribuído o controle sobre todas as doenças, especialmente as epidêmicas. “Pensando nisso o nosso axé tem a honra de convidar o povo do santo e simpatizantes dos cultos de matriz africana a participarem deste projeto”, explicou Fernando.

 

Mart”nália faz show inédito em Aracaju

Uma das cantoras mais interessantes que despontaram nos últimos tempos na cena cultural, Mart”nália se apresenta no Teatro Tobias Barreto neste domingo, dia 23, a partir das 21:00 horas. A cantora e compositora sobe em palco sergipano pela primeira vez, trazendo o show “Madrugada”, o sétimo álbum de sua carreira. Ela nasceu em Vila Isabel, berço do samba carioca e é, de longe, a figura mais naturalmente pop do universo do samba. Filha dos músicos Martinho da Vila e Anália Mendonça, Mart”nália promete momentos raros de samba de qualidade.

 

III Fest Gospel em Itabaianinha

A cidade de Itabaianinha vai parar nesse sábado, 22, às 20h, será celebrada a terceira edição do FEST GOSPEL e você não pode ficar de fora. Segundo a organização do evento, estão confirmadas as presenças de Mylla Karvalho, ex-vocalista da banda Companhia do Calypso e mais: Banda Som de Adoradores,  Ministério Morada do Leão, Berg Lima e Teatro Unidos em Deus. A entrada é franca.  Monte sua caravana e venha louvar ao Senhor. O evento será na praça da Igreja.  Contato: (79) 9949-8416 – Carlos e Tayronne Guimarães.

 

Concurso para Prefeitura de Barra dos Coqueiros I

A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros (SE) lançou concurso público para preencher 160 oportunidades de todos os níveis escolares, além de formar cadastro reserva. Os salários variam de R$ 465 a R$ 784,97. As vagas são para analista em turismo, arquiteto, assistente social, auditor fiscal, bibliotecário, biólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, médico (cardiologista, cirurgião, do trabalho, psiquiatra, veterinário), nutricionista, psicólogo, professor de educação física, professor polivalente, agente de trânsito, assistente técnico administrativo, digitador, fiscal de tributos, fiscal de urbanismo, fiscal de vigilância sanitária, guarda municipal, guarda vidas, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em nutrição, técnico em patologia clínica, auxiliar de creche, ajudante de pedreiro, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, eletricista, merendeira, motorista, pedreiro, pintor, porteiro.

 

Concurso para Prefeitura de Barra dos Coqueiros II

Para o Programa Saúde da Família (PSF), as chances são para médico emergentista, médico clínico, enfermeiro, odontólogo, oficineiro I, oficineiro II, auxiliar de consultório odontológico, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde e agente de endemias.As inscrições podem ser efetuadas até 28 de agosto, no Brasília Esporte Clube, situado na Rua Maria São Pedro, s/nº, Centro, Barra dos Coqueiros (SE). A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 60. O processo seletivo constará de três etapas: provas objetivas, práticas e avaliações de títulos. A primeira etapa será realizada no dia 27 de setembro. O horário e o local serão divulgados oportunamente através do site www.asseplac.com.br. Clique aqui para conferir o edital de abertura. FONTE http://concursos.correioweb.com.br/

 

DO LEITOR

 

Democracia: quadro preocupante

Do leitor Tito Prado: “Nos  Três Poderes. O Procurador Geral da República contesta a forma ríspida  como o Presidente do STF se refere aos Procuradores Federais.No Legislativo esta vergonha que assistimos diariamente e no Executivo a ingerência  para acobertar aliados. E TÚ DEMOCRACIA aonde ficas? Totalmente fragilizada e a mercê de interesses escusos e imorais.Estão solapando os ideais de Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e do Povo Brasileiro. Não existe  mais políticos desta estirpe, os grandes Filosófos, e sim os Grandes Fisiologos (Sarney, Color, Jucá, Jader Barbalho, Renan  Calheiros e a troupe  de Sanguesugas que habita o Congresso Nacional, com raríssimas exceções). Temos que estar vigilantes diante de tal quadro e que no próximo ano saibamos escolher politicos que dignifiquem e  fortaleçam cada vez mais a nossa  Democracia..”

 

Diabo correndo da cruz

Do leitor Messias Gonçalves: “Caro jornalista Cláudio Nunes. No último sábado, dia 08 de agosto, você publicou no seu blog, uma notícia que causou reboliço aos moradores e eleitores da nossa querida cidade de São Cristóvão. A nota intitulada “CONSTRANGIMENTO EM BATISMO”, aonde você narrava que um deputado com base eleitoral na Velhacap, teria desconsiderado uma família, eleitores deste parlamentar, ao mandar em seu lugar para batizar uma criança, o seu motorista. Num total desrespeito para com essa família. Pois bem, caro Cláudio Nunes, as especulações em cima desta nota, você não tem a mínima ideia de quanto balançou as conversas políticas em torno de se descobrir qual o deputado estadual teria sido deselegante. Como a cidade tem três deputados conhecidos por todos, qual seria aquele citado no seu blog?. Por curiosidade tentamos descobrir para lhe ajudar e ao próprio povo de São Cristóvão. Pelo que pude apurar o deputado deselegante, desrespeitoso, enfrenta verdadeiras batalhas pessoais, quando o assunto é ter que comparecer a igreja católica na grande Roza Elze. O problema é que esse deputado, já foi batizado na igreja católica quando criança, já foi batizado em uma igreja evangélica já sua fase adulta, e insiste em se comungar quando participa de alguma celebração. Essa atitude dúbia é que não é aceita pelos padres. E virou o deputado fujão da cruz”. Messias Gonçalves.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência”. Henry Ford.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais