Aju e o Crescimento desordenado

 

 

O crescimento desordenado  é uma característica da grande maioria das cidades brasileiras. E Aracaju, evidentemente, não foge à regra geral. O modelo econômico que imperou durante séculos no Brasil sempre apresentou a existência de uma movimentação de pessoas que, em busca de emprego, deslocavam-se de sua terra natal para buscar um destino mais promissor em outros centros. A escala inicialmente almejada levava os sergipanos, por exemplo, a deixar seus municípios, transferindo-se para a capital, com duas metas, principalmente: educação para os filhos e, é claro, trabalho para os chefes de família, porquanto as mulheres, àquela época, exerciam apenas uma atividade classificada como “do lar”.

 

Traduzindo, tomar conta da casa e dos filhos. Em seguida, nessa escalada, a próxima parada era, e assim permaneceu durante muito tempo, Rio de Janeiro, a capital do país, a Cidade Maravilhosa, e, anos mais tarde, São Paulo, a “cidade que não pode parar”. No início da segunda metade do século XX, Aracaju comemorava, em 1955, o seu primeiro centenário. Fundada em 1855, por Inácio Joaquim Barbosa, a terra dos cajueiros e dos papagaios conquistava o status de capital da província, assumindo a posição que pertencia à velha São Cristóvão. Aracaju foi fundada 33 anos após a Independência e 34 anos antes de proclamada a República.

Com um século de existência, era, por possuir um pequeno porto, e sua  extraordinária situação geográfica, o local ideal, e assim vislumbrou Inácio Barbosa, para promover a demarragem do nosso desenvolvimento. Sergipe, desde antanho, sempre foi um Estado essencialmente agrícola, que viveu um longo e rico período econômico, o ciclo da cana-de-açúcar. Em 1955, Aracaju contava com cerca de 100 mil habitantes. Uma das poucas capitais de Estado que foram planejadas, com projeto arquitetônico revolucionário para aquela época, a nova urbe de Sergipe D’El Rei dava a largada, a partir dos anos 60, com José Conrado de Araújo como prefeito e Luiz Garcia à frente do governo estadual, a um ansiado processo desenvolvimentista.

Dentro desse contexto, era criado o Banco de Fomento Econômico, o atual Banco do Estado de Sergipe, o Condese, o IPES, surgiam as primeiras faculdades, a Sociedade de Cultura Artística movimentava a cultura, este um setor bastante combalido, mas que possuía um grupo expressivo de intelectuais que faziam da Livraria Regina uma espécie de “bunker”, lado a lado com o Ponto Chic, requentado pela burguesia. Só existiam duas emissoras de rádio, a Difusora, do governo, e a Liberdade, inaugurada recentemente (1953). Na área da comunicação social, surgia, em 1956, uma grande novidade. Orlando Dantas, exemplo raro de usineiro e socialista, dota Aracaju de um jornal que tem uma importância emblemática na história de Sergipe. Trata-se da Gazeta Socialista, órgão ligado ao PSB e que, pouco tempo depois, passaria a ser denominado Gazeta de Sergipe.

Voltando ao título desse breve comentário, Aracaju cidade enfrenta sérios problemas, nos mais diversos setores. Dentre eles, um trânsito que piora a cada minuto e uma falta de respeito às leis que regem sua organização urbanística.

 A população de Aracaju deposita na Câmara de Vereadores uma irrestrita, geral e ampla expectativa no sentido de que os seus representantes tenham condições de discutir livremente e finalmente dotar nosso município de um novo e moderno Plano Diretor, em perfeita consonância com seus (dos habitantes da cidade), interesses maiores. Que as decisões sejam tomadas levando em conta o bem comum e não os bens, via de regra, de uma maioria insensível ao legado que temos o dever de deixar para as gerações que virão. A sociedade civil tem a obrigação de acompanhar todos os debates ligados ao PD e aos respectivos códigos, em número de 5, que devem ter suas discussões iniciadas esta semana.

Que Deus ilumine todos os vereadores para aprovarem um Plano Diretor que realmente contemple os interesses da população aracajuana.

 

Estádio em Itabaiana

Foi bonita a festa de reinauguração do estádio Médici, ontem em Itabaiana. O estádio ficou lotado no amistoso entre Itabaiana e Estanciano. O Itabaiana venceu por 3×0. Na inauguração o secretário de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, agradeceu ao governador por priorizar o esporte em sua administração, não apenas pela reforma dos vários estádios, mas pelas 43 praças esportivas em todo o Estado.   “Esse povo que aqui está escolheu o senhor para governar de novo o nosso Sergipe”, disse Maurício. A fonte do blog foi o twitter do jornalista Márcio Rocha.

 

Ginásio que será referência no Nordeste

Ao destacar a importância do esporte como instrumento de inclusão social, o governador Marcelo Déda agradeceu o trabalho de Maurício Pimentel à frente da SEEL. “Uma gestão exitosa e criativa”, disse ao anunciar que construirá um ginásio de esportes em Itabaiana que será referência no Nordeste. “Esporte é vida, esporte é saúde, esporte é um bem para o povo”, registrou o governador.

 

Investimento

A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) que participou da solenidade disse que a reforma do estádio é mais uma das dezenas de obras do governo estadual no município de Itabaiana. “Desde o primeiro governo, Marcelo Déda tem dado uma atenção especial as reivindicações de nossa comunidade e, com certeza, ele fará muito mais neste segundo governo”, afirmou, ao destacar a importância do futebol para o povo itabaianense.

 

Pequenez

E o prefeito Luciano Bispo diz nas entrevistas que não tem nada contra o governo estadual, mas mostrou pequenez política ao não participar da reinauguração do estádio ontem. Nem mesmo o radialista Marcos Aurélio, que gosta de futebol, compareceu. Assim fica difícil…

 

Aeroporto sem farmácia nem guarda volumes

O Jornal da Cidade do último sábado, 29, repercutiu um texto enviado pelo leitor Virgilio Cardoso criticando a falta de uma farmácia e de guarda volumes no aeroporto de Aracaju. Na matéria, a assessoria da Infraero, informa que “não há interesse dos empresários do ramo de farmácia em decorrência do alto custo com pessoal e o pequeno volume de vendas estimado”. Sobre o guarda volumes, a assessoria informou que “está envidando esforços junto aos prestadores desse serviço, visando disponibilizar essa facilidade”. E ainda se fala em turismo em Sergipe…

 

Reforma do aeroporto

E a assessoria disse ainda que a estimativa da reforma do aeroporto dependa da conclusão dos projetos básicos. Desde 2008 (é só conferir na agência SE de noticias) que fala-se nesta reforma. Sei não, há algo a mais no céu de Sergipe, do que os simples aviões de carreira.

 

Coerência

O prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira, mostrou coerência ao fixar em R$ 2,25 o novo preço das passagens de ônibus. Mas Aracaju prossegue com uma das mais caras tarifas do nordeste.

 

Secretariado

Até no máximo no dia 5 de fevereiro o prefeito Edvaldo Nogueira vai anunciar os nomes de seu novo secretariado. Tudo está apontando para uma ampla reformulação. É bastante provável que, da atual equipe, só permaneçam em seus cargos o vice Sílvio Santos (Saúde), Jefferson Passos (Finanças) e Marcos Cardoso (Comunicação Social). Bosco Rollemberg continua sendo o grande componente “stand-by” do chefe do executivo municipal.

 

Nelson Araújo

 O polêmico ex-deputado estadual acaba de lançar um site denominado “fatospolíticos.com.br.”

 

Emprego em 2010

Vale a pena ler o texto do professor da UFS e assessor econômico do Governo do Estado, Ricardo Lacerda, publicado no JC do último final de semana, na página a-6, de economia. No artigo, Ricardo discorre sobre o perfil do emprego criado na economia sergipana no ano passado, com o grau de instrução e o perfil ocupacional. Até novembro foram criados 20.674 empregos com carteira assinada, resultado 64,5% superior a maior geração de empregos anterior, que havia sido nos doze meses acumulados até novembro de 2008.

 

Algumas conclusões

Ao final do texto, Ricardo conclui para alguns dados interessantes. Em primeiro lugar, que o grau de instrução tem sido importante para um número expressivo de ocupações na indústria sergipana e de que a obtenção do ensino médio abre novas oportunidades para o trabalhador. Em segundo lugar, a demanda por ocupações cientificas tem sido basicamente gerada pelo setor público, especificamente por meio dos concursos realizados pelas fundações de saúde. Há ainda uma forte demanda na construção civil e da indústria por ocupações técnicas.

 

Vaga do partido

César Peluzo, presidente do Supremo, mandou empossar um suplente sob o argumento de que a vaga é do partido. É a segunda decisão da espécie.

 

Pergunta pertinente

Num país em que existe o SEBRAE, para que servirá um Ministério da Microempresa?

 

Futebol

Está claro que o governo do Estado e as prefeituras municipais devem cooperar com o futebol sergipano. Mas é preciso também que a classe empresarial acabe com a mentalidade de que é “ajuda”. É investimento e está comprovado em todo país.

 

Investimento

Aliás, Jorge Araújo, o ex-deputado lembra-se do tempo em que em Sergipe existiam duas cadernetas de poupança que patrocinavam atletas. Uma delas trouxe uma vez o jogador Tourino (comparado com Rivelino) que jogou no Internacional e no Corinthians e virou garoto propaganda da instituição. Jorge lembra que futebol é espetáculo e o público só vai ao teatro se tiver bons artistas e é o mesmo caso do futebol. É preciso trazer artistas da bola.

 

Rádio Comunitária

Os ouvintes do programa de esportes da Rádio Comunitária do Grageru tiveram, no último sábado, pela manhã, a oportunidade de acompanhar uma entrevista especial focalizando o ex-árbitro e atual cronista esportivo Sidrack Marinho. O programa, apresentado das 10 às 12 horas, é muito bem conduzido por Aleanderson e coloca em destaque o esporte em vários níveis. Também participaram, no sábado que passou, os cronistas e radialistas Alceu Monteiro e Mário Sérgio. A freqüência das emissoras comunitárias é única – FM 105.9.

 

Detalhe Simples I

Os sistemas de saúde público e privado do Brasil devem investir mais em prevenção, sem descuidar dos que já estão doentes. O desenvolvimento do País traz mais saúde, pois esta depende de fatores condicionantes e determinantes, como trabalho, salário, casa, comida, lazer, educação, cultura, saneamento, meio ambiente, transporte, etc.

 

Detalhe Simples II

A melhoria da saúde pública no país depende de uma série de fatores diretos e indiretos. Entre eles, a prevenção e promoção de saúde. Para atingir um nível desejável em termos de saúde, são necessários mais recursos, mais honestidade, mais eficiência. Com a soma desses fatores, certamente, teremos mais Saúde.( Fonte: Revista Vida e Saúde)

 

MPF/SE apresenta hoje cartilha

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) realiza nesta segunda-feira, 31 de janeiro, uma entrevista coletiva para apresentar a cartilha “Diretrizes para uma Polícia Cidadã”. O objetivo da publicação é esclarecer as pessoas sobre seus direitos e deveres no relacionamento com as Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, além de aproximar a população dos órgãos de segurança pública do país. A coletiva acontece na sede do MPF/SE (av. Beira Mar, 1064, bairro 13 de Julho) às 15h.

 

Direitos e deveres dos cidadãos

A cartilha foi produzida pela  2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, responsável por assuntos criminais e do controle externo da atividade policial. A publicação explica, com linguagem acessível, as atribuições das instituições responsáveis pela segurança pública, informa sobre como proceder em casos de violência policial e sobre os direitos e deveres dos cidadãos. . Exemplares ficarão disponíveis na sede do MPF/SE e também, uma versão digital será publicada no site www.prse.mpf.gov.br

 

Retiro de Yoga e conhecimento

Será realizado de 11 a 13 de fevereiro, um retiro de Yoga e Conhecimento no hotel Dioro (antigo Starfish) na Barra dos Coqueiros, com Tales Nunes. As inscrições são limitadas até amanhã, 01. Contato e inscrições com Rita: 8133-01-33.

 

Morre João Costa

Faleceu ontem, 30, pela manhã, o professor João Costa. Professor aposentado da UFS, João Costa foi um dos fundadores da Sociedade de Cultura Artística de Sergipe – SCAS e precursor do teatro em Sergipe, como teatrólogo e também ator. João Costa morreu vítima de câncer. O enterro foi ontem no cemitério Colina da Saudade.

 

Morre diretor do Sintese

O Sintese está de luto. Faleceu na noite do último sábado 29 em Aracaju, devido a uma hemorragia digestiva, o professor José dos Santos, membro da Diretoria Executiva do SINTESE por três mandatos e atualmente integrante do Conselho Fiscal.O professor José dos Santos imortalizou a luta e a resistência dos(as) professores(as) de Sergipe através da sua poesia comprometida com as batalhas da classe trabalhadora, a defesa da educação pública, a valorização dos professores, a causa socialista e a revolucionária da Articulação de Esquerda, corrente interna do Partido dos Trabalhadores. José dos Santos foi enterrado no domingo, às 10h, no cemitério Colina da Saudade. Nascido em 15 de maio de 1956, José dos Santos era casado e pai de três filhos. (Com Infonet).

 

José Eugênio

Inesperado aumento de sua pressão arterial afastou o decano da imprensa esportiva José Eugênio de Jesus, 92, da solenidade de lançamento do campeonato sergipano 2011 e da outorga da Comenda Robério Garcia, instituída pela FSF. Foi representado pelo radialista Alceu Monteiro.

 

Paulo Fernando Teles Morais

Considerado, ao lado de Antonio Carlos Viana, um dos expoentes do conto sergipano. Seu último livro, o segundo, “Parábolas da Chuva”, alcançou grande sucesso de crítica e de público. Jornalista experiente,foi correspondente da revista VEJA e de O GLOBO. Participou, na década de 60, da “turma da Gazeta”, ao lado de nomes como Alberto Carvalho, Ivan Valença, Ezequiel Monteiro, José Rosa de Oliveira Neto, Paulo Barbosa, Ariosvaldo Figueiredo, Pascoal Maynard, Renato Chagas e vários outros.

 

Silvio Santos

O de lá, informou que aceita vender o Banco Pan-Americano. Já o daqui, divide suas preocupações como vice-prefeito e como secretário municipal de saúde. E não abre mão da senha número 1.

 

Senhas ampliadas

Só que agora tem muita gente na fila para pegar a senha. Nesse processo, depois de receber a senha, o que ocorre com o pretendente?

 

Economia americana

Melhora o desempenho, volta ao nível pré-crise, contudo o desemprego permanece.

 

Martelo batido

A presidenta Dilma Vana Rousseff, hoje em visita à Argentina, endurece quanto ao valor do salário mínimo: 545 reais.

 

Álvaro Dias

Procurador pede suspensão do benefício especial do senador paranaense.

 

Tucanos querem reescrever programa partidário

Sobre o assunto, as duas principais vertentes divergem.

 

Livro digital

Números, no Brasil, ainda são absolutamente inexpressivos.

 

Depósito judicial

Um depósito judicial no valor de 4 bilhões de reais realizado em dezembro pela Caixa Econômica Federal ajuda o governo a cumprir meta fiscal.

 

Maior aliado

O Egito é o maior aliado dos Estados Unidos e de Israel. Rebelião continua para derrubar Mubarak, que comanda o país há 30 anos.

 

Novo ministro

Luiz Fux é a bola da vez para ser nomeado para o STF e assim completar o quadro de 11 titulares. A vaga era de Eros Grau.

 

Sérgio Guerra

O presidente do PSDB informa que não abrirá mão de ser candidato novamente ao cargo.

 

Preço do Petróleo

A crise no Egito faz o preço internacional do petróleo chegar perto dos 100 dólares por barril.

 

Regina Carvalho Costa I

O mês de janeiro assinalou (19.01), a passagem dos 29 anos de falecimento de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, ocorrido em São Paulo. Elis Regina, a “pimentinha” começou sua carreira aos 11 anos, no programa Clube do Guri, da Rádio Farroupilha, de Porto Alegre.  Em 1960, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde gravou o seu primeiro disco compacto. O primeiro LP veio um ano depois. Estourou nacionalmente em 1965, quando venceu o primeiro Festival Nacional de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Excelsior, defendendo a música “Arrastão”, composta por Edu Lobo e Vinícius de Morais.

 

Regina Carvalho Costa II

Elis Regina veio ao mundo em 17 de março de 1945, em Porto Alegre. Em 2005, ano em que completaria 60 anos, a  consagrada intérprete foi tema de vários programas especiais de TV, em sua homenagem. Fez uma dupla inesquecível com Jair Rodrigues, com quem apresentava o programa semanal “O Fino da Bossa”, na TV RECORD. Sua interpretação para “O Bêbado e o Equilibrista” é simplesmente antológica. A música, composta por João Bosco e Aldir Blanc, mineiros, ficou conhecida como o “Hino da Anistia”.

 

Adoniran Barbosa

No ano que passou (2010), transcorreu o centenário de nascimento de João Rubinato Barbosa – mais conhecido como Adoniran. O maior compositor popular de São Paulo nasceu em Valinhos(SP), em 06.08.1910. Criou o grupo “Demônios da Garoa”. Chamado de Noel Rosa Paulista, é um símbolo do chamado samba paulistano do Brás.

 

DO  LEITOR

 

Onde estão as obras do Santa Maria e do Coqueiral?

Do professor  e militante do PV, Anderson Gois: Estão brincando com a população destas localidades ou é falta de capacidade de gestão pública. O grupo liderado por Marcelo Déda já está à frente da prefeitura de Aracaju desde 2001 e isso significa dez anos de comando, foram seis com o próprio Déda e um pouco mais de quatro anos com Edvaldo Nogueira, seu fiel escudeiro, e nada de implementar as políticas públicas de drenagem, esgotamento sanitário, e pavimentação dos sofridos bairros Santa Maria e Coqueiral. Em 2008 fui candidato a prefeito de Aracaju e o então candidato situacionista que pleiteava a reeleição, Edvaldo Nogueira, usou como grande mote de campanha os 98 milhões de reais que já estariam nos cofres da prefeitura para a realização destas obras e já se passaram mais de dois anos e nada de efetivá-las.

 

Agora para justificar a ingerência de sua gestão começam a acusar a DESO pela falta de compromisso com as obras. Lembro-me também que o senhor prefeito dizia à época da campanha que melhor seria para Aracaju que o prefeito fosse do mesmo grupo do governador, pois seria mais fácil para se administrar e realizar obras, e onde estão então esses 98 milhões de reais que ainda não foram utilizados para as benfeitorias necessárias ao povo dos bairros citados?

 

O prefeito candidato só sabia dizer nos debates “vou fazer o Santa Maria e o Coqueiral, já temos 98 milhões para iniciar as obras” e mais de dois anos depois ainda nada. Parece-me que há uma sintonia entre governo estadual e prefeitura para enganar essa população tão sofrida e provavelmente levar com a barriga até as próximas eleições para mais uma vez usar como foco em suas campanhas.

 

Convido os aracajuanos para conhecer de perto os bairros Santa Maria e Coqueiral para ver a situação deplorável. Nas ruas do Conjunto Valadares, no Santa Maria, existem crateras e no Coqueiral a rua bela vista na verdade é uma pequena trilha. Lamentável.

 

Militante é ameaçado por funcionário da Emurb

 

Matéria  publicada no Blog (www.adcarrobalo.blogspot.com): O presidente da ADCAR, José Firmo, sofreu, na manhã do sábado, 29 de janeiro, ameaça por um funcionário da Emurb, que aterrava uma lagoa no Povoado Robalo, na Zona de Expansão Urbana de Aracaju.Segundo José Firmo, a lagoa particular vem sendo aterrado há alguns anos por funcionários da Prefeitura de Aracaju, sempre usando caçambas, máquinas e equipamentos da Emsurb, da Emurb ou de empresas contratadas pela prefeitura.Em dezembro de 2008, a Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo-ADCAR, que é presidida por José Firmo, protocolou denúncia junto à Promotoria do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público Estadual, contra o aterro da lagoa e contra o uso de equipamentos da Prefeitura.

A denúncia gerou a Reclamação 039/2009. O Ministério Público já realizou uma audiência de instrução para tratar do aterro de lagoas de forma geral em toda Zona de Expansão Urbana.

Naquela audiência, diante das fotos e das placas de equipamentos, a Emsurb alegou que teria sido para o combate à dengue. Mas o aterro da lagoa foi suspenso.

Nas últimas semanas caçambas e enchedeiras da Emurb voltaram a aterrar a lagoa.

Na manhã do último sábado o presidente da ADCAR, José Firmo, foi avisado da presença das máquinas e foi até o local. Chegando lá encontrou apenas a enchedeira da Emurb, de placa branca IAJ-4109, operada pelo servidor da Emurb que se identificou como Marcos e que falou que estava ali com ordem do seu chefe, Valter Chagas.

Firmo alega que advertiu ao operador pelo crime e que relatou sobre a existência do procedimento no Ministério Público sobre o aterro de lagoas.

Quando já se afastava do local, Firmo diz que avisou ao operador que iria anotar a placa do equipamento para informar à Promotoria. Foi aí que o operador mudou o tom de voz, dizendo que “se você anotar a placa e me chamarem, eu e você vamos ter um acerto, de homem pra homem”.

O Presidente da ADCAR, registro boletim de ocorrência na Delegacia de Turismo, na Orla de Atalaia e vai às sete horas da manhã da próxima segunda-feira à procura do Diretor de Operações da Emurb, Sandoval Romão, superior hierárquico dos funcionários envolvidos.

“Tenho certeza de que nem o prefeito Edvaldo Nogueira, nem o Presidente da Emurb, nem o Diretor Sandoval Romão, vão concordar com esse crime”, disse Firmo. “A Emurb vai ter que tirar todo entulho da lagoa. Crime é crime.” 

Quanto à ameaça feita pelo Firmo informou ainda que há poucas semanas havia enviado denúncia para a Emurb e para o Ibama sobre aterro de outras lagoas na Zona de Expansão Urbana de Aracaju. Firmo diz que vai levar às últimas conseqüências, para que outros agentes públicos não se encorajem a cometer crimes e a sair ameaçando pessoas por aí”.

 

Prioridade número 1

Do leitor Alailson Rocha:  “Tenho consciência que nosso povo ainda não tem os serviços de saúde que merece e que é nossa responsabilidade provê-los. A Saúde será a nossa prioridade número um.” Esse é um dos trechos do discurso do Governador Marcelo Déda no momento da posse do seu segundo mandato. No dia 27/01/2010, fui até o CASE pegar uma medicação que minha filha utiliza em um determinado tratamento. Desloquei-me de Itabaiana/SE ciente do recebimento do medicamento. Aguardei na fila e quando atendido a recepcionista educadamente alegou que não tinha o medicamento solicitado por mim. Observei na mesa da funcionária uma lista com vários nomes de medicamentos. Questionei a servidora e recebi a resposta que todos os medicamentos inscritos na lista estavam em falta. Nesse momento um Senhor que estava na fila saiu chateado alegando que o medicamento usado por ele estava em falta há dois meses, pois desde novembro de 2010 não conseguia pegar a medicação. Ao sair do recinto, ouvi outra pessoa relatar que desde dezembro de 2010 não conseguia pegar o medicamento, pois estava em fa lta. Assim foram tantas pessoas reclamando a falta de medicamentos, e algumas pessoas são de cidades interioranas de Sergipe. É lamentável vê o sofrimento alheio e não dá solução. Não é admissível a falta de medicamentos nesta instituição, muitos pacientes precisam da continuidade do tratamento, e a interrupção pode ser o agravamento da doença. O que ameniza o sofrimento das pessoas que buscam o CASE é o atendimento dos servidores desta instituição, pois os funcionários são educados; pelo menos os que sempre me atenderam. Entretanto fica a pergunta, que tipo de planejamento logístico é feito pelo CASE? O que está errado no planejamento? Será unicamente culpa da alta demanda? Ou esqueceram que a licitação demora? Ou será que saúde não é prioridade número um? Espero que alguém do CASE possa responder  esses questionamentos. Aceito, também as respostas do próprio Governador, afinal saúde será ou é prioridade número um”.

 

Debate – Polêmica sobre torcidas em Sergipe

 

Pesquisa sobre torcidas

Recentemente divulgada como sendo de autoria do Instituto Gallup, aponta o Confiança como o clube sergipano detentor da torcida mais numerosa. Diretoria do Sergipe não se conformou, apurou o caso e acusa os patrocinadores da referida pesquisa de fraude. A Assessoria de Comunicação do Mais Querido informa que essa pesquisa, publicada em 2008, pelo jornalista Juca Kfouri, na Folha de São Paulo, foi imediatamente retirada da edição on-line da FSP. O próprio Instituto Gallup emitiu nota confirmando que nunca realizou qualquer pesquisa de opinião versando sobre pesquisa de opinião a respeito de preferências dos brasileiros pelos clubes de futebol. A polêmica está criada. Sem entrar no mérito da questão, parece lógico que o Dragão do Bairro Industrial tenha mais torcedores, no momento, em virtude do “jejum” rubro há 7 anos. Ou seja, há 7 anos que o glorioso Club Sportivo Sergipe não ganha um título sequer. Além do mais, seu presidente foi afastado por medida judicial. E o clube vive uma crise de grandes proporções. Somente agora, com a eleição de um novo presidente, o clube do bairro Siqueira Campos inicia uma reação pela retomada de seu legítimo lugar no futebol sergipano.

 

Nota à imprensa  – Club Sportivo Sergipe

 

O Club Sportivo Sergipe informa que não tem fundamento a notícia veiculada de que o Confiança tem a maior torcida do estado, baseada numa suposta pesquisa do Instituto Gallup. Na verdade, essa tal pesquisa que colocou o time proletário na 42ª posição do ranking brasileiro, e o Sergipe na 57ª foi retirada de uma pesquisa divulgada no dia 26 de maio de 2008 no blog falso do Instituto Gallup (veja link abaixo).Após ter conhecido do fato, Marina Girardi, da Área de Marketing da Gallup do Brasil, negou que a sucursal brasileira tenha realizado qualquer tipo de pesquisa sobre torcidas de futebol. Marina Girardi disse que o Instituto estaria investigando o autor ou autores da referida pesquisa e que utilizaram a marca Gallup para entrar com uma ação judicial contra os mesmos.Na época, a pesquisa ganhou credibilidade por um erro cometido pelo jornalista Juca Kfouri, do site UOL e da Folha da São Paulo, quando o mesmo republicou no site do UOL na página principal a pesquisa, no dia 28 de maio, dois dias depois de ter sido veiculada no falso blog do Gallup. Contudo, a informação só ficou no ar durante 40 minutos, uma vez que o jornalista apurou a pesquisa e constatou que não existia. Em seguida, a redação foi notificada do erro e a informação foi excluída da home page do UOL e do Blog do Juca. Nota de esclarecimento da Gallup – A Gallup do Brasil esclarece que não realizou nenhuma pesquisa sobre torcidas de futebol brasileiras. Quaisquer informações sobre pesquisas ou estudos feitos pela Gallup no Brasil e no mundo podem ser verificados através de nossa assessoria de imprensa ou diretamente pelo nosso site global www.gallup.com.

 

Informar, informar-se e ser informado

Do leitor Carlos Nascimento: A Constituição da República Portuguesa mui sabiamente deu a todos o “direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações” (art. 37.1). Ou seja não basta ter o direito a informar, mas também tão essencial quanto este é o direito a se informar, ter acesso aos meios de comunicação, e ser informado, o qual consiste no direito a ser mantido adequadamente e verdadeiramente informado.Nestes tempos de internet, em que basta um clique para re-enviar uma informação, cada vez mais as pessoas se assessoram dos meios e exercem o direito de informar; mas quanto ao direito de ser informado, de se obter a informação correta? Diariamente, somos bombardeados por informações muitas das quais incompletas, distorcidas, ou mesmo inverídicas, as quais se multiplicam, seja porque as pessoas não buscam verdadeiramente se informar, seja porque a máxima de Tertuliano repetida por Santo Agostinho “creio porque é absurdo” está cada vez mais em voga.Parece-me que os meios de comunicação de Sergipe d”El Rey estão sendo acometido por uma espécie de letargia, e o direito de informar está sendo substituído pelo direito de reproduzir releases sem se preocupar com o conteúdo das informações repassadas, e o que é publicado em um veículo é publicado em outro, e outro, com o mesmo conteúdo, sem tirar, nem por.Neste final de semana assombrou-me ver um release produzido pela ASCOM do Confiança ser reproduzido infinitamente sem que ninguém questionasse o seu conteúdo. A primeira informação, título do release, divulgava que o Instituto Gallup havia concluído uma pesquisa que revelava ser o Confiança o time de maior torcida em Sergipe, e o 42º do Brasil. A informação seca, não fazia nenhuma outra referência à pesquisa, onde poderia ser encontrada, quem encomendou, etc. E pasmem ninguém estranhou que uma pesquisa de tal envergadura não tenha sido repercutida pelos órgãos de imprensa doe eixo Rio-São Paulo, pois se trata de uma pesquisa sobre as maiores torcidas, na qual deveria estar também apontada a maior torcida do Brasil.Como eu sigo o Gallup no twitter (@galluppoll) e não vi nenhum anúncio sobre pesquisa de torcidas no Brasil, e considerando o silêncio dos grandes órgãos da imprensa nacional, resolvi pesquisar no Google e descobri que a imprensa sergipana foi vitima de uma “barriga” retardada. Em 2008 Juca Kfouri divulgou as informações de um suposto blog do Gallup sobre uma pesquisa que apontava as maiores torcidas do Brasil encomendada pela Editora Ática. Alguém checou as informações, resultado: nem a Ática havia encomendado tal pesquisa, nem o Gallup a havia feito (http://www.futepoca.com.br/2008/05/barriga-do-juca-kfouri.html )No mesmo release informa que a FSF havia decidido dividir o titulo de 2000. Mais uma informação infundada, pois a FSF não oficializou esta informação. Aliás, bastaria ter

assistido a entrevista do presidente da FSF no Programa Bola em Jogo da TV Aperipê, no mesmo dia em que Cláudio Nunes em sua coluna publicara uma análise sobre a esdrúxula pretensa decisão, para saber que Carivaldo disse aos entrevistadores, que suspenderá a decisão sobre o título de 2000, nas entrelinhas deixou transparecer a insegurança jurídica.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Uma cidade sem lei é como nossos corpos sem espírito”. Cícero.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais