AJU: instalados, semafóros inteligentes não funcionam: só atrapalham

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O4 de Julho de 2018: “a primeira etapa do serviço deverá ser concluída em até quatro meses e contempla a troca de 69 semáforos na zona sul de Aracaju. “Os trabalhos começam com a construção das bases para as caixas controladoras. Posteriormente, os novos equipamentos serão instalados e sincronizados por etapas”, explica Maxtunay França, representante legal da empresa Semex, responsável pela implantação do sistema.” Release da PMA aqui.

O que a população e os motoristas que trafegam diariamente em Aracaju percebem é que em quase todas as principais avenidas foram realmente instalados novos semáforos há muito tempo, mas eles não funcionam. Pelo contrário, em vários dos locais estão à frente dos antigos atrapallhando a visão para a sinalização verde ou vermelha. Em outros os motoristas chegam a se confundir por conta da quantidade. Um exemplo é na esquina do restaurante Miguel. Tem um semáforo no canteiro que fica vermelho para um lado, mas está também aparecendo para o outro, confundindo os motoristas.

Este da foto é em frente ao Hospital Primavera. Como o leitor pode notar, os novos semáforos que não estão funcionando na frente prejudica a visão do motorista para o antigo, vendo apenas uma parte da sinalização.

Ontem, 02, em conversa reservada com um técnico da SMTT, o blog foi informado: calma Cláudio, você quer tudo funcionando agora? Assim vão esquecer no próximo ano. Não se avexe não! Tudo vai funcionar perfeitamennte no tempo certo…

 

No Reino do “Tudo Pode” II E a saga para se manter na Corte Real continua. Um famoso escritório de uma advogada esposa de uma autoridade também famosa foi sondado na capital do reino. O passo inicial foi alto: 3 milhões de coroas reais. Vai sobrar para os súditos e os “tesouros” do Reino.

Revolta geral Muitos membros de um importante órgão de Sergipe estão revoltados com o seu Chefe. Foram tantas promessas, que estão chamando o tal chefe de Mentiroso-Mor de Sergipe Del Rey. O círculo de inimizade só cresce!

Procura-se E quem anda muito desaparecido é o pior ex-governador da história de Sergipe. Segundo fontes do MDB, o mesmo anda muito preocupado. Foi visto, segundo um servidor de um importante órgão de Sergipe, fazendo uma visitinha de cortesia a uma grande amiga de tempos pretéritos. Causou muita conversinha nos bastidores a tal visita.

Absurdo o fechamento do Posto do Corpo de Bombeiros da Orla E na madrugada da segunda-feira, 02, ocorreu um principio de incêndio em frente ao estacionamento da Passarela do Caranguejo, num estabelecimento quase na esquina da Avenida Santos Dumont, na Rua Dr. Bráulio Costa. Um leitor enviou as fotos e o incêndio foi debelado pelo proprietário e alguns amigos. O Corpo de Bombeiros chegou 20 minutos depois quanto, o principio de incêndio já tinha sido debelado. Serviu de alerta para as autoridades: uma região como a orla, com vários hotéis e restaurantes, precisa que o posto seja reaberto. Ou vão esperar uma tragédia? E depois anunciarão “….a vida segue…”

Cohidro: Belivaldo deveria aproveitar pauta de exoneração de conselheiros para mostrar que deseja reduzir gastos E foi publicado no Diário Oficial que a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação – Cohidro, fará uma assembleia dos acionistas. Na pauta  exoneração e posse de conselheiros do Conselho Fiscal. Como o governador tem reclamado bastante sobre a quebradeira do Estado, poderia modificar o processo de nomeação para evitar a continuidade de gastos, com o pagamento dos “vergonhosos Jetons”. Como? Publicando os requisitos exigidos para tal posto, e abrindo através de “chamamento público” a inscrição para voluntários. Acabando com o apadrinhamento, e economizando o dinheiro gasto com esse privilégio de poucos._Estão vendo né? Depois não digam que o blog só faz criticas e não sugere alternativas para reduzir despesas.

Jackson emplaca mais um sobrinho no governo Por falar em gastos, enquanto o governador diz que não tem dinheiro para o 13º continua nomeando os parentes e afilhados de Jackson Barreto de uma extensa lista. Ontem, 02, saiu a publicação da Segrase, de mais um sobrinho de Jackson no pomposo cargo comissionado de “coordenador de revisão.” Jackson sempre encontra um jeitinho para empregar na máquina pública e sempre em cargos de boa remuneração. Pelo jeito o Sintese tem razão quando diz que a crise anunciada por Belivaldo é Fake.

Exonerados da PMA são “acomodados” no governo estadual E tem mais: pelas últimas nomeações, os exonerados da Prefeitura de Aracaju nas últimas semanas – alguns indicados da vice-governadora – conseguiram nomeações no governo do estado, inclusive uma ex-secretária. Muitos na inclusão social. E depois Belivaldo reclama que não tem dinheiro para pagar o 13º…

Diário recheado ontem Para quem está preocupado com redução de despesas, o Diário Oficial vai de encontro as palavras do governador cassado, Belivaldo Chagas. Ontem, 02, o Diário saiu gordinho, gordinho…

Nordeste vira palco de guerra fria tecnológica entre EUA e China. Todos estados do Nordeste com investimentos chineses, Sergipe de fora Reportagem da FSP mostra que enquanto os EUA pressionam o governo Bolsonaro para barrar certos investimentos chineses no país, empresas de tecnologia da China, inclusive as banidas pelo governo americano, aumentam seus laços e suas vendas a governos do Nordeste do Brasil.

Empresas chinesas As empresas chinesas de tecnologia Huawei, ZTE, Dahua e Hikvision, todas sob algum tipo de embargo americano sob acusação de representarem ameaça à segurança nacional, estão negociando ou fornecendo serviços e produtos no Nordeste.

Comitivas O intercâmbio entre a China e os nove estados nordestinos nunca foi tão intenso. Só neste ano, quatro governadores e dois vice-governadores da região estiveram no país asiático -e a peregrinação de secretários foi ainda maior. A China também mandou inúmeras comitivas para os estados.

Consórcio Nordeste O grupo Consórcio Nordeste, formado no início do ano por governos estaduais para promover parcerias na região, vai lançar em breve o programa Nordeste Conectado, uma PPP (parceria público-privada) para instalar milhares de quilômetros de fibra ótica e conectar os estados. Toda matéria aqui.

Jovens e sustentáveis Valor/Radar A Rede Brasil do Pacto Global está selecionando jovens de 18 a 35 anos para participarem de um programa que visa criar soluções de negócios relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa, chamada de ‘Inova 2030 — Jovens Inovadores em ODS’, ocorre em onze países, incluindo o Brasil, onde conta com suporte da Fundação Dom Cabral e da The League of Intrapreneurs. Com duração de dez meses, o programa quer capacitar jovens profissionais em temas relacionados a sustentabilidade, inovação e novas tecnologias. A formação inclui oficinas, visitas de campo e mentoria com profissionais referência na área de meio ambiente e membros do sistema ONU. Para concorrer, é preciso trabalhar em empresas participantes da Rede Brasil do Pacto Global. A indicação dos jovens deve ser feita diretamente pelas empresas, que podem inscrever de dois a três funcionários. Mais informações aqui.
https://www.pactoglobal.org.br/jovens-inovadores

Seminário Ontem, 2, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou do Seminário ‘Descobertas de Petróleo e Gás em Sergipe, os Impactos para a Economia do Estado e o Fundo de Previdência Estadual’, promovido pelas Centrais Sindicais CUT, UGT, CTB e CSP-Conlutas, juntamente com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), no auditório do Sindipema.

Política entreguista O deputado destacou a importância do debate frente à política entreguista das diversas riquezas brasileiras ao capital internacional, praticadas pelo governo federal; destacou a necessidade de ações de planejamento e proteção ao desenvolvimento do Estado, por parte do governo estadual e parabenizou os responsáveis pela realização do evento.

Responsabilidade “Quanto mais temos acesso às informações mais nós temos convicção da responsabilidade de todos aqueles que estão à frente dos Poderes Públicos de Sergipe com essa descoberta”, afirmou Iran ao registrar a realização da atividade na tribuna da Casa Legislativa, no período da tarde.

Parque Ecológico Tramandaí: quem vai salvá-lo do descaso da PMA? Lamentavelmente o Parque Ecológico Tramandaí, no Bairro Jardins está morrendo e parece que até o MPE, através da coordenadoria do Meio Ambiente desistiu de lutar pelo espaço, punindo a Prefeitura de Aracaju que não faz nada pela sobrevivência da pequena reserva de manguezal que restou da ocupação imobiliária desordenada de toda a área. A foto acima é de ontem, 02, de moradores vizinhos a área que não aguentam mais tanta omissão do  poder público.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Fantasma no Pronese Encaminhado por dois servidores efetivos do Pronese: “E foi encaminhado ao MPE uma denúncia que um advogado de Riachão do Dantas, colega nosso há muito tempo, está lotado no gabinete da presidência do Pronese e não comparece. Enquanto isso somos cobrados a todo tempo.” O blog está confirmando a informação para publicar mais detalhes.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ESPECIAL – Lançamento livro “O Brasil Espanhol”, amanhã, no Museu da Gente Sergipana

O livro ‘O Brasil Espanhol’ será lançado nesta quarta-feira, dia 4, no Museu da Gente Sergipana, a partir das 17:30hs. O livro mostra o que aconteceu no Brasil nos 60 anos em que o país esteve sob o poder luso-espanhol. A migração judaica, a expansão territorial, a religiosidade cristã e a semelhança no idioma são abordadas na pesquisa do professor, geógrafo e hispanista Robervan Barbosa de Santana.

Há fatos curiosos, a exemplo, da lista de sobrenome de imigrantes espanhóis como Aragón (Aragão), Ávila, Lopez, Menezes, Rodrigues, entre outros, e também de origem judaica sefardita que se incorporaram na sociedade brasileira. É possível, inclusive, que a pessoa solicite nacionalidade espanhola pela LEY SEFARDÍ. Muitas e outros fatos e curiosidades dos 60 anos da União Ibérica no Brasil

A pesquisa aborda também:

As línguas ibéricas comuns no Brasil colonial e expressões como entonces, oxente!, Vixe María, bueno!, oitcho, oitchenta, barrer, bassoura e usted, derivadas tanto do português antigo quanto do castelhano herdado nas regiões de fronteiras do Sul.

Nome de cidades brasileiras como Cáceres, Catalão, Estância, Filipeia – atual João Pessoa – e Toledo, que tiveram suas denominações associadas à Espanha.

A expansão das fronteiras brasileiras que se expandiam sobre as terras de domínio espanhol.

A religiosidade cristã espanhola por meio dos nomes de padroeiros e santidades como Virgem de Guadalupe, Nossa Senhora da Candelária e Nossa Senhora do Pilar, que se familiarizam entre as devoções católicas adotadas pelos portugueses no Brasil.

A primazia do “descobrimento do Brasil” pelos espanhóis, também encontra espaço nessa

Robervan Barbosa de Santana, lança livro amanhã, 04, no Museu da Gente Sergipana (Foto divulgação)

pesquisa ao abordar as fontes que comprovam o desembarque do navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón no Brasil, 3 meses antes de Cabral.

Os livros de história quase não abordam sobre os 60 em que o Brasil esteve sob o comando luso-espanhol. Portanto, poucas pessoas sabem o que aconteceu no país durante a União Ibérica e que poderiam até solicitar nacionalidade espanhola caso sejam de origem judaica.

Além de ampliar o conhecimento de nossas raízes ibéricas e preencher uma lacuna desconsiderada na história da formação do Brasil, este livro pode dar a primeira luz a uma pesquisa genealógica dos leitores.

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto RICOCHETE QUÂNTICO OU EFEITO DO OBSERVADOR. Há um modo calado de observar as coisas que anima todas elas a tagarelar sobre si mesmas.
www.twitter.com/SenadorRogerio Ainda não esqueci a fala da Natália Lopes, lá do Piauí sobre os cortes nas bolsas do #CNPq . “É muito triste pq eu queria demais fazer faculdade e mudar a vida da minha família. Muito difícil”, desabafa a medalha de prata das Olimpíadas de Matemática do ano passado.

www.twitter.com/FalaSergipe Em 1972 a cidade de Sucupira de O Bem Amado viveu momentos de tensão. O prefeito Odorico Paraguassu colocou uma escuta no confessionário da igreja e conseguiu segredo de muita gente na cidade. 47 anos depois o Brasil vive o mesmo problema com o Intercept. A vida imitando a arte.

www.twitter.com/joangeloDivino Esperem por “soberania” qdo a água por outros continentes acabar e descobrir – na verdade já sabem – que o Brasil tem 12% da água doce do planeta.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Seu tempo é limitado. Por isso, não perca tempo em viver a vida de outra pessoa.” Steven Jobs.

Por algum tempo as abelhas deram um toque especial a estátua de Fausto Cardoso na praça do mesmo nome. Como além de político ele foi poeta, professor, jornalista e pensador, certamente não ficou irritado com o enxame em sua cabeça. Pelo contrário, certamente daria uma poesia em homenagem a vasta cabeleira que ganhou por algumas horas.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais