Albano defende privatização da FAFEN

O ex-governador Albano Franco defende que, se a Petrobras quer mesmo sair do negócio de fertilizantes, ao invés de fechar as unidades da FAFEN deve prepara-las para a privatização. É que o simples fechamento, além de desastroso para a economia de Sergipe, Bahia e Paraná, não é recomendável para o Brasil que sendo um país essencialmente agrícola, passará a importar cem por cento dos fertilizando que utiliza na agricultura.

Esses foram alguns dos argumentos expostos por ele, que, como representante da Federação das Indústrias de Sergipe, participou da reunião na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o presidente da Petrobras, Sr. Pedro Parente e as lideranças  administrativas e políticas de Sergipe e da Bahia. O encontro promovido pelos governadores dos dois estados e dos membros das bancadas federais, coordenadas pelo deputado André Moura, discutiu  alternativas para frear o processo anunciado pela Petrobras de desativação das unidades da FAFEN. Albano disse que não saiu da reunião tranquilo, mas esperançoso de que com a unidade das classes políticas e das demais lideranças, notadamente de Sergipe e da Bahia, será possível construir alternativas para a reversão  da decisão da Petrobras. Ele lembrou a importância histórica da FAFEN para Sergipe, ressaltando que foi a sua presença que transformou em Sergipe, a região onde está instalada, em polo produtor de fertilizantes e viabilizou também a implantação da antiga Petromisa para exploração do potássio. Outro ponto destacado pelo ex-governador Albano Franco é que a implantação no Governo Augusto Franco, da Adutora do São  Francisco, principal  responsável pelo abastecimento de água de Aracaju, foi decorrente da presença da antiga Nitrofértil em Laranjeiras. É que a indústria precisava de água e a Petrobras participou  com cerca de 40% do custo da adutora. Hoje, disse Albano, a FAFEN  é o principal cliente da DESO e o seu fechamento vai impactar negativamente também para a maior companhia de abastecimento de água de Sergipe.

Entregues Medalhas do Mérito Cultural T.Barreto
A Secretaria de Cultura do Estado, a SECULT promoveu na noite de quarta-feira, a entrega das medalhas do Mérito Cultural Tobias Barreto, a mais de uma dezena de sergipanos  que participou  do desenvolvimento da Cultura de Sergipe. Perante um bom público que lotou o Teatro Tobias Barreto, a solenidade foi presidida pelo Governador Jackson Barreto. O escriba foi um dos que recebeu a Medalha, ao lado do companheiro Diógenes Brayner, Rosangela Rocha, Dilson Barreto, Marcos Melo  e muitos outros, além de entidades da iniciativa privada ligadas à Cultura. A festa da Cultura foi realizada no Teatro Tobias Barreto.

Redução de Salários
Um veículo impresso dos mais tradicionais do Estado, que aderiu à não circulação aos domingos, vai adotar este mês uma nova moda para reduzir gastos. Vai cortar dez por cento da folha de pagamento, exceto para aqueles que ganham o salário mínimo. Claro que os servidores não aceitaram de bom grado a medida, mas é aquela história: fazer o que? De qualquer forma, os dez por cento vão pesar no bolso dos jornalistas…

Expressão  especial sobre Imbuaça
Pascoal Maynart anunciando edição especial do seu programa Expressão, na TV Aperipê, a partir das 7 da noite. O programa focalizará o grupo teatral Imbuaça, dentro da Semana do Teatro, que se comemora até hoje. Em foco, principalmente, a encenação do espetáculo “Mar de Fitas, Nau de Ilusão”. Amanhã, sábado, tem reprise do programa a partir das 5h30 da tarde. É possível assistí-lo pela internet, acessando: http://aperipe.com.br/ao-vivo/tv. O Expressão é o único programa local a focalizar as atividades das companhias de Teatro que existem na cidade.

Reaproveitamento da água
Um sistema desenvolvido por produtores rurais em Nossa Sra. da Glória permite reaproveitar no cultivo da palma a água usada na lavagem dos tanques de ordenha. Com a ferramenta, cerca de 800 litros de água deixam de ser descartados diariamente e ajudam a garantir uma importante fonte de alimentação para o rebanho. Riacho Doce, utilizada como unidade demonstrativa do oProjeto Sertão Empreendedor, uma iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre o Sebrae e o Senar para melhorar a competitividade  e sustentabilidade dos empreendimentos rurais  no semiárido brasileiro. Lá, os 51 animais em lactação são responsáveis pela produção de mil litros de leite diariamente, extraz[idos em duas etapas:  uma logo no início da manhã e a outra no período da tarde.

Greve dos fiscais de renda
O escriba encontra um fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado e pergunta-lhe como anda o movimento paredista dos fiscais. “Agora é que vai esquentar. Entre 3ª. e 4ª. da próxima vamos ter uma nova Assembleia geral para definir como a greve vai continuar e pegar fogo”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais