ALBANO SERÁ DEPUTADO FEDERAL?

Falar de política em Sergipe, às vezes, faz com que sejamos um tanto quanto recorrentes nos temas abordados. As principais figuras públicas são as mesmas há anos. E isso nos obriga a, invariavelmente, falar a respeito delas em nossos comentários diários. Por essa razão, costumo dizer também que dificilmente algum político sergipano consegue nos surpreender com suas decisões. Afinal, eles também são “recorrentes” e previsíveis.

Se pararmos para avaliar os rumos de certas personalidades da nossa política ao longo dos anos, vamos observar que apenas dois fatos realmente surpreenderam: o primeiro foi a escolha de João Alves Filho como candidato a governador pelo então governador à época, Augusto Franco. Ninguém esperava aquela decisão. Valadares que o diga. Seria ele a “bola da vez” do grande líder político, mas foi preterido depois dos convincentes argumentos apresentados por Albano Franco ao pai governador. O resultado todos conhecemos: João tornou-se governador de Sergipe pela primeira vez. Realizou um trabalho impressionante e, de lá para cá, conseguiu se transformar nesse “monstro da política” que é hoje. Fato que ninguém pode negar, gostando ou não dele.

O segundo episódio que marcou de forma surpreendente a nossa política foi a decisão de Jackson Barreto se aliar ao então governador Albano Franco, seu arqui-inimigo, apoiando-o à reeleição em 1998. Jackson era uma liderança invejável. Seria governador de Sergipe de qualquer maneira e fez uma opção lastimável: preferiu candidatar-se ao Senado Federal. O resultado dessa aventura, você também conhece bem: uma derrota fragorosa. O povo, nem sempre sábio em suas decisões na hora do voto, resolveu dar-lhe uma lição nas urnas.

Além desses dois casos, a meu ver, nada mais fora tão surpreendente.

Nas próximas eleições de outubro, no entanto, não espere grandes novidades ou surpresas. As alianças partidárias serão feitas dentro de uma “lógica” pessoal. O quadro hoje existente está claro. E não permite grandes aventuras por parte dos prováveis candidatos.

Mas há quem goste de se iludir. Ontem, ouvíamos atentamente as elucubrações de um importante secretário da PMA, ao dizer que o ex-governador Albano Franco, se não apoiar Marcelo Déda, por conta da verticalização, será mesmo é candidato a deputado federal. Prova que: ou ele desconhece política ou não conhece Albano Franco… candidatíssimo ao Senado. 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais