Albano vai a Petrobras discutir Fafen

Depois de receber a garantia do presidente Michel Temer, no último dia 16, de que as unidades da Fabrica de Fertilizantes Nitrogenados – FAFEN – não serão desativadas a partir de 31 de outubro próximo, o ex-governador Albano Franco voltou a tratar da questão junto a autoridades do governo federal. Desta vez, foi com o ministro das Minas e Energia, Moreira Franco, em audiência que aconteceu no início da noite desta segunda-feira em Brasília. No encontro, o ministro Moreira Franco ratificou a decisão anunciada pelo Presidente da República sobre o recuo em relação à decisão anterior da Petrobrás de hibernação das unidades da FAFEN em Sergipe e Bahia. Ante o questionamento de Albano sobre a continuidade do processo ele informou que já estão sendo adotadas as providências para a privatização da estatal, que terá definição até o dia 31 de dezembro, quando do fim do mandato do atual governo Ainda na audiência, o Ministro Moreira Franco se comprometeu a agendar, para acontecer nos próximos dias, reunião entre o ex-governador Albano Franco e o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro. O encontro deverá ser na sede da empresa, no Rio de Janeiro e terá como pauta as providências que estão sendo adotadas pela Petrobrás para a continuidade de operação das unidades da FAFEN e para a privatização.

Sai da pauta da AL projeto da FHS

A primeira tentativa do governo em aprovar o projeto de lei que solucionaria o problema dos servidores da Fundação Hospitalar de Sergipe, foi frustrada na manhã de terça-feira – e não por culpa do governo mas dos sindicatos, sete no total, que negociavam com os parlamentares da situação lima saída negociada. Os impasses foram muito grandes e não se chegou a um consenso proposto pelo líder do governo, deputado Francisco Gualberto e o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo. Alguns sindicalistas não abriam mão do impossível; transformar todos os celetistas em cargos estatutários. Como líder do governo, o deputado Gualberto chamou a atenção que esta era uma manobre impossível de ser feita. Isto porque os cargos da FHS foram preenchidos dentro da fórmula celetista e não estatutária. Mas alguns dirigentes sindicais não abriram mão desse rito e aí só restou ao líder do governo, retirar o projeto da tramitação. A Comissão de Justiça da Assembleia então partiu para estudar outros projetos e adiantar a pauta de votação. Como ficará a situação dos servidores celetistas da FHS? Agora, só o tempo dirá. O Governo pode até preparar um novo projeto para a FHS mas diante da radicalização de alguns sindicalistas não ficará fácil para o governo encontrar a solução que alguns sindicalistas querem.

Transformador causa transtorno no centro da cidade

Uma manhã de transtornos. Assim foi a segunda-feira pela manhã na praça Fausto Cardoso e no entorno dela. É que o transformador de energia elétrica que serve à agência do Banco do Estado de Sergipe, no térreo do Edificio Walter Franco entrou em pane, explodindo logo em seguida. O barulho provocado pelo incidente assustou muita gente. Houve pessoas que, com o susto, paralisaram: não sabiam para onde correr… Aparelhos de ar condicionado, elevadores, caixas eletrônicos dos bancos ao redor da praça Fausto Cardoso, tudo ficou paralisado por algum tempo. Um deus nos acuda, salvo pela emergência da Energisa que pouco depois chegava para consertar o transformador…

Excesso de entrevistas e debates

Fala sério: o leitor ainda suporta programas na televisão de entrevistas de candidatos a Presidente da República? Agora é a Rede Globo que desde segunda-feira reduziu o tempo do Jornal Nacional em 25 minutos para ouvir os principais candidatos. O primeiro foi Ciro Gomes, que pensou em dar “um baile nos apresentadores” e condutores da entrevista e foi por eles engolidos. Na pretensão de enaltecer a sua vice, Kátia Abreu, o candidato do PDT, Ciro Gomes disse o seguinte: “A Kátia Abreu vem prá cá não porque é igual a mim, mas porque é diferente. É séria, trabalhadora…” Só faltaram bater o gongo prá eles doJN… Enquanto os entrevistadores do Jornal Nacioinal insistiam que o presidente do PDT é um ficha suja na política, Ciro Gomes demonstrou desconhecer este fato. Foi batido pelos fatos.

Cadê a Veja que não chega?

Muitos assinantes de revistas da Editora Abril, entre elas o carro chefe da empresa, a revista “Veja”, estão trocando de mal com a empresa. Até há poucas semanas atrás a Veja chegava à casa dos assinantes nas manhãs de sábado. A greve dos caminhoneiros há algumas semana atrás mudou este panorama. A Veja só chega à casa dos assinantes na segunda ou terça-feira. A edição da semana passada, por exemplo, até agora não apareceu na casa dos assinantes sem que os assinantes recebam alguma explicação. Estaria este atraso relacionado à crise que a Abril vive? Pelo que sabe nada menos que 850 funcionários da Abril teriam sido demitidos o mês passado. A partir daí as revistas começaram atrasar.

ICMs ultrapassa o bilhão de reais

A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços em Sergipe, ultrapassou R$ 1,6 bilhão, no primeiro semestre de 2018. De acordo com os dados coletados em junho, a arrecadação do imposto nos seis primeiros meses do ano corrente registrou queda real de 0,5%, quando comparado à arrecadação no mesmo período do passado. As variações reais consideram o efeito da inflação, medida pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplol. Em termos relativos, o mês de junho de 2018, verificou-se queda real de 9,1% na arrecadação do imposto, quando comparado ao o mês imediatamente anterior (maio/2018), e retração de 13,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais