ALESE: para variar, mais uma vergonha.

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Primeiro foi o caso das antecipações exageradas no processo de reeleição dos presidentes da casa legislativa do Estado, mas como Sergipe não é diferente do restante do país, os crimes aqui são permitidos dependendo de quem os pratique.

Em seguida veio o escandaloso caso do uso indevido e inapropriado das verbas de subvenções, oriundas do Poder Legislativo, que de forma inescrupulosa foram destinadas para beneficiar entidades administradas por assessores e familiares, os deputados estaduais de Sergipe, são vultosas verbas (recurso público) com o agravante de terem sido distribuídas em ano eleitoral, e de forma aleatória, sem qualquer critério que preservasse os princípios basilares da isonomia e da impessoalidade.

Mas graças a ação da Procuradoria Eleitoral em Sergipe, que cumpre um papel que poderia já ter sido cumprido há muito pelo TCE/SE, o fato se tornou público, as investigações estão sendo muito bem conduzidas e os depoimentos colhidos têm revelado para a sociedade um escândalo sem precedentes, no qual milhões de reais, são anualmente utilizados de forma imoral, por autoridades que têm como prerrogativa a fiscalização do dinheiro público.

Mas como se não bastasse toda essa imoralidade, surge um fato novo que pode acabar ganhando repercussão nacional. O deputado Augusto Bezerra, um dos investigados, e que está relacionado pela Procuradoria entre os casos de maior gravidade, ingressou com um habeas corpus objetivando não ser investigado criminalmente, ou seja, um escândalo maior até que o próprio episódio do uso irregular das verbas, visto que, em casos semelhantes, o que a sociedade espera de seus representantes, seria, uma declaração pública do parlamentar, colaborando com a investigação e colocando à disposição da justiça, os seus sigilos bancários, telefônicos e fiscais.

Pior que a ação do deputado de ter ingressado com o pedido de habeas corpus, foi a decisão da justiça sergipana que concedeu ao deputado o direito de não ser investigado.

Há muito que o poeta interrogava: “Que país é esse?”

Desembargador pode está sendo investigado por última decisão dada como juiz
O blog foi informado por um colega de pleno que um desembargador (novo no cargo),tem um processo correndo no MPF, na PF, oriundo de um banco federal, questionado a última decisão dada por ele como juiz. O caso se não chegou, vai parar no CNJ. Tem colega desembargador já preocupado com o desgaste, por conta de possíveis gravações telefônicas.

Enterro do Bocão
E o corpo de Rosalvo Alexandre, o Bocão, será enterrado hoje, às 10, no cemitério da Colina da Saudade. O titular deste espaço conhece Bocão desde a década de 80 quando ele foi vereador de Aracaju de 82 a 88 (seis anos). Bocão é da turma de Mangueira (o Boquinha), de Jackson Barreto e muitos outros. Desde o ano passado que Bocão lutava contra a doença, fez muita falta na campanha de Jackson. Vai o corpo e fica o homem com suas histórias, suas ideias e sua luta. Valeu Bocão!

Globalização
Segundo o genial José Simão, da Folha SP, “globalização é assim: o cara solta um pum em Kuala Lumpur e estoura a Bolsa de Nova Iorque.”

Obstáculos
Há muitos, para a concretização da cassação dos mandatos de Dilma e Michel Temer por decisão do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. Essa medida, tomada por apenas sete juízes, além de ser drástica, poderia ser encarada como um “golpe paraguaio”, na opinião de magistrado conhecido por sua posição crítica em relação ao governo.

Informante
Telegrama de 1969 agora tornado público, sugere que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, atualmente preso na Suiça, foi informante dos Estados Unidos na ditadura militar brasileira.
Vírus
É testado para reverter formas de surdez genética.

25 anos
Está completando o ECA – Estatuto da Criança e do adolescente.

Metas
No Pan-Americano de Toronto, no Canadá, o Brasil tem duas metas: 1. Garantir mais vagas na Olimpíada. 2. Testar como está o nível de nossas equipes antes dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Mais trabalho
Para enfrentar a crise, os brasileiros fazem hora extra e procuram bicos.

Vagas suprimidas
Pequenas e médias empresas cortam vagas.

Alternativa
Dilma estuda fórmula para possibilitar o reajuste de toda aposentadoria.

Alerta global
A queda brusca da Bolsa na China acende sinal de alerta em todo  mundo.

Franca recuperação
Depois de enfrentar problemas de saúde, o mais antigo integrante da imprensa sergipana, José Eugênio de Jesus, 97 anos a serem completados no próximo mês de outubro, passa, graças a Deus, por uma fase de recuperação, para a alegria de todos os que o admiram.

Sindicato dos Radialistas realiza oficina com parceria da Article19
No próximo sábado, 18, o Sindicato dos Radialistas de Sergipe estará realizado mais uma oficina em parceria com a Article19, que

  contempla um mundo onde as pessoas são livres de expressar a sua opinião, de participar na tomada de decisões e de fazer escolhas informadas sobre as suas vidas.

Inscrições
A oficina, "Cobertura política segura e prevenção a processos judiciais", será realizada a partir das 10h, na sede do sindicato na Avenida João Ribeiro, bairro Santo Antônio. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo telefone 3215 – 37-55, das 9h às 16h, com Carol Feitosa.

Direitos Humanos
O nome da nossa organização é uma referência ao Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos – DHDH:“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.” A Article 19 tem escritórios em todos os continentes e atua na defesa da liberdade de expressão e da liberdade de informação.

Mutirão de Natal Igreja do Sétimo Dia: lançamento amanhã no Constâncio Vieira
Com o propósito de amenizar o sofrimento das pessoas, que passam fome e sofrem com a desigualdade social a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) realiza desde o ano de 2010 o projeto Mutirão de Natal. Primariamente desenvolvido para prover uma ceia de natal digna, atualmente o mutirão é realizado no decorrer de todo o ano porque a fome não espera até dezembro.

Lançamento
A IASD fará o lançamento oficial do Mutirão de Natal 2015 no próximo dia 14 de julho às 19h no ginásio de esportes Constâncio Vieira com a arrecadação de mais de três toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC-SE), asilo Rio Branco e Casa Santa Zita. A previsão é de que até dezembro as 240 congregações adventistas no estado de Sergipe arrecadem cerca de 250 toneladas de alimentos.

Show gospel
Durante o evento será realizado um show gospel com o Grupo Prisma Brasil. Os ingressos já estão à venda na loja Planeta Gospel, localizada na Rua Santo Amaro, 40, Centro e na Loja Multibom da Rua Jorge Pereira Porto, 200, bairro Salgado Filho.

Estância estará nas telas do cinema com documentário
As terras estancianas conhecida por seu potencial turístico e cultural ganhará as telas dos cinemas através do documentário Judite Melo. Idealizado pelas cineastas Fátima Goes e Gabriela Caldas o curta de 16 minutos aproximadamente, que conta a história de uma de suas escultoras mais famosas, Judite Melo, já está em fase de edição.

Quem é
Nascida em Estância, município de Sergipe, a artista plástica autodidata, Judite Melo, descobriu meio que por acaso seu talento, ao criar um presépio por conta própria. O filme conta toda a trajetória da artista, que há cerca de 50 anos se dedica a produzir esculturas em argila no estilo barroco, dando ênfase às imagens sacras famosas em todo o estado.

Divulgação e cultura
Segundo Fátima Goes, o projeto tem como objetivo divulgar não somente a cidade de Estância, conhecida pelas corridas dos barcos de fogo, mas enaltecer a arte e o talento da artista plástica dentro do meio estudantil, na sociedade sergipana incluindo também sua cidade natal, Estância, onde a escultora reside.

Vasto trabalho
Judite é uma das figuras mais conhecidas de Estância, detentora de um vasto trabalho com peças em arte sacra, que já ultrapassou os limites do Estado de Sergipe, tendo esculturas circulando não só no Brasil, ma também no exterior. O filme está sendo realizado por conta das cineastas e pretende ser lançado no próximo mês.

Novidades no Curta-SE 15 I
Chegando à sua 15ª edição, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) contará novamente com o apoio cultural do Banco do Nordeste (BNB). O Festival será realizado entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro em Aracaju e tem edição especial por completar 15 anos de existência.

Novidades no Curta-SE 15 II
O Festival também está selecionando estagiários para trabalhar no Curta-SE 15. Estudantes de Comunicação Social (Jornalismo, Audiovisual ou Publicidade e Propaganda), Administração, Letras Português/Espanhol, Turismo, História e Informática podem enviar currículo com foto para o endereço http://mailto:atendimento.casacurtase@gmail.com  até o dia 20 de julho. O resultado será divulgado até 31 de julho.

Apoio
Através da lei de incentivo à Cultura, o Curta-SE 15 tem o apoio da Revista Preview, AVBR Produções, Mix Estúdios, Mistika, Cia Rio, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, NET, Shopping Jardins, Festival de  Avanca – PT  e Fest'Afilm – FR, e apoio cultural do Cinema Vitória, Banco do Nordeste do Brasil E Cinemark. A realização é  da Casa Curta-Se e Ministério da Cultura / Governo Federal.

Série D
O Estanciano estreou na competição com uma derrota de 2 X 0 para o Treze de Campina Grande. Em virtude de decisão judicial, a partida foi realizada na Arena Batistão. O Canarinho do Piauitinga foi prejudicado, pelo fato de não poder jogar dentro de casa, ou seja, no Estádio Augusto Franco.

MP do Futebol
A bancada da bola conseguiu mais uma vitória, ao barrar as principais mudanças propostas. A MP visa a refinanciar a dívida dos 100 maiores clubes do país com a União, que totaliza 4,1 bilhões de reais. A dívida dos clubes será paga em 240 meses, ou 20 anos. A manutenção do atual  sistema eleitoral arcaico, superado, anacrônico, é um verdadeiro absurdo. Um exemplo: no Rio de Janeiro, os clubes Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo detêm quase a totalidade dos torcedores. Os quatro juntos têm direito a apenas 24 votos num Colégio Eleitoral que é formado por 264 sufrágios. Na eleição da CBF só têm direito a voto as 27 federações estaduais e os 20 clubes da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Como se observa, mudanças houve no sentido de que tudo continuasse como antes.

Silêncio
Aqui em Sergipe, estranhável o profundo silêncio do candidato de oposição, Milton Dantas, o Miltinho. As eleições para a FSF deverão ser realizadas no período compreendido entre primeiro de julho e 31 de dezembro deste ano.

Tour andino
Depois de um giro pelo Chile, país no qual assistiu à Copa América, está de volta Antonio Barbosa, um dos mais experientes e competentes profissionais do rádio sergipano. O Barbosinha já narrou a partida Confiança X Fortaleza,  sábado, direto da Arena Batistão, pelo brasileiro da série C.

O Dragão está vivo
Finalmente o Confiança conseguiu sua primeira vitória dentro de casa, na série A do campeonato brasileiro promovido pela CBF.  Equipe comandada por Betinho não se intimidou diante do Fortaleza, o líder do grupo. Logo aos 13 minutos, Almir Dias marcou um gol sensacional, o que obrigou o quadro cearense a partir para o ataque. O primeiro tempo foi bastante equilibrado e terminou, mesmo, com 1 X 0 para os proletários. Na etapa final, como era esperado, o Fortaleza atacou mais, entretanto não conseguiu pelo menos o gol de empate. O Confiança fez uma grande apresentação e acabou por merecer a vitória. Os proletários têm, agora, 9 pontos, com duas vitórias e três empates, aproximando-se do G-4. Mesmo com a derrota de sábado, no Batistão, o Fortaleza mantém a liderança de seu grupo. Um público pagante de 5.499 torcedores e total de 5.812, incluindo-se os não pagantes, prestigiou o espetáculo. O atacante Leandro Kível foi expulso no final da partida. O próximo adversário do Dragão será o ABC, no dia 19 de julho, domingo, na capital potiguar.

Reforços
Os seis atletas oriundos do Vitória da Bahia, cedidos por empréstimo ao Confiança,vêm treinando intensamente e poderão ser utilizados pelo técnico Betinho, nas futuras partidas.

Ronaldinho gaúcho volta ao Brasil
Agora para defender as cores do Fluminense. Como se sabe, trata-se de um craque. Claro que não é mais o mesmo, por causa da idade. Poderá, contudo, ser bastante útil ao FLU. E, é claro, constituir-se em uma grande atração para a torcida tricolor. O Fluminense realiza um trabalho de renovação do time profissional, tendo por base os garotos de Xerém. Apenas Diego Cavaliéri, Gum, Edson, Jean e Fred são jogadores mais experientes, mais rodados.

Pombagira
O correto comentarista Rivaldo Sobral abusou da expressão banta, que significa companheira de Exu, para referir-se ao árbitro baiano que dirigiu o jogo Confiança X Fortaleza. A exasperação de Rivaldo não teve limite.

UM POUCO DE HISTÓRIA – Brasil, origem de nossos ancestrais
Com base em estudos efetuados por uma equipe de arqueólogos, dentre eles Niède Guidon, uma das mais destacadas integrantes desse grupo, o Nordeste brasileiro é ocupado, há cerca de 100 mil anos, por grupos humanos. Para Guidon, tomando por base vestígios de fogueiras e ferramentas encontrados em São Raimundo Nonato, no Piauí, os migrantes chegaram por mar, talvez pelo Oceano Atlântico. A teoria provoca polêmica sobre o povoamento da América. Há 15.000 anos, vivia Luzia, o mais antigo fóssil humano brasileiro, localizado na região de Lagoa Santa – Minas Gerais, em 1975. Os tupis, povos sedentários da América Central, chegam ao atual território brasileiro, no período compreendido entre 1.000 a.C. a 1.500 d.C. Os tupis espalham-se e massacram ou assimilam os grupos nômades que encontram. São os ancestrais dos índios achados pelos exploradores portugueses em 1500. À altura dos anos 700 a.C., o litoral sul do Brasil encontra-se ocupado pelos povos dos sambaquis. 400 anos d.C – Na Amazônia, desenvolvem-se duas civilizações produtoras de sofisticadas peças de cerâmica. Os marajoaras vivem na região da Ilha de Marajó e desaparecem em torno de 1300. A civilização tapajônica floresce às margens do rio Tapajós e é destruída após o contato com os portugueses.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao  DESISTIR NUNCA: Ir em busca dos sonhos desenvolve a nossa coragem. 🙂 #empreendedorismo

‏ www.twitter.com/zehdeabreu As pequenas corrupções de jovens formam adultos corruptos.

www.twitter.com/cartamaior  Papa Francisco aos pobres latino-americanos: 'O capitalismo é uma ditadura sútil'

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Da série "Festival de Besteira que Assola o País": em Brasília  Jorge Mudalen (DEM) quer  criar o Dia do Anão.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Francisco defende a luta pela terra: o estrago que ele está fazendo na direita da AL, num momento em que ela nada de braçada, não tem preço.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A maior ameaça à liberdade é a ausência de críticas.” Wole Soyinka, nasceu em 13 de julho de 1934. E um escritor nigeriano.Em 1986 foi agraciado com o Nobel de Literatura, sendo considerado o dramaturgo mais notável da África. Faz hoje 81 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais