ALGUMAS APREENSÕES

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) ao perder as eleições para a Prefeitura de Aracaju em 2000, quando esteve à frente das pesquisas, com 70%, e se empolgou com a preferência do eleitorado, confidenciou para amigos e aliados: “o povo não me quer mais para o Executivo”. Coincidentemente, dois anos depois, Valadares voltou a disputar o Senado e foi o mais votado por Sergipe. Bom no campo das estratégias, o senador vem se mantendo na oposição e hoje declara que seu candidato ao Governo do Estado é o prefeito Marcelo Déda (PT) e não dá nenhuma demonstração de que pretende avançar o sinal no próximo pleito.

Mantém sua posição, embora tenha iniciado uma série de contatos, na capital e interior, visando fortalecer o seu partido e eleger um bom número de parlamentares em 2006. Retomou a amizade com o ex-governador Albano Franco (PSDB) e já lhe estendeu o tapete vermelho pra que ingresse na legenda, trazendo todo o seu pessoal.
Está antenado com o problema do PSDB e acha que ex-governador não terá mais espaço no ninho tucano.

Para surpresa do próprio senador Valadares, as lideranças políticas do interior que integram a oposição, estão fazendo um movimento para que ele seja o candidato ao Governo do Estado, com apoio de Marcelo Déda. Ontem, sem medir palavras, um bem influente membro do bloco das oposições, disse que Valadares é infinitamente melhor do que o prefeito Marcelo Déda, como candidato à sucessão estadual. Reconheceu o bom momento que passa o prefeito, mas observou que os políticos do interior o consideram de difícil acesso, com um pouco de vaidade e sem o jogo de cintura para entender o estilo de política que se faz nos municípios: “lá, ninguém quer saber de ideologias partidárias, mas do prestígio que se dá a determinado grupo”. Citou como exemplo o eleitorado de Itabaiana: “o candidato a governado terá que escolher entre o grupo de Chico de Miguel – seja que partido for – ou o de Luciano Bispo. Não adianta qualquer prurido ideológico, porque esse jogo é muito bem definido”.

A mesma fonte comentou que essa tendência do interior pelo senador Valadares já está preocupando segmentos do Partidos dos Trabalhadores, inclusive o próprio prefeito Marcelo Déda. Acrescentou que o deputado federal Jackson Barreto (PTB) reuniu membros do seu partido para tentar frear esse movimento que vem do sertão, do agreste, da região Centro-Sul e do baixo São Francisco. Jackson transmitiu aos seus correligionários que a candidatura de vice será indicada pelo PTB e, provavelmente, recairá no ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis. Para o Senado, Barreto trabalha o nome do presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra. Inclusive já teria conversado com o marqueteiro Duda Mendonça para tratar de sua campanha à reeleição e a de Dutra para o Senado.

Também ontem outro político experiente fez uma observação: “o cargo de presidente da Petrobrás é disputadíssimo por grandes estados, principalmente São Paulo. Se José Eduard Dutra levantar-se da cadeira, com Lula sendo ou não reeleito e ele ganhando ou não as eleições do Senado, jamais voltará a ser presidente da maior estatal do país”. Além disso, criará problemas para o deputado Heleno Silva (PL), que não abre mão do Senado e já trabalha para isso, procurando, inclusive, outras posições.

Evidente que o senador Antônio Carlos Valadares não será obstáculo para as oposições, mas acontece que estão selando o cavalo para ele e, lógico, se o animal passar em sua frente não hesitará em monta-lo. Como tudo vai depender do que poderá acontecer até abril do próximo ano, quando o prefeito sairá ou não para disputar o Governo, pode ser mantido esse céu de brigadeiro no campo das oposições, mas se o interior segurar a posição que esboça nesse momento, é possível que o projeto traçado atravesse algumas turbulências. Por enquanto a nave está apenas planando…

ALMEIDA
A fonte é do Diretório Nacional do PSDB: para a filiação do senador Almeida Lima no partido, ficou certo que ele assumiria o seu comando em Sergipe, no mês de março. Acertou-se, também, que ele seria o candidato a governador. Sobre a possibilidade de isso não acontecer a fonte retrucou: “é um acordo sério e não pode dar para trás”.

EXIGÊNCIA
Um aliado do senador Almeida Lima disse que ele deveria ter exigido o comando imediatamente à sua filiação ou 15 dias depôs. Advertiu: “ninguém compra uma mercadoria perecível, com o prazo de entrega em três meses. Tem que ser imediatamente, para evitar prejuízos”.

DISCUSSÃO
Os membros do PSDB vão se reunir hoje no Iate Clube de Aracaju, com o objetivo de unificar o discurso e falar da questão nova, que é a filiação do senador Almeida Lima. O Diretório Regional quer ouvir a opinião de cada um dos seus membros e traçar os rumos das eleições do próximo ano.

COMANDO
O pessoal também vai discutir a questão do Diretório Nacional, de passar o comando do partido em Sergipe ao senador Almeida Lima. O secretário geral do PSDB, Ulices Andrade, diz que independente dessa decisão, o partido não pode deixar de se mobilizar. “Estarão lá filiados do partido, não os aliados de Albano Franco”, disse Ulices.

MENDONÇA
O deputado Mendonça Prado (PFL), ao ler a Folha de São Paulo, estranhou declarações do prefeito Marcelo Déda (PT), criticando o aumento proposto aos parlamentares. “Estranhei porque pensava que a ação de Severino fora inspirada no início da administração de Déda, quando ele deu bom aumento ao seu salário e do vice”, alfinetou Mendonça.

ASSESSORIA
Mendonça Prado disse que o PFL está montando uma assessoria no Diretório Estadual para elaborar projetos e requerimentos ao legislativo. O objetivo é fazer com que o partido melhore a produção legislativa na Câmara Municipal e Assembléia Legislativa.

ALMOÇO
O prefeito Marcelo Déda (PT) almoçou ontem com todos os vereadores que formam a bancada de apoio à sua administração. Neste almoço foi posto o fim sobre a questão do líder do prefeito, porque Déda anunciou o vereador Emanuel Nascimento para essa tarefa.

LULA
O prefeito Marcelo Déda (PT) confirmou a visita do presidente Lula a Aracaju, para participar das solenidades do sesquicentenário da cidade. Até o momento o Planalto não confirmou a data da vinda do presidente, mas será no dia 15 ou 16 de março. Déda torce para a segunda opção.

ABSURDO
Um leitor, que pediu omissão do nome por temer represália, denunciou que uma casa, a 30 metros do Posto da Polícia do bairro Luzia, foi invadida por marginais. “A casa foi roubada e o carro, que estava na garagem foi depenado. Que segurança é esta?”, pergunta. O leitor mora próximo ao posto policial.

EVIDÊNCIA
Apesar de evidências como estas, as autoridades policiais ainda revelam que Aracaju é uma cidade tranqüila e se problemas para seus habitantes. Houve mudança no comando da Polícia, mas na reduziu o número de assaltos e pequenos seqüestros. É preciso que se faça um novo esquema de segurança no Estado.

ELBER
O vereador Elber Batalha Filho (PSB) elogiou o pioneirismo do prefeito Marcelo Déda (PT) em promover a primeira licitação de transporte coletivo da capital. Pediu pressa ao governador João Alves Filho (PFL) para se posicionar sobre a competência do transporte coletivo na grande Aracaju.

PARTIDOS
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a constitucionalidade do dispositivo da lei 9.096/95, sobre partidos políticos. Exige cancelamento da filiação anterior a quem se filia a outro partido. A decisão foi proferida no julgamento da ADI proposta pelo PFL.

ANULAÇÃO
Segundo o STF, caso não seja cancelada a filiação anterior, a norma afirma configurar-se a dupla filiação, estabelecendo que ambas serão consideradas nulas. O PFL apontou violação ao princípio da autonomia partidária, bem como o estabelecimento de condição de inelegibilidade, além do previsto pela Constituição.

Notas

GLÓRIA

A informação é de um vereador: em Nossa Senhora da Glória, o secretário da Agricultura do Município teria sido preso porque assassinara uma pessoa, juntos com dois dos seus familiares, por causa de R$ 40,00. Uma ação política determinou a liberdade do preso e remanejou para outra cidade o delegado. Domingo à noite, durante a missa na matriz de Nossa Senhora da Glória, o padre fez um sermão e teria dedicado a dois homens ilustres que deixavam a cidade por ter cumprido o dever: o promotor e o delegado.

APARECIDA

A notícia também foi dada pelo mesmo vereador: A Polícia de Fronteira teria apreendido um caminhão com um carregamento de gado. Prendeu inclusive os ladrões que transportavam o veículo. Os membros da quadrilha ficaram na Delegacia de Aparecida e o caminhão, com o gado, estacionado em frente. Segundo a mesma fonte, um bandido conhecido na região e que chefiava o grupo, quando soube da prisão, teria ido à delegacia e resolvido o problema por R$ 4 mil. A caminhão com o gado e os bandidos teriam sido soltos.

IDOSOS

Amanhã se comemora o Dia do Idoso e a programação em Aracaju será estendida por toda a semana, através do incentivo de palestras, abordando temas variados, como o Estatuto do Idoso, alimentação, diabetes, hipertensão e orientação psicológica, para oferecer uma melhor condição de vida a esse pessoal. A deputada Lilá Moura (PFL) está à frente dessas manifestações e acha que as ações para a terceira idade devem ter incentivos do poder público. Para Lilá “o conceito de velho precisa ser reavaliado pela família e sociedade”.

É fogo

O ex-deputado federal Augusto Franco Neto decidiu ficar de fora das eleições do próximo ano. Não disputará nenhum mandato.

O secretário da Saúde, Rogério Carvalho (PT) não disputará a Câmara Federal. Será candidato a deputado estadual.

O ex-governador Albano Franco (PSDB) esteve em Lagarto para visitar Zezé Rocha e evitou falar em política.

Todos os ex-prefeitos de Aracaju vão receber a medalha do Sesquicentenário que será concedida pela Prefeitura.

Marcelo Déda disse que essa medalha será independente de partido ou ideologia política, porque o momento não requer imposições.

O prefeito Marcelo Déda também anunciou que o governador João Alves Filho será convidado a participar de toda a programação do sesquicentenário.

Dom José Palmeira Lessa deverá fazer palestra e exposição na Assembléia Legislativa, sobre a campanha da fraternidade.

Os suplentes de vereador continuam fazendo um movimento em todo o país para derrubar a resolução do TSE que reduz o número de membros das câmaras municipais.

O vereador Fábio Henrique (PDT) disse que os guardas municipais não deveriam estar trabalhando como agentes da SMTT.

As vendas reais dos supermercados cresceram 9,94% em relação ao mesmo mês de 2004, segundo a Associação dos Supermercados.

O BNDES aprovou um crédito de 200 milhões de dólares destinados a apoiar a construção de m gasoduto na Argentina.

A Anatel vai chamar as operadoras de telefonia celular para discutir a qualidade dos serviços prestados aos consumidores.

brayner@infonet.com.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais