Algumas ideias sobre as regras eleitorais

Artigo do leitor Joseilton Nery:

Senti-me estimulado a escrever agora acerca da criação de partidos políticos no Brasil, a partir de um breve comentário feito por uma colega de trabalho da UFS e publicado no face. Ela se sentiu satisfeita pelo TSE não ter homologado o registro provisório do Partido Nacional Corinthiano (PNC). Questionei-a se a satisfação acontecia por não concordar com a enxurrada de partidos sem significado dogmático relevante ou apenas porque torcia por um clube adversário ao vinculado ao partido em criação. Ela me respondeu que pelos dois motivos.

Pois bem. Procuro pautar minha vida, pela transparência. Sei que, algumas vezes, até me exponho. Sempre digo que discordo profundamente do sistema partidário e eleitoral do nosso país. É a principal razão por nunca ter me filiado a partido algum, embora tivesse militado numa facção do PT, na condição apenas de simpatizante.

Sabemos que, há tempos, principalmente a partir do fim do bipartidarismo, ainda sob os efeitos do regime de chumbo, alguns partidos foram criados e se transformaram em objetos de troca, isto é moeda eleitoral. Em geral, tutelados por lideranças nacionais, regionais e locais e vinculados às legendas de maior expressão, como se destas fossem apêndices, filiais. Notadamente, partidos ligados às velhas oligarquias, onde o clientelismo, o fisiologismo e o nepotismo campeiam.

Também, as regras do jogo, embora legais, são imorais, pois propiciam uma promiscuidade sem tamanho. Para atender determinados interesses eleitorais, siglas partidárias de dogmas antagônicos e concepções ideológicas amplamente adversas se misturam, se juntam, em torno de um certo fim. Quem já viu água se homogeneizar com óleo? Filiados partidários com ou sem mandato trocam de partido, como se troca a cueca ou a calcinha, a depender do seu sexo. As regras do domicílio eleitoral são bastante permissivas, frouxas, exatamente para atender as conveniências previamente resguardadas pelo legislador (o que elaborou a lei – o deputado federal, o senador). Hoje estou domiciliado eleitoralmente em Laranjeiras, amanhã em Areia Branca e depois de amanhã em Socorro. Apenas um exemplo. É mentira, Terta? Nesta reta final de prazos, com vistas às próximas eleições, em 2016, o noticiário de mudanças de partidos e de domicílios é abundante, pelo país afora.

E, por fim, o eleitor brasileiro é condicionado, na hora do voto, pelo predomínio econômico. É inquestionável, raras exceções, a influência do poder econômico determinando o voto e a ocupação dos mandatos em todas as esferas do Executivo e do Legislativo, desde os mais distantes rincões, até os mais centrais municípios do país. É só observar o retrato do Congresso Nacional. Para encurtar, verifique só a “fotinha” de Sergipe, lá em Brasília.

Voltando à boa “provocação” da colega de trabalho, discordo frontalmente dessa mistura entre a relação de preferência futebolística e representação popular política. Tempos atrás, fui ameaçado de expulsão de um grupo de torcedores do Botafogo, porque critiquei a candidatura de César Maia a senador da República. O demista é um conhecido torcedor do Glorioso. Alguns sabem que, em São Paulo, tenho uma certa simpatia pelo SC Corinthians Paulista, mas não devemos nunca misturar alhos com bugalhos. Já dizia a velha D. Aurelina Nery Monte, minha saudosa avó materna, nascida no início do século passado, lá nas bandas da Villa Nova (atual Neópolis) e assumida propriaense de vivência e dividido coração. Não misturo alhos com bugalhos, nem pela predileção clubística, nem pelos fins distintos que envolvem um partido e um agrupamento com relação futebolística.

Talvez esteja sendo imprudente nesta opinião, pois nem busquei conhecer melhor a formatação ideológica e programática do PNC. Pelo seu Estatuto, os fundamentos são bastante genéricos. Em seu manifesto se define como “um movimento de cidadãos e não de políticos profissionais ou homens de aparelho.” Em outra parte, afirma que integra um bloco social e político que trava uma luta ampla contra a opressão, a fome, a prepotência das elites, a corrupção etc. Hummm… interessante! Ainda pouco. Quero ver detalhes. Desejo ver o seu programa de fato. Talvez não esteja sendo sábio na visão de Aristóteles que afirmou: “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.”. Todavia, entendo que numa representação política escolhida pelo voto direto, em qualquer esfera de poder, devem prevalecer os sentimentos maiores de Estado, de nacionalidade, de sociedade, de soberania, de autonomia. Da expressão política na essência, como diz Norberto Bobbio, que a política é a razão do Estado, o que ao meu ver parece ser incongruente com as razões de uma legenda partidária vinculada a um certo conceito expresso a partir de uma preferência por uma agremiação desportiva, seja qual for a modalidade, inclusive utilizando-se do mesmo símbolo comum a uma tradicional torcida organizada.

Portanto, sem entrar no mérito da decisão do TSE, que não deferiu o registro provisório do PNC, pode ser legítima a sua pretensão, entretanto creio serem inadequados para a política, na sua essência, em relação aos conceitos de Estado, nação, sociedade, soberania e autonomia, os fins de uma legenda partidária vislumbrada a partir de um agrupamento de torcedores de uma agremiação desportiva.

Eliane no PT
E a ex-primeira-dama Eliane Aquino enviou nota a imprensa ontem, 25, esclarecendo as razões para continuar no PT e agradecendo os convites de outros partidos (leia nota na edição deste blog). O blog vai esperar mais algumas decisões partidárias para fazer uma análise mais profunda. Por enquanto, entende que a decisão de Eliane foi coerente com a história dela na política ao lado do eterno governador Marcelo Déda.

PSD
A Convenção Estadual do PSD, realizada no final da tarde da sexta-feira (25), em Aracaju, foi bastante movimentada e contou com as presenças de lideranças políticas da capital e do interior, com destaque para o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que veio à Sergipe para participar do encontro e prestigiar as novas filiações do partido.

Demora
O ato atrasou duas horas e alguns políticos e autoridades presentes foram embora. Os prefeitos do partido também sentiram-se desprestigiados nem mesmo foram citados na solenidade.

PRB em São Cristóvão
Aproveitando o momento de definições partidárias e articulações políticas, o advogado Augusto Magalhães Júnior assumiu a presidência do PRB em São Cristóvão onde terá a missão de crescer o partido. Augusto visa ainda participar ativamente da sucessão municipal em 2016. O deputado federal Jony Marcos tem trabalhado para crescer a sigla na grande Aracaju.

Capela
Na sexta-feira, 25, aconteceu o lançamento do Diretório do PRB em Capela. O empresário Saralvo Oliveira assumiu o comando do partido no município atraindo mais de 120 novas filiações na região.

Viaduto de acesso a Laranjeiras
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, Juca de Bala, despachou com o Engenheiro Ismael Silva Santos, Superintendente Regional do DNIT / SER SE onde  discutiram sobre  as obras de reconstrução da Praça da Imprensa, localizada ao lado da BR-101 em Pedra Branca, o trevo de entrada do Bairro Mussuca e a conclusão da urbanização do viaduto de entrada da cidade de Laranjeiras, localizado no Bairro Pastora.

Projetos
O prefeito Juca de Bala apresentou os dois projetos, que estão sendo desenvolvidos pelo Governo Municipal e solicitou ao Superintendente Regional do DNIT a conclusão das obras do viaduto do acesso da cidade.
Os dois gestores públicos alinharam os entendimentos a respeito do projeto de reconstrução da Praça do Bairro Pedra Branca, uma vez que o DNIT reiniciará em breve as obras de duplicação da BR-101, na altura do referido bairro. Sendo, portanto, necessário, os entendimentos entre a Prefeitura de Laranjeiras e o DNIT, tanto sobre a praça como a respeito do trevo de entrada do Bairro Mussuca.

Modernização do Sergipeprevidência
Próxima segunda-feira, 28, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas visita Sergipe para assinar acordo de cooperação técnica do Programa de Apoio à Modernização da Gestão da Previdência Social (Propev) com o governador em exercício, Belivaldo Chagas. A solenidade ocorrerá no Palácio dos Despachos, às 14h30.

Aplicação
O acordo formaliza a participação do Estado no Propev e prevê a aplicação de R$ 4 milhões para a realização do censo funcional dos servidores. Com o censo, a base cadastral será modernizada, fazendo com que o cálculo atuarial apresente dados mais próximos à realidade. Hoje, o Sergipeprevidência possui 28.211 aposentados e pensionistas, o que representa 1,28% da população e equivale a 11% da receita corrente líquida dos cofres estaduais.

Dia do Círculo de Oração em Aracaju
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou ontem, 25, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Circulo de Oração de autoria da vereadora Daniela Fortes (PR/SE). Na ocasião, convidados lotaram o plenário para falar sobre o assunto.

Fundação
O Círculo de Oração foi fundado em Recife no dia 6 de março de 1942 por Albertina Bezerra Barreto. A modalidade que é praticada por todas as igrejas evangélicas da cidade de Aracaju é comemorada no dia 19 de setembro após o Projeto de Lei número 4465/2013 da vereadora Daniela Fortes. Evento religioso realizado por mulheres em todo país, tem o caráter de ajudar a sociedade cristã através de orações.

Problemas
Compondo a mesa do evento: o pastor Daniel Fortes, a professora Fátima Santos, Maria Augusta Lima, Edna Teles, pastor Darren Wray e pastora Edma Wray. Feliz com a oportunidade, a pastora Edma elogiou a atitude da parlamentar. "Esse projeto vem mostrar as pessoas que Deus está disposto a ouvi-las. Com os problemas atuais da nossa nação, gera um desejo de buscar mais ao Senhor. É isso que a sociedade precisa, viver o amor de Deus. Eu creio que esse projeto vai começar a despertar o coração das pessoas", falou.

Valorização
Pai da parlamentar e ex-vereador, o pastor Daniel Fortes ressaltou a importância das mulheres que fazem parte do círculo. "Valorizo muito as mulheres do Círculo de Oração e todas as vezes cumprimento no rádio. Elas têm um carinho muito grande pelo nosso ministério, oram muito e Deus tem nos abençoado. Parabéns pela iniciativa", declarou.

Agradecimento
Daniela explicou a todos como surgiu a ideia. "Eu sonhei com esse projeto, foi um dia que Deus colocou em meu coração. Tem pessoas que precisam de oração e são auxiliados por ele. Que nós possamos agradecer a criadora do círculo", disse.

Sergipe é sucesso na maior feira de turismo das Américas
Um sucesso! Assim pode ser definida a participação do Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado do Turismo e do Esporte e da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e da Juventude, na 43ª edição da ABAV – Expo Internacional de Turismo, que começou na quinta-feira, 24/09, e vai até sábado, 26/09, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo/SP, das 12h00 às 20h00. Além disso, na sexta-feira (25/09) todas as mesas (cerca de 300) da área de gastronomia do evento tinham sobre elas folheteria de Sergipe.

Estandes
Sergipe tem dois estandes, sendo um dedicado à promoção e divulgação do turismo e outro ao artesanato sergipano. Nesses dois primeiros dias do evento cerca de 2.000 agentes de viagem e operadores de turismo visitaram os espaços em busca de material promocional e informações sobre o destino Sergipe. A previsão é que até sábado, último dia da feira, cerca de 4.000 pessoas visitem os locais.

Importância
Satisfeito com o resultado alcançado por Sergipe em mais essa edição da ABAV, o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior, ressalta a importância da presença de Sergipe em eventos desse tipo. “Como pode ser visto é um momento de grande visibilidade e de networking, ação imprescindível para que não só a Setesp mas, principalmente, o trade turístico tenha oportunidade de realizar contatos e negócios, que se reverte para Sergipe, através da geração de emprego e renda”, finalizou.

Banese Card: moradora de Socorro ganha R$ 10 mil
A vendedora Ivanilda Oliveira Santos, moradora do município de Socorro, vizinho a Aracaju, foi a mais nova ganhadora da promoção do Seguro Premiável do Banese Card. Dona Ivanilda recebeu nesta sexta-feira, 25, o prêmio de R$ 10 mil que é sorteado mensalmente entre os clientes do Banese Card que contratam o seguro de roubo e perda do cartão.

Seguro
O seguro oferece cobertura em casos de perda ou roubo do cartão. Ao contratá-lo, pagando apenas R$ 5,99 por mês, o cliente ganha um número para concorrer aos prêmios. Os sorteios mensais são realizados pela Loteria Federal e os ganhadores das premiações são avisados por telefone ou carta registrada.Para saber se foi sorteado, o cliente também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Banese Card, pelo telefone (79) 3218-2080, e informar o número do Seguro Premiável, que consta em negrito na fatura do cartão.

NOTA PÚBLICA

Eliane decide continuar no PT e agradece convite de outros partidos

Quero dividir com todas as pessoas que sempre estiveram ao meu lado a minha decisão: continuarei no Partido dos Trabalhadores. Como todos têm acompanhado pela imprensa, nos últimos meses recebi convites que muito me honraram para realizar minha filiação em outros partidos.

No entanto, mesmo muitas vezes me sentido tentada pela acolhida e carinho recebidos, meu coração doía e sentia um incômodo que não sabia explicar. Os sentimentos foram diversos. As lembranças de tudo que passei após a morte de Marcelo, especialmente os momentos de dificuldade, me levavam a pensar num outro rumo.

Mas, aos poucos e com a ajuda dos meus anjos celestiais, fui clareando as ideias, acalmando minha alma e percebendo que o PT faz parte da minha história de vida e de amor. Foi através desse partido que conheci Marcelo Déda e que aprendi, através do seu exemplo, o que é viver dentro da política de uma forma ética e honrada.

E é exatamente por ter vivido uma experiência tão linda e ter tido a oportunidade de receber um aprendizado tão grandioso, que informo que não poderia trair a minha história, pois sinto que estaria traindo a mim mesma e ao meu Amor.

Espero que todos compreendam minha decisão. E aproveito para registrar meu reconhecimento a todos que buscaram me apoiar e me incentivar, sempre com muito respeito e solidariedade. Não posso nomear a todos, mas gostaria de  fazer um agradecimento especial aos amigos do PSD, que sempre me trataram com muito carinho e atenção; aos membros do PSB, liderados pelos  amigos Valadares; ao PMDB, em nome do Governador Jackson Barreto; às lideranças do PDT; e ao PCdoB, do meu querido amigo Edvaldo.

Eliane Aquino

ARTIGO

INSTITUTO DONA SULA PROMOVE I COPA JOINVILEE BARRA DE FUSAL Por Cláudio Caducha*

Com o intuito de promover a prática desportiva e resgatar a nossa tradição de revelar diversos craques em várias modalidades, o Instituo Dona Sula com apoio do Joinville promovem a I copa Joinville Barra de Futsal. A competição reunirá pelo menos 12 equipes de Barra dos Coqueiros, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro numa competição que vai ter a duração de três messes.

Durante o certame, será formada uma seleção para disputar as competições estaduais da modalidade a exemplo do que aconteceu em 2014 quando o Joinville disputou a Copa TV Atalaia de futsal e o Campeonato Socorrense da categoria.

Desde a sua fundação o Instituto Dona Sula já apoiou atletas do Futebol de Areia, Kong Fu, Capoeira, Karatê, Surf e agora tem o projeto de apoiar também o Judô, Skate, Valleybol, xadrez, futebol de botão dentre outras modalidades que foram esquecidas pelo poder público municipal, mas tem um grande contingente de atletas praticando na cidade.

Segundo Gledson Soares, presidente do Instituto, essa ação no campo esportivo foi incluída no planejamento 2015 porque a direção da entidade entendeu que o esporte é uma das grandes ferramentas de inclusão social e o Instituto começou a dar os primeiros passos para a fundação de uma liga em Barra dos Coqueiros que de fato apoie todas as modalidades praticadas no município. Já o presidente do Joinville, Aécio Eugenio, comemora mais uma parceria que, segundo ele, já nasce vitoriosa em função da grande procura de inscrições verificadas.
Instituto Dona Sula

Fundado há três anos pelo neto da ilustre que carrega o nome da instituição, o Instituto Dona Sula é uma entidade sem fins lucrativos que atua no campo da preservação e do fortalecimento da cultura de Barra dos Coqueiros. O presidente da associação, Gledson Soares, explica que o principal objetivo do instituto é formular políticas públicas nas áreas de cultura, educação, esporte e geração de emprego e renda.

O instituto apoia diversas iniciativas culturais já existentes, a exemplo do bloco carnavalesco Sedutores da Ilha e do Encontro Cultural Julino que já são tradicionais na Barra dos Coqueiros. Outra iniciativa do instituto é o Curso Preparatório para Concursos que já preparou centenas de jovens de Barra dos Coqueiros e região.

*Mais informações: *9899-0920 / 8809-0569 / 9152-4856

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” T. S. Eliot, poeta modernista, dramaturgo e crítico literário britânico-estado-unidense, nasceu em 26 de Setembro de 1888 e morreu em 1965.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais