Aliança Bíblica Universitária realiza ciclo de eventos

Divulgação

Entre os dias 07 e 09 de novembro estudantes e profissionais missionários que integram a Aliança Bíblica Universitária (ABU) e a Aliança Bíblica de Profissionais (ABP) realizarão ciclo de eventos com o intuito de trazer à sociedade sergipana a reflexão sobre as interações entre fé, ciência e arte e suas implicações para a vida profissional a partir de uma perspectiva cristã evangélica. Nesta perspectiva, as Alianças Bíblicas intentam contribuir construtivamente para o atual e tão incandescente debate a respeito das interações entre religião e esfera pública.

A Aliança Bíblica Universitária (ABU) e a Aliança Bíblica de Profissionais (ABP) de Aracaju são entidades missionárias evangélicas interdenominacionais que atuam na evangelização de estudantes e trabalhadores, respectivamente, e integram a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), entidade missionária com presença no Brasil há mais de 60 anos, por sua vez, filiada à Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (CIEE), que congrega jovens estudantes e profissionais de mais de 150 países ao redor do mundo.

No dia 08, domingo, acontecerá o Recital de Piano e Música de Câmara que receberá a pianista carioca Lucy Rempel. Lucy é musicista, concertista, arranjadora, professora, mestre em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou nos Estados Unidos e na Austrália. Lançou 04 livros de arranjos para piano de cânticos e hinos evangélicos em estilo clássico e, além da realização de uma turnê pelo sul do Brasil tem tocado em igrejas de diversas cidades brasileiras. Lucy estará acompanhada de Juliana Góes, violoncelista, Jurandir Vanzella, violinista, e Marcos Vinícius, multi-instrumentista. Serão executadas peças ao piano de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Henrique Osval, Marlos Nobre, Martinho Lutero, Philip Paul. Bliss, George Gershwin, Anthony J. Showalter, Márcio Pereira e Haldor Lillenas. A apresentação acontecerá às 16h na Sociedade Filarmônica de Sergipe – SOFISE, Rua São Cristóvão 431 em Aracaju.

Já no dia 09, acontecerá o II Encontro Fé & Saber que dará continuidade ao debate aberto e interdisciplinar sobre a relação entre fé e saber iniciado no primeiro encontro corrido no ano passado durante a Semana Acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desta vez, e de forma pioneira, trará à discussão uma metodologia que vem sendo empregada em algumas áreas do conhecimento ao redor do mundo, mas ainda pouco conhecida em terras brasileiras, denominada "learning from biography", na qual se estuda a contribuição da biografia como gênero narrativo e potencial semântico para abordagens em educação, ciência política, administração (leadership). "Fé e Saber – Aprendendo com Biografias" discutirá três campos temáticos culturais em que a presença da fé religiosa, na vida de algum personagem histórico exemplar, fora fundamental na construção de determinado discurso reflexivo, a saber, 1) Filosofia e literatura; 2) Engenharia e ciências; 3) Música e artes.

O II Encontro acontecerá às 18h no auditório da Reitoria, Cidade Universitária José Aloísio Campos, Campus São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe e contará com os palestrantes:

1.       Karl Heinz Kienitz, doutor em Engenharia Elétrica pela Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), Suíça. O Dr. Karl Kienitz é professor Titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação daquele Instituto. É membro da Coordenação de Engenharia I da FAPESP. Atua nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Sistemas e Controle. O prof. Kienitz exporá o tema “O significado da biografia e do pensamento de Pilgram Marpeck para uma engenharia responsável”.

2.       Arthur Grupillo Chagas, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo estudado também nas universidades alemãs de Kassel e Frankfurt-am-Main, é o coordenador do evento. Dr. Arthur Grupillo é professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFS. Também lecionou na Universidade Federal de Ouro Preto, na UFRJ e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, entre outras instituições. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da racionalidade, dialética e hermenêutica, pensamento pós-metafísico, materialismo, estética, filosofia do cristianismo. O prof. Grupillo tratará do tema “Chesterton biógrafo de Tomás de Aquino e Francisco de Assis”

3.       Lucy Rempel, pianista, além do Recital de domingo, participará do II Encontro como palestrante trazendo a seguinte temática “O papel da fé no processo composicional de Johann Sebastian Bach e seu impacto na música erudita ocidental”.

Abaixo segue o detalhamento da programação do dia “II Encontro Fé & Saber – Aprendendo com Biografias”:

1.       Abertura musical ao piano, a partir das 18h.

2.       Palestras:

a.      “Chesterton biógrafo de Tomás de Aquino e Francisco de Assis” (Prof. Dr. Arthur Grupillo/UFS)

b.      “O significado da biografia e do pensamento de Pilgram Marpeck para uma engenharia responsável” (Prof. Dr. Karl Heinz Kienitz/ITA-SP)

c.       “O papel da fé no processo composicional de Johann Sebastian Bach e seu impacto na música erudita ocidental” (Ma. Lucy Ferreira Rempel)

3.       Intervalo – Coffee Break

4.       Debate: “A fé religiosa na vida profissional”

5.       Encerramento ao piano, às 21h30.

Realização: Aliança Bíblica Universitária (ABU) e Aliança Bíblica de Profissionais (ABP).

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da UFS.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais