Além de Rosa o Outubro também é Verde

Precisamos divulgar o Outubro Verde sobre a Sífilis

O mês de Outubro é tradicionalmente conhecido como o mês de combate e prevenção do câncer de mama, por meio do Movimento Outubro Rosa. Um outro movimento, também de grande importância para a saúde pública, foi lançado a partir da criação da Lei Nacional de número 13.430/2017 que instituiu o terceiro sábado de outubro de cada ano passou a ser o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Trata-se do OUTUBRO VERDE, de mobilização para enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis como infecção sexualmente transmissível e especialmente na gestante e parceiro sexual, durante o pré-natal.

A Campanha do Outubro Verde

A campanha Outubro Verde tem o objetivo de discutir a situação da sífilis que é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. O bebê se infecta pela bactéria ainda na vida intrauterina, quando a mãe com sífilis não é diagnosticada ou não é tratada adequadamente. A transmissão ocorre pela passagem da bactéria da mãe para o feto, através da placenta.

Onde a sífilis congênita começa

A sífilis chega até a criança através dos pais. As campanhas de testagem realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe mostram que muita gente tem a sífilis e não sabe. Em todos os locais onde são realizados os testes para sífilis, sempre encontramos pessoas com o teste reagente. São essas pessoas que, nas relações sexuais com parceiros ou parceiras sem o uso do preservativo, transmitem a bactéria causadora da sífilis. As mulheres infectadas, devido a falhas no pré-natal, terminam transmitindo a infecção para o feto.

As formas clínicas variadas da Sífilis

A pesar de ser silenciosa (assintomática) na maioria dos casos, a infecção pode se apresentar nas mais variadas formas clínicas como: Sífilis Primária (úlcera que geralmente não dói, não coça e não tem pus), Secundária (caraterizada por manchas no corpo), Terciária (apresenta lesões na pele, nos ossos, cardiovasculares e neurológicas), Sífilis Latente (não aparenta sinais ou sintomas) e a forma Congênita (transmitida à criança durante a gestação). A Sífilis é uma doença grave, mas tem cura. O tratamento é feito com o antibiótico penicilina.

A Prevenção à Sífilis

A prevenção à sífilis adquirida consiste, em primeiro lugar, no uso consistente e correto do preservativo. Fazer os exames de sífilis também é uma forma de prevenção, pois caso dê reagente, o tratamento a ser seguido corretamente, interrompe a cadeia de transmissão para outras pessoas e impede que a bactéria chegue até o bebê. É fundamental tratar os(as) parceiros(as) sexuais das pessoas que apresentaram os exames reagentes.
A prevenção na gestação começa na testagem da gestante e parceria sexual e no tratamento correto dois (parceiro e mulher grávida). Precisamos quebrar o tabu de que “gravidez é só coisa de mulher”. O parceiro sexual da gestante também precisa participar do pré-natal, realizando também os exames preconizados. É também fundamental o uso do preservativo nas relações sexuais durante a gravidez.

O teste rápido é gratuito e está disponível no SUS. O preservativo também. O teste rápido é confiável e o resultado fica pronto em 20-30 minutos. Depois a infecção é confirmada com o exame denominado VDRL. Existem casos onde, com apenas o teste rápido já pode iniciar o tratamento, como em gestantes e em pessoas que tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde. O preservativo continua sendo um importante meio de prevenção à sífilis, também disponível gratuitamente, nas unidades de saúde vinculadas ao SUS.É importante lembrar que os preservativos das UBS são de alta qualidade e também confiáveis.

Outubro Rosa e Verde

O mês de outubro precisa ser marcado pelas cores rosa e verde, e por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero e sífilis adquirida e congênita. O objetivo de ambas as campanhas, é a de compartilhar informações, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais