Todo mundo precisa fazer teste de HIV

O diagnóstico precoce ajuda a melhorar a qualidade de vida!

Os testes rápidos para diagnóstico do HIV estão disponíveis na atenção primária. Os outros exames de Sífilis e Hepatites Virais B e C também estão disponíveis na rede do SUS.

Neste momento, quero me referir ao teste de HIV, que tem como objetivo, fazer a detecção dos anticorpos contra o HIV no organismo e deve ser realizado 30 dias após a última exposição a uma situação de risco, como em relações sexuais sem preservativo, situações de violência sexual ou na ocorrência de acidentes com material biológico. Esse período mínimo de 30 dias para realizar o teste recebe o nome de Janela Imunológica. Por conta disso, o mais aconselhável é que se faça o exame após esse período.

Tipos de Testes de HIV

Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda pode ser amostra de fluido oral (Autoteste) e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Para os exames laboratoriais o serviço realiza a coleta de sangue venoso (da veia) e encaminha para o laboratório processar.

As farmácias e alguns serviços públicos estão disponibilizando o autoteste, que é feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar, no momento que preferir, sozinho ou com alguém em quem confia. O exame pode utilizar fluido oral ou sangue, a depender do tipo de teste escolhido. É um teste de triagem. Precisa ser confirmado numa unidade de saúde ou num laboratório.

As pessoas que precisam realizar o Teste de HIV

Todas as pessoas sexualmente ativas e que não utilizam o preservativo, precisam fazer regularmente o teste de HIV, independente se tem ou não relações sexuais com um ou vários parceiros. A recomendação é a seguinte: quando tem um (uma) parceiro(a) sexual, fazer o teste pelo menos uma vez ao ano, mesmo que a relação seja estável (casamento, união estável…). Quando a pessoa tem vários parceiros sexuais, é importante fazer o teste de HIV pelo menos 2 ou 3 vezes no ano. Para essa pessoa, ainda tem indicação, caso o teste dê não reagente, à PrEP – Profilaxia Pré-exposição ao HIV, que é uma medida de prevenção através do uso de medicamento antirretroviral continuamente (PrEP diária) ou de acordo com a frequência de relações sexuais (PrEP por demanda).

É importante lembrar que as gestantes e suas parcerias sexuais devem realizar o teste de HIV, de sífilis e da hepatite B durante o pré-natal. Todas essas infecções podem ser transmitidas da gestante para o bebê e por isso é importante a realização dos testes para que possam ser feitos os procedimentos de prevenção da transmissão vertical.

A importância do Teste de HIV

O diagnóstico precoce é fundamental, pois possibilita o início do tratamento com os medicamentos antirretrovirais, que impede a evolução da infecção pelo HIV para a Aids (manifestações clínicas da infecção) e, por diminuir a carga viral (quantidade de HIV no sangue e secreções), interrompe a transmissão do HIV. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente a seguirem o tratamento durante o pré-natal, parto e pós-parto.

O Resultado do Teste de HIV

Todo teste de HIV deve ser acompanhado de aconselhamento, que consiste em um diálogo confidencial entre o usuário que procurou fazer o teste e o profissional de saúde, com o objetivo de avaliar as situações de riscos pessoais para as IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis e a promoção de comportamentos preventivos. O aconselhamento também procura orientar sobre o resultado do teste, que pode ser reagente (popularmente chamado positivo) ou não reagente (popularmente denominado negativo).

O resultado reagente (positivo) significa que anticorpos para o HIV foram encontrados no sangue, contudo, o exame não indica sobre o desenvolvimento futuro da infecção pelo HIV e se a pessoa tem ou terá AIDS. Essa pessoa será encaminhada para realizar os exames complementares e início do tratamento. Será orientada também com relação às novas tecnologias para a prevenção. O resultado não reagente(negativo), indica que não há a presença de anticorpos contra o HIV ou que a infecção foi recente e não houve a produção dos anticorpos. A pessoa será orientada sobre as novas tecnologias de prevenção (PEP – Profilaxia Pós-exposição) e PrEP – Profilaxia Pré-exposição) e, se necessário, repetir o teste 30 dias após.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais