O desafio do desodorante

Precisamos falar do assunto para prevenção dos jovens

O Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, vai exibir um assunto preocupante: recentemente, um garoto de 10 anos morreu em, em Belo Horizonte(MG), em consequência da prática de um dos desafios que o lado ruim da internet divulgou, que é “O Desafio do Desodorante”. Trata-se de mais uma “Brincadeira Perigosa” de adolescentes.

Há mais ou menos duas semanas atrás, nós fomos procurados pela produção do fantástico, pois eles descobriram que, nós daqui de Sergipe, tínhamos feito um trabalho sobre as “Brincadeiras Perigosas”. Confirmamos que fizemos no ano de 2014, um trabalho educativo em uma escola de Aracaju, sobre uma outra brincadeira perigosa que alguns jovens estava praticando: “A Jogo Perigoso do Desmaio” que consistia em cortar a passagem de ar para o cérebro, provocando o desmaio. Esse trabalho educativo foi importante pois mostrou o perigo que os jovens dessa escola de Aracaju estavam correndo. O trabalho teve repercussão nacional e, em 2015, fomos convidados para participar, como conferencista, em Fortaleza (CE), do I Colóquio Internacional de Brincadeiras Perigosas.

Orientamos a produção do Fantástico que procurassem a instituição não governamental denominada Instituto Dimicuida, de Fortaleza (CE), formada por voluntários entre os quais, pais que perderam filhos em consequência de alguma prática arriscada. A instituição Dimicuida, vem fazendo um importante trabalho educativo de prevenção junto às escolas e também porque, na época em que estivemos lá no Ceará, tinham já ocorrido alguns casos de óbitos de adolescentes pelo “Desafio do Desodorante”. Nós, naquela época, realizamos ações educativas para professores cearenses sobre o tema, mostrando estratégias de como abordar o assunto na sala de aula.

Por que a inalação excessiva de desodorante spray pode levara à morte?

A composição química básica do desodorante em spray é: álcool, alumínio, gases como isobutano, butano e propano, entre outras substancias. O alumínio é responsável por conter o suor bloqueando as glândulas sudoríparas. Em algumas pessoas, o alumínio é responsável por reações alérgicas. A presença do álcool nos desodorantes, quando inalados repetidas vezes, pode contribuir para a dependência (lembrando que o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso). Os gases do desodorante são utilizados como propulsores de aerossóis e, em excesso se acumulam no organismo, tomando o lugar do oxigênio, podendo provocar asfixia e morte.

Portanto, a inalação do desodorante spray pode levar a depressão respiratória, arritmia cardíaca, redução da oxigenação cerebral, asfixia e morte. No corpo de alguns jovens brasileiros que morreram em consequência do “Desafio do Desodorante”, foram encontradas lesões escuras semelhantes a queimaduras, resultantes da aplicação do desodorante na pele antes da inalação (como um ritual de utilização do desodorante).

Nós orientamos a equipe do “Fantástico” que conversassem com o pessoal da instituição “Dimicuida” e abordassem as informações científicas sobre os efeitos do desodorante em uso excessivo pelos jovens. Em Fortaleza, eu ouvi depoimentos dramáticos de Pais e Mães que perderam seus filhos em consequência dessas práticas tão perigosas.

Os rótulos dos desodorantes são quase invisíveis

Poucas pessoas, normalmente, observam rótulos de produtos. Ainda mais que os rótulos dos desodorantes são quase invisíveis. As principais recomendações são: Evitar inalações, evitar aplicações prolongadas, proteja os olhos durante a aplicação, não usar se a pele estiver irritada ou lesionada, não usar em ambientes fechados. Os jovens e adolescentes que foram a óbito devido à inalação de desodorante, usaram em banheiro, no quarto fechado ou até no guarda-roupa, para os pais não descobrirem a prática tão arriscada.

Os pais precisam acompanhar mais de perto os seus filhos

É fundamental que os pais acompanhem, principalmente o uso das redes sociais de seus filhos. A proibição apenas não funciona pois os jovens conseguem “oportunidades” de acesso a grupos de whatsapp. A internet e redes sociais, sem recursos de acompanhamento de pais e educadores, são grandes disseminadores dos desafios das brincadeiras perigosas. É importante conversar e ter a confiança dos filhos. O diálogo é fundamental.

Também os pais precisam ficar atentos às mudanças súbitas de comportamento, bem como as alterações físicas do jovem ou adolescente. Os professores e coordenadores das escolas também precisam estar atentos às brincadeiras nos intervalos e o que está circulando nas redes sociais que envolvem os alunos.

Quando, em 2015, estivemos fazendo o trabalho educativo em Fortaleza, ouvimos depoimentos dramáticos de Pais e Mães que perderam seus filhos em consequência dessas práticas tão perigosas. Nós orientamos a equipe do “Fantástico” que conversassem com o pessoal da instituição “Dimicuida” e abordassem as informações científicas sobre os efeitos do uso do excessivo da inalação do desodorante.

Assim, como sanitarista, estamos contribuindo, mesmo “nos bastidores” para que os pais fiquem em alerta sobre essas atitudes perigosas dos jovens.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais