Vem aí o Dia Internacional do Preservativo

Criado nos Estados Unidos, em 2008, o Dia 13 de Fevereiro – Dia Internacional do Preservativo é uma iniciativa com o objetivo de incentivar o uso consistente e correto do preservativo nas relações sexuais. Por coincidência, no Brasil, o dia antecede uma das maiores festas mais relacionadas com mudanças comportamentais que é o carnaval. É o momento, portanto, de falar do assunto pois, as pesquisas nacionais mostram uma queda na procura por esse importante método de prevenção que é o sexo mais seguro através do uso do preservativo.

Camisinha e Vacina Previnem HPV e Câncer

O que muita gente não sabia, era de que o preservativo previne além das IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis e a gravidez não planejada, também ajuda na prevenção do câncer na vagina, útero, pênis e ânus. Frequentemente, o câncer nessas partes do corpo está relacionado com um vírus bastante temível: o HPV (Papiloma Vírus Humano). Esse vírus causa também verrugas na vagina, pênis, ânus, boca e orofaringe. Como o HPV é também uma IST, o uso correto e consistente do preservativo externo (preservativo no pênis) ou interno (preservativo na vagina) reduz a possibilidade de transmissão desse vírus para outras pessoas, nas relações sexuais. É importante lembrar que, para prevenir o HPV, o SUS disponibiliza também a Vacina para meninos e meninas na faixa etária de 9 a 11 anos e para pessoas vivendo com HIV/Aids na faixa etária até 26 anos.

Camisinha durante a gravidez

Muitas gestantes e parceiros não estão atentos a uma atitude necessária para proteger uma criança que ainda vai nascer: o uso da camisinha nas relações sexuais durante a gravidez. É muito frequente a prática sexual durante o período gestacional, mas o casal tem que se preocupar com a saúde do bebê que ainda não nasceu. Os profissionais de saúde precisam recomendar, durante o pré-natal, além dos exames previstos, a inclusão do preservativo do pênis ou dá vagina, como medida de prevenção às IST e câncer genital.

Escolas Precisam abordar o assunto “Camisinha”

Há um equívoco por parte de alguns diretores de escola que barram a discussão do tema “Preservativo” alegando que vai incentivar o início da atividade sexual. Esses diretores estão “chegando atrasado” na prevenção na sua escola. Está provado que, as escolas que abordam o tema sexualidade e prevenção, há uma redução dos casos de IST e gravidez na adolescência. A depender da faixa etária, a escola pode até disponibilizar o preservativo, acompanhada de ações educativas sobre sexualidade, IST e o uso correto da camisinha no pênis e na vagina. Uma das sugestões para trabalhar a prevenção na escola é um concurso de cartazes sobre preservativo associando à proteção à saúde e ao amor pela vida. Outra estratégia é a realização de peças teatrais, concursos de paródias e feiras de ciências, que estimulam o protagonismo estudantil.

Sergipe lança projeto inovador: “Camisinha Nota 10”

Várias pesquisas comportamentais no Brasil mostram que, entre os universitários, o uso do preservativo é considerado baixo, tanto nas relações sexuais estáveis (em torno de 20-30%) quanto nas relações ocasionais (em torno de 48-50%). A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe está lançando o Projeto “Camisinha Nota 10” que disponibilizará preservativos no ambiente universitário. O projeto inclui a colocação de display para disponibilização dos preservativos em locais estratégicos (praça da alimentação e sanitários) da Faculdade/Universidade, acompanhado de ações educativas de incentivo à Prevenção Combinada, com a participação das coordenações dos cursos, ligas acadêmicas e grêmios estudantis. A Faculdade piloto do projeto será a Faculdade Pio X de Aracaju. O Projeto, já foi aprovado pela direção da faculdade e será apresentado aos estudantes nesta segunda feira, dia 13 de fevereiro.

Camisinha deve estar em qualquer lugar

Devemos, cada vez mais, facilitar o acesso ao preservativo, que não deve ficar só nas UBS, mas em locais estratégicos de frequência do público. A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe fará parceria com alguns bares e lanchonetes da orla de Atalaia, para que os preservativos fiquem disponíveis aos frequentadores do nosso principal cartão postal.

A data de 13 de fevereiro reforça a importância do sexo seguro e incentiva o uso de preservativos como uma forma de amor e respeito. Os preservativos estão disponíveis em todas as Unidades de saúde vinculadas ao SUS.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais