“Amorim” defenestrado X Jackson sem rumo

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os dois principais candidatos ao governo de Sergipe, Eduardo Amorim (PSC) e Jackson Barreto (PMDB), enfrentam problemas em suas campanhas.  O primeiro está sendo obrigado a jogar pela janela o sobrenome “Amorim”. O segundo não consegue delegar poderes para que alguns auxiliares toque a administração e ele possa se dedicar a campanha eleitoral.

“Amorim” defenestrado –  Não é exagero do blog: “Amorim”, o sobrenome será  jogado pela janela na campanha eleitoral deste ano, se depender dos marqueteiros dele. O problema é que segundo as pesquisas qualitativas o nome Amorim é ligado ao irmão, o empresário Edvan Amorim e as denúncias contra ele. E querem também desvincular o candidato da influência do irmão, que é forte perante boa parte do eleitorado. Nas peças eleitorais o nome “Amorim” será  retirado e até mesmo reduzido ao máximo. Será apenas “Eduardo”.  A estratégia eleitoral não dará certo num Estado pequeno como Sergipe, onde, como diz Albano Franco, todo mundo se conhece. E como!

Jackson sem rumo –  Já o candidato à reeleição Jackson Barreto vive o dilema ao contrário. Enquanto Eduardo Amorim tenta se desvencilhar da influência do irmão (pelo menos para o eleitorado), Jackson tenta encontrar uma solução para delegar poderes administrativos e passar mais tempo cuidando da campanha. Só que, um dos secretários mais próximos, que ele estava passando delegações, vem causando sérios problemas com outros secretários. Passa dos limites administrativos, para o político (que não conhece nem um pouco), inclusive causando mal-estar na área jurídica eleitoral.  A campanha de Jackson está emperrada porque ele tem nomes capazes, como Belivaldo Chagas, mas as delegações são tímidas. Deveria compor um conselho com Belivaldo, Edvaldo Nogueira, Chico Dantas, Sérgio Reis, entre outros, que podem mudar o atual ritmo.

Ganhará a eleição para o governo de SE, não quem acertar mais, mas quem errar menos. E quem pensa menos, erra mais.

Censura prévia: Imprensa tem que fazer o mesmo com candidatos censores
E alguns meios de comunicação já começam a deixa de lado as notícias e agenda dos candidatos que entendem que a imprensa só serve para bajular. Se entram com censura prévia não respeitam a democracia e a liberdade da imprensa. Então o boicote é a melhor forma da imprensa repudiar os candidatos censores.

Mais processos
Ontem, 17, o titular deste espaço recebeu a notícia que mais um portal de notícias e uma empresa que trabalha com redes sociais em Sergipe receberam mais processos.

Uma mordaça em Mendonça Prado
Deu em Luiz Eduardo Costa no Jornal do Dia deste domingo: “Quem tenta silenciar opositores e subjugar Sergipe quer agora colocar uma mordaça definitiva no coerente e corajoso deputado Mendonça Prado. A intenção é impedi-lo de postar na internet as denuncias duras e repetidas que tem feito contra o Grupo Amorim. Querem ainda que aquilo que dizem Mendonça Prado e Almeida Lima na Câmara dos Deputados sobre o referido grupo não possa ser noticiado na imprensa sergipana.”

Uma mordaça em Mendonça Prado II
Continua Luiz: “Esse tipo de censura é inédita e faz lembrar um episódio ocorrido durante o período mais repressivo da ditadura  quando uma epidemia de meningite  espalhava-se sobre o Brasil e causava  milhares de mortes. Os donos do poder entenderam que a epidemia de meningite era uma invenção dos comunistas que tentavam espalhar o medo na população e assim desgastar o governo. Resultado, a censura rígida impediu que os brasileiros tomassem conhecimento da doença e procurassem dela se precaver. Aumentou a mortalidade, e um deputado sergipano, que deve ter sido Jackson Barreto ou José Carlos Teixeira, alertou o país para a ameaça real da meningite e toda a mídia foi proibida de reproduzir  a advertência.”

Uma mordaça em Mendonça Prado III
E concluiu : “Naquele tempo ditatorial deputados nada valiam, nem eles, nem as liberdades publicas, muito menos a liberdade de expressão , mas agora, no ano de 2014 quando vivemos sobe a égide  de uma Constituição moderna que assegura a plena liberdade de manifestação, pedir a censura e até a apreensão de jornais, é coisa de gente não acostumada com os ventos saudáveis da democracia, é coisa dessa jagunçada viciada com o arbítrio e a truculência.”

Laurinho da Bonfim de volta para ajudar na eleição de Amorim
Deu no “Colunão” de Ivan Valença, no Jornal da Cidade: “Quem está na cidade é o suplente de senador Lauro Antônio Menezes. Veio dar o seu apoio ao senador Eduardo Amorim para o governo do Estado. Ele é parte interessada: a eleição de Amorim significará para ele uma cadeira no Senado Federal.”

Desabafo de um amigo da TV Atalaia
Para se ter uma ideia como está a pressão no período eleitoral nas emissoras de TV, um jornalista (e amigo de longos anos) da TV Atalaia desabafou neste fim de semana. Disse que a pauta diária é uma só: insegurança. Sem problemas diz ele, mas passar para o telespectador que crimes passionais, entre familiares são culpa do governo e o clima de terror, é um absurdo.

Walter Franco rasgou a história de democrata
O empresário e ex-deputado Walter Franco sempre foi referencial de democrata na vida pública e empresarial. Hoje a TV Atalaia foi responsável pelo retorno da rede Cabaú e pelo clima tenso criado dentro da emissora. A história de Walter foi rasgada e nada mudará.

Outro Planeta
Nota publicada no JC do domingo, na coluna de Thais Bezerra: “A turma do quanto pior melhor aumenta o tom nesse período eleitoral.  Quem ouve e assiste determinados veículos de comunicação do nosso estado pensa que está numa zona de guerra quando na verdade ainda temos uma situação bem menos violenta do que outros estados incluindo nossos vizinhos. Coisas da eleição, quando acabar passa. Meus sais!!”

Só para repetir, sobre pesquisas
Não peçam para o blog divulgar nem analisar pesquisas eleitorais. Ontem foi divulgada uma do Jornal do Dia, hoje será outra do Dataform. Que cada um faça sua análise. Se a Justiça Eleitoral permite e não audita qual culpa tem os políticos?

Vagas de deficientes: multas por estacionamento irregular deveriam ser altas
Na última sexta-feira, 15, o titular deste espaço teve a oportunidade de comprovar, ao estar no Bar Tio Luis (antigo ferreiro) do shopping Riomar, vários motoristas estacionando seus veículos em vagas para deficientes físicos. Lamentável, até mesmo uma jornalista e um idoso, cujas vagas são muitas, mas se achou no direito de estacionar irregularmente. O blog defende que as multas sejam altas, por exemplo, dois salários mínimos. É um desrespeito total!

Atenção Fiscalização do Trabalho. Jornal paladino da moral atrasa salários todo mês
E um semanário que se auto intitula “paladino da moral”, não faz o dever de casa. Os salários dos profissionais da imprensa estão demorando 40 dias para serem pagos E cadê a fiscalização trabalhista? A mesma que pune os pequenos empresários? Não Se Informa? O blog está de olho!

As aventuras de Sestrosi
O jornalista Luiz Eduardo Costa do Jornal do Dia iniciou a publicação de uma novela fictícia “As Aventuras de Sestrosi”, que promete muitos capítulos. O personagem fictício nasceu numa pequena cidade e tinha como dom armar bons e bem sucedidos esquemas, tais como se aproximar de gente influente.  No primeiro capítulo Sestrosi deu um calote no banqueiro que financiou camelos (para transporte de mercadorias) que se compara a Scania, o Volvo e a Mercedes atualmente.

Sepultados restos mortais de Pedrinho Valadares
Centenas de pessoas, entre  familiares, amigos e políticos participaram ontem, 17, do sepultamento dos restos mortais do ex-deputado federal Pedrinho Valadares no cemitério da Saudade. Após a missa de corpo presente o músico Nino Karvan, ao violão tocou as músicas preferidas de Pedrinho, atendendo ao pedido dos familiares.

Valadares vai estudar nova lei para abrir debate no Congresso
Infonet/Cássia Santana: O senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) pretende abrir um debate para mudar a lei 12.970/2014, sancionada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, que afasta a competência do Ministério Público das investigações para identificar as causas de acidentes aéreos ocorridos no Brasil. “A legislação tem que ser alterada. Por que esse segredo de Estado diante de um desastre que comoveu o Brasil?”, observou o senador.

Prerrogativa
Questionado sobre a nova lei, o senador se comprometeu a defender a prerrogativa do Ministério Público na investigação. “Você está me lembrando bem. Vou estudar e propor mudança substancial para que esta questão não vire segredo de Estado”, ressaltou o senador, referindo-se à pergunta da reportagem da Infonet. O senador reconhece como primordial a participação do Ministério Público em investigações deste porte. “Vamos propor mudanças para que a sociedade, através do Ministério Público, possa acompanhar detidamente todo e qualquer processo investigativo”, ressaltou. Leia matéria completa: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=162016&pagina=1

Hermano Penna receberá o título nesta segunda-feira
Em sessão especial realizada  hoje, 18, a Assembleia Legislativa de Sergipe fará a entrega do título de cidadão sergipano ao cineasta Hermano Penna. A solenidade acontece às 17 horas, no plenário da Casa. A entrega do título, de autoria do deputado João Daniel (PT), é uma forma de homenagear o cineasta que tem uma ligação muito forte com o estado de Sergipe, um reconhecimento por toda sua contribuição à cultura e a divulgação do nome do estado pelo Brasil e o mundo.

Ligação com Sergipe
Hermano Penna tem uma relação profunda, afetiva e cultural com o Estado de Sergipe. Relação essa que remonta aos seus primeiros anos de adolescência, quando foi colega e se tornou amigo de inúmeros sergipanos, hoje destacadas figuras da sociedade sergipana, nos bancos do Colégio Militar de Salvador.  Essa relação que se ampliou quando, em 1977, veio para Sergipe realizar o Globo Repórter “A mulher no cangaço”, na cidade de Poço Redondo.

Workshop do IFS: Automação industrial
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto realiza, de 26 a 28 de agosto, das 19h às 22h, no auditório do referido campus, o 2º Workshop de Automação Industrial – Oportunidades e Inovações Tecnológicas. O objetivo é debater as oportunidades advindas do incremento inovador que o setor gera para o mercado industrial, além de promover os cursos oferecidos pelo IFS, especialmente o de Automação Industrial do Campus Lagarto.

Inscrições gratuitas
Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente até o dia 20 de agosto através do Sistema de Publicações do IFS. O workshop pretende constituir um espaço para a divulgação e discussão das questões inovadoras da Automação Industrial, bem como provocar discussões e reflexões sobre os desafios tecnológicos do setor industrial no desenvolvimento local.

Agenda
18 de agosto, segunda-feira.
Os principais candidatos a governador de Sergipe retomam hoje suas campanhas. Amanhã, 19 de agosto, vai começar o programa de propaganda eleitoral através do rádio e da TV. Deputada Ana Lúcia, do PT, manifesta pesar pelo falecimento da professora Lígia Pina, falecida no último dia 14, que também era escritora e membro da Academia Sergipana de Letras. A Justiça determinou que a Fundação Hospitalar de Saúde promova a contratação de novos enfermeiros para o SAMU. A Procuradoria Regional Eleitoral impetrou ação pela impugnação da candidatura de Sukita. O pedido formulado será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Marina será homologada no dia 20 pelo PSB para substituir Eduardo Campos. O Papa Francisco defende a paz entre as duas Coreias através do diálogo.

CURTAS
MULTIDÃO ACOMPANHA DESPEDIDA DE EDUARDO CAMPOS NO RECIFE. /// MARINA AFIRMA QUE VAI MANTER COMPROMISSOS FIRMADOS COM CAMPOS. /// DILMA, LULA E ÁECIO DÃO ÚLTIMO ADEUS A EDUARDO CAMPOS. /// LUIZA ERUNDINA AFIRMA QUE O PSB NÃO ESTÁ DIVIDIDO. DEFINIÇÃO DA NOVA CHAPA PSB/REDE SAIRÁ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA. /// PARA AÉCIO, SEGUNDO TURNO AGORA É UM FATO. /// BETO ALBUQUERQUE, DO RIO GRANDE DO SUL, É UM DOS FAVORITOS PARA VICE DE MARINA SILVA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Confiança goleia o Betim
O Confiança, mesmo sem apresentar um futebol de alta categoria, jogou o suficiente para aplicar uma goleada de 5 a 1 na fraca equipe do Betim de Minas Gerais. Com o resultado, o time proletário, comandado por Betinho, assumiu a liderança do Grupo A-4 da Série D. Wallace Pernambucano voltou a ser o melhor do Dragão e da partida. Os gols do Confiança foram assinalados por Ricardo, Murilo contra (primeiro tempo)e por Valdo, Geraldo e Bibi (etapa complementar). Renan foi o autor do gol de honra do Betim. 2.058 torcedores pagaram ingresso, proporcionando uma renda de 31.525,00 reais. Um oficial de justiça compareceu ao Presidente Médici, em Itabaiana, e procedeu à retenção de 20 da renda líquida, correspondente a 950 reais. Melhorou, bastante, a situação do Dragão do Bairro Industrial, que terá pela frente, no próximo domingo (24.08), o Globo do Rio Grande do Norte. Com mais essa derrota, o Betim continua na lanterna do grupo A-4, com apenas 1 ponto ganho. Enquanto isso, o Confiança é o líder, com 8 pontos e 6 gols de saldo. O jogo contra o Globo, no próximo domingo, já será válido pela segunda parte da primeira fase da competição (jogos de volta).

Dunga convoca a Seleção Brasileira
Será amanhã, 19.08, a primeira convocação da seleção brasileira para as partidas amistosas que serão disputadas no mês de setembro.

Adversários
Os adversários da seleção brasileira em setembro serão a Colômbia e o Equador.

Torneio Cotif
Em Valência (Espanha), a seleção sub-20 derrotou a China por 4 X 0, com gols marcados por Gabriel (2), Yuri e Nathan. O técnico Dunga e o Coordenador-Geral de Seleções Gilmar Rinaldi assistiram à primeira vitória do time brasileiro na competição.

Jogos anteriores
Nas duas partidas anteriores, a sub-20 do Brasil empatou com o Catar e com o Equador.

Base será mantida
O técnico Dunga informou que manterá a base da seleção principal na convocação de amanhã. Segundo ele, as alterações vão acontecer de forma paulatina.

Retenção de cota
O Confiança teve retidos 20 por cento da renda de seu jogo de ontem, contra o Betim, pela série D. Felizmente, a base do desconto determinada pela Justiça do Trabalho foi a renda líquida, e não a bruta.

Globo
O técnico Betinho inicia os preparativos para o jogo diante do Globo, de Ceará Mirim (RN). Uma vitória no próximo domingo será um importante passo rumo à classificação.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ConradoJunior  Lavagem ecológica. Água usada apenas para o interior e limpeza de flanelas. Utiliza-se estopa, flanela e cera líquida.

www.twitter.com/riltonmorais  Eu vejo a discussão política e penso: "não me venha com estes peitos moles dizendo que é moça". Sabedoria popular.

www.twitter.com/dimasroque  Marketeiro faz do velório de Campos ato político por Marina.Da dor a política durou poucos dias.

www.twitter.com/leleteles  COM MIL DIABOS: Desesperada, a direita agarra-se a uma viúva e a uma beata. E faz de um cadáver o mote da sua sobrevivência.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  A morte de Eduardo Campos e seus assessores não é um épico, como querem transformar. É uma tragédia!Mídia sórdida.

www.twitter.com/esmeraldoleal  A GLOBO, no velório de Eduardo Campos, parece que está  transmitindo a corrida de São Silvestre.

www.twitter.com/ThalesBrandao  O Velório deixou de ser Velório. O Morto deixou de ser Morto. O espaço midiático observa a Marina e a Dilma :o)

DEU NO JORNAL DO DIA DE ONTEM, 17, página 06

Edivan Amorim aparece como “administrador” da Fazenda Sisan, em Minas Gerais

Ele é o reclamado em processo contra a Amorim Brasil Transportes, embora informe ao TRE ser sócio minoritário

José Edivan do Amorim declarou à Justiça Eleitoral, no registro de candidatura a deputado estadual pelo PR, ser possuidor de pouquíssimos bens, que somam algo não muito superior a R$ 78 mil. Dentre esses parcos bens, ele declara possuir somente algumas ações em empresas que sempre se achou pertencerem a ele, como a Rede Ilha, da qual diz possuir apenas R$ 500 em cotas, a empresa Amorim Transportes Ltda., da qual diz possuir cotas correspondentes a R$ 100, mesmo valor em contas que possui na empresa Amorim Brasil Transportes Ltda. Ou seja, seria apenas pequeno acionista dessas empresas.

A Amorim Brasil Transportes Ltda., por exemplo, é uma grande empresa, com matriz na cidade de Arcos, Minas Gerais, e sete filiais espalhadas pelo país, Salvador, Maceió, Recife, Caruaru (PE), João Pessoa, Natal e Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. Edivan Amorim declara possuir apenas R$ 100 em cotas dessa gigante dos transportes, mas no dia 5 de outubro de 2012 (coincidentemente exatos dois anos antes do pleito que ocorrerá agora) ele foi citado como “reclamado”, juntamente com Celina Alves do Amorim, igualmente “reclamada”, numa ação trabalhista movida no Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, na Paraíba, por Jorge Luiz Cardoso do Nascimento contra as empresas Amorim Sergipe Transportes Ltda. e Amorim Brasil Transportes Ltda. Quem os defende é José Hunaldo Santos da Mota, seu advogado até hoje. Tudo publicado no Diário Eletrônico do TRT-13.

Se Edivan é o reclamado naquela ação trabalhista, então ele não é um minúsculo acionista da empresa, como declarou à Justiça Eleitoral. Ele é de fato o proprietário da empresa. Estaria ele escondendo seus bens? Por que?

Sisan tem sede em Telha
Recentemente, ele informou ao jornalista Cláudio Nunes que a Sisan Agropecuária, outra grande empresa também em Minas Gerais, não pertence a ele, mas à esposa dele, Eliane de Oliveira Bastos. O jornalista informa que recebeu documentação de um itabaianense apontando que a sede da Sisan Agropecuária fica em Itabaiana. “Na Junta Comercial de Sergipe, em certidão de 7 de julho, os sócios da empresa, cujo capital é de R$ 500 mil, são Clemenceau Almeida Santos e Ajon Ferreira Cavalcante”, acrescenta Cláudio Nunes. Mas quem seria mesmo o dono da Sisan?

A Fazenda Sisan (Sisan Agro Industrial e Comércio Ltda.) é uma grande propriedade com endereço em Matias Cardoso, zona rural de Minas Gerais, margem do Rio São Francisco e limite com a Bahia. Há um registro em cartório daquele município, datado de 1º de outubro de 2004, que transfere contratualmente endereços da fazenda. Está escrito, literalmente:
“Mudar o endereço da Sede na cidade de Neópolis – Se do Distrito Irrigado, Plator de Neopolis – Lote 26, Cep. 49.980-000 para a Fazenda Javari, Zona Rural CEP 49910-000 Telha-Se”. (sic)
“Mudar o endereço da Filial na cidade de Matias Cardoso (MG), a Fazenda Progresso, Zona Rural – CEP: 39.478-000 para a Fazenda Sisan, Zona Rural, CEP: 39.478-000 Matias Cardoso – MG” (sic)

Na alteração contratual, Cláudia Patrícia Alves de Menezes retira-se da sociedade, que é transferida para Edilma Maria do Amorim Santos, que integraliza 1.900 cotas, e Antônio Fernando da Cunha, que integraliza 100 cotas. A sede, como dito acima, é na cidade de Telha, na Fazenda Javari.
O mais interessante é a Cláusula Sexta do contato: “A administração da sociedade e o uso do nome comercial será exercido pelo administrador recém nomeado pelos sócios, sr. JOSÉ EDIVAN DO AMORIM” (…) “Com poderes e atribuições de administração e representação de sociedade”.
Cláusula Décima: a sociedade possui as seguintes filiais: na cidade de Matias Cardoso, a Fazenda Sisan; na cidade de São Braz, a Fazenda Saco do Machado.
Clemenceau e Patrícia
Em documentos de 2010, da Comarca de Itabaiana, Eliane de Oliveira Bastos já aparece como proprietária da Fazenda Sisan. E Edivan Amorim aparece como proprietário de terra que é vendida para Clemenceau Almeida Santos. Em 11 de agosto de 2011, o imóvel é oferecido em garantia hipotecária numa transação entre a Sisan Agropecuária e Terraplenagem Ltda. e o Banco do Nordeste, agência de Janaúba, Minas Gerais. Nessa transação, Eliane aparece como avalista.
Cláudia Patrícia Alves de Menezes, uma “empresária” de Itabaiana, aparece em documentos da Comarca de São Brás, Alagoas, como vendedora de duas fazendas que pertenciam a Edivan Amorim e teriam sido vendidas no dia 6 de maio de 2008.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
" O verdadeiro escritor não tem nada a dizer. O que conta é o modo que ele diz."  Alain Robbe-Grillet, escritor francês, figura central do nouveau Roman, nasceu em 18 de Agosto de 1922 e morreu em 2008.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais