Amorim quer amarrar João para 2018. E nada mais

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Antes de mais nada o blog deixa claro que é legitima qualquer pretensão de um político em disputar um mandato eletivo. Mais do que política, faz parte do jogo democrático. Cabe aos jornalistas e analistas analisarem as reais intenções. São opiniões que devem ser refletidas pelos leitores. Como faz diariamente este espaço.

O titular deste espaço entende que o senador Eduardo Amorim, não tem a menor intenção de disputar a Prefeitura de Aracaju em 2016. Amorim, como qualquer outro político, tenta sobreviver depois da derrota de 2014 e mais do que isso: tenta consolidar o projeto dele de reeleição para o Senado. Essa é a verdade. Amorim não disputará a prefeitura e muito menos o governo em 2018.

O que Eduardo Amorim deseja – é que faz parte do jogo – é o compromisso de João Alves para apoiá-lo na reeleição para o Senado. Serão duas vagas: a dele e a do senador Valadares. E Amorim sabe que se João Alves ganhar, disputará o governo, mas se perder deve disputar uma das vagas para o Senado. E do outro tem nomes como Valadares, Heleno Silva, Fábio Henrique e quem sabe, Zezinho Sobral.

João Alves perdendo em 2016 cai fora da disputa para o governo em 2018. E quem será o nome da oposição se Amorim quer à reeleição? O nome: André Moura. Que não tem nada a perder e hoje tem trânsito livre em Brasília e na oposição ao governo federal.

E isso: Amorim tirou o PSDB de João e é nítida a intenção dele: à reeleição em 2018.

Amorim: nenhum momento estabeleci posição sobre redução maioridade penal
Nota da assessoria do senador Eduardo Amorim: Em resposta à coluna publicada nesta sexta-feira, 11, do jornalista Claudio Nunes, no Portal de Notícias Infonet, o senador Eduardo Amorim  (PSC) esclarece: “Em nenhum momento estabeleci posição. Nem que era contra, nem a favor da Redução da Maioridade Penal. Na minha visão, o brasileiro, que dentro do processo democrático escolhe seus representantes, deve ter o direito de fazer mais essa escolha. Queremos que o povo opine. Exercemos muito pouco a democracia direta, portanto este é o momento de votar questões como esta, além disso, o que norteia exatamente o nosso grupo é a forma democrática de pensar”, pontuou o parlamentar sergipano.

Lixo: problemas com a Torre faz empresas repensarem licitação em Aracaju. Estre é uma delas
Com os sucessivos problemas de pagamento a empresa Torre em Aracaju, que vem resultando em paralisações frequentes no recolhimento do lixo, a licitação que está sendo realizada para a área pode ficar deserta. É que muitas empresas estão temerosas em ganhar e não receberem. Uma delas é a Estre Ambiental, a única que tem um aterro sanitário aprovado em Sergipe.

Blog de olho: prefeitos que reclamam, mas disputarão reeleição. É muita cara de pau
Anotem: em 2016 o blog fará uma campanha forte de alerta ao eleitorado contra os prefeitos que hoje reclamam da falta de receita como desculpa para atrasar pagamentos dos servidores e fornecedores e, mesmo assim, vão disputar reeleição, ou apoiar candidatos. Se está difícil qual o motivo para continuar na política? Espírito público que não é!

Omissão SMTT com veículos na areia da praia: na cara dos agentes. E ainda ganham para isso!
A foto ao lado foi tirada por um leitor que ficou revoltado com o que viu ontem, 13, às 14h14. O veículo da SMTT transitava pela

 passarela do caranguejo e fez a volta do retorno (próximo ao antigo hotel Parque dos Coqueiros) bem em frente onde estavam seis carros estacionados na areia da praia. Sabe o que eles fizeram? Vistas grossas. Ganham o dinheiro seu para serem omissos. O prefeito João Alves parece que não sabe o que ocorre na SMTT. Não faz nada. O blog vai realizar uma campanha diária: mandem fotos da omissão deles. É fácil encontrar os agentes batendo papo. Não tem chefe, não tem comando.

Estância: MPF pede prefeitura para coibir veículos. E Aracaju?
E numa ação correta, o MPF, pediu a Prefeitura de Estância que coíba o trânsito de veículos, sobretudo, quadriciclos, nas areias das praias de Abaís e do Saco. E Aracaju? A lei é diferente?

Frei Paulo: Cadastramento Eleitoral, boato ou verdade?
Moradores de Frei Paulo tomaram como surpresa a informação de que está circulando na cidade. É que o TRE irá fazer cadastramento eleitoral nos povoados a partir de hoje,14, o fato curioso é que não foi veiculado nada na imprensa.Daí vem a pergunta: Esse cadastramento será só nos povoados de Frei Paulo ou irá alcançar todo o estado?

Engenheiro é pré-candidato em Telha
O jovem engenheiro civil, Flávio Freire Dias, com o apoio de lideranças e da juventude local, lançou a candidatura a prefeito de Telha, respaldada também pelo PRB e pelos líderes, pastor Heleno e deputado federal Jony Marcos.

Posto Presidente Tancredo Neves: terminal de saque do Banese
Com o objetivo de expandir o atendimento ao cliente, com cada vez mais comodidade, o Banese instalou um terminal de Saque e Pague, no posto Presidente da Avenida Tancredo Neves, em Aracaju. Entre os serviços, pagamento em débito em conta, depósito on line sem envelope, saques e consultas.

Itabaiana: prefeito diz que salário foi estabelecido pela gestão anterior
Através de nota enviada a imprensa, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), esclareceu que o salário de R$ 26,6 mil, apontado na reportagem do JC como o maior de Sergipe, não foi estabelecido na gestão dele, mas pela gestão anterior, através de projeto aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito de então, Luciano Bispo.

Domingo de Trabalho
Itabaiana é uma cidade atípica e tem um gestor que honra esta fama. Ontem, 13, foi mais um domingo de trabalho para ele. Enquanto a grande maioria da classe política viaja ou passa fins de semana distante dos seus colégios eleitorais, atrás da Serra Valmir de Francisquinho visita povoado por povoado.

Domingo de Trabalho II

Apenas no dia de ontem foram visitados todos os povoados do perímetro irrigado da Ribeira. Em quase todos a gestão tem obras em execução, a exemplo da Cajaíba onde a rede de saneamento básico está sendo construída. No próprio povoado Ribeira, Valmir participou de um mutirão realizado pela comunidade para construção de duas casas onde residirão dois casais que não possuíam endereço fixo.

Domingo de Trabalho III
E não parou por aí. A tarde Valmir visitou famílias no Bairro Bananeiras, periferia de Itabaiana, no povoado Sítio Novo e, finalizando o dia, esteve na comunidade do Ciebra, onde foi realizado um bingo em prol da reforma da igreja da comunidade.

Promotores de Justiça serão palestrantes no Curso de Formação da Polícia Civil
Os Promotores de Justiça, Alexandre Albagli, Jarbas Adelino, João Rodrigues, Leydson Gadelha e Luciana Duarte serão palestrantes do “Curso de Formação para Agentes de Polícia Judiciária e Escrivães Substitutos do Concurso Público da Polícia Civil de Sergipe”.

3ª Etapa do concurso
O Curso de Formação é a terceira etapa do Concurso Público para Agentes de Polícia Judiciária Substituto e Escrivão Substituto da Polícia Civil de Sergipe. O concurso em questão foi lançado em setembro de 2014, e prevê o preenchimento de 100 vagas para Agente de Polícia Judiciária Substituto e 20 vagas para Escrivão Substituto. O Curso de Formação trata-se de uma fase eliminatória e classificatória, onde os candidatos que participarem irão adquirir uma grande bagagem de conhecimento.

Coordenação
Para o curso foram convocados cinco vezes o número de vagas disponíveis no certame, ou seja, 500 pessoas para agentes e 100 para escrivães. O curso terá 360h/aula, e acontecerá na Academia de Polícia de Sergipe, sob a coordenação do delegado e diretor da Acadepol, Jocélio Fróes, e tem como objetivo preparar os candidatos para se tornarem policiais capacitados e aptos a elucidar crimes.

Temas
As palestras que serão ministradas pelos Promotores de Justiça ocorrerão nos dias: 15, 22 e 29 de setembro de 2015, das 08h às 12h, no Auditório do Ministério Público de Sergipe e tratarão dos seguintes temas: Atuação do MP no controle da atividade policial, Atuação da Polícia no trato com menores infratores e Inquérito Policial e formalidades legais.

Compre do Pequeno Negócio: mais de 600 empresas cadastradas em SE
As empresas e os consumidores estão se mobilizando pela internet para participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que terá o seu ponto alto no dia 5 de outubro. Em Sergipe, mais de 600 empreendimentos já estão cadastrados. São empreendedores como Valbia Cristiane, proprietária de uma loja de brinquedos educativos e um centro de psicologia. “O Movimento é uma excelente oportunidade para todos os pequenos empresários, o SEBRAE está de parabéns pela iniciativa. Estamos vivendo um momento difícil, é a hora dos pequenos empresários unirem-se, juntos somos mais fortes”, explica à empresária.

Atendimento personalizado
Para Valbia, os empreendedores proprietários de micro e pequenas empresas tem condição de prestar um atendimento mais personalizado. “Muitos dos nossos clientes residem no mesmo Bairro onde está localizada a empresa, fazem parte do nosso dia a dia. Isso representa um grande ganho, pois sabemos as reais necessidades deles, vendemos o que eles precisam. Ouvimos nossos clientes e procuramos trazer para a empresa aquilo que realmente vai satisfazer sua demanda, sua necessidade”.

Atendimento e qualidade
É o que comprova a cliente Maria Teresa, que procura a pequena empresa localizada no seu bairro. “Compro da pequena empresa por causa do atendimento, da qualidade dos produtos e serviços, além de está próxima da minha residência. Tem variedade, brinquedos educativos, que é muito importante para as crianças, além do proprietário ter interesse em saber o que o cliente está procurando”, afirma. 

Estímulo para participação no movimento
Segundo Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE, a tendência é que esse número de empresas cadastradas só aumente. “Acreditamos que o número de empresas que estão aderindo aumente consideravelmente. Várias ações estão sendo realizadas no Estado com o objetivo de estimular os empresários a participarem do Movimento e a aceitação está sendo excelente. Outro ponto positivo é que a sociedade está apoiando a iniciativa e dando ainda mais atenção para micro e pequena empresa do seu bairro, da sua cidade”, alerta o superintendente.

Ex-alunos do Jackson Figueiredo
Dia 28 de novembro a partir do meio-dia estaremos nos congraçando, claro, nós, ex-alunos do Jackson Figueiredo pela primeira

 vez vamos nos reencontrar para trocarmos ideias, nos divertimos, e, acima de tudo nos abraçarmos e rememorarmos os nossos áureos tempos colegiais.Idealizadores: Ludwig Oliveira, Márcia Cardoso e Paulo Lobo.Local: Solar Entre Amigos, espaço onde é realizado o Sarau Dançante Entre Amigos há quase quatro anos.Vendas de mesas no Restaurante Nacib do Rio Mar a partir da quinta-feira, mesas limitadas.Contatos: 9977-3304 / 9977-2929 / 9994-0475

Karatê é sucesso nos Jogos Estudantis de Sergipe
Na última sexta-feira, 11, foi realizada a primeira edição dos Jogos Estudantis de Sergipe na modalidade de Karatê – JESE. O

Walisson Ezequiel (c), atleta destaque do primeiro JESE.

 evento teve a participação de 21 escolas e 101 atletas. O propósito do JESE é valorizar o profissional das modalidades e o aluno. Na sexta-feira nasceu o novo jogos com a modalidade Karatê. “Parabéns a todos os coordenadores que encabeçaram este projeto e todos os professores que acreditaram e confiaram em nosso trabalho”, destacou Yoacan Jocelis um dos organizadores, que é referencia pelo diferencial na valorização do aluno. O atleta destaque do JESE foi Walisson Ezequiel.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gestor_robson Conhecer as pessoas  – esta é a base de todo o sucesso.

‏www.twitter.com/Rafael_Salomao  Chego, jogo a roupa em cima da cama, deito em cima. Dia seguinte, mesmo procedimento. Depois de uma semana, me sinto no monte Everest.

www.twitter.com/ricardope O que é o movimento pró-impeachament senão uma série de corruptos querendo derrubar a presidenta antes que sejam investigados?

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Xangô Guerreiro: rei das pedreiras, senhor dos coriscos e do trovão, pai da justiça e o orixá da política.  É o mais vaidoso dos orixás.

www.twitter.com/RicMarquesTV  Aprenda a usar melhor suas horas, seu tempo. Eles valem mais que dinheiro.

www.twitter.com/emirsader  O silencio dos que se calam diante das ameaças da direita diz como são oportunistas, covardes, canalhas, coniventes com a direita.

DO LEITOR

Taxa abusiva do esgoto na Farolândia
E-mail recebido:  “Gostaria que a DESO explicasse o motivo pelo qual as contas de água de setembro consta 80% de taxa de esgoto, aqui na FAROLÂNDIA! Onde fica localizada alguma estação de tratamento da DESO aqui na FAROLÂNDIA? Por que esse valor abusivo de 80%?  Se tratando de um edifício com vários apartamentos, onde moro são 16 apartamentos, 01 medidor de água, uma saída de esgoto, por que cobram 16 taxas de esgoto, o justo não seria 01 taxa de esgoto por edifício? Esse valor de 80% é abusivo e imoral. O que o MINISTÉRIO PÚBLICO,  a DEFENSORIA PÚBLICA,  a OAB, está fazendo em relação a essa taxa abusiva de 80% de ESGOTO? Provavelmente estão fazendo nada!”

Voto de Clóvis Barbosa lixo: digno das grandes discussões
Do leitor Victor Silveira: Sou estudante de direito e nesta quinta-feira, por não tido aula na faculdade, decidir ir no Tribunal de Contas do Estado para acompanhar a discussão do lixo, porque meu tio trabalha na Torre. Fiquei impressionado com o que ouvi. O voto do conselheiro Clóvis Barbosa de Melo foi algo digno das grandes discussões que de vez em quando vejo pela TV no Supremo ou no STJ, inclusive o Procurador Geral do MP falou isso também. Pra mim foi realmente uma aula de direito, e por isso queria sugerir a você entrar em contato com o conselheiro e publicar o voto que ele deu na sessão dessa quinta. Todos os que trabalham com o direito vão agradecer”.

ARTIGO

Agências de risco e a distopia do Mercado Financeiro  Por Jhonathan Lima*

O cenário político nacional, que não vem navegando em águas tranquilas, no dia de ontem, se agitou ainda mais com a notícia, velozmente disseminada pelos meios de comunicação,  de que a Agência de Classificação de Risco – Standard & Poor’s rebaixou a nota atribuída ao Brasil, para grau especulativo, na avaliação da agência o Brasil a partir de agora, passara a ser um mal pagador, vale saliente que o Brasil, ao longo da história, nunca deu calote nos investidores. Importante compreender, que, ao rebaixar a nota para grau especulativo, a S&P complica ainda mais a situação do Brasil, por que os juros para investimentos se tornam mais caros e com prazos mais curtos para o pagamento, alguém lucra com isso. Cria-se um clima para a sociedade brasileira, de distopia, que é um estado imaginário de que o momento é muito pior do que a realidade factual.

Adam Smith, em sua obra “A riqueza das Nações” apresenta ao mundo a teoria da ‘mão invisível’ que tem como uma base fundamental, a participação mínima do Estado na regulação do mercado. A "assimetria de informações" – isto é, o fato de alguns terem mais informações que os outros – influencia diretamente para prejudicar o funcionamento adequado da "mão invisível", por consequência, o próprio mercado.

Em um mundo com uma economia tão globalizada, o vaivém de informações, atribuições de notas de risco sobre investimento, como ocorre neste momento com o Brasil, é cada vez mais importante para investidores estrangeiros obterem lucros, concentrarem poder e acumulem riqueza, abrindo uma fenda ainda mais profunda de desigualdade socioeconômica que atinge prioritariamente, a classe trabalhadora.
As agências de risco tem um papel altamente questionável, a Standard & Poor’s, em Fevereiro deste ano foi condenada a pagar 1,43 bilhões de dólares, após fazer acordo com os EUA, por ter ‘enganado’ investidores sobre a qualidade dos créditos imobiliários durante a crise econômica de 2007 e 2008.  Em sua justificativa a agência de classificação avalia a deterioração fiscal e a falta de coesão da equipe ministerial, como causas para a decisão de rebaixar a avaliação referente ao Brasil para os investidores. O Governo brasileiro apresentou ao congresso nacional, na última semana, a previsão orçamentária, que aparece um déficit equivalente de 0,3% do PIB é necessária que a presidenta Dilma Rousseff controle ainda mais os gastos, para equilibrar as contas, mas é difícil acreditar que com base nisso, o Brasil passe a ser considerado, pelas agências de risco um lugar que não se deva investir porque não haveria condições de honrar com seus compromissos.

  A postura da equipe econômica brasileira em correr para das explicações, sobre essa avaliação, é uma legitimação deste processo, de interferência internacional na condução da política econômica nacional. Em vista a Argentina, onde participa de um Congresso Internacional sobre Responsabilidade Fiscal o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou  a nova classificação de risco do Brasil, segundo a  Standard & Poor's.

"Isso não significa nada",  e acrescentou  "significa que apenas a gente não pode fazer o que eles querem. A gente tem que fazer o que a gente quer".  Ainda em seu discurso, Lula criticou as agências de risco, argumentando que elas usam critérios diferentes para os "países quebrados da Europa".

*Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe

Blog no twitter:

Frase do Dia
"É que Deus fez a cabeça
Em cima do coração
Para que o sentimento não ultrapasse a razão.”

Arlindo Cruz, cantor, compositor e instrumentista brasileiro, nasceu em 14 de Setembro de 1958.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais