Amorim X Saúde: 100 dias o que não fez em 2 anos

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Toda eleição o tema saúde é um dos principais da pauta dos candidatos. Seja do governante de plantão ou da oposição. Um diz que vai melhorar e o outro diz que vai resolver de uma vez.

Os brasileiros sabem que o caos da saúde não é localizado. É em todo país e não é somente na rede pública. Quem tem plano privado sabe que hoje ele só serve para urgência e internamento. Marcar uma consulta com médicos, principalmente especialista é uma grande espera. Se for pagar em dinheiro num instante aparece horário para atendimento. É preciso um novo modelo de saúde para o Brasil.

E o SUS? Tem político que critica a saúde, mas torce para que o SUS não funcione. Se o SUS funcionar de verdade como poderá  “marcar” cirurgias para seus eleitores, digo pacientes?  Em todo país vários políticos se aproveitam do SUS e ainda ficam na imagem do “paciente-eleitor” como salvadores da pátria. O “paciente-eleitor” esquece que para ele fazer uma cirurgia outro foi deixado de lado na longa fila de espera.

Na semana passada o médico e candidato ao governo Eduardo Amorim disse que em 100 dias resolve o problema do Hospital de Urgência Gov. João Alves Filho. São declarações como essas que fazem o eleitor desacreditar cada vez mais na classe política. Amorim foi secretário de saúde do governo João Alves nos anos de janeiro de 2003 até dezembro de 2004, quando foi exonerado. Em dois anos a situação da saúde em Sergipe não melhorou, inclusive vários hospitais regionais foram fechados.

Saúde e os mais votados – Por pura coincidência, pela ordem, três secretários da saúde foram os mais votados para a Câmara dos Deputados: Ivan Paixão, no governo Albano Franco; Eduardo Amorim, no governo João Alves e Rogério Carvalho, no primeiro governo Déda. Pelo visto a saúde que falta para os pacientes em todo país sobra de vitalidade para eleger seus gestores.

Todos sabem que a saúde em Sergipe e todo país vive na UTI. Agora Amorim fará em 100 dias no HUSE o que não fez em dois anos?

Crimes eleitorais SE. Denunciem pelo Whatsapp
Denúncias crimes eleitorais SE. Whatsapp: 8172-83-18 População poderá enviar denúncias com textos, fotos, vídeos e áudio.

2014 será um marco na Justiça Eleitoral de Sergipe
Faltando 20 dias para as eleições em Sergipe o blog volta a parabenizar o trabalho da Procuradoria Regional Eleitoral, do TRE e da Polícia Federal. Algo de novo surge no horizonte em Sergipe. O trabalho de fiscalização e investigação está sendo tão grande que muitos estão desistindo de arriscar.  O monitoramento é grande. E o guardião funciona…

Seria sintomático? Carro de Walter Franco apenas com adesivo da filha
Deu na coluna de Luiz Eduardo Costa, no Jornal do Dia de ontem, 14: O automóvel mais utilizado pelo empresário Walter Franco, pai de Grace, candidato a deputada federal, e de Augusto, candidato a vice-governador, circulava na semana passada pela cidade exibindo no vidro traseiro apenas um adesivo da candidata Grace. Seria sintomático? Pergunta Luiz Eduardo.

Será o Benedito? Depois de Jorge Alberto é a vez de Benedito contrariar Jackson
O secretário-geral do PMDB de Sergipe e presidente da Fundação Ulisses Guimarães no Estado, Benedito Figueiredo (secretário de Governo), anunciou apoio a candidatura de Bosco Costa (PROS) a deputado federal. Além do apoio Benedito está levando lideranças e vereadores como aconteceu em Amparo do São Francisco.

Cadeira do PMDB
Mais um problema para Jackson resolver já que a Direção Nacional do partido pediu empenho dos peemedebistas de Sergipe para manter uma cadeira na Câmara dos Deputados, no caso de Fábio Reis, conquistada há dois anos com a saída de Heleno Silva. Pelo jeito, se reeleito, Jackson terá que fazer mudanças não só no secretariado, mas também no PMDB.

Tobias Barreto
O candidato à reeleição Jackson Barreto realizou uma grande carreata em vários municípios no último sábado, entre eles Tobias Barreto. Lá ele tem o apoio do prefeito, Dilson de Agripino e da oposição, através de Diógenes Almeida.

Confusão
Um grupo que apoia Diógenes gerou uma confusão na carreata, quando fechou ruas para que os veículos deles entrasse pelo meio do ato. O blog recebeu inclusive um vídeo com um dos envolvidos, Junior de Agnaldo tentando agredir o locutor do carro do PSB. Outro que criou problemas foi um tal de Neu. Será que Diógenes Almeida, que é pacato sabe de tudo que ocorreu? E mais é verdade que o filho dele, Júnior, também fez parte da confusão?

Areia Branca: desfile cívico faz homenagem a Marcelo Déda
Ontem, 14, foi realizado o desfile cívico do município de Areia Branca, com 18 escolas municipais. Um desfile teve uma ala em homenagem ao governador Marcelo Déda, falecido em 02 de dezembro do ano passado, por iniciativa da prefeita Acácia Souza. A homenagem foi bonita e emocionou a todos.

Morte no lago da orla
Infelizmente, apesar das placas de aviso proibindo nadar nos lagos da orla, alguns insistem, principalmente à noite. E ainda vem alguns querendo cercar o local. A questão é de consciência e educação. A polícia militar e a guarda municipal não podem fazer.  Infelizmente tem muita gente que gosta de burlar, quando algo é proibido. No caso do jovem que morreu no sábado, a própria mãe revelou que ele era acostumado a beber com os amigos e depois tomar banho no lago.

Resultado do Plebiscito em Sergipe será divulgado em coletiva de imprensa
A Coordenação Estadual do Plebiscito Popular pela Constituinte da Reforma Política convoca os meios de comunicação de Sergipe para uma entrevista coletiva amanhã, 16, às 7h30, no auditório da CUT.Segundo Juliana Gabriele, da Marcha Mundial das Mulheres e da Coordenação Estadual do Plebiscito, mesmo sem os números finais, a avaliação já é positiva.

Meta
“Ainda estamos no processo de apuração e contentes com os resultados iniciais. Desejamos alcançar a meta pré-estabelecida para o estado, mas, para além dos números o processo já foi vitorioso, pois conseguimos debater diretamente com a população a necessidade de mudança no nosso sistema político”, ressaltou.

Cidadão Aracajuano
Na última quinta feira o professor e radialista filho de Aquidabã Ludwig Oliveira recebeu o título de cidadão aracajuano,

Ludwig (esquerda) ao lado do filho, Ludwig Júnior.

honraria que o deixou em extrema satisfação, "Regozijo-me em receber tal honraria, agradeço aos amigos vereadores de Aracaju por terem aprovado de forma unânime". Este blog o parabeniza por ser o mais novo cidadão aracajuano.

Jorge Lins precisa ser homenageado pelo governo de Sergipe. 40 Anos na Vida Cultural
A revista da Cidade, do Jornal da Cidade do último domingo, publicou uma entrevista (a Lara Aguiar) com o mago da cultura de Sergipe, Jorge Lins, que completou este ano 40 anos de atividades culturais.  Jorge Lins é ator, diretor, produtor cultural, compositor, empresário e tudo mais.  Jorge Lins merece uma homenagem especial, além dos textos e produções, Jorge Lins é um verdadeiro “professor” de novos atores.

“Fazer teatro aqui é o maior laboratório que pode existir”
Jorge Lins respondendo uma das perguntas da entrevista: “Fazer teatro aqui é o maior laboratório que pode existir. Você é obrigado a aprender um pouco de tudo mesmo. Na verdade, acho que sou mais produtor que qualquer coisa. Mas, não posso deixar de registrar a minha contribuição para a dramaturgia da terra, com mais de 140 textos escritos até hoje. Do resultado da minha produção, mais de 150 espetáculos montados, diversos shows, alguns nacionais”.

Grandes nomes
Perguntado sobre os grandes nomes do teatro em Sergipe ele respondeu: “Hoje, o grande nome do nosso teatro, sem sombra de dúvidas, é o Grupo Imbuaça, que tem um trabalho sólido e coerente e com reconhecimento até mesmo internacional. Outros nomes importantes nas últimas décadas: Aglaé Fontes de Alencar, Vieira Neto, Walmir Sandes, Grupo Mamulengo do Cheiroso, Bosco Scaffs, César Macieira, Newton Lucas, Otto Cornélio.”

Bebê Sergipe 2014
A vencedora do concurso Bebê Sergipe 2014 foi Cybelle Acioli Lima, filha do casal Vanessa e Erick Almeida, ela professora do Colégio José Olino e ele personal trainer. Os familiares estão de rindo à toa, principal os avós Lonarde e Tania Almeida e os tios Tania e Roberto  Bomfim.

Leitura 2.0 / Fotoleitura – – Aprendizagem Acelerada pela Leitura
Você tem muitos documentos no arquivo? Inbox lotado? Prateleiras abarrotadas de livros?  Falta tempo para ler tudo o que você quer? Muito o que estudar e nem sabe por onde começar? A solução para esta sua dificuldade é o método de LEITURA 2.0.

Leitura 2.0 / Fotoleitura – – Aprendizagem Acelerada pela Leitura II
Leitura 2.0 é um conjunto de estratégias eficazes de leitura modelada de excelentes leitores. Não é leitura dinâmica. É a solução para você conseguir o aprendizado que necessita dentro do tempo que dispõe. Para você aprender a “ler” conforme o cérebro gera aprendizado e entendimento. Saber utilizar melhor a sua capacidade

Leitura 2.0 / Fotoleitura – – Aprendizagem Acelerada pela Leitura III
Curso em Aracaju nos dias 27 e 28 de setembro com Huáras Duarte no Delcanto Hotel das 9h às 19h, com intervalos.  Huáras é Learning Coach. Engenheiro e administrador de empresas. Trainer em  PNL, Brain-Based Learning Consultant e PhotoReading Master Instructor. Coach pessoal e  profissional e consultor em Investigação Apreciativa. Possui mais de 18 anos de experiência  em técnicas aceleradoras do aprendizado.  Realização Hilda Queiroz e Mércia Araujo  (  79  ) 3043-2024 / 9191-8323E-MAIL – http://hilda@infonet.com.br  e http://hildaqueirozeventos@gmail.com

Agenda
15 de setembro, segunda-feira. Dia internacional da democracia. Faltam 20 dias para o primeiro turno da eleição.
Crise econômica internacional faz seis anos hoje. USP continua enfrentando situação difícil. Principal universidade do país, ela é mantida pelo Estado de São Paulo. Divulgação de pesquisas é o centro das atenções na reta final da campanha. Geraldo Alckmin já se prepara para concorrer à presidência da República em 2018. UFS ficou na posição número 33 no RUF – Ranking Universitário Folha, que é publicado anualmente pelo jornal Folha de São Paulo.

Curtas
REINO UNIDO DISCUTE MEDIDAS APÓS ASSASSINATO DE REFÉM BRITÂNICO PELO ESTADO ISLÂMICO. /// JOSÉ ROBERTO ARRUDA DESISTE DE CANDIDATURA NO DISTRITO FEDERAL. /// USP GASTA 35 POR CENTO A MAIS DO QUE RECEBE DE RECURSOS DE IMPOSTOS ESTADUAIS. /// VIADUTO É IMPLODIDO COM SUCESSO EM BELO HORIZONTE. /// ALARME DE BOMBA PROVOCA POUSO DE EMERGÊNCIA EM ROMA. /// AÉCIO CRITICA POLÍTICA DE OCUPAÇÃO DE FAVELAS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Confiança empata e garante classificação
Em sua última partida na fase de classificação da Série D, o Confiança, depois de um primeiro tempo em que atuou abaixo de suas reais condições do atual momento, cresceu bastante após as modificações processadas pelo técnico Betinho. Jogando em seus domínios, o Clube Atlético do Porto, de Caruaru, abriu o escore aos 15 minutos da etapa complementar, através de Edinho. O Dragão foi, então, em busca do gol de empate, que acabou sendo assinalado aos 44 minutos e meio, por intermédio de Kível, o artilheiro proletário. Houve um período de acréscimo de oito minutos, tendo em vista um fato inusitado. O árbitro cearense Avelar Souza chocou-se com um jogador, aos 34 minutos, e não teve condições de continuar no comando da partida. Foi substituído pelo quarto árbitro, pertencente à Federação Pernambucana. Apenas 1.850 torcedores pagaram ingresso, no Estádio Lacerdão, em Caruaru. Com o resultado de ontem, ficou em aberto a segunda vaga do grupo A-4.  A decisão ficará entre o Porto e o Globo, do Rio Grande do Norte. O Porto, dirigido pelo técnico sergipano Elenilson, precisa, no mínimo, de um empate. Em caso de vitória do Globo, a segunda vaga será da equipe de Ceará Mirim. Os principais destaques do jogo de ontem foram o goleiro Hudson e Taciano, do Porto, assim como Wallace, Geraldo e Kível, o autor do gol marcado no final da partida. A equipe proletária, mesmo sem reeditar suas exibições anteriores, jogou com sua habitual garra e garantiu vaga na segunda fase. Edinho, o autor do gol do Porto foi expulso, logo após a marcação, através de Kível, do gol de empate do Confiança.

Brasileirão
Com a vitória do São Paulo, por 2 X 0, diante do Cruzeiro, líder disparado da Série A, foi reduzida a apenas quatro pontos a diferença entre essas equipes. O G-4 apresenta, agora: 1. Cruzeiro – 46; 2. S~~ao Paulo – 42; 3. Internacional – 37 e Corinthians – 36 pontos.

Flamengo
Com um gol assinalado em flagrante impedimento, o Flamengo derrotou o Corinthians, no Maracanã, por 1 X 0, gol marcado por Wallace.

Neymar
Brilhou intensamente, no sábado, marcando os dois gols da vitória do Barcelona sobre o Atlético Bilbao, pelo campeonato espanhol.

Voleibol
O Brasil venceu mais uma no campeonato mundial de vôlei masculino que se realiza em Katowice, na Polônia. Desta feita, os comandados de Bernardinho aplicaram 3 X 1 na forte equipe da Rússia.

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro  Se tivesse uns quilos a mais, Marina poderia repetir uma expressão alagoana: "Praga de urubu não pega em cavalo gordo."

www.twitter.com/clovis_silveira As pessoas deveriam aprender a valorizar o que o dinheiro não pode comprar!

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Pelo número de vezes que vou e volto ao fundo do poço devo ser um balde

www.twitter.com/EduPavao  Quem tentou botar fogo ou apedrejou a casa da moça racista de Porto Alegre não é defensor de nada. É só boçal e bandido.

www.twitter.com/tiagoamelo  Não faz sentido estar vendo #AFazenda e depois ficar reclamando da galera que tá lá. É só de desligar a merda do canal.

ARTIGO

Disputa pelo Senado esquenta     por Edson Júnior*

Daqui a 20 dias estaremos frente a frente com a urna eletrônica para dizermos o que queremos para nosso Estado e para nosso País. Momento de observarmos o que foi feito, quem fez, o que fez, quem não fez, o que precisa ser feito e quem tem condições de realizar aquilo que diz que vai fazer. Escolheremos os futuros deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da república.
Neste ano o senado tem apenas uma vaga, disputa que está polarizada entre a atual senadora Maria do Carmo (DEM) e o deputado federal Rogério Carvalho (PT). Ninguém pode prever o resultado e o vencedor será por pequena margem. Quem se anima com pesquisas, percebe que a demista cai e o petista sobe.
O instituto Brasil Data realizou coleta entre os dias 03 e 05 de setembro e obteve os seguintes resultados: Maria do Carmo (DEM) tem 39,4% das intenções de votos e Rogério Carvalho tem 26,3%, uma diferença de 13%, diferença que já foi de 40%, em 31 de julho, quando o Vox Populi cravou 53% para Maria do Carmo e 10% para Rogério Carvalho. Essa subida meteórica de Rogério prevê últimos dias de campanha intensos, com mais atividades e mais contatos. Um dado importante dessa pesquisa da Brasil Data é que em 05 de setembro, 23,2% ainda não tinham se definido quanto ao voto para o Senado. Nesse ambiente, a virada pode já ter acontecido, ninguém se espante.

Talvez por isso e pelas sucessivas quedas nas pesquisas e crescimento de Rogério Carvalho, a senadora Maria do Carmo tenha mostrado incômodo nos últimos dias dizendo-se caluniada e que Sergipe conhece bem seu trabalho. Disse ela “Você (o eleitor) conhece o meu trabalho tanto aqui como em Brasília e pode me  avaliar e julgar. Acho que tenho feito muito bem o meu trabalho”.

Será que tem mesmo, senadora?
Para conferir sua atuação, visitamos portal do senado para verificar apenas o período 2007 a 2014. Os números são desconfortáveis e não dão razão à senadora Maria do Carmo. Sua participação no senado é pequena, muito pequena e, a rigor, não a credencia para mais um mandato de 8 anos, que somados aos 16 que já tem, seriam 24 anos de poucos serviços. Foram analisados apenas seus pronunciamentos e sua participação nas votações nominais. Vejam os números e tirem suas conclusões:
1) VOTAÇÕES NOMINAIS
Foram 913 votações em 8 anos. Desse total, a senadora Maria do Carmo não votou em 628 matérias, sendo que em 540 ela estava no senado, mas não votou (?); em 70 não estava no senado e em 18 estava de licença médica. Traduzindo: de 913 votações, ela apenas votou em 285 matérias, correspondente a apenas 31%. Fosse um trabalhador de suas empresas ela demitiria por baixa produtividade;
2) PRONUNCIAMENTOS
Em 8 anos, a senadora fez 32 pronunciamentos, média de um pronunciamento a cada três meses. E o que ela discursou? Desses 32 pronunciamentos, em 22 deles a senadora prestou homenagens a personalidades e comemorou datas festivas e de eventos. E os debates sobre a saúde, sobre a segurança, sobre ação social, sobre educação, direitos das domésticas, trabalho escravo, Mais Médicos, reforma tributária, senadora????
Fonte: http://www.senado.leg.br/senadores/dinamico/paginst/senador1023d.asp
Nunca é demais lembrar que, segundo o DIAP (vejam link), cada senador custa 33 milhões por ano. É muito dinheiro para pouca produção. Não há como fazer defesa da senadora e dizer que ela faz um bom mandato.
http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14030:quanto-custa-um-parlamentar-deputado-e-senador&catid=50:oit&Itemid=101
Talvez por isso o jornalista da revista VEJA, Lauro Jardim, tenha dito que a senadora Maria do Carmo “{…} deixará muito pouco ao sair do legislativo. Maria do Carmo passa as sessões do senado muito bem acompanhada. Sua atenção se reveza entre jornais e revistas. Livros, não tem notícia. Ontem, Maria do Carmo devorava um exemplar da National Geographic. Quando a discussão no plenário começou a pegar fogo e, naturalmente, incomodar seu religioso relaxamento, Maria do Carmo se retirou”.
Por isso que quando se fala que Sergipe tem uma cadeira vazia no senado a senadora fica irritada, mas, infelizmente, ela não fez seu dever de casa e a cadeira realmente ficou vazia durante 70% das votações nominais. Não é nenhuma calúnia, é fato.
Com todo respeito que Sergipe tem pela senadora Maria do Carmo Alves, e pessoalmente lhe dedico esse respeito, de verdade, sua ficha de serviços no senado agride sua biografia de trabalhadora. O DEM comete uma perversidade com ela ao deixá-la exposta a um curriculum senatorial aquém do que já foi Dona Maria. Seu mandato é pobre de produção, mas oneroso ao erário e prejudicial à Sergipe, que deixa de ter um representante presente para debater os grandes temas nacionais que impactam na vida dos sergipanos.
A cadeira de Sergipe no senado está vazia com Dona Maria do Carmo, é lamentável apontar isso. Não há como defender o mandato dela diante dos baixíssimos números que ela apresenta. É preciso refletir sobre a importância de um senador para o estado e concluir que o tempo de Dona Maria do Carmo seria melhor para ela e para Sergipe aqui, em seu Estado, não no senado, não mais em Brasília.
A hora é de renovar, dar um novo tom naquela casa legislativa, eleger um representante que tenha capacidade de liderança e qualidade para enfrentar os grandes temas que desfilarão a partir de 2015 no senado. A candidatura de Rogério Carvalho aparece em boa hora para Sergipe.
Rogério é relator do Projeto da Reforma Sanitária do SUS e daquele que trata exclusivamente sobre o Financiamento da Saúde. Neste quatro anos de mandato seu trabalho foi reconhecido pela bancada do PT na Câmara e por isso, dirigentes do partido o indicaram para relatar o mais importante projeto do governo da presidenta Dilma Roussef, o MAIS MÉDICOS. Além disso, tem 75 projetos de lei de sua autoria, 28 projetos de leis de sua relatoria e 61 discursos em plenário em um mandato de 4 anos.
No momento de escolher o próximo senador, os sergipanos precisam refletir sobre os próximos 8 anos. Em junho de 2013 as manifestações que explodiram pelo País mostraram que mudanças são necessárias, mas elas só acontecerão se tivermos parlamentares que participem das discussões e votem nas mudanças.

A cadeira de Sergipe precisa de um representante atuante; um senador que compareça às sessões, que compareça às votações, que esteja disposto e que tenha qualidade técnica para debater os temas que irão mudar os destinos do Brasil e de Sergipe.

É isso que o eleitor deve refletir quando estiver diante da urna e for colocar um senador na cadeira do senado, um senador que esteja ali, quando Sergipe gritar por ele.

*Estudante de Jornalismo – UNIT

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.” Rubem Alves, psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, nasceu em 15 de Setembro de 1933 e morreu 2014.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais