Arquitetura típica com casas barcos. Foto Silvio Oliveira |
Amsterdam é uma cidade para percorrer a pé e sem pressa, admirando seus canais, sua arquitetura bem típica, com casas geminadas e desniveladas de andar e cheia de janelas. É observar o vai e vem das mais de 500 mil bicicletas. Também conhecer a história de Anny Frank e visitar museus.
Você escolhe qual dos museus quer conhecer: o museu Rijsk ou simplesmente visitar o museu do Sexo? Amsterdam possui mais de 40 deles, para todos os gostos, que vão desde os exóticos (museu da tortura, da maconha, do erotismo, da batata frita) aos mais tradicionais (Casa de Van Gogh, Museu Judaico, entre outros). O Houseboat e o impressionante NEMO são grandiosos até mesmo em suas fachadas.
Passear pelo Mercado das Flores na beira do canal Singel e observar inúmeras tulipas e flores exóticas, além de experimentar os diversos tipos de queijos holandeses da feira livre também são roteiros preferidos pelos turistas. Mas é no Red Light District ou Bairro da Luz Vermelha onde Amsterdam se mostra bem diferente das demais cidades europeias.
Passeio de barco pelos canais Foto Silvio Oliveira |
Show de liberalidade
Conhecer o bairro requer um olhar liberal. O Red Light District é um dos locais onde inúmeras e variadas mulheres expõem seus corpos nas vitrines em meio a diversas casas de shows e lojas de produtos eróticos.
A prostituição nos Países Baixos é considerada profissão e, para os holandeses, as mulheres expostas em vitrines e cabines privadas são tão normais quanto sentar no café mais próximo e tomar uma taça de vinho. Negociou o valor ali mesmo, é só entrar na cabine, fechar a cortina e realizar suas mais dantescas fantasias. Dali o cliente sai com a nota fiscal do serviço e um sorriso estampado no rosto. Quer mais prova para dizer que o Red Light District merece mais do que uma visita?
Assistir aos shows de sexo faz parte do cardápio de qualquer turista curioso em visita a Amsterdam. As casas de shows
Passeios entre sex shops e casas de shows. Foto: Silvio Oliveira |
eróticos funcionam como se fossem casas de espetáculos de banda musical e engalfinham-se nas filas adolescentes, casais, senhoras e snhores. Os shows da Casa Rosso são os mais procuradores por turistas e a entrada vale um drink.
Há também alguns shows interativos, para quem realmente quer aventura. Mas se não tiver esse olhar tão liberal, melhor deixar o show de lado e entrar numa das centenas de sex shops do bairro. Dos inofensivos preservativos de todos os tipos aos filmes ou de caríssimas esculturas aos mimos eróticos, as sex shops são como padarias nos Países Baixos. Em cada esquina há uma para melhor servi-los.
Se preferir o coffeeshop; lembre-se que a compra e consumo de maconha é permitida nesses lugares. Entre uma cerveja e outra os freqüentadores degustam tragos da cannabis, o que faz emergir um cheiro forte por toda imediação da rua. Amsterdam é assim. Em vez de achar desagradável e horrendo encare com simplicidade e naturalidade, até porque, se não for assim, sentir-se-á bem fora do contexto.
Um outro passeio imperdível é percorrer de barco as centenas de canais da cidade. O passeio dura em média uma hora e
"Prostituição de vitrine" – foto proibida. Foto Silvio Oliveira |
há vários roteiros. Um deles percorre o grande canal onde se ver o museu Nemo e as casas flutuantes, além de embarcar e desembarcar bem próxima do DAM, a praça central onde estão localizados o palácio do governo municipal, o museu Madame Tussauds, o Monumento Nacional e vários outros prédios públicos e avenidas perpendiculares, com acesso a diferentes pontos turísticos.
Não se esqueça de passear a pé pela Stadhouderskade para ver as mansões além do Cassino de Amsterdam, dos bares e restaurantes à beira do canal. Fica bem próximo, o Heineken Experience – um prédio em estilo holandês onde fica a fábrica da cerveja, boate, loja e museu. Conheça também as imediações das praças Rembrandt e Leidese. Orgulhe-se de estar ali, pois Amsterdam é única e orgulha de si.
Sem esquecer
Não tire fotos das janelas que se encontram as mulheres. É estritamente proibido e caso desobedeça, poderá ter confiscada a máquina por alguns seguranças ou policial.
Cortada por canais. Foto Silvio Oliveira |
Tente ir sempre num grupo ou, pelo menos, em dupla e evite atrair atenção indesejada para si. Os holandeses são bem liberais e muita liberalidade converge para a desconfiança.
Não compre nada de estranhos – sendo mesmo drogas ou aluguel de bicicletas -, ou a qualquer pessoa que o aborde de uma forma menos legal.
Veja que tudo é considerado natural pelos holandeses e eles não se importam com a prostituição. Haja com naturalidade também.
Lembre-se que Amsterdam é uma cidade com vida noturna agitada. Muita gente caminha pelas ruas de madrugada, mas agito também é sinônimo de bebida e drogas. Não se descuide.
Não visite o Red Light District em primeiro lugar ou ficará com uma ideia errada sobre os Países Baixos e Amsterdam. Divirta-se com uma visita ao RLD que lhe vai deixar uma impressão para sempre.
Registros
|
|
|
||||||
|
|
|
Fotos: Silvio Oliveira – Clique na foto para ampliar
Na Bagagem
Dia do Agente de Viagens
Em comemoração ao Dia do Agente de Viagens (24/04), a Câmara dos Deputados realizou uma sessão especial e uma das questões em discussão foi à colocação na pauta de votação da Casa a PL 5120/2011, que regulamenta a atividade do agente de viagens no país.
“Taxa conforto” cobrada por empresas aéreas é legal?
A Câmara dos Deputados levantou a questão. O deputado Dimas Ramalho (PPS-SP) explica que essa taxa se refere a serviços que antes eram considerados básicos, como espaço entre as poltronas, serviço de bordo e marcação antecipada de assentos. Normalmente, as poltronas com maior espaço estão localizadas nas fileiras dianteiras e nas saídas de emergência e as principais empresas aéreas já restringem esses serviços a quem estiver disposto a pagar a taxa.
Barbados- Caribe perto de você
Barbados, país situado na região das Ilhas do Caribe, tem atraído muitos brasileiros por sua capital (Bridgetowm) ser uma das mais desenvolvidas e possuir praias virgens e de águas azuis. Voos partem diariamente de São Paulo.
Turistas estrangeiros
A Argentina é o principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil (1,4milhão) seguida pelos Estados Unidos (641,4mil), no terceiro do ranking, a Itália (245,5mil). Registra-se que os turistas de longa distância tem visitado menos o país se comparado com anos anteriores, porém, os turistas da América Latina estão cada vez mais conhecendo o Brasil.
Estados mais visitados por turistas estrangeiros
Dados da Embratur registram que São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná são os mais visitados por turistas estrangeiros. Do Nordeste, aparecem no ranking, respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares, os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.
Captação de eventos internacionais
De acordo com pesquisa realiza pelo International Congress and Convention Association (ICCA) São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis são as cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais. Rio de Janeiro e São Paulo possuem os maiores centros de convenções do país. Do Nordeste, Recife aparece em sexto lugar na lista de eventos internacionais e em décimo lugar no ranking dos maiores centros de convenções do país.
Contato: silviooliveira@infonet.com.br