Angústia!

                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Um excelente artigo da colunista do Estadão e analista de Assuntos Políticos Rosângela Bittar que o leitor precisa ler e refletir:

 

Ambiente de Brasília funde medo à morte com desvario do homem que domina os palácios.

 O clima de Brasília está irrespirável. O ambiente funde o medo da morte, impregnado na nova expansão da pandemia descontrolada, com o desvario constante do homem que domina os palácios da capital. A cidade se transformou, desde o início, em campo de provas da negação da ciência, da vida e do bom senso. Um novo apocalipse.

Falsidades e mentiras são multiplicadas a cada dia da gestão Jair Bolsonaro. O presidente insiste em atacar, violentar, agredir, instituições e pessoas. Convém deixar que se enrole na sua própria teia e consuma seu próprio veneno. O que importa verdadeiramente é a sobrevivência dos cidadãos.

Pode-se listar as manobras rocambolescas de Bolsonaro:

1 – O pedido de impeachment dos ministros do Supremo não se deve a uma solidariedade fraternal ao ex-deputado preso Roberto Jefferson. Afinal, até o presidente sabe que não foi mera liberdade de expressão o que ele cometeu. A série de fotos e desaforos do ex-deputado, armado até os dentes, ameaçando autoridades, pelas redes sociais, não deixa dúvidas. Os provocadores, porém, aos ouvidos de Bolsonaro, o lembraram que, depois de Jefferson, o próximo alvo seria Carlos Bolsonaro.

2 – Ao reagir furioso ao encontro do ministro Luís Roberto Barroso com o vice-presidente Hamilton Mourão, Bolsonaro deu curso a seu traço marcante, de aplicar a tudo a teoria da conspiração. Avaliou que tal reunião se destinava a tramar sua derrubada da Presidência, deixando o poder com o vice. Foi do que se queixou, sem meias-palavras, a membros do Judiciário.

3 – A insistência com que repete que não haverá eleição no ano que vem, ameaça respaldada pelo general-ministro da Defesa, não define como e com quem dará o golpe. Um novo AI-5? Como ficariam os mandatos dos deputados e senadores? Os governadores terão seu tempo prorrogado? O Centrão, que se alimenta de eleições, concordará em extingui-las?

Com estas e muitas outras imprecisões e omissões, Bolsonaro conseguiu desviar a atenção do desastre do seu governo. Em todas as áreas, mas, em especial, na gestão da pandemia, que não acabou. Embora tenha se tornado tão incômoda aos seus planos eleitorais que o presidente nem sequer menciona mais a sua querida cloroquina.

A mobilização da sociedade está sendo insuficiente para conter as sucessivas ondas de insegurança geradas em cada palavra, gesto ou movimento do presidente.

Assim, o País precisa voltar ao que interessa, ao foco do qual o presidente quer desviar a atenção do eleitorado.

A constante morte de famosos lembra que a pandemia persiste e exige novas ações de combate. Outros países mais bem posicionados que o Brasil no enfrentamento da crise já estão retomando mecanismos extremos, como o lockdown. A pandemia se mostra viva e mutante. Até tirou a máscara do quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga.

 Posando de bom moço que nada devia à sociedade pelos malfeitos de seus antecessores, Queiroga entrou firme na campanha eleitoral da reeleição. Até transgrediu o plano nacional de imunização, reduzindo as doses de vacina devidas proporcionalmente a São Paulo. Mesquinharia incompatível com a gravidade da situação e mais uma questão para a Justiça arbitrar.

Ocupado apenas com seu destino e seu previsível fim, Bolsonaro inventa um enredo em que ele mesmo é o mocinho, o bandido, o padre, o pastor, o médico, o juiz de paz, o prefeito, o governador e a tropa de ataque à cidadela sitiada.

O que é mais mortal? Este Bolsonaro ou o coronavírus? A doença, é verdade, aproveita-se das populações mal governadas e abandonadas à própria sorte. Mas as instituições também precisam ampliar o seu papel de resistência. As convulsões diárias do faroeste bolsonarista não merecem tanta atenção.

Convém deixar que Bolsonaro se enrole na sua própria teia e consuma seu próprio veneno.

 

 Solidariedade a João Fontes Ontem, 19, o ex-deputado federal João Fontes recebeu a solidariedade de muitos amigos por conta de declarações de um “profissional” que grande parte da categoria sabe muito bem do caráter dele. Não foi surpresa para o titular deste espaço que já foi bombardeado nos bastidores por conta de uma inveja desmedida, em virtude deste espaço conquistado respeito e credibilidade ao longo do tempo. Lá, além da alma amarga, perversa e do mal,  da vaidade e da vingança, como bem escreveu João Fontes, a inveja também permeia o dia a dia do “profissional”.  Em Sergipe, como bem lembrou João Fontes, todo mundo se conhece e o “profissional” em questão. Aliás, quando chegou em Sergipe, a diretoria do Sindjor de então taxou-o de charlatão (não tinha formação ainda) e alguns jornalistas foram contra a perseguição do sindicato, inclusive o pai do titular deste espaço, que tempos depois recebeu críticas descabidas do “profissional” assim como João Fontes agora. Cada um semeia o que tem..

 Aliados preocupados com indiferença do governador com relação às graves denúncias formuladas no MPE contra o comandante da PMSE Jurista de profissão, o governador, Belivaldo Chagas vem preocupando aliados e, até mesmo, surpreendendo alguns, ao passar pano nas ações do comandante da Polícia Militar de Sergipe – PMSE, Marcony Cabral Santos, que notadamente ferem a Constituição e transformam a corporação em puxadinho para incrementar a renda familiar dos seus apadrinhados, conforme as denúncias formuladas pela AMESE(Associação dos Militares do Estado de Sergipe) no MPE.

 Um inusitado gesto de doçura para um homem que se diz grosso Em entrevista à rádio Fan FM, no matutino apresentado por Narciso Machado, o governador fez um pronunciamento, atacando o Movimento Polícia Unida e colocando todos das forças de segurança de Sergipe no mesmo pacote, como se todos os servidores tivessem a remuneração superior a dois dígitos antes da vírgula ou, até mesmo, acesso a Indenização por Flexibilização Voluntária – IFV. O governador sabe – e muito bem – que a maior parte dos agentes de segurança tem remuneração de até quatro salários mínimos e que só os mais chegados do imperioso Julius Marcony César recebem a benção para gozar da IFV. As movimentações ativas no Ministério Público de Sergipe – MPSE, e denunciadas há mais de dez dias neste espaço, não o deixariam esquecer a farra que acontece bem embaixo do seu nariz. Belivaldo, no entanto, mantém silêncio sobre o tema. Um inusitado gesto de doçura para um homem que se diz grosso.

Não é inconstitucional! Vale salientar que a Lei Complementar 342/2020, que instituiu a IFV, o repouso remunerado do militar estadual, foi outorgada pelo próprio Belivaldo. Em sendo assim, não é inconstitucional! O benefício vale para todos os servidores das Forças de Segurança. No entanto, no caso da PMSE, hoje, a concentração IFVs, ferindo o regimento, vai apenas para parente e os amigos próximos do imperioso Julius Marcony César.

 Posto de combustíveis Eko esclarece que na frente do consumidor foi feita a aferição com o vasilhame de ferro com selo do Inmetro que comprovou que a bomba estava correta E o blog recebeu uma ligação de um dos proprietários do posto de combustíveis Eko informando que a denúncia do consumidor veiculada ontem – de que comprou 5 litros e no vasilhame de plástico só tinha 4,5 mil – não procede. Ele disse que tem tudo gravado, inclusive o consumidor foi atendido com educação pela gerência do posto que fez a aferição com o vasilhame de ferro com o selo do Inmetro que é usad,o diariamente, para aferir as bombas logo cedo, como determina o órgão, como medida preventiva. O consumidor quando viu a aferição correta não quis a nota fiscal e não deixou o vasilhame para comprovação se era realmente de 5 litros ou mais. O proprietário disse que o posto é bandeira branca e como não tem bandeira de rede pode negociar o preço mais barato e por isso tem um preço melhor do que os concorrentes. O blog reconhece que o posto tem um preço diferenciado dos demais. Aliás, antes parecia um cartel com os preços idênticos em todos os outros. Será que está incomodando?

  

É hoje, 20: Lançamento Influências, primeiro EP da trilogia de The Maupi (Maurício Pimentel) Com o nome “Influências”, o cantor The Maupi irá lançar oficialmente hoje, 20, seu primeiro EP de uma trilogia musical nas principais plataformas de streaming. A data marcará também o início de sua carreira como cantor profissional, função que a partir de agora irá dividir com a de consultor político. A primeira fase deste projeto contará com uma concepção de capa branca, considerada como a fase “White”. São quatro músicas próprias, sendo apenas uma em parceria, que remetem aos primeiros 20 anos de vida de The Maupi, no Rio de Janeiro. Logo, contará com influências de Tim Maia, James Brown e da Black Music.

Produção A produção é carioca com o renomado produtor, Marco Brito, tecladista conceituado que trabalha há 20 anos com Ivan Lins, além das participações do baterista Serginho Melo (Lulu Santos), baixistas Alexandre Catatau e Bruno Migliari e dos guitarristas Leandro Barros e Jow Ferreira. “Quero me dedicar para fazer o mais profissional possível e continuarei o meu trabalho de consultor”, explica The Maupi.

LP Com tanta criatividade que lhe é peculiar, The Maupi ainda prepara a cereja do bolo deste projeto. Trata-se do lançamento futuro do LP, no qual contará com as 12 canções dos três EPs que serão lançados ainda este ano. Neste caso, ainda não tem uma previsão, será “um processo mais pra frente”. Para dar conta a todo este projeto, The Maupi tem contado com total apoio da sua esposa, Géssica Mello, que faz o gerenciamento da sua carreira. Foram criados o canal no Youtube, página no Facebook e o perfil no instagram (@themaupi). Além de divulgação nos sites especializados como: www.suamusica.com.com.br/influenciasthemaupi  e www.themaupi.hearnow.com.

Músicas:

 

 

Macambira: palestra sobre o Agosto Lilás pelo fim da violência contra a mulher repercutiu em toda Região Agreste A Prefeitura Municipal de Macambira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS e CREAS, realizou na semana passada uma palestra em alusão ao Agosto Lilás. O evento, que ocorreu no Centro dos Idosos, teve por finalidade sensibilizar a sociedade macambirense sobre a violência contra a mulher.Participaram da palestra, o delegado Wilkson Vasco, o capitão da Polícia Militar, Irlan Kalaça, e as agentes de polícia judiciária, Sheila Thereza e Mitriene Christien. Um resumo:

 

 Movimento “É Sergipe” retoma reuniões para ajudar em ações da retomada da economia inclusive junto com outras entidades O movimento “É Sergipe” que tem como foco principal fomentar e valorizar o consumo de produtos, bens e serviços de empresas sergipanas não só despertando o sentimento de sergipanidade, mas fazendo que o dinheiro circule na economia do Estado com a retomada das atividades realizou sua primeira reunião pós-pandemia.  A ideia da diretoria é uma somação com outras entidades para unir forças em ações que ajudem na retomada da economia.

 Discussão Nesta primeira reunião, que foi realizado no Arcus Hotel na Orla de Atalaia, foram diversos debates, entr eles  a exposição do superintendente da Fecomércio, Maurício Vasconcelos, sobre a intenção de transformar o antigo hotel Velho Chico em hotel escola gerando renda e emprego para a região.  Entre os presentes, além dos membros do É Sergipe, o secretário de Indústria e Comércio de Socorro, Luiz Carlos e o vice-presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, Gustavo Paixão.

Emprego e renda O presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho, se colocou à disposição do movimento É Sergipe para ajudar, através do legislativo da capital, nas ações que possam promover a retomada da economia gerando emprego e renda para os aracajuanos. A intenção do movimento abrir uma ampla discussão sobre  a retomada da econômica de Sergipe com representantes dos vários segmentos. Mais informações aqui:https://www.instagram.com/tv/CSwzpxADrar/?utm_medium=copy_link

 

 

Samuel Carvalho vira réu em processo penal por apropriação indébita; confira o termo da audiência Deu no Ajunews O Deputado estadual e ex-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Samuel Carvalho (Cidadania), sofreu revelia, devido a sua ausência na audiência realizada no Fórum de Carmópolis, no Leste sergipano, onde o parlamentar responde um processo penal (202072101334), pelo crime de apropriação indébita. A audiência aconteceu na terça-feira (10). O AjuNews teve acesso ao termo da audiência que ficará disponível no final matéria. Segundo denúncia do Ministério Público, Samuel Carvalho Dos Santos Júnior atuou como advogado da senhora Andréia Santos de Jesus, na ação indenizatória contra a empresa de telecomunicação TIM, e, após ganhar a causa, se apropriou de R$ 4.025,33 (Quatro mil, vinte e cinco reais, e trinta e três centavos), não entregando o dinheiro à sua cliente. Toda matéria aqui:

 

 

 

Deputado Fábio Reis acompanha reinauguração do CEO de Laranjeiras O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Laranjeiras/SE foi reinaugurado na quinta-feira, 19, pelo Governo do Estado de Sergipe. Quem acompanhou de perto a reinauguração foi o deputado federal Fábio Reis, que, ao lado do prefeito Juca de Bala (MDB) e do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), parabenizou o governador Belivaldo Chagas pela iniciativa.

 Reestruturação “Os CEOs são unidades de saúde de extrema importância para os sergipanos. Ver que Belivaldo está investindo no centro daqui de Laranjeiras me deixa muito feliz. E ver também esse CEO totalmente reestruturado e com capacidade agora de ampliar os atendimentos é sem dúvida motivo de muito orgulho para mim e para o prefeito Juca, que é sempre um grande parceiro”, destacou Fábio Reis. De acordo com informações Fundação Estadual de Saúde (Funesa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que gere os centros em Sergipe, a obra teve um investimento de R$ 184.934,04 para a reestruturação de um espaço com quatro consultórios; recepção; sala da gerência, sala de arquivo; almoxarifado; depósito de materiais de limpeza; sala de lavagem; sala de esterilização; copa e mais quatro banheiros.

Serviços Os CEOs ofertam serviços nas áreas de periodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia oral, atendimento a pessoas com necessidades especiais e diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca. Além desses serviços, os centros também contam com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o correto diagnóstico e tratamento da saúde bucal.

 

 

Diná Almeida destaca investimento na reinauguração de Centro Odontológico em Laranjeiras A deputada estadual Diná Almeida também participou, da solenidade de entrega do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Laranjeiras. O CEO foi totalmente reestruturado após um investimento de quase R$ 185 mil do Governo do Estado. Os quatro consultórios da unidade foram entregues bem equipados e prontos para atender à população do município e da região com mais qualidade. “Sinto uma alegria imensa a cada entrega de obra que muda para melhor a realidade de tantas famílias pelo interior sergipano”, celebrou a deputada, que estava acompanhando o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Simone Feitosa, e a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, além das demais autoridades presentes na ocasião.

 

Capela: Prefeitura lança maior programa de asfaltamento da sua história Cerca de 20 ruas e mais de 41 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica vão levar mais qualidade de vida, conforto e valorização para o município de Capela a partir do lançamento do programa “Minha Rua Melhor”, ocorrido na última quarta-feira, 18. Realizada em parceria com o Departamento Nacional de Obras de Combate à Seca (DNOCS), a ação é tratada como o maior programa de asfaltamento da história do município. Prestes a completar 188 anos de emancipação política, Capela tem atuado com uma programação de comemoração ao aniversário, que ocorrerá no sábado, 28. Entre as atividades que englobam o mês especial de aniversário, estava previsto o lançamento de uma grande ação de infraestrutura, que culminou no programa Minha Rua Melhor e contou com a presença da população na solenidade ocorrida no bairro “Lá Vem Um”.

Orgulho O programa foi celebrado pela prefeita Silvany Mamlak, que relatou o orgulho em apresentar à população essa ação em pleno mês de aniversário do município. “Sou uma prefeita que sempre faz questão de trazer presentes nos meses de aniversário da cidade. São 188 anos e temos muito o que comemorar, mas também temos que olhar para o futuro”, declarou. Estiveram presentes no evento diversas autoridades políticas, a exemplo do presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Christiano Cavalcante; dos secretários da Prefeitura de Capela; dos vereadores do município e de lideranças políticas de diversas comunidades.

“Justiça bloqueia bens do servidor que transferiu dinheiro da saúde para conta pessoal”, diz Ricardo Marques O vereador Ricardo Marques (Cidadania) está acompanhando toda a investigação do caso do servidor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju que transferiu quase R$ 200 mil para conta pessoal. Ele está em posse dos processos que foram abertos no Ministério Público e no Tribunal de Justiça e atualiza que a juíza Christina Machado determinou a indisponibilidade dos bens e contas bancárias em nome do servidor. Outro ponto levantado pelo parlamentar é que, de acordo com a sindicância, o servidor não tinha formação técnica para o cargo que exercia. “O relatório emitido pela Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo instaurado pela prefeitura apurou que apesar de o servidor ter sido lotado na Gerência Financeira não encontrou, em seus assentamentos funcionais, informações acerca de sua formação técnica”, revela.

 MPE O Ministério Público de Sergipe investiga o ocorrido e foi aberta uma Ação Civil de Improbidade Administrativa aberta no Tribunal de Justiça de Sergipe. “Estou acompanhando de perto o desdobramento desse caso. Gostaria de saber como um servidor que não era capacitado tinha acesso ao sistema contábil da SMS, conhecia a lista de credores e possuía a senha bancária do Fundo Municipal de Saúde”, questiona Ricardo.

Questionamentos Ricardo Marques ressalta que continuará acompanhando todo o desdobramento do processo. “Várias dúvidas surgiram com esse fato e ainda não foram respondidas, como esse servidor foi parar lá naquele setor? Quem colocou ele lá? Como ele tinha a senha de acesso às transferências? Foram feitas 16 transferências entre os meses de fevereiro e julho, os valores chegam a quase R$ 200 mil. É dinheiro público e é meu dever como representante do povo fiscalizar o que está acontecendo com o nosso dinheiro. Confio na Justiça e acredito nos desdobramentos da investigação e na punição dos responsáveis”, conclui.

Título de Cidadão Gloriense O deputado federal Laércio Oliveira (PP) recebeu na última terça-feira, 17, o título de Cidadão Gloriense, concedido pelo poder legislativo de Nossa Senhora da Glória. A honraria foi entregue no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença dos ex-prefeitos Chico do Correio e Sérgio Oliveira. O título foi um reconhecimento por todo o trabalho realizado por Laércio Oliveira no município, que já recebeu, desde o seu primeiro mandato, mais de 2,2 milhões para diversas ações nas áreas da educação, saúde e infraestrutura.

Responsabilidade “Agora eu passo a ter mais responsabilidade com esta terra que hoje é um dos mais importantes municípios do Estado, que mais cresce e se desenvolve, e que tem uma capacidade de gerar empregos através de micro e pequenos empreendedores. Glória tem um comércio pujante e uma bacia leiteira cantada em verso e prosa, mas também tem outras riquezas imensuráveis, uma delas é a capacidade do seu povo de transformar momentos difíceis em oportunidades de crescimento”, disse Laércio.

Compromisso O autor da propositura, o presidente da Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória, Anselmo Correia, disse que Laércio tem demonstrado responsabilidade e compromisso. “Para mim, é um dia muito especial, pois ganhamos mais um irmão. É o reconhecimento por aquele que tanto faz por Nossa Senhora da Glória. Já o admirava como empresário e cidadão, e hoje, como homem público, ele tem demonstrado responsabilidade e compromisso, não só com Glória, mas com todo o Estado de Sergipe. Me senti satisfeito e orgulhoso como autor da proposta, apoiado por todos os colegas vereadores, por homenagear uma pessoa tão especial, que tem uma visão voltada para o Estado de Sergipe”, disse.

Transparência: Prefeito de Muribeca implanta QR CODE em placas de inauguração O Prefeito mais jovem do Estado de Sergipe, Mário de Sandra, do município de Muribeca, lançou ontem, 18, a plataforma “Muribeca Transparente” durante solenidades que contou com a presença do Deputado Federal Fábio Mitidieri e do Estadual Adailton Martins. A ferramenta funcionará da seguinte forma: em cada placa inaugural haverá um QR CODE, onde ao aproximar a câmera do celular o cidadão é redirecionado e terá acesso ao custo da obra, fonte de recursos e período de execução.

Controle social Para Mário de Sandra (PL), a iniciativa fortalece o controle social e melhora ainda mais a transparência da Administração Pública. “A transparência no setor público, para além de uma obrigação formal, passou a ser um diferencial na percepção da boa política, o povo precisa de transparência. A intenção do “Muribeca Transparente” é poder mostrar ao contribuinte a forma como o recurso público é alocado na cidade, tudo isso na palma da mão, na tela do celular”, destacou Mário. “Não é mais aceitável considerarmos que o princípio constitucional da Publicidade está atendido pela letra fria das prestações de contas, a transparência dos gastos precisa ser democratizada e Muribeca sai na frente com este mecanismo municipal”, finalizou.

 

Com o tema central “Enfrentando desafios nos reinventamos”, as sociedades sergipana e alagoana de anestesiologia realizam, nos dias 27 e 28 de agosto, a Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe 2021) Com uma vasta programação científica,  nesta edição, a jornada acontecerá no Hotel Vidam, na capital sergipana.O evento contará com três simpósios, nove conferências e uma miniconferência, além de cinco palestras com temas sobre atuação da anestesiologia em diversas áreas. As aulas serão proferidas por palestrantes de Sergipe, Alagoas e mais quatro Estados. De acordo com presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), Áley Marinho, antes da jornada, será realizado mais um Curso do Controle Básico da Via Aérea. “Vai ser um curso pré-congresso, com duas turmas, para um total de 40 participantes”, informa, complementando que o curso acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto.

Abertura A abertura da Jalagipe, que já se consolidou como um dos maiores eventos científicos do Nordeste, acontecerá na manhã do dia 27.  A valorização do ser humano também estará presente na jornada, cuja primeira conferência será “O poder da gratidão”, coordenada por Dr Marcos Albuquerque e terá como palestrante  Dr Raimundo Saturnino, ambos anestesiologistas. Dr Áley Marinho reforça que o evento será realizado seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19. “A Jalagipe é um grande momento de atualização científica para os anestesiologistas em geral, colegas médicos de outras áreas e estudantes de Medicina, além de troca de experiências entre os participantes. A equipe organizadora adotou todos os cuidados recomendados contra a proliferação do Coronavírus”. A Jalagipe conta com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Mais informações sobre a jornada podem ser obtidas através do telefone (79) 99984-8464.

Curso de Via Aérea A 2ª edição do Curso do Controle Básico da Via Aérea contará com aula teórica online, às 19h, no dia 25. E na manhã da quinta,26 , a aula prática acontece no Vidam Hotel. A Saese realiza o curso, observando o cenário epidemiológico atual. Foi notado que, com o advento de novas síndromes e doenças respiratórias, o controle adequado da via aérea tem sido primordial para cuidar e salvar as vidas dos pacientes. A primeira edição foi realizada dos dias 2 e 3 de julho deste ano. O objetivo é atualizar os associados, médicos e estudantes de Medicina.

 

Jucese integra 100% dos municípios sergipanos à Redesim Sergipe passou a fazer parte do grupo de estados que têm 100% dos seus municípios integrados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O sistema, criado pela Lei Federal 11.598/2007, estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro de empresários e de pessoas jurídicas em todo o território nacional. Em Sergipe, a Junta Comercial (Jucese) é a responsável pela efetivação da Redesim.

Parceria Durante o período de três meses, a Jucese, em parceria com o Sebrae Sergipe, realizou a capacitação e integração de doze municípios sergipanos, alcançando 51 servidores das secretarias de Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Finanças. O treinamento foi ministrado pelo analista de implantação da Vox tecnologia, Cristino Ferreira – empresa desenvolvedora do SIGFácil, plataforma integradora da Redesim adotada pela autarquia.

Recursos A integralização dispõe de uma série de recursos para diminuir e facilitar processos de abertura, fechamento e alteração de empresas. “O sistema permite que todas as etapas para o registro e licenciamento das empresas sejam feitas em um só lugar e de forma virtual. Por integrar todos os órgãos, facilita a padronização dos procedimentos, aumentando a transparência e reduzindo custos”, destaca a diretora de registro, Cristina Melo. Ao aderir à integração, a prefeitura poderá realizar em um só lugar a consulta prévia de localização, alvará de funcionamento provisório, inscrição municipal, alvará de localização e funcionamento, alvará sanitário, dados cadastrais, relatórios e, por fim, alteração e baixa de empresas.

Resposta satisfatória Segundo o presidente da Jucese, Marco Freitas, apesar dos desafios para integrar os municípios sergipanos, a resposta para o Governo do Estado, bem como para empresários e a sociedade em geral, é satisfatória. “Para os empresários, a integração à Redesim significa menos custos, menos burocracia, mais agilidade e maior segurança. Para o Governo, por sua vez, mais arrecadação de impostos, redução da informalidade e melhor controle da fiscalização”, confessa Freitas.

Técnicas terapêuticas combatem insegurança no retorno presencial às aulas Com o avanço na vacinação e os baixos números de casos de COVID-19, a volta às aulas presenciais tem acontecido de forma gradual para crianças e adolescentes. Após um ano e meio no ensino remoto, uma experiência nunca antes vivida, o “novo normal” pode causar ansiedade e medo de infecção pela doença. Para ajudá-los nesse momento, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) têm sido muito utilizadas.

PICS As PICS são recursos terapêuticos que atuam na prevenção de doenças e recuperação da saúde, com ênfase no acolhimento e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Cíntia Barreto, terapeuta holística, auxilia as crianças a lidarem com o medo e a insegurança por meio das práticas complementares, como aromaterapia, florais de bach e o Reiki, uma técnica que utiliza a imposição de mãos para canalizar a energia vital visando promover o equilíbrio energético. Cintia Barreto ressalta que com a disseminação do conhecimento, a tendência é que modalidades como reiki sejam melhor aproveitadas no dia a dia do indivíduo.  “Cada vez mais, as pessoas estão aderindo a tratamentos que utilizam recursos terapêuticos que podem somar à medicina tradicional, o que sem dúvida pode trazer mais saúde e qualidade de vida, inclusive no pós-pandemia”, diz.

Emoções negativas De acordo com Cintia, os processos são fundamentais para combater emoções negativas. E as PICS irão ajudar aos jovens e crianças a retornarem às aulas de forma mais tranquila, mesmo que seja num ambiente diferente. “O momento que estamos vivendo foi desafiador para todos. Os nossos jovens e crianças também estão recebendo as informações negativas a todo momento. Precisamos cuidar e observar para que o retorno às aulas não seja traumático, assim como foi, para alguns, a ida para o online”, diz. O apoio e envolvimento da família tem papel importante no tratamento. Com o núcleo familiar envolvido e realizando os procedimentos em casa, todas as etapas são concluídas e o resultado é muito satisfatório. Assim, os pacientes conseguem eliminar todos os medos e inseguranças nesse processo de volta às aulas e atingir um melhor desempenho na escola.

 Reiki Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Reiki é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – assim como yoga, arteterapia, meditação, entre outras. O método funciona como uma limpeza energética para alinhar os chakras – centros das energias vitais. A prática, desenvolvida no Japão, pode ainda reduzir sintomas de estresse, depressão e ansiedade, dores, insônia e muito mais.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 NOTA DE ESCLARECIMENTO – Deputado estadual Iran Barbosa

Na sessão que ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 19, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), não houve qualquer votação sobre aumento de salário de governador ou de deputados estaduais. Essa informação é mentirosa, como também é mentirosa a informação de que o deputado Iran Barbosa votou a favor de tal aumento. Quem está divulgando essas informações poderá responder por suas consequências.

Para que a população fique esclarecida e não seja induzida a erro por quem divulga mentiras, nenhum salário para membros do Poder Executivo ou do Poder Legislativo foi reajustado no dia de hoje na Alese.

O projeto que alterou valores salariais, aprovado hoje pelos deputados, foi dirigido aos servidores do Poder Judiciário, garantindo-lhes a revisão geral anual, como manda a Constituição e como deveria ocorrer para todos os servidores públicos dos demais poderes, como tem defendido, insistentemente, o deputado Iran Barbosa.

A informação de que houve aprovação de reajuste para os subsídios dos deputados ou do governador não procede.

O que se fez hoje na Alese foi corrigir um absurdo que se arrasta há anos em Sergipe, onde os subsídios dos deputados estaduais eram reajustados, automaticamente, para o teto, sempre que os subsídios dos deputados federais aumentavam; e os subsídios do governador eram igualmente reajustados para o teto, sempre que os subsídios dos desembargadores eram reajustados, sem necessidade de qualquer aprovação por parte dos legisladores, na medida em que já se havia definido um indexador automático, recentemente derrubado pelo STF.

Com os projetos que foram aprovados hoje, cumprindo essa decisão do STF, não haverá mais reajustes automáticos. Toda vez que tiver que haver reajuste para deputados e para o governador e vice, terá que haver discussão e votação na Assembleia Legislativa, como acontece na Câmara Municipal de Aracaju, por exemplo.

Os projetos de hoje que trataram dos subsídios dos deputados e do governador não promoveram nenhum reajuste e Isso pode ser facilmente comprovado verificando-se os valores praticados até agora e os que se praticarão daqui em diante.

Como os subsídios dos deputados estaduais eram indexados pelos subsídios dos deputados federais, há quase oito anos que não há alteração nesses valores e eles continuarão assim. Como os subsídios do governador eram indexados pelos subsídios dos desembargadores, os reajustes recentes adotados para estes últimos reajustaram os valores pagos ao governador.

Por isso, o deputado Iran Barbosa, inclusive, assinou, defendeu e votou em uma emenda que tentou reduzir o salário do governador aos valores que eram praticados em 2015, já que os demais servidores públicos não têm tido seus salários revisados ou reajustados.

O deputado Iran Barbosa tem compromisso com a classe trabalhadora, não apoia distorções nas realidades salariais do serviço público e não defende e nem vota favorável a qualquer proposta que prejudique os trabalhadores do serviço público ou do setor privado. Sua história comprova isso e suas ações não permitem que mentiras manchem seu compromisso de seriedade no trato da coisa pública.

 

BREVE E SUPERFICIAL OPINIÃO JURÍDICA Por Clarkson Ramos Moura, modesto operário do direito

ASSUNTO: DIREITO À PRÓTESE PARA AUMENTO DE “PINTO MINÚSCULO”, POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO.

DE PRONTO, A VERTENTE CONSULTA, FORMULADA POR POPULAR, DEIXA PATENTE, SEM ASSOMO DE DÚVIDA, CUIDAR DE ESPECIAL PROCEDIMENTO PROTÉTICO-FÁLICO DE AUMENTO DE “BILAU MINÚSCULO” — POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO PARLAMENTAR — E NÃO, COMO DEVERIA SÊ-LO — POR DIREITO AMPLO E IRRESTRITO ASSEGURADO A QUALQUER PRETENDENTE DO POVO.

PORTANTO, EM NÃO SENDO O CONSULENTE REPRESENTADO, OU, NA SUGESTIVA E SUSPEITOSA HIPÓTESE, O SEU SOLÍCITO E GRACIOSO PROCURADOR (O CORONEL) — PARLAMENTAR — “CONDITIO SINE QUA NON” PARA AQUISIÇÃO DO DIRETO “SUB EXAMEN”, O CONCORRIDO E CONDICIONADO BENEFÍCIO, DIGA-SE PASSAGEM, DE LEGÍTIMA SAÚDE E DE RELEVANTE INTERESSE PÚBLICOS, NÃO LHES É REGULARMENTE DEVIDO “JURIS ET DE JURE”.

É COMO ENTENDO, S.M.J. DOS EXPERTOS DO “STAFF” JURÍDICO DO CONGRESSO NACIONAL E/ OU DOS DEMAIS ESTAMENTOS LEGISLATIVOS DA FEDERAÇÃO, ESPECIALIZADO NOS TÍPICOS, EXCEPCIONAIS E COMPLEXOS ATOS “INTERNA CORPORIS”, EXCLUSIVOS DOS PARLAMENTOS.

“SIMPLEX OPINIO MEA EST!”

 

 

 

 

 

Campanha agasalho: Clube de Karatê União arrecada agasalhos para entregar a moradores de rua O Clube de Karatê União fundado há 30 anos tem como um dos seus princípios realizar campanhas para ajudar a comunidade carente, englobando os alunos mostrando a necessidade de um olha responsável na missão social. O Clube tem um projeto gratuito de ensinar karatê no Lar Esmeralda, em São Cristóvão, que atende crianças carentes. Anualmente são realizadas gincanas para congregar os alunos e pais e os alimentos e materiais de limpeza arrecadados são doados as instituições que cuidam de pessoas carentes. Desta forma os que fazem o Clube de Karatê União acreditam que estão formando não apenas campeões no esporte, mas cidadãos com a consciência de ajudar o mais próximo. Agora está arrecadando até o final deste mês agasalhos para entregar aos moradores de rua. A cada 10 peças os integrantes saem às ruas para entregar a quem está precisando. Se quiser ajudar é só 79 – 98809 – 0037.

 

 

 

 

 EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

 

É neste sábado, 21, a partir das 16h: Michel Teló fará a festa dos trabalhadores da construção no DNCS Neste  sábado, 21/8, das 16h às 18h, os trabalhadores do setor da construção terão um encontro virtual especial com o cantor Michel Teló. O show exclusivo será no Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O DNCS será apresentado por Maria Paula Fidalgo (Casseta e Planeta) e terá sorteio de brindes por região, para que todas elas sejam contempladas. Para assistir ao show ao vivo, no dia do evento, basta acessar o mesmo link da inscrição aqui. https://cbiconline.sistemaboss.com.br/login     Para participar dos sorteios de brindes, os trabalhadores devem estar inscritos na plataforma. A apresentadora Maria Paula Fidalgo vai apresentar os prêmios, que serão sorteados por região – para que todas elas sejam contempladas. O projeto Dia Nacional da Construção Social da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, é feito em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO 

A Catedral e a comunidade católica.  Por João Augusto Botto Nascimento*

 Este artigo tem como objetivo despertar na comunidade católica a importância da CATEDRAL METROPOLITANA DE ARACAJU, como patrimônio religioso da Igreja Católica. A Catedral Metropolitana de Aracaju, localizada no Parque Teófilo Dantas, no centro da cidade, é um monumento da arquitetura religiosa desta cidade, sendo Igreja Matriz que acolhe a Padroeira Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1875, cujo acervo sacro apresenta um reconhecido valor artístico, histórico e religioso.

 A Igreja católica tem descuidado do patrimônio que construiu, quando deixa há anos a comunidade católica sem esse importante ambiente de louvor, oração, entrega ao mistério DIVINO e de encontro fraterno da comunidade.

 A Catedral Metropolitana é nossa identidade católica. Por isso, a angústia da sua comunidade em vê-la restaurada com urgência. Importante lembrar que este deve ser um espaço aberto a todos, de modo que a população, em especial os cristãos devotos, possam ser enriquecidos culturalmente com o patrimônio religioso e, ainda, a Igreja venha cumprir a sua missão de evangelizar em uma simbiose do diálogo da fé com a cultura.

 A Catedral Metropolitana de Aracaju, nos seus mais de 150 anos, tem um passado rico. Para nós, católicos, é um monumento vivo e uma forte representação da fé cristã, sendo indispensável na formação dos cristãos.

 Na verdade, a Catedral representa a verdadeira Igreja. A própria palavra “cátedra” nos remete a formação da nossa comunidade como pilar da Igreja Católica em Aracaju.

 A catolicidade da igreja tem a ver com o acolhimento e comunhão das comunidades paroquiais ao centro diocesano na qual devem ser seguidoras do seu exemplo. Sem essa unidade entre as comunidades, o bispo e a sua cátedra, as comunidades católicas, se encontram fechadas em si mesmas, sem eclesialidade. A Igreja deve ser santa, centrada na evangelização, na prática dos ensinamentos de Jesus e no celebrar dos sacramentos. Sem esses pilares, perdemos a referência que devemos ter associadas ao bispo e à Catedral.

 Portanto, é passado o momento de a Igreja superar os obstáculos políticos e administrativos e se comprometer com a rápida conclusão da obra de restauração da CATEDRAL METROPOLITANA DE ARACAJU, para que a comunidade católica retome sua referência religiosa.

 É muito triste ver uma Igreja silenciada, sem a devida atenção para com nossa história ou mesmo negligenciada com seu patrimônio cultural, histórico e religioso.

 Aracaju (SE), 16 de agosto de 2021

 *Bel em Direito, Pós-Graduado em Direitos Humanos e Seguridade Social, Secretário Geral do FBDH – Fórum Brasileiro de Direitos Humanos.

 

 

PELO TWITTER

 

www.twitter.com/minc_rj Nível 1:

 Tropa se choque de Bolsovirus embarca em massa para Afeganistão.

Lá não tem STF, urna eletrônica, Congresso, imprensa independente, movimento feminista, ecológico e LGBTI.

E todo mundo porta armas, inclusive fuzis.  

 

www.twitter.com/ProfAndreyLemos

 

 

 

www.twitter.com/ISMARVIANA “Para que os reinos não se façam guerra, é preciso que também a não façam os homens entre si; enquanto a segurança precisar de uma fechadura, e a boa-fé precisar de um tabelião, – os homens lutarão de reino a reino, como de pessoa a pessoa.” Machado de Assis.

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 

Frase do Dia

“Não sei aonde vou, mas já estou a caminho.” Carl Sandburg.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais