Anular voto não anula eleição

Em todo ano eleitoral, o fenômeno se repete. Alguém sempre aparece para convencer as pessoas de que, votando nulo, as eleições podem ser anuladas, como um grande protesto contra as mazelas da classe política.

De fato, não é novidade. Já era um dos pilares dos anarquistas, desde o século 19. E, no começo do século 20, essa estória já fazia sucesso. Para o Anarquismo, votar nulo seria condição essencial para a própria liberdade, algo como uma recusa em entregar o poder do povo nas mãos de um líder. O famoso filósofo francês Pierre-Josef Proudhon, dentre outros, não distinguia entre reis tiranos e presidentes eleitos democraticamente, afirmando: “Não mais partidos, não mais autoridade, liberdade absoluta do homem e do cidadão.”

Quase um século depois de desvendada a insustentabilidade da utopia anarquista, a intenção de utilizar o voto como forma de protesto permanece, contrariando as probabilidades de uma era em que a informação é fácil, livre e disponível a quase todos.

Desinformação – Ocorre que essa era digital e globalizada, ao mesmo tempo em que permite que as informações se propaguem instantaneamente, padece da falta de critério na qualidade dessas informações veiculadas, trazendo riscos.

Por conta da desinformação, uma quantidade considerável de eleitores (6,70% do eleitorado nas eleições presidenciais de 2010, por exemplo, o que significa cerca de 7 milhões de eleitores), frustrados com a classe política, embalam-se no canto da sereia da anulação de votos como forma de protesto, deixando de exercer seu direito e dever democrático de escolher quem irá governá-los ou representá-los.

E o pior é que o fazem em troca de nada, como a lenda dos marinheiros que, encantados pelas belas notas cantadas pelas sereias, terminam naufragando. A metáfora é perfeita, afinal, na democracia, estamos todos no mesmo barco e o destino de um é o destino de todos.

O tal boato de que a anulação espontânea dos votos pode induzir à anulação da própria eleição é absolutamente desprovido de qualquer base legal. Trata-se apenas de uma má interpretação do artigo 224 do Código Eleitoral, que encerra o capítulo sobre as nulidades da votação.

O referido artigo deve, necessariamente, ser interpretado em harmonia com os artigos 219 a 223, do mesmo diploma legal, para que assim se possa extrair a norma (a regra) do texto da lei eleitoral.

Votar nulo não anula eleição, mesmo que os votos nulos correspondam a mais de 50% dos eleitores. A anulação da eleição só pode ocorrer em razão de nulidade decretada pela Justiça Eleitoral. E mesmo a Justiça Eleitoral só pode anular a votação nas hipóteses legais que o Código Eleitoral determina. Dentre as quais, não se encontra a anulação voluntária de votos pelo eleitor.

Legislação eleitoral – Segundo nossa legislação, a Justiça Eleitoral só pode anular a eleição nas seguintes situações:
— localização de mesa receptora em propriedade pertencente a candidato, membro do diretório de partido, delegado de partido ou autoridade policial, bem como dos respectivos cônjuges e parentes;
— localização de seções eleitorais em fazenda, sítio ou qualquer propriedade rural privada, mesmo existindo no local prédio público;
— extravio de documentos essenciais à votação;
— negativa ou restrição ao direito de fiscalizar, desde que registrado imediatamente em ata;
— quando votar, sem preencher os requisitos que a lei determina, o eleitor excluído por sentença não cumprida por ocasião da remessa das folhas individuais de votação à mesa, desde que haja oportuna reclamação de partido ou o eleitor de outra seção eleitoral, salvo aqueles que trabalham nas eleições;
— quando votar alguém com falsa identidade em lugar do eleitor chamado; e
— quando a eleição ocorrer com falsidade, fraude, coação, interferência do poder econômico e o desvio ou abuso do poder de autoridade, em desfavor da liberdade do voto, ou emprego de processo de propaganda ou captação de votos vedada por lei.

Mesmo nessas situações, as votações só serão anuladas se a quantidade de votos nulos ou anulados atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais. Nesse caso, o tribunal marca nova data para eleição, entre 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias depois.

Tanto o voto em branco (quando o eleitor escolhe a opção Branco) quanto o voto nulo (que não corresponde a qualquer numeração de partido político ou candidato) não são considerados na soma dos votos válidos.

Mas, se é tão clara a questão jurídica, por que se fomenta esse boato?

Quem sai ganhando com isso é justamente quem se desejava evitar: os piores candidatos, que precisarão de menos votos para conquistar os cargos públicos. Trata-se do quociente eleitoral, que vem a ser o número de votos válidos dividido pelo número de vagas, e do quociente partidário, que é o número de votos do partido ou coligação dividido pelo quociente eleitoral.

Beneficio para políticos rejeitados – Nessa matemática eleitoral, eleitores bem intencionados, que só desejavam expressar sua indignação contra os inúmeros problemas da classe política, podem acabar servindo justamente a quem seria o alvo de sua revolta, pois, um número menor de votos válidos possibilita que políticos sem expressão ou mesmo rejeitados nas urnas tenham acesso aos cargos políticos através do quociente partidário.

Ou seja, aquele candidato que o eleitor não votaria de jeito nenhum, acaba eleito porque o eleitor anulou seu voto, em vez de votar em outro candidato que não achasse tão reprovável.

Fato semelhante é o que ocorre com os candidatos-protestos (Enéias, Tiririca etc), pois, a vontade de expressar a indignação contra a classe política termina acarretando um grande número de votos para esses candidatos que, por força dos quocientes eleitorais e partidários, carregam à reboque candidatos que jamais teriam condições de participar legitimamente do universo político democrático.

E, tal o canto das sereias na versão da banda Paralamas do Sucesso, em vez da "novidade que seria um sonho, o milagre risonho da sereia", o eleitor encontra "um pesadelo tão medonho, ali naquela praia, ali na areia". E a cada ano eleitoral, veremos novamente a sereia cantar para inocentes marujos que, por falta de informação, vão entrar "de gaiato no navio". (Marcelo Nogueira é advogado no escritório Nogueira Empresarial/Revista Consultor Jurídico, 28 de agosto de 2012)

Grande caminhada ontem
A  coligação “Aracaju não pode esperar”, que tem como candidato a prefeito João Alves Filho (DEM) realizou ontem, 30, uma grande caminhada que saiu da praça da Bandeira em direção a praça Fausto Cardoso.  “A   minha vitória nessa eleição significa a volta do povo ao poder. Eu sei que vocês confiam em mim e serei o prefeito de todos os aracajuanos”, disse João Alves ao discursar ao final no ato realizado ao final  do evento.

Agripino,candidato à reeleição em Areia Branca, tem contas rejeitadas no TCE
Na sessão de ontem, 30, do Tribunal de Contas de Sergipe o atual prefeito e candidato à reeleição, Agripino Santos, de Areia Branca teve as contas referentes ao exercício de 2009 rejeitadas através de parecer prévio. Agora o promotor eleitoral deve pedir a cassação da candidatura dele com base na lei da Ficha Limpa.

Armando e padre Gerard tem candidaturas indeferidas
O candidato a prefeito de São Cristovão, Armando Batalha (PSB) teve ontem, 30, o registro de candidatura indeferido pelo pleno do TRE, pode 4 a 2. Já o padre Gerard (PT), candidato a prefeito de Japaratuba perdeu por 7 X0. Através de suas assessorias jurídicas, os candidatos informaram que irão recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Jurisprudência
"O que nos deixa confiantes é que existe uma jurisprudência em Brasília favorável à nossa situação. Ou seja, para que o candidato seja considerado inelegível é necessário que ele tenha cumulatividade das condenações, o que não é o nosso caso", explicou Armando Batalha, que teve o registro indeferido em São Cristovão.

Doação do Banese para Catedral
A doação de R$ 1 milhão do Banese para a reforma da Catedral é válida. Primeiro porque não é para um evento da Igreja Católica e sim para um monumento histórico e cultural do Estado. No ano passado um membro da Igreja reclamou pela imprensa porque o governo não ajudou numa festa, com a locação do som e palanque. Cabe a Igreja assumir estes custos. Tem padre que ainda pensa que a Igreja é um poder, como na época da inquisição. Esquece que o Estado brasileiro é laico e como tal não pode privilegiar nenhum tipo de religião.

Patrocínios sem critérios.Voltou ao ano 2006
Bem melhor do que patrocinar todo tipo de eventos como vem ocorrendo agora pelo Banese Card. Parece que não tem mais critério: voltou ao ano de 2006, quando o Banese patrocinava até aniversário de boneca. Inclusive o blog recebeu uma lista com alguns patrocínios ridículos. Está checando para depois divulgar.  Seria melhor investir este dinheiro em obras sociais e na cultura como faz com o Museu da Sergipanidade.

Dos 850 mil habitantes de Aracaju
Um leitor chamou ontem a atenção para um dado nas notas publicadas neste espaço sobre a entrevista do candidato a vice-prefeito José Carlos Machado no programa de André Barros, na Jovem Pan. O release enviado pela assessoria de campanha informou que Machado disse “…. “nossa capital passou da infância para a adolescência sem os cuidados necessários. Hoje é uma cidade de quase 850 mil habitantes…” O blog conferiu nos jornais e nos sites e o número que ele falou foi este mesmo: 850 mil. Na realidade passaram a informação errada para Machado: pelo censo 2010 Aracaju tem hoje 570 mil habitantes.

Posto da PRF em Itabaiana
O senador Eduardo Amorim (PSC) destinou emenda para a estruturação da nova Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal, na BR-235, que será localizada no Km 64, no Povoado Terra Dura. A Unidade na entrada do município de Itabaiana será desativada. O orçamento destinado pelo parlamentar foi contabilizado em R$ 500 mil de um total de R$ 1, 150 milhão. "Com a remoção, para o Povoado Terra Dura, a Unidade atenderá os níveis de segurança ao cidadão residente no agreste de Sergipe", informou Eduardo Amorim.

Juventude
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou ontem, 30, da assinatura do Pacto pela Juventude em Aracaju. O candidato a prefeito Valadares Filho (PSB) e vários candidatos das coligações que o apoiam assinaram o documento, que estabelece prioridades para os jovens na administração municipal. "Este ato representa o engajamento da juventude na campanha. A candidatura de Valadares Filho é um divisor de águas na história da política em Aracaju. É através da candidatura dele que tema como mobilidade urbana, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e inclusão digital estão sendo debatidos. Quando olho para Valadares Filho fico feliz porque ele representa a minha geração", afirmou Márcio Macêdo.

Orla no povoado São Braz
O deputado estadual Zé Franco (PDT) elaborou indicação propondo ao Governo do Estado a construção de uma orla no povoado São Braz, em Nossa Senhora do Socorro. Para Zé Franco, é importante que o Governo do Estado, em parceria com a prefeitura municipal, assuma o compromisso de estimular o turismo, realizando obras que possibilitem uma maior qualidade de vida para a população.

Potencial
"Este lugar tem um potencial enorme, só precisa de uma atenção especial do poder público. Com a instalação de equipamentos de ginástica, banheiros públicos e brinquedos, a orla do povoado São Braz se tornará um ponto de encontro para as famílias, com infraestrutura adequada, segurança e conforto", disse o deputado.

Gualberto: programa de João virou gozação
“É o João faz tudo. Está virando chacota. As redes sociais na internet estão cheias de piada. Dizem que João fez a nave que levou o homem à Lua, fez a muralha da China, fez a estátua da Liberdade. Mas uma coisa eu sei que ele fez e pode até patentear: a forma da inverdade contínua”. A declaração foi do deputado Gualberto (PT) durante debate acirrado ontem, 30, na AL, entre os parlamentares da situação e oposição. Para Gualberto a propaganda de João está virando gozação na cidade.

Intenção
“Agora, se for eleito, ele vai querer fazer mais uma façanha: diminuir Aracaju”, disse Gualberto se referindo, a intenção de João Alves e do seu grupo de considerar a região do Mosqueiro como integrante do município de São Cristóvão. “Isso para favorecer grandes empresários que possuem terra na região, já que os impostos ficariam mais baratos. Esse debate veio à tona por conta de uma ação judicial apresentada por José Carlos Machado, candidato a vice na chapa de João. Ele próprio é dono de terras no Mosqueiro”.

Promoção na GM para executar bandido
Também em relação ao programa eleitoral de João, Gualberto disse considerar um absurdo a proposta de premiar guarda municipal que assassinar suposto bandido. “Ele disse isso numa reunião com empresários do comércio. Garantiu que vai armar a Guarda Municipal e promover o agente que executar um bandido. Onde já se viu isso?”, indignou-se Gualberto, lembrando que no Brasil não existe legalmente pena de morte. “E o mais grave de tudo é fazer um anúncio desses como projeto de governo”.

Aumento da violência
Com essa proposta de João, segundo Gualberto, a missão da GM será assassinar para ser promovido. “Tenho certeza que essa proposta não é de combate à violência. É de aumento da violência. Imaginem quantos adolescentes, até inocentes, poderão ser assassinados para que alguém receba uma promoção na carreira? Essa ideia é um absurdo e precisa ser combatida”, disse.

Poluição Sonora no centro de Aracaju
Providências urgentes devem ser tomadas pelo setor responsável, que é a Emsurb, no sentido de fiscalizar o abuso de alguns estabelecimentos comerciais localizados no calçadão da João Pessoa, principalmente no trecho que fica entre a rua São Cristóvão e a praça General Valadão. Ocorre que várias lojas possuem seu próprio serviço de som. Até aí, tudo bem. Mas o volume é que é o grande problema, com muitos decibeis acima do permitido por lei. Para completar, o som das lojas mistura-se com os alto-falantes da Rádio Comércio. E aí a confusão piora ainda mais. Com a palavra, a Emsurb. A propósito, a loja campeã nesse quesito é a “Insinuante”.

Política habitacional
O governador Marcelo Déda realizou ontem, 30, mais uma reunião para definir a implementação de novas políticas habitacionais do governo do Estado, com anúncio para o dia 15 deste mês.  De acordo com o governador, um dos principais eixos do programa Sergipe Mais Justo é o enfrentamento do déficit habitacional e a construção de residências para famílias de baixa renda (de 0 a 3 salários mínimos).

Frentes de trabalho
“Estamos formatando um programa habitacional com várias frentes de trabalho, desde a construção de residências até outras atividades complementares e, esperamos que até o dia 15 de setembro possamos anunciar à sociedade sergipana as novas metas habitacionais do Governo para o período 2013/2014”, informou.

Projetos do Sebrae/SE são apresentados a classe médica
Atendendo convite do presidente da Sociedade Médica de Sergipe, Petrônio Gomes, o superintendente do Sebrae Lauro Vasconcelos participou do tradicional almoço das quintas-feiras da Somese, onde teve a oportunidade de falar sobre os produtos e serviços da instituição. Lauro Vasconcelos explicou que o Sebrae é um serviço autônomo de direito privado sem fins lucrativos e que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

Associativismo
Dentro dessa linha o superintendente informou que o Sebrae atende os setores de agronegócios, indústria, comércio e serviços, atendendo quem pensa em abrir um negócio, quem já tem um negócio em funcionamento, quem quer ir mais longe, quem pensa na força da união por meio do associativismo e quem busca a formalização de uma atividade econômica.

Produtos oferecidos
“Cobrindo todo o Estado o Sebrae oferece produtos como consultoria, políticas públicas, planos de negócios, capacitação, inovação, rodadas de negócios, feiras, missões empresariais, premiações e muitas outras ações”, afirmou Lauro. Disse ainda que “Programas como Sebrae Mais e SebraeTec, podem ser muito bem aproveitados pelos empreendedores da área médica. O Sebrae Mais apresenta soluções para empresas que já estão no mercado, mas sentem dificuldades para enfrentar o desafio de continuar crescendo. Já o SebraeTec incentiva projetos de inovação tecnológica e de gestão, podendo bancar até 80% do custo do desenvolvimento dos projetos, São ferramentas de extrema importância e que devem ser aproveitadas pelos empresários”, lembrou o superintendente.

SEDEX ajudando a atrapalhar o trânsito
Comumente, um veiculo tipo furgão amarelo,placa IAB-7349, com o logotipo SEDEX, estaciona onde quer e bem entende para fazer as suas entregas.Ontem, 30, por volta das 15 horas, este veiculo estava parado na Acrisio Cruz, sentido centro(local proibido), logo depois da Francisco Porto, com o pisca ligado, atrapalhando o transito. Mais um alerta do leitor Luiz Brandi.

Semarh e Adema participam de discussões sobre Compensação Ambiental
Durante a manhã de hoje, 30, representantes de órgãos governamentais dos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e da Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (Anamma), se reuniram no auditório da Codise com os superintendentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e  técnicos da Adema para trocar experiências sobre aplicações de recursos de Compensação Ambiental conforme a Lei 9.985/2000 do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Prioridades e diretrizes
O evento, que foi coordenado pelo secretário do Meio Ambiente Genival Nunes, contou ainda com algumas apresentações de representantes dos Estados convidados. “Vale destacar que a CCA tem o objetivo de estabelecer prioridades e diretrizes para a aplicação da CA {compensação ambiental}, agilizando os procedimentos necessários ao cumprimento da legislação ambiental, com a aplicação do princípio usuário/pagador”, concluiu Genival.

Patrocínio para Yoakan Jocelis
O karateca Yoakan Jocelis, com títulos nacionais e internacionais está sem patrocinador há dois meses. O atleta é referência no karate em Sergipe e no Brasil. Além das atividades de atleta Yoacan desenvolve também atividades como professor de educação física na área de karate em escolas particulares e também num trabalho social. Quem desejar saber mais entre em contato com o próprio atleta pelo e-mail: yoakan@hotmail.com ou pelo telefone: 9938 – 7934.

MPF/SE vai plantar 100 mudas de ipês em Aracaju
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vai realizar, nesta sexta-feira (31), o plantio de 100 mudas de ipê em Aracaju. A ação é uma medida compensatória pelo corte das 10 árvores de grande porte que existiam no terreno onde o MPF/SE está construindo sua nova sede, localizado na Avenida Gonçalo Prado Rolemberg, n° 270, no bairro São José, em Aracaju.

Ancelmo Góis e Zé Rosa I
O jornalista Ancelmo Góis, um dos mais conceituados do país na atualidade, também fez parte da “turma da Gazeta”, que revolucionou o jornalismo sergipano a partir da década de 1950. Certa vez, Ancelmo, que era repórter, entrou, alegre, na redação, e foi logo revelando a José Rosa de Oliveira Neto, um dos expoentes da Gazeta de Sergipe: “fui convidado para exercer um cargo de comissão na galeria Álvaro Santos, da Prefeitura”. Resposta automática de Zé Rosa: “se você quer mesmo ser jornalista, volte lá, agora, e diga que não aceita.” Anos depois, em palestra proferida no auditório da ASI – Associação Sergipana de Imprensa, Ancelmo, já desfrutando de enorme prestígio na imprensa brasileira, depois de ter passado pela VEJA, pelo JB e assinando uma das mais lidas colunas de todo o Brasil, no jornal O GLOBO, registrou esse fato e disse: foi o melhor conselho que recebi em toda a minha vida.

Ancelmo Góis e Zé Rosa II
Em tempo: José Rosa de Oliveira Neto foi funcionário concursado do INSS, Chefe da Casa Civil do governo Seixas Dória e foi o responsável pela reestruturação do PSB, em Sergipe, em 1985, no início da Nova República. Zé Rosa, um dos mais brilhantes membros da “turma da Gazeta” foi, indiscutivelmente, um dos mais íntegros políticos de nosso Estado. Ancelmo Góis, natural de Frei Paulo, é um dos principais nomes da mídia impressa nacional. É, também, apresentador de televisão. “De lá para cá” é um programa semanal que conta com sua apresentação, na TV Educativa (TV Brasil). E participa, como conselheiro, da direção da ABI – Associação Brasileira de Imprensa. O episódio que este BLOG focaliza, hoje tem a um só tempo: um velho mestre e um grande discípulo. O jornal Gazeta de Sergipe começou a ser editado em 1956, com o nome de Gazeta Socialista. Por ele passaram os mais consagrados jornalistas de Sergipe.

Evento sobre Distúrbios de Aprendizagem, amanhã 01
Amanhã, 01 será realizada uma palestra sobre distúrbios de aprendizagem, com o Prof. Dr. Rafae lda Silva Pereira, de Portugal. Trata-se de um assunto de extrema importância, pois esclarece de que maneira esses distúrbios interferem no processo de ensino aprendizagem e os reflexos disso na vidas das pessoas.O evento será realizado no auditório do Senac/SE na Avenida Ivo do Prado, dia 01 de setembro, das 8h às 12hs. Contato para informações: professor Lúcio Alves: 9815-4193 (VIVO)/8876-9753 (OI)/9116-2557(TIM).E-mail: http://luminarse@hotmail.com

Ivete Sangalo agitará o Cerveja & Cia Mix
Amanhã, 01,  é a vez dos sergipanos curtirem o show de Ivete Sangalo. A musa do axé aterrissa em Aracaju para animar o Cerveja & Cia Mix, festa que lança oficialmente o seu bloco para o Pré-Caju. A artista traz para a cidade um espetáculo marcado por diversos hits da carreira, animando o público com músicas como “Arerê”, “Sorte Grande”, “Flores”, além de “Pra falar de você”, canção de trabalho. Além de Ivete, também estarão presentes Psirico, Israel Novaes e João Neto & Cesinha.

Quatro trios elétricos
Realizada pelo Augustu`s Produções, a festa acontecerá a partir das 21h, na praça de eventos da Orla de Atalaia, e contará com quatro trios elétricos. Sem dúvida será um verdadeiro carnaval fora de época. Terceiro lote de ingressos à venda na Central do Pré-Caju, localizada no Shopping Riomar. Reúna a sua tribo e marque presença, porque a festa promete!

Dia do Nutricionista
Hoje, 31, comemora-se no Brasil o Dia do Nutricionista, uma profissão que tem um papel importante atualmente. Parabéns a todos os profissionais que se dedicam a orientar e levar para as pessoas uma vida mais saudável e com mais qualidade.

Futebol
FLAGRANTES ESPORTIVOS – Campeonato brasileiro de futebol da série A termina, em seu primeiro turno, apresentando o Atlético Mineiro, o Fluminense, o Grêmio e o Vasco da Gama formando o G-4. /// Corrida de São Silvestre muda de trajeto, volta para a Avenida Paulista e será realizada pela manhã. /// Real Madrid vence o Barcelona e conquista a Super Copa da Espanha, na primeira grande final da temporada. /// Schumacher festeja 300 GPs na Bélgica. /// FIFA quer limitar em 72 anos a idade máxima dos seus dirigentes (presidentes e diretores executivos). Atualmente, Nicolas Leoz, da CONMEBOL, tem 83 anos. Joseph Blatter, presidente da FIFA, tem 76. E José Maria Marin, da CBF, está com 80 anos. /// A FIFA também pretende fixar em dois mandatos de quatro anos cada a possibilidade de permanência à frente da entidade mater do futebol mundial. Márcio Fortes, presidente da A.P.O. – Autoridade Pública Olímpica deu um grande exemplo: viajou para Londres na classe econômica. Foi assistir à abertura da Paraolimpíada de Londres. /// Já em pleno andamento o campeonato sergipano de futebol da série A-2. /// Incrível mas é verdade: Ricardo Teixeira continua dando “consultoria” à CBF. O salário mensal é de apenas 150 mil reais.

Curtas
João Paulo Cunha renúncia a candidatura em Osasco. /// Candidato do PT em São Caetano desiste após denúncia em vídeo. /// Impulso provocado pela convenção faz Romney assumir liderança em pesquisa nos Estados Unidos. /// Comissão da Verdade pede novo atestado de óbito de VLADIMIR HERZOG. /// Militares são os primeiros réus na Justiça por crimes da ditadura. /// Aracaju ganhará moderno centro cultural em 2013. /// Obras no antigo prédio da Alfândega (Receita Federal) já foram iniciadas. /// Terminal hidroviário, há muito tempo desativado, será transformado em centro turístico e em uma espécie de museu temático para homenagear Zé Peixe, figura expressiva da sergipanidade. /// Salário mínimo será de 670 reais e 95 centavos, conforme previsão do Orçamento Geral da União. /// Médico deverá seguir desejo de quem recusar tratamento “fútil”. /// Ministro César Peluso despede-se do Supremo Tribunal Federal. /// Sergipano Carlos Britto entra para a história do país. /// Livro polêmico nos Estados Unidos denuncia: Osama Bin Laden foi morto sem resistir.

PELO TWITTER

www.twitter.com/PadreMarcondes  ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.

www.twitter.com/Gilbertotv  Para um bom jornalismo, cultura e educação sempre; timidez nunca !

www.twitter.com/leleteles  Fernando Mendes: "não adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado"

www.twitter.com/firmo_robalo  Tem mansões no Robalo, na Areia Branca e no Mosqueiro que fizeram na margem do Canal Santa Maria de quintal e ancoradouro ou pier.

www.twitter.com/mirofilhor  Voltar para a Câmara só porque criou o dia de uma classe de trabalhadora foi demais. Garçom, uma água por favor!

www.twitter.com/SouLucasOliver  O horário eleitoral sergipano ganha p/ Zorra Total!

DO LEITOR

Paradigmas
Ailton Rocha (Uma visão holística de Roberto Crema): “Hoje, o maior perigo para a humanidade é o ser alienado. Uma alienação que põe em risco o próprio projeto civilizatório. Tempos confusos estes em que nos coube viver. Dias desleais, de fria indiferença diante do essencial.A chama da bondade, da fraternidade e da compaixão tão trêmula, vacilante e fraca, a   passar da impressão de que a qualquer momento pode se apagar.Os paradigmas do passado já não atendem aos graves desafios que encontramos pela frente. Toda a violência que nos cerca, a ignorância existencial que se alastra, todas as coisas que se espalham por todos os recantos da terra. Em que curva da estrada foi que perdemos o nosso rumo?Nestes tempos de vidraças quebradas e flores partidas, haverá tarefa mais urgente do que conduzir os passos em direção à senda que conduz à plenitude esquecida?São as duas pernas que o ser humano necessita para empreender uma jornada com o coração. São tempos existencialmente duros estes que nos coube vivenciar.Na escuridão da noite planetária que atravessamos, no pressentimento de uma manhã ensolarada e de um oásis secreto a nos aguardar e redimir no tempo justo, a nossa tarefa é a de seguir adiante”.

S.O.S Carira
Da leitora Maria de Lourdes (lourdescosta1@ig.com.br): “ Em Carira tem funcionários com quase três meses sem receber salários,isso em pleno período eleitoral. e a prefeita Gilma Chagas que concorre a reeleição vai a emissoras de radio e diz que está tudo em dias .A situação no município é critica uma vez que a prefeitura é a maior fonte de emprego,o comércio parado e os funcionários ,com nomes sujo por não poderem cumprir com seus compromissos.A quem recorrer ?A justiça? Isso já foi feito e a situação não muda.”

A situação político administrativa em Divina Pastora
E-mail de um morador da cidade: “Gostaríamos de nestas breves linhas externar a nossa preocupação com o Município de Divina Pastora, eis que, por ter propriedade rural naquele local, lá transitamos constantemente e percebemos, de forma clara, as mazelas ali praticadas pelo Poder Público Municipal.Frisamos que, despido de qualquer interesse político, até porque não temos domicílio eleitoral naquele local, temos a obrigação, como cidadão brasileiro, de manifestar repúdio a práticas eleitoreiras, concretizadas, sobretudo, neste período, a exemplo do considerável incremento do número de funcionários terceirizados, de forma a garantir vantagem política. Como se isto não bastasse, o Secretário de Finanças daquele Município (ex-prefeito, no momento inelegível, marido da atual Prefeita, candidata à reeleição), ao arrepio da legislação eleitoral, tem utilizado o seu Gabinete na Prefeitura para receber seus eleitores.De outro norte, havemos que destacar ser rotineira a ausência de médico e até mesmo enfermeiros no Posto de Saúde recentemente inaugurado. Ademais, os procedimentos licitatórios são levados a cabo sem adoção das cautelas legais pertinentes; há atrasos freqüentes no pagamento da folha de pessoal, enfim, tantas outras ilegalidades que fazem com que endossemos as palavras do Sr. Sílvio Cardoso (Título: “Vergonhosa Impunidade”, publicada nesta Coluna, na data de 30.08.2012) e conclamamos os órgãos competentes a exercerem naquele local as suas atribuições constitucionalmente e legalmente estabelecidas”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
A principal função do educador é cuidar para que ele não confunda o bem com passividade e o mal com atividade. Maria Montessori, educadora italiana, nasceu em 31 de Agosto de 1870 e morreu em 1952.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais