Orlinha do bairro Industrial (Foto: Sílvio Rocha) |
Em 2003 o executivo municipal inaugurará a orla do bairro Industrial para ser destino certo de moradores ávidos por lazer e diversão. Não demorou muito para que as fotografias do local ganhassem às lojas de souvenir como o novo cartão postal de Aracaju, atraindo centenas de turistas.
Localizada no bairro Industrial, na Zona Norte, próxima do centro da cidade e perto dos mercados municipais, a orlinha é uma boa pedida para o turista que quer encontrar um bom pedaço do cotidiano sergipano, num misto de contato com a natureza e engenharia.
Para compensar o cansaço do dia, a beleza natural do rio Sergipe margeia um passeio de madeira e um atracadouro, onde pescadores sempre descansam. Não é difícil se divertir com as histórias deles, por isso faz-se necessário sentar-se em uma das mesas dos bares e restaurantes da orlinha e apreciar a vista do rio, sem pressa, quebrando caranguejo ou comendo uma boa peixada.
Do lado esquerdo para quem chega, a ponte que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, imponente, c om seus arcos suntuosos, dá as boas vindas. Restaurantes, parque infantil, quadra esportiva, mirante, centro de artesanato, ciclovia, píer, banca
|
Pôr do Sol no Mosqueiro é uma boa pedida para o entardecer (Foto: Silvio Oliveira) |
de revistas são alguns dos atrativos da orla. Mas é no entardecer que a orlinha observa um show de cores em leds. A ponte é acesa e brinda os visitantes com uma multicolorida iluminação.
Do outro lado da cidade, na região do Mosqueiro, um outro espetáculo também é ponto de parada de turistas que não resistem a um belo pôr do sol. A orlinha serve de atracadouro para embarcações que saem para visitar as ilhotas do Viral e do Goré, além de passeios pelos manguezais da região. Ao desembarcar do passeio, o relax é se sentar em um dos bancos do local (certamente não terá como fazê-lo no restaurante por estar lotado ou fechado) o turista contemplará um belo show da natureza: o pôr do sol.
O local é agradável e foi recém inaugurado, contando com passeios públicos, atracadouros, parques, caramanchões e toda a infraestrutura para receber o turista, faltando apenas a concorrência de restaurantes e bares, mas nada que dificulte o belo show natural.
O difícil será escolher entre assistir ao pôr do sol na região do Mosqueiro ou apreciar o rio Sergipe e a iluminação da ponte construtor João Alves na orlinha do Industrial ao entardecer. Se quiser, escolha dias diferentes e aprecie os dois espetáculos, com calma, sem pressa, somente contando as horas no relógio para observar o espetáculo.
Dicas de viagem
|
Luzes da ponte Aracaju/ Barra (Foto: Luiz Carlos Moreira) |
Na região do Mosqueiro têm aportado bons restaurantes com um cardápio variado. Há passeios de barco que devem ser agendados com antecedência. Consulte seu guia de turismo ou agente de viagem.
Na orlinha do bairro Industrial há uma loja de artesanato bem interessante. Vale a pena uma visita.
Perto da orlinha do bairro Industrial fica também a Colina de Santo Antônio onde se tem uma vista panorâmica de Aracaju.
Se quiser conhecer as orlas do bairro Industrial e do Pôr do Sol no entardecer deve ser feito em dias diferente devido à distância. O roteiro pode ser agregado ao final de um city tour por Aracaju. Consulte seu agente de viagens.
Na Bagagem
Sergipe na TAM nas Nuves
Maio é mês de destaque de Sergipe na revista de bordo da empresa área TAM. A matéria do repórter Fred Lessa traz pontos turísticos de Canindé do São Francisco e Aracaju, além de dicas de restaurantes, bares e hospedagem. A revista da Avianca também destacou Sergipe.
Sinalização turística
Ponto positivo para o iniciou do processo de sinalização turística na cidade de Aracaju. A responsabilidade é da SMTT, com apoio da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju). Ao todo, serão instaladas 176 placas e o investimento é de R$ 2,4 milhões, fruto de uma parceria entre a administração municipal e os Governos Estadual e Federal.
Nova gerente de vendas TAM BA/SE
Stella Galbette é a nova gerente de vendas da TAM para os estados da Bahia e Sergipe. Ela irá substituir Henrique Storti, que era responsável pelo cargo e assumiu o Núcleo Ceará, que inclui Piauí e Maranhão. Com mais de 30 anos no mercado, Stella atuou por 28 anos na Vasp, um ano e meio na então OceanAir (Avianca) e pelo mesmo período na Air Minas. Ela será responsável em comandar uma equipe de 14 colaboradores.
Turismo colorido
O Ministério do Turismo tem feito reuniões periódicas com os principais destinos turísticos do país, como forma de apoiar, qualificar e incentivar o turismo LGBT. De acordo com o ministro do Turismo, Pedro Novaes, é de fundamental importância investir neste nicho, pois os turistas LGBT gastam mais que os turistas de lazer, além de que o Brasil é visto no exterior como um país de diversidades e que respeita as diferenças.
Previsão de voos para Aracaju
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu os pedidos dos 10 novos voos sugeridos pela Emsetur, entre eles os diretos para Brasília e São Paulo, com desembarque no Aeroporto de Guarulhos. Também fazem parte da ampliação voos para Salvador, Recife, Natal e Fortaleza, reforçando a malha aérea para o Nordeste, e Aracaju/Belo Horizonte, uma vez que o mercado mineiro é um grande emissor de turistas para Sergipe.
Passaporte
Londres – Caminho real
|
Parlamento inglês com abadia de Westminster ao fundo (Foto: Sílvio Oliveira) |
O príncipe William e a duquesa Catherine se casaram na Abadia de Westminster e passaram pela famosa avenida The Mall até chegar ao Palácio de Buckingham. A avenida está sendo chamada de “Caminho Real” e cruza o parque St. James. O trajeto real transformou-se numa das principais atrações turísticas para quem visita Londres. O Memorial da Rainha, localizado em frente do palácio, tem sido também uma das fotografias mais disputadas do reino britânico, por ter sido várias vezes pano de fundo da cerimônia. Milhares de pessoas fazem filas para entrar na abadia e a catedral de St Paul, onde a princesa Diana casou, também está entre os mais visitados pontos turísticos de Londres.
Do Leitor
Dia 10 de maio – Dia do Guia de Turismo, Irma Karla, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe envia parabéns para a categoria e informa: “Ao planejar sua viagem, fuja das propagandas enganosas e da clandestinidade. Da mesma forma que se deve evitar o auto medicamento e procurar um médico, também para se fazer uma viagem é necessário procurar o profissional capacitado, que deve ser consultado para orientar, sugerir e elaborar o roteiro, evitando perda de tempo e outros possíveis dissabores.
Não se deixe enganar, para sua segurança, exija profissionais Guias de Turismo credenciados, bem como, empresas e equipamentos cadastrados no Ministério do Turismo.
Nesta data, o Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe homenageia os GUIAS DE TURISMO do nosso Estado e de todo o Brasil, que no próximo mês de junho estarão reunidos em Aracaju, para conhecer e divulgar para todo país as potencialidades turísticas de Sergipe!”.
Contato: silviooliveira@infonet.com.br