Aruana é a vontade popular

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em Sergipe é assim. De vez em quando aparece alguém sem fazer nada e procura algo para chamar a atenção. E sem o menor respeito à vontade popular. Já mudaram o nome da Avenida Rio de Janeiro, que continua sendo chamada da mesma forma, da rodovia José Sarney, idem e ultimamente mudaram no  papel o nome da praia e bairro de Aruana, para Aruanda.  De nada adiantou. A vontade popular é soberana aos devaneios de quem devia procurar algo de salutar para fazer.

E o pior é que boa parte da imprensa cai na conversa. Alguns por medo, já que no caso da Aruana, tem uma pessoa que toda vez que o nome é divulgado corretamente liga para as redações pedindo para chamar Aruanda.

O texto abaixo é do sergipano Sérgio Lucas, publicado há algum tempo no Facebook e que gerou comentários positivos da maioria dos leitores. Reflete também a opinião deste espaço.  O blog segue a vontade popular: é Aruana para sempre.

Aruana ou Aruanda?

Estava eu conversando com o nó da minha gravata sobre as possíveis mudanças de nomes de logradouros públicos em razão da comoção popular com a morte do merecidamente estimado governador Marcelo Déda, e, como uma coisa puxa a outra (ficou parecido com a linha do programa Conexões, na rádio UFS, não é Igor Mangueira?), lembrei-me que,  até a presente data, ainda não assimilei direito as mudanças da Avenida Rio de Janeiro, da Rua São Francisco, da Rua Sergipe, e por ai vai…

Ainda bem que o nosso povo não engoliu o engodo e continuou honrando a tradição; o que termina sendo triste para quem se pretendia consagrar, pois parece rejeição a pessoas o mais das vezes dignas!  Que sirva de lição para não embarcarem no voo temerário da alteração do nosso aeroporto! Santa Maria nos proteja!

Bem, mas não era sobre esses embustes que servem apenas para homenagear políticos e autoridades que meu pensamento se debruçou. Sei que o bom senso prevalecerá e que novíssimas obras, ainda inominadas  e extremamente importantes, receberão o nome do honrado Marcelo Déda.

Na verdade, o que me deixa encafifado foi a tal metamorfose da Praia de Aruana para Praia de Aruanda. De uma hora para outra passei a ser olhado de soslaio por manter a cognominação à qual me acostumará desde a adolescência.

O corretor automático aponta que os dois nomes estariam incorretos. Pesquisas empíricas e bibliográficas  – Essa é uma frase do amigo Grampão. – apontam que os dois nomes existem. Fiquei pasmo! Afinal, os amigos intelectuais com os quais conversei tentaram me convencer, que o primeiro nome, Aruana, era incorreto  por razões vernaculares  e históricas e, portanto, não ficaria bem mantermos algo errado.

Teimoso como uma mula amuada ou um estudante de direito do primeiro período, não me dei por vencido e fui à caça de argumentos para alicerçarem o meu inconformismo.

Aruanda é um tópico de origem africana.  Era o mais importante porto de Angola e, associado à ideia de retorno à terra da liberdade,  foi incorporado à umbanda, como um sinônimo de paraíso.

Aruana, por seu turno é de raiz indígena. Significa sentinela.  Uma terceira corrente de pensar defende o nome Araunã, a exemplo do  belo  hotel onde fica o consagrado Restaurante Sollo. Contudo, esse nome que vem do peixe Aruaná, e que nomina uma das praias de rio do estado de Goiás, nunca esteve no centro das discussões.

O loteamento Arauna foi criado há mais de três décadas. O nome, ainda que a intenção primeva fosse chamá-lo de Aruanda, ou que assim tivesse sido registrado, terminou sendo introjetado em nosso imaginário. É desta forma que chamamos a nossa praia. Não haveria razões para darmos preferência a um nome africano em detrimento de um indígena. Seria uma espécie de racismo em que uma cultura sobrepujaria a outra.

De outra banda, a alusão à história cairia por terra pelo próprio costume, que nada mais é que um hábito que se protrai ao longo do tempo.

Não é demais lembrar que a nossa principal praia tem um nome que provem do árabe. Atalaia é o mesmo que torre de vigília. De lá, miraríamos as ondas do mar, como afirma o querido Cláudio Miguel. Combina muito mais com sentinela do que com o Jardim do Eden.  Ainda serviria para conectar com a espera vigilante pelos corpos dos náufragos na segunda guerra mundial e que foram enterrados um pouco mais à frente, em um pobre cemitério que nunca mereceu a  devida atenção dos nossos administradores! Assim,  cônscio de que cheguei à idade  em que somos poucos afeitos às mudanças, e em respeito a vontade popular manter-me-ei a chamar o nome que já está enraizado em nossos corações: ARUANA.

ALESE: Os quatro suplentes dos chapões da oposição e situação
O blog ainda não saber o motivo, mas nos últimos dias vem recebendo diversos e-mails pedindo a divulgação dos quatro suplentes dos chapões da oposição e da situação. Da oposição: Adelson Barreto Filho (1º), Gilmar Carvalho (2º), Daniel Fortes (3º) e  Nitinho(4º). Da situação: Conceição Vieira (1ª), Dr. Edney Caetano (2º), Silvio Santos (3º) e Almeida Lima (4º).

OAB responde
A Ordem responde a coluna, esclarecendo que efetivamente atuou em conjunto com o Conal, no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral buscando oferecer mais um canal de interlocução com a sociedade, figurando como receptora de reclamações sobre a prática de crimes eleitorais, e endereçando-as aos órgãos de controle. Nesse papel visitou e inspecionou seções eleitorais e circulou por diversos pontos da capital e cidades que compõe a grande Aracaju, escoltada com integrantes da Policia Militar, inclusive.

OAB responde II
Todas as ocorrências recebidas foram encaminhadas ao Ministério Público Federal, detentos de legitimidade para agir como órgão denunciador perante ao TRE. Portanto, a Ordem agiu dentro de suas limitações, em cumprimento ao seu papel social e institucional, assim com o MPF quando atua fortemente no caso das Subvenções, motivo de congratulações da Ordem ao parquet federal, pela sua independência, altivez, e compromisso com suas atribuições constitucionais e compromisso em favor da sociedade sergipana.

OAB responde III
Ao fim, esclarece ainda a Ordem que não recebeu qualquer oficio documentos, esclarecimentos, sobre a aludida investigação não obtendo subsídios e conhecimento amplo das circunstâncias que motivaram à instauração do procedimento, prejudicando um posicionamento responsável e coerente, alinhado com as bandeiras que defende em consonância com sua atuação sempre em defesa da sociedade sergipana.

Sobre a fuga no COPE
A fuga dos nove presos de alta periculosidade do COPE é de total e integral responsabilidade da polícia civil. Dentro daquele complexo de polícia civil especializada existem cinco delegacias de polícia civil, todas com efetivo suficiente para a guarda dos presos. É verdade de o COE, comando de Operações Especiais da Polícia Militar está alojado provisoriamente naquele local, mas sem responsabilidades com presos.

Portaria proíbe custódia dos presos pela PM
Aliás, existe uma portaria do Secretário de Segurança Pública proibindo a custódia de presos por policiais militares, sendo por essa razão a permanência de alguns PMs em delegacias no interior. É falsa a informação prestada ontem em jornal televisivo local que o COE possui 150 policiais militares, são 42, em escalas de revezamento.

Motivos
A tentativa de responsabilização da PM por mais esta fuga de presos de delegacias, repito de delegacias, pode ser uma forma de desviar a atenção dos reais motivos que levaram a fuga destes, e dos demais presos que fogem quase que semanalmente de delegacias do estado.

Complô
E chega de desculpa que de que tudo que ocorre na segurança pública é complô. Isso não cola mais, desde o problema do enteado do secretário até preso que foge de delegacia, tudo é complô.  Só falta dizer que várias autoridades de dentro da SSP que estavam apoiando Amorim para governo, não passa de complô também.

Blog não precisa mais publicar resposta de Bispo
Ontem, 10, após a publicação de uma nota sobre Luciano Bispo neste espaço, o assessor dele, Marcos Aurélio, publicou no twitter: “@BlogClaudioNun acha que @jacksonbarreto_ age igual a Déda (saudoso), que emprenhava pelas leituras diárias do seu blog! Vá pensando”. Como o blog só faz “emprenhar” fica livre para não publicar mais nenhuma resposta do deputado Luciano Bispo, como já fez recentemente.

Não precisa ler
Aliás, quem acha que o blog só faz “emprenhar” é fácil: não precisa ler mais. É tão simples, ou então é masoquista, aí é melhor procurar um psiquiatra…

Mais segurança para a orla. Perseguição e tiros disparado em pleno domingo
Pela gravidade da situação o blog destaca o texto enviado para o espaço do leitor, de Luiz Brandi: “Ontem(domingo) por volta das 13h estava no Bar do Joel, juntamente com minha esposa, a filha e o genro, quando 04 rapazes passaram correndo pelo passeio, entraram na pizzaria vizinha, e dispararam alguns tiros em um outro ,a quem estavam perseguindo, causando uma correria muito grande. O motivo deste meu comentário é o fato de em pleno domingo de sol, no local mais movimentado da Atalaia, não existir policiais de prontidão, pois mesmo sem ser especialista nessa área, seria recomendável que existisse duplas de policiais colocados estrategicamente em toda a extensão da nossa Orla, principalmente agora com a proximidade do verão.”

Antecipação dos recursos dos royalties será parcelada
O blog recebeu a informação ontem, 10, que o governo do Estado não pode pagar o salário de novembro e o 13º juntos porque a antecipação dos recursos dos royalties será parcelada em alguns meses e não liberada na sua totalidade (337 milhões).

Sem fundamento
O secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, rechaçou a notícia de que de existam desvios no orçamento para pagamento de juros e amortizações da dívida e afirmou que as informações não possuem qualquer fundamento, tendo em vista que os recursos destinados para pagamento de empréstimos constam do orçamento de 2014, aprovado previamente pela Alese, e que pagamento do serviço da dívida em 2014 corresponde a somente 8,1% do total da despesa com pessoal.

Déficit da Previdência
Na semana passada, em entrevistas que concedeu à imprensa, Jeferson Passos expôs a situação da previdência estadual, trazendo dados sobre o volume do aporte que o Estado vem fazendo nos últimos anos para cobrir o déficit previdenciário. De acordo com os números apresentados, em 2013 o aporte de recursos oriundos do Tesouro estadual para o Finanprev foi da ordem de R$ 605 milhões e os cálculos apontam para fechar 2014 com um montante de R$ 750 milhões, representando um gasto médio mensal de R$ 62,5 milhões.

Areia Branca: gesto correto da prefeita suspendendo festividades por causa de tragédia
O município de Areia Branca, estava com uma ampla programação por conta das festividades dos 51 anos. Por conta da tragédia  – com o barco que virou matando uma mulher e duas crianças – a prefeita Acácia Souza, suspendeu toda programação de ontem e hoje. O município é pequeno, tem cerca de 17 mil habitantes e todos se conhecem. A Prefeitura prestou todo auxílio aos familiares das vitimas.

Empreendedores rurais satisfeitos com o ENEL 2014
A XIII terceira edição do Encontro Nordestino de Leite e Derivados foi um sucesso, recebendo caravanas de vários municípios de Sergipre de outros estados nordestinos. Os participantes aprovaram a organização do evento e o conteúdo das palestras proferidas durante os três dias do ENEL. O evento atraiu mais de três mil pessoas ao Centro de Convenções de Sergipe, para discutir os rumos da cadeia do leite para os próximos anos. Produtores rurais, técnicos e estudantes tiveram oportunidade de participar de palestras, oficinas e clínicas tecnológicas, totalizando mais de 30 temas abordados nas capacitações, além do concurso de queijos.

Aprovação
Quem visitou o ENEL, aprovou o que viu. É o caso de Antônio Silva, que veio da terra do Rei do Baião, Exu, em Pernambuco, numa caravana com mais 18 empreendedores rurais. “Primeira vez que participo do ENEL, o evento está ótimo, as palestras abordam temas excelentes. O que mais me interessou foi o conteúdo sobre genética e cultivo intensivo da palma. Fiquei impressionado como a palma é levada a sério e é falada com carinho”, destaca o empreendedor.

Zona Norte
A Prefeitura de Aracaju anunciou ontem que os 13 bairros da Zona Nortetêm sido atendidos com diversas ações de infraestrutura executadas todos os dias pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Por se tratar de uma área de grande densidade populacional, a PMA disponibiliza um conjunto de ações que inclui diversos serviços como recuperação do pavimento asfáltico, terraplenagem, desobstrução da rede de drenagem, manutenção das praças e outros espaços públicos. Os serviços são realizados cotidianamente, inclusive aos sábados.

Atendimento
Para dar celeridade ao trabalho e ampliar o número de atendimentos, a administração municipal distribui, diariamente, quase 100 profissionais equipados de máquinas patrol, retroescavadeira, veículo tipo caçamba e outros equipamentos necessários para execução das ações.  Fruto de estudos e planejamento, a Emurb tem identificado os locais da zona Norte que necessitem de uma intervenção capaz de modernizar a infraestrutura e proporcionar melhores condições de vida para quem mora na região.

Rodando no Macio também atua na zona Norte
Um dos locais em que a PMA tem levado o Rodando no Macio são os bairros da zona Norte. Na área, já foram recapeados mais de 75 mil metros de vias públicas e aplicadas mais de 4,2 mil toneladas de massa asfáltica, apenas através do programa, excluindo o trabalho realizado com a operação tapa-buraco. Apenas a região do Complexo Viário Governador Marcelo Déda e o Centro Comercial superaram a região em números de ruas beneficiadas.

Projeto “Viva Sorrindo” chega ao povoado Barro Preto em Macambira
Desenvolvido pela Prefeitura de Macambira, através da Secretaria de Saúde, o Projeto Viva Sorrindo chegou ao povoado Barro Preto, na zona rural de Macambira, na Escola “João Alexandre de Jesus”. Foram atendidas 51 crianças daquela comunidade em idade escolar, receberam o benefício da Saúde Bucal, sem necessidade de se deslocar para o atendimento na Unidade de Atenção Básica da sede do Município, e sem o prejuízo de faltar às aulas. As crianças receberam a visita da equipe de Saúde Bucal através da aux. em saúde bucal Susana Meireles Vieira e a odontóloga Maria de Lourdes Machado Bispo.

Prevenção
O objetivo das ações é prevenir as crianças contra as doenças, orientando-as sobre saúde bucal, visando uma melhor qualidade de vida dessas e da comunidade do povoado.Segundo o Secretário Municipal, João Batista, a finalidade é que todas as crianças passem pela consulta e que a maioria alcance a conclusão de tratamentos. "Quando não concluída pela extensão do problema esta criança dará continuidade na Unidade de Atenção Básica, ou na demanda espontânea, com prioridade. É a Gestão Municipal espalhando saúde por todos os povoados de Macambira, encurtando a distância entre a Saúde e as Comunidades", ressaltou.

14º Feirão de Artesanato e Produtos do Baixo São Francisco
O artesanato produzido no Baixo São Francisco estará em evidência entre os dias 28 e 30 de novembro, quando acontece o 14º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais, promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O feirão reunirá na sede da Codevasf em Aracaju (SE) pelo menos 70 artesãos e produtores de municípios sergipanos que integram a bacia do rio São Francisco.

14º Feirão de Artesanato e Produtos do Baixo São Francisco II
A feira ficará aberta ao público das 8h às 19h durante os três dias do evento. O acesso é gratuito, bem como o estacionamento nas dependências da Codevasf. Centenas de visitantes devem passar pelo feirão. Durante a feira, os artesãos e produtores terão a chance de vender sua produção ao público presente e também negociar contratos para continuar comercializando suas peças ao longo do ano, viabilizando assim a abertura de novos negócios.

Sergipe sedia o 11º Encontro Nacional de Redução de Danos 
Com o objetivo de ampliar o debate e as discussões sobre as Políticas de Redução de Danos para usuários de álcool e outras drogas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA) e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNDOC – sigla em inglês) da ONU, promovem o 11º Encontro Nacional de Redução de Danos.O evento será realizado no Hotel Mercure, na Orla da Atalaia, em Aracaju, de hoje, 11,  a 14 de novembro.

Abertura
A abertura do evento será hoje, 11, às 19 horas. Dentre os temas que serão debatidos ao longo dos dias estão: “Redução de Danos e a Lei: Onde é preciso, onde é possível”, “Educação e Formação em Redução de Danos – Ampliação, recortes e singularidades” e “Redução de Danos e DST/AIDS e Hepatites Virais – Muito além da troca de seringas”.

Livros
Na abertura do evento ainda haverá lançamento dos livros "Cannabis Medicinal” do antropólogo Sérgio Vidal e “Drogas e a Governamentalidade Neoliberal – uma genealogia da redução de danos” do professor Pablo Ornelas Rosa, da Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo.

Celi apoia a campanha ‘Novembro Azul’
Após o ‘Outubro rosa’ agora é a vez da conscientização em prol do ‘Novembro Azul’. O mês de novembro é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.Entendendo a importância dessa campanha a Construtora Celi faz questão de apoiar a causa e por isso, planejou uma programação especial voltada aos seus diversos colaboradores.

Celi apoia a campanha ‘Novembro Azul’ II
As ações voltadas ao ‘Novembro Azul já tiveram início na Celi com a distribuição de fitinhas azuis que simbolizam o apoio à campanha. Os colaboradores fizeram questão de se juntar a essa causa participando da luta contra o câncer.Ao decorrer do mês de novembro acontecerão palestras temáticas nos canteiros de obras da Celi e no escritório central, com o objetivo de conscientizar os colaboradores a respeito do combate e prevenção ao câncer de próstata, e para isso a melhor forma é apresentando informações e gerando discussões sobre o assunto.

Rodrigo Lama fica com título na MX1 e MX2 no Brasil Nordeste de MX
O Campeonato Brasil Nordeste de Motocross chegou ao fim. A 5ª etapa foi realizada nesse fim de semana, em Barbalha (CE), no MX Park Bruno Alencar (próximo ao Parque Vaquejada padre Cícero).As disputas foram acirradas já que apenas a categoria 230cc tinha campeão definido. Alex Lucena venceu todas as etapas disputadas e garantiu o título antecipado da categoria com 100% de aproveitamento. O piloto participou da última etapa e venceu novamente. Alex também ficou com o título na Nacional Pro, após a terceira colocação na quinta etapa. Arthur Felipe venceu corrida em Barbalha. Rodrigo Lama ficou em segundo lugar na quinta etapa, nas categorias MX1 e MX2. Quem levou a melhor nessas provas foi Anderson Amaral. No entanto na soma do Campeonato, Lama ficou com o título nas duas categorias.

Rodrigo Lama: estou feliz pelos títulos, agora é focar em 2015
“Foi uma boa prova. Tive alguns problemas no fim de semana que afetaram meu psicológico, mas depois de muita concentração fui pra corrida melhor. Na MX2 larguei em primeiro, liderei por dez minutos, mas errei e caí. Demorei para voltar e finalizei em segundo . Na MX1 larguei na frente novamente e liderei a metade da prova, mas com  dez minutos estourou todos os calos da minha mão e já estava sem aguentar de dor. Não conseguia mais segurar a moto, então fui até o meu limite quando tirei a mão e fui ultrapassado. Depois da só copiei a pista pra finalizar. Estou feliz pelos títulos, agora é focar em 2015”, declara o campeão nas duas principais categorias do Campeonato.
   
Campeonato    

“Foi um bom Campeonato, com pilotos de alto nível em disputa. A premiação foi bem dividida, respeitamos o horário das corridas e as pistas foram bem tratadas. Recebemos muitos elogios dos pilotos e queremos melhorar ainda mais para 2015”, ressalta o vice-presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Juvenal Alves.

Agenda
11 de novembro, terça-feira. Começou ontem (10) a Semana Internacional da Ciência e da Paz.
A taxa de juros ao consumidor voltou a subir no mês de outubro. Grupo Safra compra edifício, em Londres, por 3 bilhões de reais. Queda do muro de Berlim foi comemorada intensamente, na capital da Alemanha. Receita liberou o sexto e penúltimo lote de restituições do imposto de renda. Torcedores já começam a comprar pacotes no cemitério do Corinthians. Calor faz o Japão enfrentar escassez de manteiga. Nova previsão faz crescimento do Brasil recuar para 0,20 por cento em 2014. Nova queda de ações da Petrobras puxa a Bolsa para baixo.

Curtas
MICHEL TEMER MINIMIZA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PETROBRAS NOS ESTADOS UNIDOS. /// NÍVEL DE ÁGUA VOLTA A CAIR NO CANTAREIRA E EM MANANCIAIS. /// NO RIO DE JANEIRO, HOMENS ARMADOS INVADEM HOSPITAL E RESGATAM TRAFICANTE. /// 80,76 POR CENTO DOS VOTANTES DISSERAM SIM PELA INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA. /// ROBERTO CARLOS ROMPE CONTRATO COM A FRIBOI. CASO AGORA ESTÁ NA JUSTIÇA. /// LÍDERES DO JAPÃO E DA CHINA REÚNEM-SE PELA PRIMEIRA VEZ EM DOIS ANOS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Conselho Arbitral
A Federação Sergipana de Futebol fará realizar, esta tarde, em sua sede, reunião na qual serão discutidos detalhes referentes ao campeonato estadual da Série A-1. Há uma expectativa de que os clubes levem ao encontro propostas para serem analisadas. Nos últimos anos, a FSF tem apresentado uma fórmula que, invariavelmente, é aprovada pelos clubes. É bom lembrar que não há obrigatoriedade quanto à aprovação da proposta oficial.

Pontos positivos
O ano de 2015 traz duas ótimas novidades para o nosso futebol. A reabertura do Batistão e a certeza da presença de um segundo clube, o campeão, na Série D do campeonato brasileiro, vez que o Confiança vai disputar a Série C. Sem dúvida, dois detalhes que vão determinar um maior interesse dos torcedores sergipanos.

Estadual e Copa do Nordeste
Estas duas competições serão disputadas simultaneamente, logo no começo do ano. Em seguida, teremos a Copa do Brasil e, por fim, o Brasileiro da Série D.

Futebol de luto
O futebol sergipano está de luto, com o falecimento de Carlos Alberto Teixeira dos Reis, o “Cacau”. Homem simples, exemplo de seriedade, dotado de uma personalidade forte. Baiano, nascido em Salvador, tinha 69 anos de idade. Cacau veio para Aracaju na década de 70. Foi bicampeão pelo Confiança (1976/1977) e campeão pelo Vasco, em 1987, como treinador. Dirigiu, também, o Santa Cruz, o Sergipe e o Confiança. Cacau morreu no domingo e foi sepultado ontem, segunda-feira. Extraordinário zagueiro,integrou uma das melhores equipes do futebol sergipano, o Confiança, de 1976/77. Quando conquistou o título estadual, na qualidade de treinador, presidia o Vasco o desportista Carivaldo de Souza, que pouco tempo depois assumiria a presidência da FSF.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1       Morrer,                                     é ser esquecido!

www.twitter.com/alanbarretoso  Jornalismo Declaratório, o X da questão!

www.twitter.com/zehdeabreu  Minha solidariedade aos jornalistas demitidos. (Viram que puxar o saco do patrão não garante emprego?)

www.twitter.com/dimasroque  Falta água em todos os estados do Nordeste e nos mandam carros-pipas. Falta água na cidade de SP, eles querem três bilhões para gastar.

www.twitter.com/UsielRios  Alô, galera, vamos driblar o preconceito? Novembro Azul – prevenção contra o câncer da próstata. Machão não tá com nada!

www.twitter.com/palmeriodoria     Severino Cavalcanti perto de Eduardo Cunha é a reserva moral da Nação.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

SINDIMED COBRA PROVIDÊNCIAS DO TCE –Constatado as irregularidades em pagamentos, que seja feita apuração

O Sindicato dos Médicos vem esclarecer e ao mesmo tempo cobrar as providências por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as irregularidades nos pagamentos dos servidores. "Uma vez constatadas estas irregularidades (excesso de vínculos públicos previsto na Constituição e Legislação) depois de devidamente apurados os fatos, que os responsáveis sejam punidos – não somente o servidor, mas também a fonte pagadora (Instituição) que tinha o conhecimento do fato e efetuou o pagamento", coloca o presidente do Sindicato dos Médicos João Augusto, em relação ao relatório do TCE onde verificou que existem irregularidades em pagamentos de vários funcionários com mais de dois  vinculos acumulando horas  de trabalho.

O presidente lembra que tem que haver uma análise na fonte de dados, ou seja a fonte pagadora. "O cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) não é mais uma fonte confiável porque os próprios gestores  se utilizam desta fonte para angariar recursos no Ministério da Saúde (MS) colocando médicos fictícios ou até médicos que não estão mais na sua lista de trabalho", coloca.

Para o Sindicato dos Médicos deveria ser dada a autonomia aos médicos de retirar seus próprios nomes do CNES através do site, assim que não tivesse mais vínculo com a Instituição e não apenas, solicitar que eles sejam retirados. "Desde 2011, os médicos em movimento  requereram este direito, porém não foi dada esta modalidade, apenas a solicitação". A análise feita pelo Sindimed é que houve essa recusa porque as Prefeituras querem manter o nome na lista por conta destes recursos oriundo do MS.

O presidente disse ainda que o Sindimed não é contra a apuração destes fatos, mas salientou que os médicos sempre são colocados como vilão. "Nesse relatório existem um número de mais de 1.000 (mil servidores) e uma parcela de médicos mínima, que  não chega nem a 10% do quantitativo destes servidores", ressalva, lembrando que foram eles próprios (conselheiros do TCE) quem aprovaram estes pagamentos e eles nunca checaram? "É inadmissível que o Tribunal de Contas aprove as contas de gestores sabendo que existem pagamentos indevidos dos servidores. Tem que haver uma revisão e uma devida punição (ao servidor e quem pagou) quando for constatado o pagamento de mais de dois vínculos", disse.

Carga Horária

O dirigente sindical alertou que a carga horária tem que ser compatível com os vínculos. A Constituição Federal garante ao médico dois vínculos públicos e até cinco particulares. "Neste caso é preciso uma apuração para checar se o servidor esta na lista com dois vínculos públicos e os demais particulares", garantindo assim a legalidade.

Atenciosamente,
Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (SINDIMED)

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“O passado está escrito na memória e o futuro está presente no desejo.” Carlos Fuentes, escritor mexicano, nasceu em 11 de Novembro de 1928 e morreu em 2012.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais