Entre 1993 e 1997, a Sociedade Médica de Sergipe vivia momentos de intensa agitação e turbulência. A classe médica enfim era sacudida em seus brios. Acredita nas nossas propostas e parte em defesa dos seus direitos por honorários justos e dignos. É criado o Departamento de Convênios e o atendimento aos convênios fica suspenso por nove meses e só é restabelecida a relação por intermediação doMinistério Público. Algumas operadoras de saúde não resistem à pressão e fecham seus escritórios em Aracaju. Nesse compasso, a Unimed aproveita o momento para crescer, beneficiada pela não suspensão do atendimento aos seus usuários. As assembléias das várias especialidades se sucedem em ritmo frenético, quase uma a cada semana, com debates acalorados. O auditório era pequeno para tanta gente. A Somese se transforma num quartel general, montado e estruturado para atender às necessidades do movimento.
Mas as demais ações não param, notadamente os programas de educação continuada para os médicos e de extensão para a comunidade, os chamados PAMC e PEMC, que não são descontinuados. O cineclube, idealizado por William Soares, acontecia a cada mês, com diversos artistas se apresentando gratuitamente após a projeção.
Faço essa introdução para justificar a iniciativa de convidar o artista plástico Belém, caricaturista consagrado, para registrar de forma bem humorada, aqueles dias de intensa agitação. Ele me pediu uma foto de cada pessoa que deveria aparecer no painel. Não conhecia nenhum deles pessoalmente. Pediu ainda que eu traçasse um breve perfil de cada um. Em trinta dias, Belém montou o painel de oito metros quadrados que se encontra hoje no hall de entrada da Somese, que mostra uma verdadeira equipe em pose tradicional e sem destaques individuais. Isso porque a nossa força, naquela oportunidade, era a união do conjunto, do grupo. Não havia estrelas isoladas, mas sim uma verdadeira constelação, onde cada médico na ponta era componente importante. Esse grupo fez história e a sensibilidade do artista perenizou o momento.
QUEM É QUEM NO PAINEL, quando ele foi pintado, em 1996/97