Assembleia de Deus e o seu centenário

As celebrações pelos cem anos da Assembleia de Deus, comemorados oficialmente no sábado 18 de junho, começaram nesta quinta-feira. Nascida em Belém do Pará, a Igreja congrega atualmente 10 milhões de pessoas no Brasil, 36 milhões no mundo e está presente em 176 países. Somente no Pará existem 4.500 templos.

Durante as comemorações do Centenário, a capital paraense receberá diversos presentes. Nesta quinta foi  inaugurado o Museu Nacional da Assembleia de Deus, que contará com um rico acervo literário, peças sacras, fotografias, instrumentos de trabalho e objetos pessoais das personalidades que participaram da construção dessa memória. O prédio foi totalmente restaurado e a fachada é uma réplica da casa da irmã Celina Albuquerque, na Cidade Velha, onde aconteceram as primeiras reuniões dos fundadores da Igreja, Gunnar Vingren e Daniel Berg.

Já o Centenário Centro de Convenções, maior obra ligada ao evento, abriu as portas as 10h.Com 13 mil metros quadrados de área climatizada e área de estacionamento com capacidade para mais de 400 carros, o Centenário Centro de Convenções foi construído com recursos próprios e materiais de primeira qualidade para garantir o conforto e a segurança dos visitantes. O espaço servirá para diversos eventos de cunhos evangélicos ou não, como shows, cultos, feiras, congressos, o que significa geração de recursos para o Estado do Pará.

Na sexta-feira (17), às 8h, o Centenário Centro de Convenções recebeu o Impacto Pentecostal. No sábado (18), a Carreata do Centenário espera reunir mais de 200 mil pessoas, inclusive de outras religiões. Para o domingo (19) está programado o Batismo do Centenário, na praia Grande, em Outeiro. São aguardadas cerca de cinco mil pessoas a serem batizadas na Assembleia de Deus.

Números

A organização do Centenário espera um público de 500 mil pessoas nos três dias de eventos, que deve vir tanto de municípios vizinhos quanto de outros países. Para recebê-las, a comunidade cristã evangélica da Assembleia de Deus está abrindo as portas de suas residências. A expectativa é que sejam disponibilizadas, fora da rede hoteleira de Belém, mais de 30 mil vagas em domicílios, sítios, chácaras e acampamentos.

Segundo dados do último Censo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 26,1 milhões de pessoas que residem no Brasil são evangélicas. Esse número, conforme informações da Missão Internacional Servindo aos Pastores e Líderes (SEPAL), saltou para 36 milhões até o final do ano passado e, em 2011, chegará a 57,4 milhões. No Pará, existem atualmente 700 mil membros e congregados, 1.500 pastores e 4.500 templos, sendo mil somente na Região Metropolitana de Belém.

Você pode assistir as comemorações pela internet no canal TV CRISTA do Portal Creio, via REDE Boas Novas.

#Confira o que mais rolou#

Comemorações pelo Centenário da Assembléia de Deus lotam principal estádio de Belém

Na noite desta quinta-feira, 16, mais de 45 mil pessoas lotaram o estádio do Estádio Olímpico do Mangueirão em Belém do Pará para festejar os 100 anos da igreja Assembleia de Deus.

O louvor ficou por conta de Elaine de Jesus, Dedos de Davi, Mara Lima, Quarteto Gileade, Marco Feliciano, Roberto Marinho, Cristina Mel entre outros e a ministração principal da noite foi feita pela Missionária Helena Raquel.

Vários pastores de diversos ministérios estiveram juntos para comemorar esta preciosa data para os evangélicos brasileiros. Entre eles estavam o pastor e deputado Marco Feliciano, o apóstolo René Terra Nova e até o pastor José Wellington Bezerra, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) que organizou outras comemorações na semana passada.

A participação do presidente da CGADB foi comemorada por todos que acreditavam que a Celebração do Centenário poderia unir os líderes das ADs. Inclusive o pastor Marco Feliciano comemorou a presença do pastor no culto; “Que festa linda! Pr.Samuel Camara de parabéns!

Emocionante ver o Pr. José Wellington na festa dando uma palavra viva! O diabo foi derrotado!” escreveu Feliciano em seu twitter.

16 mil pessoas na inauguração do Centro de Covenções da Assembléia de Deus

Cerca de 18 mil pessoas participaram da inauguração do Centenário Centro de Convenções em Belém do Pará durante essa quinta-feira, 16, para comemorar os 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil.

O centro possui 13 mil metros quadrados de área climatizada, foi erguida ao longo de um ano e sua inauguração marca um século do maior movimento pentecostal do mundo, uma referência para a comunidade evangélica.

A obra está localizada na Rodovia Augusto Montenegro, próximo ao Estádio Olímpico do Mangueirão, onde serão realizadas outras grandes celebrações alusivas ao Centenário que acontecem até o dia 18 de junho.

A reunião começou com uma oração do pastor presidente da AD de Belém, o pastor Samuel Câmara que agradeceu a Deus pelos 100 anos da igreja, pelas vitórias e pela história da maior denominação evangélica do país.

Várias autoridades políticas estiveram presentes na inauguração como o governador do Estado do Pará, Simão Jatene; a primeira dama Ana Jatene; o prefeito de Belém, Duciomar Costa; o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, além de senadores, deputados e vereadores.

Os cantores Alessandra Prado, Cristina Mel, Gabriel Lima e o grupo Celebrai, entre outros, foram os responsáveis pelo louvor da noite.

Um pastor da Suécia também esteve presente na reunião, ele relembrou a importância da vinda de seus compatriotas Daniel Berg e Gunnar Vingren para a criação do movimento pentecostal, que atualmente congrega cerca de 700 mil pessoas, somente no Estado do Pará, em seus mais de 4 mil templos.

Muitos participantes vieram de outras regiões do Brasil só para participar das festividades que comemoram o Centenário das ADs. As comemorações acontecem até o dia 18.

Igreja Assembléia de Deus é homenageada no Senado e Pastor Samuel Câmara discursa na tribuna

Ao homenagear nesta segunda-feira (13) o centenário das igrejas evangélicas Assembleia de Deus, comemorado em 18 de junho, os senadores destacaram o papel social que a instituição desempenha na sociedade. Para o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que, com Magno Malta (PR-ES), requereu a homenagem, a igreja é um local em que as pessoas recebem solidariedade e fortalecimento para enfrentar as dificuldades.

– É ali, em cada uma delas, que, nos momentos mais duros de solidão e tristeza, nosso povo, sobretudo os mais humildes, encontra alento, paz, na comunhão com os irmãos – disse o senador Crivella.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou que a instituição, além do conforto espiritual às pessoas, oferece serviços sociais e culturais. Como exemplo, ele destacou o trabalho de reabilitação de ex-presidiários realizado pela Assembleia de Deus, que, conforme destacou, torna as igrejas verdadeiros centros de assistência social.

Mesmo as pessoas que não concordam totalmente com o credo, observou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), devem reconhecer seu papel evangelizador. Segundo o senador, a igreja protege e oferece ascensão espiritual, social e econômica às pessoas.

– Eu considero que o processo de evangelização que houve no Brasil, e a Assembleia de Deus aí dentro, funciona hoje como uma espécie de rede de proteção e escada de ascensão. Uma rede de proteção para todos aqueles que, no Brasil, hoje, vivem como se estivessem caminhando numa corda bamba e encontram nas igrejas uma rede que lhes protegem. E aqueles que já caíram recebem das igrejas uma forma de encontrar o rumo, o caminho e ascenderem outra vez a um papel social – disse o senador.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), como católico, fez questão de homenagear a Assembleia de Deus, afirmando que “todas as religiões levam ao mesmo Deus”. Ele defendeu um trabalho conjunto das diferentes igrejas para melhorar as condições de vida das pessoas.

Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), os governos precisam realizar parcerias com as igrejas. No Brasil, destacou, as diferentes religiões convivem de forma harmônica, o que poderá contribuir para um trabalho conjunto.

– Não podemos prescindir de uma aliança estratégica com as igrejas e, especialmente, neste momento, com as Assembleias de Deus, para que possamos atingir estes objetivos: construir uma sociedade mais justa, mais solidária e mais generosa – disse Rollemberg.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou da homenagem. Não puderam comparecer ao evento, mas enviaram cumprimentos à Assembleia de Deus a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que subscreveu o requerimento para a homenagem quando ainda era senadora, e os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Gim Argello (PTB-DF), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Magno Malta. Um coral de membros da Assembleia de Deus encerrou a homenagem.

Heleno Silva (PRB/SE) destacou as ações da igreja em Sergipe

A história e a função social da igreja evangélica Assembleia de Deus foram ressaltadas por parlamentares de diversos partidos na Câmara

Pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, Pastor Heleno Silva e Pr.Manoel Ferreira ,pesidente da Assembléia de Deus ministério Madureira

Federal. Em sessão solene que homenageou nesta terça-feira, 14, os 100 anos de fundação da congregação, o deputado federal Heleno Silva (PRB/SE) destacou as ações da igreja em Sergipe.

O parlamentar explicou que, graças ao fiel propósito, a Assembléia de Deus no Brasil continua enviando missionários para o exterior, bem como para o interior do país.

Atualmente, a Igreja mantém missionários em toda América Latina, América do Norte, e em vários países da África, Ásia, Oceania e Oriente Médio. “Como representante do Estado de Sergipe, meu coração se alegra nessa comemoração do centenário das Assembleias de Deus”, disse Heleno.

No que se refere ao aspecto social, Silva disse que as Assembleias de Deus promovem a leitura, com a construção de bibliotecas comunitárias, auxiliam a população brasileira com creches, orfanatos, asilos, casas de recuperação, suprindo as necessidades dos membros mais necessitados em cada comunidade, com alimentos, dormitórios, vestuário, assistência médica, além do estudo bíblico. “Algumas filiadas possuem policlínica ou mantém convênios médicos, contando, ainda, com escolas”, informou o republicano.

Assembleia de Deus

A Assembleia de Deus surgiu no Brasil em 18 de junho de 1911, por iniciativa dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Vindos dos Estados Unidos, eles haviam aportado em Belém (PA) no ano anterior, com a missão de pregar o Evangelho em uma terra distante. De Belém, a igreja se difundiu por todo o País. Hoje a instituição conta com cerca de 200 mil templos em todos os estados e aproximadamente 20 milhões de seguidores.

A congregação em Sergipe

A primeira igreja em Sergipe foi inaugurada pelo sargento Ormínio no ano de 1927, oriundo de Belém. Como primeiro pregador, promoveu a evangelização em Aracaju.

Em 1932, convidado pelos fiéis, o missionário Otto Nelson organizou oficialmente a igreja em Aracaju, com a autonomia decretada pela convenção nacional em 1949.

A segunda cidade a receber as pregações da igreja foi Propriá, sendo posteriormente propagadas aos outros municípios circunvizinhos. O crescimento continuou e atualmente existem Assembléias de Deus em todos os municípios de Sergipe.

“O atual presidente da Assembléia de Deus no Estado de Sergipe, Pastor Virgínio de Carvalho Neto, foi consagrado no ano de 1973, aos 20 anos, e participou de missões em Madagascar e outros países. Nos dias atuais, exerce a primeira suplência no Senado Federal”, destacou Heleno.

Durante o discurso, o deputado fez referência, ainda, ao Lar Evangélico das Assembleias de Deus no Estado de Sergipe. “Foi inaugurado em 1958 como uma importante obra social, tendo por finalidade instruir, educar e prestar serviços assistenciais. Os projetos são voltados para as famílias com o objetivo de propiciar melhor qualidade de vida”, explicou.

O Lar Evangélico acolhe crianças com educação infantil  em tempo integral. Os docentes contam, também, com material didático, atividades recreativas, alimentação, auxílio familiar, atendimento pedagógico e psicológico, consultórios médico e odontológico, apoio à terceira idade com atividades físicas, cursos profissionalizantes e visitas a outras comunidades locais para realização de eventos sociais.

Que os pastores e obreiros da Igreja Assembléia de Deus continuem com o mesmo ideal dos dois missionários suecos, com desapego, coragem e esperança em Jesus Cristo ao comemorar seu centenário. “Parabéns para a Assembléia de Deus, por mais essa vitória”, concluiu Pastor Heleno.

Centenário: Novo perfil dos jovens da Assembléia de Deus inclui internet e baladas gospel com forró e funk

Aos homens a pressão por um comportamento virtuoso também parece ser uma constante. “É difícil dizer não ao assédio, mas eu prefiro ficar aguardando”, diz Pedro Paulo Freire, 18 anos, estudante universitário. Pedro Paulo quer ser empreendedor. Estuda Administração. Por enquanto, vive o que a idade lhe oferece. Joga futebol, frequenta academia. “É preciso gastar energia”, diz. Vez em quando frequenta uma balada gospel, com direito a funks, forrós, pagodes e outros ritmos, todos louvando a Deus. “O problema não são as baladas e sim o que a pessoa faz. Eu me valorizo e me sinto preenchido”, diz ele.

Como outros da idade dele, Pedro Paulo utiliza todas as redes sociais possíveis. Mas critica a exposição de vulgaridades que assola a internet. Compartilha, com isso, o mesmo pensamento de Andreza Burção, que também gasta de uma a duas horas por dia nas redes sociais.

Na igreja que frequenta, no bairro do Marco, Marcelo Sousa, 25 anos, é chamado, na brincadeira, de ‘modelo’. Isso por conta da vaidade adotada por ele no modo de vestir. Ex-integrante de um grupo de pagode, ainda carrega um pouco do antigo modo de vida no estilo de roupa. Estão ali os cordões, as pulseiras, os anéis, vez em quando um chapéu e um gel no cabelo. Mas tudo isso, para Marcelo, tem um sinônimo que lhe foi proporcionado pela igreja: liberdade. “O evangelho é liberdade. E liberdade não prende as pessoas naquilo que elas não querem ser”, diz ele.

Comportamentos como os desses jovens integrantes da Assembleia de Deus acabam por ser criticados por parcelas das igrejas evangélicas. Mas foram jovens como eles que renovaram a forma de evangelizar, segundo admite o próprio presidente da Assembleia de Deus, o pastor Samuel Câmara. “O limite de tudo é a decência”, resume. Marcelo Sousa complementa. “Têm pessoas que vivem sob o jugo do pecado, mas viver sob o jugo da religião, quando se julga a tudo e a todos, acaba sendo uma forma de prisão também. Eu prego o Evangelho da maneira como Jesus me mandou pregar, com a minha linguagem e o meu tempo”.

#Nota#

Pastor Antônio destaca ações da Cohidro

O deputado Antônio dos Santos (PSC)  foi à tribuna da Assembleia  Legislativa nesta segunda-feira, 13, para destacar as ações desenvolvidas pela Cohidro no Estado de Sergipe. O parlamentar destacou a importância do órgão no desenvolvimento dos recursos hídricos, no abastecimento da água, no saneamento básico para as comunidades rurais, na perfuração de poços e outras políticas públicas voltadas para recursos hídricos e irrigação.

Ao defender sua linha de raciocínio, Antônio dos Santos comentou sobre a atuação da Cohidro em Sergipe. “Ela atua prestando assistência técnica a seis perímetros irrigados: Perímetro Califórnia (Canindé do São Francisco); Ribeira e Jacarecica I (Itabaiana); Piauí (Lagarto); Jacarecica II (Malhador); Jabiberi (Tobias Barreto), totalizando 1.907 agricultores e beneficiando aproximadamente 10 mil pessoas”, destacou.

Antônio dos Santos também falou sobre a importância de cada perímetro. “No Califórnia, por exemplo, geram-se seis mil empregos diretos e indiretos na produção de alimentos, cultivados por 333 agricultores irrigantes, beneficiando 1.665 pessoas. Neste perímetro a produção atingiu a marca de 27 mil toneladas em 2010, gerando uma receita de mais de R$ 23 milhões no ano”, comentou o deputado. “No Perímetro da Ribeira, o maior produtor e distribuidor de produtos hortigranjeiros do Estado, a produção em 2010 totalizou 19.225 toneladas de produtos, cultivados por 932 agricultores irrigantes e gerando uma receita de R$ 13,3 milhões. Toda essa produção gera cerca de nove mil empregos diretos e indiretos, beneficiando diretamente 4.660 pessoas”, completou o parlamentar.

Para reforçar a importância da Cohidro, Antônio dos Santos disse que “uma das ações mais importantes da companhia é a perfuração de poços com o objetivo de garantir às comunidades, que não contam com o serviço de abastecimento convencional da Deso, o acesso à água adequada para suprir suas necessidades básicas”.

Ainda segundo o parlamentar, “o trabalho de perfuração de poços da Cohidro começou logo que ela surgiu, em meados de 1983. Nesta época, ainda contava-se nos dedos os sistemas de abastecimento em operação. As perfurações foram se multiplicando e hoje contabilizam 3.368 poços, que acumulam 197.245 metros perfurados e possuem um produção média de aproximadamente 22 mil litros de água por hora. É por esses dados e por muitos outros que a gente continua pedindo que o governo continue investindo na Cohidro”, finalizou. O deputado João Daniel (PT) aparteou o discurso e foi solidário.

Frente Parlamentar Evangélica: Saiba como funciona e quem são os políticos que lutam contra PLC 122, Kit Gay e outras propostas

A Frente Parlamentar Evangélica existe há mais de dez anos e foi criada com a intenção de ajudar na luta em assuntos polêmicos como aborto, união civil gay, liberdade religiosa, entre outros temas que dizem respeito à família e a fé cristã. Atualmente ela é presidida pelo Deputado Federal João Campos do PSDB, partido da oposição.

A maioria dos deputados e senadores que fazem parte da Frente é de partidos governistas, ou seja, a favor do governo e apenas uma pequena parte, dez deputados, faz parte da oposição.
Nos últimos dias, devido à liberação do casamento civil gay e a tentativa da inclusão do kit de combate a homofobia nas escolas públicas a Frente tem se manifestado e ganhado olhar da sociedade não só evangélica.

A Frente Parlamentar Evangélica, apesar de ser formada por mais de setenta políticos, não é um órgão reconhecido oficialmente pelo governo. Ela foi uma forma que parlamentares evangélicos encontraram de se unirem para lutarem por interesses que norteiam a fé de ambos.
Segue abaixo a lista com os nomes, partido, estado e base de todos os deputados e senadores que fazem parte da Frente Parlamentar

Evangélica atualmente:

Deputado / Partido / Estado

• Antônia Lúcia PSC – AC
• Sabino Castelo Branco PTB – AM
• Silas Câmara PSC – AM
• Henrique Afonso PV – AC (oposição)
• Fátima Pelaes PMDB – AP
• Erivelton Santana PSC – BA
• Marcio Marinho PRB – BA
• Sérgio Brito PSC – BA
• Ronaldo Fonseca PR – DF
• Lauriete Rodrigues PSC – ES
• Humberto Mannato PDT – ES
• Sueli Vidigal PDT – ES
• Audifax Barcelos PSB – ES
• Iris de Araújo PMDB – GO
• João Campos PSDB – GO (oposição)
• Erivelton Santana PRB – MA
• José Vieira PR – MA
• Edivaldo de Holanda PTC – MA
• Lourival Mendes PTdoB – MA
• Sétimo Waquim PMDB – MA
• George Hilton PRB – MG
• Gilmar Machado PT – MG
• Leonardo Quintão PMDB – MG
• Lincon Portela PR – MG
• Rodrigo Grilo PSL – MG
• Walter Tosta PMN – MG
• Josué Bengston PTB – PA
• José Marinho PSC – PA
• Francisco Eurico PSB – PE
• Anderson Ferreira PR – PE
• Aguinaldo Ribeiro PP – PB
• André Zacharow PMDB – PR
• Fernando Francischini PSDB – PR (oposição)
• Edmar Arruda PSC – PR
• Hidekazu Takayama PSC – PR
• Andreia Zito PSDB – RJ (oposição)
• Arolde de Oliveira DEM – RJ (oposição)
• Benedita da Silva PT – RJ
• Adilson Soares PR – RJ
• Eduardo Cunha PMDB – RJ
• Felipe Pereira PSC – RJ
• Antony Garotinho PR – RJ
• Liliam Sá PR – RJ
• Neilton Mulim PR – RJ
• Vitor Paulo PRB – RJ
• Walney Rocha PTB – RJ
• Aureo Ribeiro PRTB – RJ
• Washington Reis PMDB – RJ
• Lindomar alves PV – RO (oposição)
• Nilton Balbino PTB – RO
• Johnathan de Jesus PRB – RR
• Ronaldo Nogueira PTB – RS
• Onyx Dornelles DEM – RS (oposição)
• Heleno da Silva PRB – SE
• Laercio Oliveira PR – SE
• Roberto de Lucena PV – SP (oposição)
• Antônio Bulhões PRB – SP
• Bruna Furlan PSDB – SP (oposição)
• Jefferson Campos PSB – SP
• Jorge Tadeu DEM – SP (oposição)
• Marcelo Aguiar PSC – SP
• Marco Feliciano PSC – SP
• José Olimpio PP – SP
• Otoniel Lima PRB – SP
• Paulo Freire PR – SP
• Newton Lima PT – SP

Senador / Partido /  Estado

• Walter Pinheiro PT – BA
• Magno Malta PR – ES
• Marcelo Crivella PRB – RJ

Presidente: Dep. João Campos
Vice-Presidentes: Dep. Antony Garotinho, Dep. Benedita da Silva, Dep. Paulo Freire, Dep. Roberto de Lucena e Senador Walter Pinheiro.

gleicequeiroz@infonet.com.br    @GLEICEQUEIROZ

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais