Atuação governadores impediu morticínio no país.O veredito da ciência

                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O Estadão, 26, por Antônio Carlos Pereira, diretor de opinião

O veredito da ciência


Os levantamentos científicos são unânimes em apontar que o morticínio no Brasil só não foi pior por causa da atuação responsável da maior parte dos governadores.

Uma questão crucial a ser elucidada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar as responsabilidades do governo na crise pandêmica é: por que o País que tem um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, com histórico de sucesso no combate a outras doenças e um aparato de vigilância sanitária avançado, apresentou resultados tão catastróficos? Se a resposta, com todas as suas consequências, não vier à luz, não será por falta de subsídios da comunidade científica.

Como mostra um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Michigan e da FGV, no início da pandemia o Global Health Security Index classificava o País como o mais preparado da América Latina para lidar com emergências de saúde pública. Daí a resposta bem-sucedida a epidemias como as de Hiv/aids, hepatite C e H1N1.

O estudo sobre o Brasil integrou o livro The Comparative Politics and Policy of Covid-19, que reuniu mais de 60 pesquisadores para analisar governos de todo o mundo. Os resultados mostram que os países com melhor desempenho seguiram as orientações da Organização Mundial da Saúde e aliaram medidas de saúde a políticas sociais. Ou seja, ponto por ponto o contrário do que fez Jair Bolsonaro. “O presidente e seus apoiadores (governadores de quatro Estados, parte das Forças Armadas, alguns membros do governo, como o ministro das Relações Exteriores, e certos grupos de extrema direita) advogaram políticas públicas que refletiram uma pseudociência na melhor das hipóteses, e o negacionismo na pior.”

A pesquisa detalha como Bolsonaro empregou seus poderes constitucionais para minimizar a pandemia e boicotar os Estados. Um caso de prejuízo diretamente causado pela negligência do Planalto foi a demora no fechamento das fronteiras no início do surto. Outro, causado por sua ação direta, foram as medidas provisórias empregadas para obstruir os esforços de restrição da circulação por parte dos Estados, como a que indexou dezenas de serviços como “essenciais”. “Bolsonaro interferiu no Ministério da Saúde como nunca antes visto no período democrático”, lembrou uma das pesquisadoras. “Ele interveio em protocolos de tratamento e até no modo de divulgação dos dados da pandemia.”

Outro estudo, da revista médica The Lancet, identificou diversos problemas na gestão federal, entre eles as deficiências dos quadros levados ao Ministério da Saúde pelo ex-ministro Eduardo Pazuello, para substituir vários técnicos por militares sem competência, tal como ele, em saúde. Também questiona a subutilização dos fundos de emergência de R$ 44,2 bilhões aprovados em fevereiro. Até outubro de 2020 – período crítico para a contenção do surto – o Ministério havia empregado apenas 23% de seus recursos.

Além desses problemas, um levantamento da revista Science destaca a baixa capacidade de testagem. Até o final de 2020, o País havia testado apenas 13,6% da população, o que o coloca entre os que menos testaram no mundo, conforme o Our World Data, da Universidade de Oxford. O estudo também aponta a forte correlação no início da pandemia entre o número de mortes e as vulnerabilidades socioeconômicas. É outro ônus para o governo federal. Em emergências de saúde em um país tão grande e diverso como o Brasil, o Ministério da Saúde tem um papel fundamental na compensação das desigualdades regionais. Quando falta a articulação federal, as consequências podem ser catastróficas, como se viu na crise de abastecimento de oxigênio em Manaus.

Certa vez, Pazuello confessou que antes de assumir a pasta não sabia o que era o SUS. Talvez aprenda nos inquéritos a que será submetido no Congresso que a calamidade em sua gestão só não foi maior pela resiliência do sistema. Bolsonaro, por sua vez, tentou mobilizar congressistas para avançar a proposta de incluir os Estados na CPI. Não conseguiu, porque isso seria inconstitucional. Se fossem incluídos, seria outro tiro no pé do governo. Os levantamentos científicos são unânimes em apontar que o morticínio no Brasil só não foi pior por causa da atuação responsável da maior parte dos governadores.


Cadê os movimentos e grupos de mulheres em Sergipe? Não se somam a luta das mulheres que denunciam os dois pastores por assédios sexuais? E o blog recebeu ontem uma informação que está checando. Num movimento que tem em todo pais conhecido como Grupo Mulheres do Brasil em Sergipe algumas das participantes levantaram a questão de defenderem publicamente as mulheres que denunciaram os dois pastores da Igreja Quadrangular, como também apoiar junto a SSP. Pois bem, uma das participantes informou que uma das “cabeças”, por amizade com os dois pastores não só aceitou, como disse que não acredita nas diversas denúncias. O blog está conferindo o nome para divulgação. Diz que tem até liderança partidária no meio. Todos serão desmascarados. Tem até um profissional da comunicação que se se acha metrossexual e que exibe um colar da hipocrisia. Nada fala.







Dores: no balanço dos primeiros 100 dias, prefeito Mário diz que cidade passou por muitas transformações Ao conceder entrevista à rádio SIM FM, 94.3, no programa de George Magalhães, o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Mário, reforçou que a transparência é um fator de suma importante para qualquer gestor e ele tem isso como tônica na vida dele. De forma transparente, ele fez um balanço das ações do governo municipal em todas as áreas e respondeu a todos os questionamentos do radialista George Magalhães, apresentador do programa Jornal Sergipe Verdade, e dos ouvintes.

Mudanças olhando para o futuro As dívidas da prefeitura, deixadas pela gestão passada; a questão da contratação de médicos em plena pandemia; as questões relacionadas à coleta do lixo; a retomada de obras foram abordados. “A cidade de Nossa Senhora das Dores vem passando por muitas transformações e, em apenas 100 dias de gestão, já houve melhoras em muita coisa: os salários dos servidores estão em dia; os serviços municipais estão sendo restabelecidos, com remédios nos postos de saúde e vários mutirões de limpeza; já houve assinatura para obras, renegociação de dívidas com fornecedores, planejamento de novas ações para este ano, mesmo diante das dificuldades”, disse, acrescentando que a ordem é trabalhar, esquecer como foi deixada a Prefeitura e arregaçando as mangas em parceria com a população. “Vamos olhar para o futuro e transformar Nossa Senhora das Dores”, garantiu.

             
Macambira: ações constantes de prevenção e conscientização contra a Covid-19 E a Prefeitura de Macambira, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando ações de prevenção e conscientização contra a Covid-19. Ontem, 26, por exemplo, a continuidade das ações de combate e enfrentamento da Covid-19 foi junto aos feirantes feirantes, com a distribuição de máscaras e higienização das mãos com álcool 70%. Na oportunidade, foram reforçados os protocolos de segurança a serem seguidos em meio à pandemia como estabelece o Ministério da Saúde.




Poço Verde: vice-prefeito engajado na gestão E o município de Poço Verde, que tem como prefeito reeleito Iggor Oliveira, o vice-prefeito, Euberlan Souza, conhecido como Binho de Dona Elza, participa ativamente na gestão atuando na equipe de planejamento do município.

Homenagem Em todas as entrevistas que concede, Binho de Dona Elza faz questão de lembrar da mãe, Dona Elza, que seria a candidata, mas faleceu prematuramente. Ele assumiu o lugar para representar a memória da mãe e de toda família.

Espaço Binho de Dona Elza reforça que o prefeito Iggor Oliveira é um jovem político que já tem uma vasta experiência e, por isso, deu um espaço importante para ele participar ativamente da gestão que tem como foco principal melhorar a cada dia o bem estar da população, ouvindo suas reivindicações e anseios.

Laranjeiras: Prefeitura pede esclarecimentos à AHS sobre morte de moradora A Secretária Municipal de Saúde, Gabriela Carvalho, esteve na manhã de ontem, 26, no Hospital São João de Deus e notificou, através de ofício, a Associação Hospitalar de Sergipe (AHS), responsável pela gestão da unidade. No documento, a Prefeitura de Laranjeiras solicita esclarecimentos a respeito de todo o ocorrido em relação ao atendimento da professora Maria Izabel Souza Silva, que, apesar de ter dado entrada na unidade de saúde, acabou falecendo na última sexta-feira, 23.

Reunião Hoje, 27, o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo (Juca), a secretária de Saúde e outros membros da administração municipal irão se reunir com o diretor-presidente da Associação Hospitalar de Sergipe, André Santos Andrade, para também tratar deste assunto. Dessa maneira, a Administração Municipal reafirma seu compromisso com o bom atendimento do Hospital São João de Deus, que passa por um novo processo de licitação, o qual ocorrerá na próxima quinta-feira, 29, quando receberá as propostas de outras organizações sociais interessadas na gestão daquela unidade. Todo o processo está sendo realizado de forma transparente e seguindo a legislação, com o objetivo de garantir qualidade na prestação dos serviços de saúde aos usuários.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Prefeito de Itabaiana testa positivo para a Covid-19 e envia mensagem pelas redes sociais

Com a transparência, sinceridade e a verdade que tem sido minhas marcas enquanto Prefeito de Itabaiana, informo a toda sociedade que testei positivo e estou com a COVID-19. Estou bem, sentindo somente algumas dores no peito, mas em repouso para que elas logo passem.

Desde o primeiro momento em que me senti mal, na noite da última terça-feira, dia 20, estou em isolamento, em casa. A suspeita me veio depois de uma crise de tosses, dores de cabeça e febre. Seguindo em isolamento, fiz o teste e recebi o resultado na manhã deste domingo, dia 25.

Mesmo em casa, em repouso recomendado pelo médico, tenho buscado trabalhar para sanar a dor dos itabaianenses que também estão acometidos por esta triste doença. O nosso Centro de Atendimento segue funcionando de domingo a domingo atendendo semanalmente, em média, 900 pessoas, realizando teste rápido, PCR e sorologia tendo estrutura montada para atendimento de urgência com dois respiradores, monitores, cardioversor e oxigênio. Também já vacinamos 12% da nossa população com a primeira dose e aproximadamente 7% com a segunda.

Para os itabaianenses, deixo um alerta que deve ser sempre reforçado: o uso da máscara não é um posicionamento político, é algo essencial para cuidar da sua vida e da do próximo.

Adailton Sousa
Prefeito do Bem



De um leitor: foto tirada no último sábado, 24, na rodovia estadual Lauro Porto, divisa de Aracaju com Socorro, onde é frequente encontrados cavalos solto na pista. Além de uma rodovia estadual é uma via que de acesso às rodovias federais, tendo um movimento grande.



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

A Polícia Militar de Sergipe, através da Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTRAN, recebeu na segunda, dia 26, mais uma vez, do INEC – INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA, 22 toneladas de gêneros alimentícios, em cestas básicas, para serem doadas para instituições de Sergipe.

Dentre as instituições agraciadas está o Bethesda Casa de Misericórdia, que cuida de dependentes químicos, inclusive dependentes de álcool, sediada no município de Itaporanga D’Ájuda, no Povoado Araticum, que recebeu 20 cestas básicas. O Subtenente Alexinaldo Santos Borges que é o presidente da instituição, destacou a importância destas doações neste momento difícil da pandemia, onde os gastos são muitos e os recursos escassos. “Vem em muito boa hora estas cestas básicas, pois ajudará sobremaneira o Bethesda, visto que trabalhamos de forma voluntária e sem fonte de recursos. Só tenho a agradecer a CPTRAN e do INEC pelo lindo gesto de solidariedade não só para com o Bethesta, bem como a outras instituições que prestam serviços à sociedade sergipana e que neste momento de pandemia passam por dificuldades. Que Deus possa abençoar a todos grandemente”.

O blog Espaço Militar parabeniza a CPTRAN e o INEC pela blitz da solidariedade, bem como, a todos os policiais militares da unidade engajados nesta corrente do bem.


PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto As sombras não têm como se queixar dos deuses por eles somente pedirem autógrafo à luz.

www.twitter.com/profanselmo O Bolsonaro continua estimulando para os seus fanáticos seguidores para que lhe apoiem num golpe de estado contra a Constituição e contra a democracia.

www.twitter.com/OLIBR2701 Quando sairemos desse pesadelo?!




www.twitter.com/Ancelmocom Instagram lança no Brasil adesivo sobre importância da vacina contra a Covid-19



www.twitter.com/AnaAgroecologia Dossiê da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida (@semagrotoxico) alerta sobre os impactos dos venenos agrícolas na saúde e propõe agroecologia como alternativa 

 



Siga Blog Cláudio Nunes:     

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“O espectador, considerado individualmente, é por vezes um homem inteligente; mas os espectadores, considerados em massa, são um rebanho que o génio ou até o simples talento têm de conduzir de chicote em punho.” Émile Zola, escritor francês.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-04/papa-francisco-clarissas-paganica.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais