Auditoria: Clóvis tem que fazer o dever de casa

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Correta a ação do novo presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Clóvis Barbosa, em comunicar ao governador Jackson Barreto, que os técnicos do órgão estão à disposição do governo para a realização de uma auditoria completa em todas as áreas.

Aliás, este espaço, foi um dos primeiros a levantar na imprensa a ideia, dando como exemplo o governo do Rio Grande do Norte, onde uma auditoria em todos os órgãos e folhas está possibilitando uma economia de R$ 40 milhões mensais.

E para fazer uma auditoria de verdade, Jackson não pode envolver funcionários do próprio governo. Deve aceitar a ajuda do TCE, pedir o apoio do Ministério Público, mas ter vontade política que a auditoria seja mais isenta e sem influências partidárias.

É uma questão de sobrevivência. Ou Jackson vai passar para a história como o governador que passou todo o governo pagando atrasado os salários dos servidores, sem falar no déficit da previdência.

Faça o dever de Casa, Clóvis – Totalmente deselegante a atitude do ex-presidente do TCE, Carlos Pinna, que passou a bola para Clóvis na cerimônia de posse e deixou a solenidade. Mostrou que está preocupado com a administração de Clóvis.

Clóvis agora tem a oportunidade de mostrar que será diferente, ou se curvará aos ditames da maioria do TCE. Se não fizer o dever de casa, com uma auditoria nas folhas de pessoal, inclusive em todos os contratos, principalmente dos terceirizados, não vale. Aliás, na área de TI, Clóvis precisa anular o contrato e fazer outra licitação. É coincidência que uma empresa ligada a “gente da casa”, sempre vence. Por falar em “gente da casa”, seria bom que ele recebe a documentação sobre “empresas laranjas” e envie para a Polícia Federal. Tem gente grande em dois setores importantes atuando firmemente em todo o estado. Gente grande, no poder e bem próxima do TCE.

Do mesmo modo que o blog elogia e acredita na atuação forte de Clóvis,se preciso, será o primeiro a bradar: Clóvis se curvou as pressões e esmoreceu.

Sergipe Previdência: um exemplo a ser seguido no estado
Um bom exemplo do que o governador precisa estender para todas as áreas da administração é o que vem sendo feito mensalmente no Sergipe Previdência. Segundo um leitor deste espaço, a equipe, comandada por Augusto Fábio, vem fazendo um minucioso monitoramento no pagamento das pensões e aposentadorias e já conseguiu contribuir em muito na redução dos custos. Segundo o leitor, técnicos realizam até mesmo visitas para comprovar que os beneficiários estão vivos.

IPTU: TJ/SE julga hoje ações do MPE e do PSB
Está marcada na pauta de hoje do TJ/SE a votação de duas ações (uma do MPE e outra do PSB) contra o reajuste do IPTU em Aracaju. Os desembargadores estão preocupados porque se deixarem para o próximo ano o prejuízo será grande, tanto para os aracajuanos e a própria Prefeitura, já que, como o reajuste foi escalonado, tem outro percentual no IPTU de 2016. A Prefeitura fez  o orçamento com base neste reajuste, já os aracajuanos, querem uma definição da Justiça. A ação do MPE tem arguição tributária. Já a do PSB, além da arguição tributária tem também questionamentos sobre o não cumprimento do Regimento Interno durante o processo.

Alese: Afastamento de dois deputados e duas servidoras. Bispo se irrita, ele também é processado
E o presidente da Alese, Luciano Bispo se irritou ontem, 15, com jornalistas que queriam detalhes da determinação judicial para afastar os deputados Augusto Bezerra, Paulinho das Varzinhas e duas assessoras Eliza Maria Menezes e Ana Cristina Varela Linhares, dos gabinetes deles. Bispo ficou irritado porque deve: tem o mandato sob judice, garantido numa liminar. Bispo tem diversos processos na Justiça Federal. A candidatura dele foi deferida pelo pleno do TRE ninguém sabe porque. Ontem, ele estava apenas pensando: “do jeito que vem acontecendo, amanhã, posso ser eu”.

Empréstimos para 2ª parcela do 13º devem ser liberados ainda esta semana
Após a aprovação ontem, 15, do projeto que cria um abono para o governo assumir os encargos do servidor com o empréstimo da segunda parcela do décimo terceiro é bem provável que ainda não Diário Oficial de hoje sela publicado o projeto. Com isso o governo conclui a folha e encaminha para os bancos.

Recursos do Fundeb garantem 2ª parcela 13º para magistério dia 20 e salário dezembro dia 31
E o governo do estado recebeu ontem, 15, a informação de que os recursos do Fundeb não caíram este mês. Com isso garantiu o pagamento para este fim de semana da segunda parcela do 13º salário e o pagamento do salário de dezembro no dia 31.

Lombadas da Avenida Antônio Gois, na Coroa do Meio, sem pinturas
Recentemente a Prefeitura de Aracaju, revitalizou as diversas lombadas existentes na Avenida Desembargador Antônio Gois, na Coroa do Meio, aquela que margeia todo o mangue. O problema é que as placas de sinalização são do lado e é necessário que as lombadas sejam pintadas. Será que a SMTT ainda tem tinta, ou gastou toda pintado exageradamente algumas faixas de pedestres em pontos de maior circulação?

Reclamação  Colégio Master. Novamente conteúdo sem aulas
E não tem jeito! No ano passado o blog publicou reclamações de alguns pais de alunos sobre alguns professores do Colégio Master que chegam no fim do ano, cobram conteúdos programáticos dos alunos, sem as devidas aulas. É um corre-corre geral para os alunos, que reflete nos pais que ficam desesperados. Quando se tivesse uma programação mais organizada o conteúdo seria dado na sala de aula, para depois os alunos estudarem.

Gilmar Carvalho pisou na bola
A exibição de uma criança no programa de Gilmar Carvalho dançando e fazendo gestos que indicam a malversação de recursos públicos foi de um extremo mau gosto e causou a revolta de diversas pessoas que enviaram mensagens ao blog. Há quem veja, inclusive, violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Gilmar pisou na bola. A pretexto de criticar a corrupção, desvios de conduta e coisas do gênero, apelou e fez valer o tom sensacionalista do seu programa.

Enfim, vereador de Poço Verde perdeu o mandato
Finalmente, a Câmara Municipal de Poço Verde declarou extinto o mandato do então vereador Ricardo Henrique Nogueira de Oliveira, acusado de fornecer dinamites para uma quadrilha envolvida com a explosão de caixas eletrônicos em Sergipe. Veja toda matéria da Infonet:https://.infonet.com.br/politica//ler.asp?id=180792

A Cunha o que é de Cunha: acunhado na prisão
A apreensão de documentos e até do celular do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, pela PF, cumprido determinação da Justiça vai descobrir muita coisa. Pode ter certeza. Cunha só não será preso se fugir do país. A coisa é séria.  Aliás, tem muito paladino da Justiça que fala em corrupção só no PT, esquece que quase todos estão sujos, a começar da Petrobras, no governo FHC. E o PMDB? Manda no Brasíl, desde Sarney. Está mais sujo do que pau de galinheiro.

André Moura e o desgaste com Eduardo Cunha. JN cita quatro inquéritos
E ontem, 15, uma ampla matéria no Jornal Nacional mostrou a tropa de choque do deputado Eduardo Cunha que tenta inviabilizar o andamento do processo na Comissão de Ética contra Ele. Na reportagem de Zuleide Silva foi mostrado o deputado André Moura, PSC e citando o seguinte: “Moura  também é investigado no Supremo, são quatro inquéritos por peculato, quadrilha, crimes de responsabilidade e homicídio simples”.

Areia Branca: 13º foi pago integralmente dia 10
E uma prova que é possível administrar de acordo com a realidade financeiras do município. Areia Branca, administrada pela prefeita Acácia Souza, PSD, pagou no último dia 10, o 13º integral de toda a administração. E vem pagando os salários dentro do mês. Ou seja, é preciso cortar na pela e se adaptar a realidade.

Maruim começou a pagar o 13º. Socorro pagou a segunda parcela dia 10
Já em Maruim, a assessoria informou que o décimo terceiro salário começou a ser pago ontem, 16. Os funcionários dos programas de saúde receberão até o dia 20. Exceto, agentes de endemias, que receberam ontem.  A Prefeitura de Socorro confirmou que pagou a segunda parcela dia 10.

Aracaju: prefeitura pagará de 18 a 23
A Prefeitura de Aracaju informou que a segunda parcela do décimo terceiro será paga do dia 18 ao dia 23 de dezembro, de acordo com os recursos  que estarão disponíveis no fluxo de caixa para a quitação da folha do 13º. O pagamento será creditado na conta dos servidores durante esse período.

Forças ocultas vão "estuprar" o Plano Diretor, denuncia Bertulino
É grave a denuncia do vereador Bertulino Menezes, PSB, que forças ocultas vão “estuprar” o novo Plano Diretor de Aracaju, cujo projeto os vereadores aguardam com expecativa. Ele lamentou que a PMA não cumpriu com o acordo que enviaria a proposta até o mês de setembro. Ele entende que a discussão coincidir com a eleição de 2016 vai permitir que as forças ocultas e o poder econômico possam “estuprar” o projeto.

Intervenção da OAB/SE
“Vou aproveitar o período do recesso e vou visitar a nova diretoria da OAB/SE, – que tem como presidente eleito o advogado Henri Clay Andrade, para solicitar que a entidade possa intervir na questão do PDDU”, avisou, prevendo que o projeto só comece a tramitar na CMA a partir de março de 2016, prorrogando as discussões para o período pré-eleitoral. “Eu sempre adverti esta Casa de que não se pode discutir um Plano Diretor em plena campanha eleitoral porque os interesses do poder econômico são violentos”.

Abertas inscrições online para o Pré-Universitário na quarta-feira, 16
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciará nesta quarta-feira, 16, as inscrições para o processo seletivo para o curso Pré-Universitário.O processo de inscrições será feita via online, por meio do portal da Seed (https://.seed.se.gov.br/portais/preuni/ ), das 8h do dia 16 de dezembro até às 23h59 do dia 13 de janeiro de 2016.

Quadra esportiva em Dores
No último sábado, 12, os moradores do povoado Cajueiro ganharam a primeira obra desde a criação, há 50 anos. Uma quadra esportiva construída com recursos próprios. Na inauguração o vereador Lula do Cajueiro, ressaltou a atenção do prefeito João Marcelo em atender uma antiga reivindicação dos moradores.

I Encontro dos Usuários de Saúde Mental de Sergipe
Hoje, 16 e amanhã,  17 de dezembro acontecerá em Aracaju, o I encontro dos usuários dos serviços de saúde mental do Estado, organizado pela AUSMES (Associação dos Usuários de Saúde Mental de Sergipe). O Encontro discutirá temas relevantes no cuidado em saúde mental como: Convivência familiar e comunitária, Mobilização e participação social, Fortalecimento da política de Saúde Mental, entre outros. O evento será realizado no Hotel Orion, na Coroa do Meio, a partir das 14h,  hoje, 16 e amanhã das 8h às 17h.

I Encontro dos Usuários de Saúde Mental de Sergipe II
O presente encontro tem como destaque o protagonismo dos usuários dos serviços de atenção psicossocial, pessoas portadoras de transtornos mentais e usuárias de álcool e outras drogas, na elaboração e realização do evento, demonstrando o potencial de organização deste coletivo.O I Encontro dos Usuários de Saúde Mental faz parte do edital de Protagonismo dos Usuários, promovido pelo Ministério da Saúde está sendo apoiado pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Atenção Psicossocial e da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju através Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju e reunirá também familiares, trabalhadores, gestores e demais interessados no assunto.

Responsabilidade: Banese realiza capacitação
Gestores do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e empresas coligadas participaram esta semana de um curso de capacitação sobre a política de responsabilidade socioambiental que deve ser seguida pelas instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. O curso foi ministrado pela economista Maria Eugênia Buosi e pelo administrador de empresas Bruno Youssif, docentes da Área de Finanças Sustentáveis do Instituto de Educação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Sociosambiental
O treinamento foi realizado em cumprimento da Política de Responsabilidade Socioambiental e Plano de Ação do Banese aprovados pelo Conselho de Administração da instituição, em que a capacitação dos funcionários sobre o tema é uma das ações previstas em seu planejamento.

Impacto
De acordo com Maria Eugênia Buosi, o setor financeiro como um todo gera impactos socioambientais de duas formas distintas: a primeira é relacionada à própria atividade dos bancos, que têm que consumir energia, consumir papel e descartar resíduos, entre outras ações que desenvolve internamente; a segunda, diz respeito ao que os bancos fazem como operação junto aos seus clientes, as suas relações trabalhistas, o relacionamento que mantém com os fornecedores e com a comunidade em geral, entre outras questões. “O objetivo da capacitação é trazer alguns ensinamentos sobre como o banco pode realizar essas ações à luz das melhores práticas do mercado e em obediência à legislação e normativos vigentes”, disse Maria Eugênia.

Reflexão
Segundo o superintendente de Controladoria do Banese, Aléssio de Oliveira Rezende, a política de responsabilidade socioambiental é um tema de grande relevância para a sociedade. “Aqui neste curso, tivemos a oportunidade de refletir sobre as questões socioambientais que impactam em nossas operações. Esta é mais uma demonstração do compromisso do Banese em contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado, em cumprimento da nossa missão e dos nossos objetivos estratégicos”, disse o superintendente.

Nova Loja do Dragão: homenagens e muita emoção na inauguração
De parabéns os dirigentes Sérgio Melo e Luiz Alberto pela inauguração ontem, 15, a noite da nova Loja do Dragão, localizada nas

Um dos espaços com os craques de cada década.

 esquinas das Ruas de Arauá e Campos. Na verdade é muito mais do que uma loja: é u memorial da história do Confiança. Tem um espaço com elencos memoráveis do Confiança (Grandes Escretes) e um outro, com os melhores jogadores de cada década.  Os torcedores do Confiança ficaram emocionados com a loja. Participaram da inauguração vários craques do passado e do presente.

Memorial e Loja das conquistas do Dragão
Na verdade o espaço deveria ter o nome mudado: Memorial e Loja das conquistas do Dragão. Parabéns a todos, especialmente ao amigo Sérgio Melo. Além de um empresário vencedor, Sérgio Melo, demonstra no seu dia a dia, de forma prática o amor pelo Confiança. Com certeza, o Memorial e loja das Conquistas do Dragão será sucesso total. Que sirva de exemplo para os outros times. Só quem ganha é o futebol sergipano.

Réveillon Al Mare do Iate Clube
O Réveillon "Al Mare Entre Amigos" do Iate Clube com duas atrações: "Metais Geniais(Carnaval, Marchinhas, Frevos e diversos

 outros gêneros musicais) e o VJ Cláudio Bessa" com o melhor dos anos 60/70 e 80 em quatro telões. Temos o melhor preço dentre os Réveillons da cidade, é só conferir, além de ser o Clube melhor centralizado. Teremos Open Bar(incluso) com: Cervejas, Refrigerantes, Água de Coco e Água Mineral. Todas as mesas terão direito a uma tábua de frios com Canapés e Salgados. Na virada do ano teremos queima de fogos de artifício e dançarinos à disposição. Você poderá levar seus petiscos e sua bebida. A festa é sua e nós forneceremos toda a estrutura. Mesas à venda no Iate clube. Informações: 3211-9623/(79) 99977-3304 / (79) 99997-3535. Organização: Ludwig Oliveira e Márcia Santana Brasil. Vá lá e adquira logo sua mesa, pois depois teremos um segundo lote com preços diferenciados.

PELO TWITTER

www.twitter.com/RealKajuru  Me ensinaram uma máxima: O que um economista prever, faça e pense o contrário, que dará certo.

www.twitter.com/jalfredo14  Precisou uma mulher no governo para levar o PMDB ao lugar merecido. Golpistas e chantagistas escondidos na sigla.

www.twitter.com/palmeriodoria  Há pouca diferença entre o ignorantismo fomentado pelos pastores televisivos e os barões da mídia. Mas os barões são mais eficazes.

www.twitter.com/LGustavoCosta13  Uma pergunta . Cunha dava 10% do dizimo à igreja ? Se dava tá abençoado, aleluia irmão .

www.twitter.com/sargentoedgard  Minha esposa pede p/ eu ñ comentar sobre corrupção.Respondo, amor se eu ñ puder me indignar enquanto me roubam,é melhor eu me juntar a eles.

www.twitter.com/requiaopmdb  Médicos especialistas constatam ocorrência de vários casos de microcefalia entre deputados federais a favor do impeachment da Dilma.

DO LEITOR

Sobre interrupção na BR-235. Que na próxima vez reabertura seja mais rápida
Sugestão do leitor Luiz Brandi: “Vimos solicitar antecipadamente aos órgãos responsáveis que se a BR-235 for novamente interrompida a exemplo do que aconteceu dia 11.12 (sexta), quando a mesma ficou fechada das 10h até 19 horas, ou seja fechada durante 09 horas, que as providencias de reabertura sejam mais rápidas, pois no entorno, existem várias Empresas de Revendas de Automóveis, de caminhões, de tratores e pneus.postos de gasolina, agencia bancária e várias outras que literalmente ficaram fechadas durante todo aquele período da ocorrência.Comumente, vemos na TV fechamentos de estradas em todo o País, mas a reabertura é bem mais rápida, pois vemos que o policiamento depois de tentar reabrir as vias interrompidas, faz com que o direito de ir e vir prevaleça, com o uso do policiamento de choque.”

NOTA ESCLARECIMENTO

Itaporanga: setor de tributos esclarece e rebate denúncia contribuinte
Sobre a nota do último dia 14, com titulo “Prefeitura de Itaporanga, fecha setor de tributos em pleno horário de trabalho, para confraternização natalina”, o chefe do setor de Tributos, Antonio Marcos R. Santos, esclarece:
“1º – O contribuinte que se diz indignado se quer tem cadastro em nosso sistema, caso esse senhor tivesse tão indignado deveria apresentar o nome verdadeiro, pois após pesquisa em nosso sistema não foi encontrado nenhum contribuinte com nome Gilberto Linhas;
2º – Desde 2013, que a prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, vem disponibilizando no site do município, todos os serviços à disposição dos contribuintes, 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, o Sr. Gilberto Linhas não precisava se deslocar do conforto de seu lar para reimprimir segunda via de IPTU que por sinal venceu em 30 de maio do corrente ano;
3º – Com certeza ele não falou com nenhum funcionário do setor de tributos, pois, não costumamos atender telefone sem nos identificarmos, e é simples de provar bastar ligar para ter a prova.
4º – Esse Senhor que se diz contribuinte está equivocado quando diz que não houve atendimento, pois atendemos a todos que se fizeram presente no setor de tributos no dia citado por esse senhor, pois atendemos e temos documentos a disposição que prova justamente o contrário da denuncia feita pelo senhor “Gilberto Linhas”Agradecemos o espaço e nos colocamos a disposição para sanar qualquer duvida.”

NOTA  AUD-TCE/SE

Associação de Auditores deseja uma profícua gestão ao conselheiro Clóvis Barbosa

A Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – AUD-TCE/SE, entidade representativa dos Analistas de Controle Externo II, aproveita a passagem do ato de posse do Conselheiro Clóvis Barbosa, no cargo de Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, para externar o intento de uma gestão profícua, voltada a atender aos interesses de todos os sergipanos.

O histórico de vida do Conselheiro Clóvis Barbosa revela o seu espírito republicano, típico de homens probos que repudiam práticas patrimonialistas, que só abalam a imagem da Administração Pública e comprometem consideravelmente a lisura e a confiabilidade na prestação dos serviços públicos.

Lastreado nesse histórico e cientes de que o perfil do empossado se encaixa com o perfil moderno de gestor público, sintonizado com a tônica de combate à corrupção, reiteramos os votos de uma gestão profícua, eficiente e voltada a garantir que o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe possa fielmente cumprir a honrosa missão de controle externo da Administração Pública sergipana.

Assinam a nota todos os associados.

Casos de Microcefalia em Sergipe –  Nota Apae – Aracaju

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju – Apae de Aracaju já está se articulando para o atendimento às crianças que nasceramc om microcefalia em decorrência do Zika Vírus em Sergipe. Há instituição tem 47 anos em Sergipe que trabalha com pessoas com deficiência Intelectual e/ou Múltipla, assim, estaremos a disposição para receber esses novos usuários e seus familiares.

Já estamos em reforma para a reimplantação da estimulação precoce, sala de fisioterapia com o PediaSuit, fonoaudióloga, psicólogas, terapeutas ocupacionais entre outros profissionais.

Estamos também conversando com algumas áreas da medicina para a criação e implantação do Centro de Prevenção da Apae de Aracaju (CPA), reintegrando o Instituto Manoel dos Santos Carvalho que foi criado em 2005. Aonde iremos trabalhar com as futuras mães, exames de ultrassonografia, exames de pré-natal e teste do pezinho.

A Apae de Aracaju está à disposição das autoridades de Saúde para compor aos Grupos de Trabalho (GT) que tratam da questão e firmar parcerias no atendimento aos casos de microcefalia que surgirão, em uma ação de apoio à estrutura oferecida pela rede pública.

Max Santos Guimarães
Presidente

ARTIGO

Israel: viagem a Terra Santa     Por Ailton Francisco da Rocha*

A convite do Banco Mundial participei na primeira semana de novembro de 2015 de uma missão Brasil – Israel para intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e experiências – Agricultura e Água.

Como já tinha tido contato pessoal com os trabalhos desenvolvidos em gestão de água nos Estados Unidos, Japão, França e Espanha me foi despertado o interesse de conhecer a experiência do Estado de Israel mais especificamente em governança da água, reuso, redução de perdas e inovação tecnológica.

Israel com uma área de 20.700 km² (equivalente a área do Estado de Sergipe), está localizado no Oriente Médio, banhado pelo Mar Mediterrâneo, possui fronteiras com o Líbano (ao norte), Síria (a nordeste), Jordânia (a leste) e Egito (a sudoeste). Apresenta uma população de quase 8 milhões de habitantes (92% urbana e 8% rural), o país possui elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com 0,900. Os serviços de saneamento ambiental são destinados à maioria das residências, fato que reflete na baixa taxa de mortalidade infantil: 4,7 para cada mil nascidos vivos. Outro destaque é a educação, onde 97,8% dos israelenses são alfabetizados e excelente condição econômica da população com renda per capita de U$ 37.000.

Iniciamos a visita conhecendo o MASHAV – Israel’s Agency for International Development Cooperation cujos objetivos é o de liderar, planejar e implementar programas de cooperação para o desenvolvimento de Israel.

MASHAV se concentra em áreas em que Israel tem uma vantagem comparativa e experiência acumulada. A lista dessas áreas é extensa, incluindo: gestão dos recursos hídricos e da irrigação, a agricultura de deserto e combate à desertificação, a educação infantil, desenvolvimento rural e comunidade, medicina de emergência e desastres, saúde pública, empoderamento das mulheres e muitos outros.

O foco do MASHAV está em capacitação. A crença é que a formação de formadores e outras atividades de capacitação é a melhor maneira de conseguir o máximo impacto na atividade de desenvolvimento.

Em seguida fomos conhecer a Israel Newtech Program – National Sustainable Energy, Water And Ag Program  e The Israel Export & International Cooperation Institute que prepara capital humano em desenvolvimento de cursos e currículos acadêmicos voltados para o setor da água pelo Conselho para o Ensino Superior; atribuição de bolsas de estudos avançados; criação de cursos de enriquecimento e reciclagem dos acadêmicos do setor; promovendo o setor da água como uma oportunidade de carreira.

Na Foreign Trade Administration At The Ministry Of Economy conhecemos as atividades com as instituições financeiras internacionais. Divisão de financiamento de Comércio Exterior Internacional e Administração do Ministério da Economia de Israel, cujo papel é ajudar os países em desenvolvimento. Esta atividade é realizada principalmente com o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento.

Em visita ao Volcani Institute (Organization For Agricultural Research) conhecemos o Instituto de Ciências Vegetais que é o maior instituto de pesquisa de Israel nos domínios gerais de biologia da planta, agro- tecnologia e as questões agro- ambientais.  Entre as áreas de atuação especial estão:  agricultura em condições áridas, agricultura em solos marginais, irrigação com efluente e água salina, cultivo em ambientes protegidos, minimização de perdas de produto através do uso de métodos mais recentes de armazenamento de controle de pragas e pós-colheita, reprodução e o desenvolvimento de novas variedades de cultivos e animais domésticos mais adequados às condições adversas que já existem em muitas partes do mundo, e que são susceptíveis de se tornarem ainda mais prevalente no futuro.

Conhecemos algumas empresas que desenvolvem tecnologia para melhor aproveitamento da água, a exemplo do Grupo Odis que é um fornecedor líder de soluções de tratamento de água integrados para várias aplicações e indústrias; a Netafim nascida de uma necessidade de fazer florescer o deserto israelense com a irrigação por gotejamento; a Hutchison Kinrot com áreas estratégicas de operação em tecnologias de água, dessalinização, tratamento de efluentes e reuso de água; o OCS – Escritório do Programa de Incubadoras   com cerca de 20 incubadoras de propriedade privadas espalhadas em Israel incluindo no portfólio: redes de água inteligente, tratamento e reutilização da água, dessalinização, aquicultura e tratamento de lamas. Comercializando patentes de Universidades; a YYEKA na Universidade Hebraica que desenvolve tecnologia para reduzir os custos de energia; a ToxSorb empresa de tecnologia israelense especializada na concepção, construção e operação de sistemas de filtragem personalizadas, projetados para remover contaminantes específicos de água e de águas residuais; a Water-Gen  que desenvolve dispositivos portáteis para fornecimento de água e entre as soluções está a geração de água atmosférica (de água potável do ar). 
Enfatizamos o papel relevante exercido pela Autoridade de Água de Israel para promover a Gestão Integrada de Recursos Hídricos.

A luta contínua com a escassez de água quase constante deu à luz a diferentes novos rumos para as medidas necessárias que tem vindo a ser gradualmente desenvolvidos, de baixo para cima, sendo baseado em habilidades econômicas, organizacionais e ambientais do mercado.

Os recursos hídricos são de propriedade pública, controlada pelo Estado e são designados para as necessidades de seus moradores e ao desenvolvimento do país.

Hoje, a Autoridade da Água de Israel é responsável pela gestão e regulação do setor da água em Israel, por aplicação da Lei da Água em todos os seus aspectos: governança e regulação; gestão integrada de recursos hídricos; reuso de efluentes tratados; dessalinização da água do mar e salobra para a agricultura e indústria; e o desenvolvimento da infraestrutura nacional e regional.

Como braço operativo foi criada a Mekorot que é uma empresa totalmente governamental e foi definido na Lei da Água como a Empresa Nacional de Água e é responsável perante a Autoridade da Água.

As atividades da Mekorot constituem um mosaico único de atividades sob o mesmo teto, que são incomparáveis em todo o mundo. Este mosaico inclui as seguintes áreas principais: abastecimento de água; gestão de recursos hídricos; qualidade da água; a segurança da água; dessalinização; hidrologia e perfuração; recuperação de efluentes; tratamento de água poluída; previsão da chuva; captação de água; pesquisa e tecnologias de água; comando e controle; modelos operacionais e desenvolvimento sustentável.

O Grupo Mekorot é formado pela EMS Mekorot Projetos que é a maior empresa de construção de infraestruturas de água de Israel e é o braço executivo da Mekorot Grupo e a Mekorot & Desenvolvimento Empresarial (MDE) que é o braço de negócios internacional.

A Hagihon Company Ltd é a maior e a mais experiente empresa municipal de água e área de serviços de águas residuais de Israel. Fundada em 1996, é integralmente gerida pelo município da cidade de Jerusalém, e regulamentada pela Autoridade de Água.

Em 1999, o governo israelense iniciou um programa de grande escala de dessalinização de água do mar para as crescentes demandas sobre os recursos hídricos e para mitigar a seca.

A instalação de dessalinização foi iniciado em 2002 por empresas privadas que ganharam concursos públicos do governo para a construção, manutenção e operação das instalações.

As instalações de dessalinização de Israel são essenciais para o abastecimento de água potável sustentáveis do Estado, uma vez que complementam os recursos naturais severamente limitadas a um nível que atenda demandas de água potável nacionais existentes.

Destaque deve ser dado a reutilização de todos os efluentes de esgoto que permitiu transformar o perigo ambiental em recurso valioso para a agricultura.

O consumo atual de água par o setor agrícola corresponde a 48% de água potável, 38% de efluente (reuso de esgoto) e 14% de água dessalinizada.

Com soluções de governança e regulação, gestão integrada de recursos hídricos, reuso de efluentes tratados para agricultura e indústria, dessalinização de água do mar, implantação de uma excelente infraestrutura hídrica, associada a baixo índice de perdas, instituições fortalecidas e consolidadas, desenvolvimento de tecnologias, empreendedorismo e empoderamento da população, o Estado de Israel é um exemplo a ser seguido.

* Advogado, Engenheiro Agrônomo e Superintendente de Recursos Hídricos da SEMARH.

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“A única maneira de se definir o limite do possível é ir além dele, para o impossível.”Arthur C. Clarke, romancista de ficção inglês, nasceu em 16 de Dezembro de 2008.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais