Aumento percentual desemprego reflete desgovernos em SE

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No 1º trimestre de 2018, Sergipe é o quinto no país com maior percentual de desemprego: 17,1%. Os dados são do IBGE, através da Pesquisa

Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD-C, divulgada nos últimos dias. Já pelo quadro sintético das regiões metropolitanas, Aracaju, está em terceiro lugar em percentual das taxas, com 19,8% (ver print) só ganhando para Macapá e Grande São Luís.

Os dados apenas reforçam os números em diversos setores, como saúde, educação e segurança pública que vêm colocando Sergipe entre os piores do país. No caso da taxa de subutilização da força de trabalho (que agrega os desocupados, os subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial), Sergipe é o quinto ao lado da Bahia, Alagoas, Pernambuco e do Amapá.

No ano passado, a UFS, através dos dados do Anuário Socioeconômico de Sergipe de 2017, alertou que Sergipe está numa situação nunca vista. Com o PBI caindo 10%, taxa de desemprego em 15%, com o número de analfabetos maior que a média da região Nordeste e a dívida corrente líquida correspondendo a 60% da receita.

A verdade é que Sergipe está no fundo do poço e a realidade não é culpa apenas da crise nacional pois, Alagoas e Bahia estão melhorando seus índices. Os últimos anos em Sergipe e Aracaju faltaram planejamento, faltaram investimentos e sobraram muita demagogia e populismo.

Saúde estadual: nada mudou com a saída de Almeida Lima, apenas parte da mídia deu uma trégua Se tem um espaço que pode escrever sobre o caos instalado por Almeida é este blog. Ao mesmo tempo também pode afirmar que pouca coisa mudou com as mudanças realizadas pelo atual governador, Belivaldo Chagas. Aliás, para não dizer que é apenas “insinuações” do blog, o leitor vai ler agora alguns dados recebidos nos últimos dias. Alguns deles são assinados por diversos profissionais, que pedem o anonimato com medo de retaliações.

A desorganização administrativa continua Alguns servidores afirmam que a desorganização continua na saúde estadual. Um exemplo: a gerência do protocolo, colocada por Almeida Lima, aproveitou a mudança de poder e a interinidade do secretário criando uma confusão no setor para demitir sete comissionadas e avalizou os nomes que desejava para substituição, inclusive parentes, segundo os servidores. A revolta é grande no setor.

MPF pediu diplomas dos gestores da saúde. Já avaliou? O MPF solicitou os diplomas de todos os gestores da SES, para verificar se eles estão aptos para a função e na área a fim.  Já avaliou? Segundo a denúncia dos servidores, tem gente comandando rede assistencial sem não ter formação na área e mesmo ocorre no comando administrativo. E mesmo sendo chefe chega apenas às 11h diariamente.

Almoxarifado: caos no setor pelo não uso do sistema de informação do Ministério da Saúde Segundo a denúncia dos servidores, pouco antes de sair da pasta, Almeida Lima, mandou um parente assumir (de boca) o Centro Administrativo (Cadim) e o rapaz  negou-se usar o sistema de informação HORUS, do Ministério da Saúde, que serve para gerenciar o almoxarifado e toda sua movimentação. “Nos últimos meses a falta de uso do programa tem transformado o setor no caos, hoje não se tem controle de nada que entra ou sai do Cadim. A situação em questão tem que ser avisada às autoridades competentes, MPE e MPF. Caso de polícia essa questão”, alerta os servidores.

Programa “Mais Palmas”, mais uma enganação do ex-governador Jackson Um desabado de um membro do Território da Cidadania do Alto Sertão: “O programa Mais Palmas tinha como objetivo a produção de palma forrageira para reserva e multiplicação de alimentos leiteiro, beneficiaria 823 produtores do Alto Sertão. Isto se não fosse mais uma enganação de Jackson Barreto. Era uma das relações do governo Déda com os sertanejos, Jackson ganhou os méritos e agora nada fez até hoje. O período é agora, com chuvas, mas o tempo está passando e o governo nada faz pelo Alto Sertão. Ex-governador cumpra suas promessas e dê continuidade aos trabalhos iniciados pelo saudoso Déda.”

DER/SE publica aviso de licitação para pavimentação asfáltica em ruas de municípios No fim de semana foram publicados aviso de licitações do governo do Estado, pela Secretaria de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, através do DER-SE, para pavimentação asfáltica em ruas de 24 municípios. Outros quatro já tiveram as licitações concluídas. Segundo informação do governo, os recursos são do Proinvest e serão cerca de 50 quilômetros ao todo.

Governadores do Nordeste e de Minas pedem fim da privatização da Eletrobras e mais investimentos Na audiência pública ocorrida no último dia 24 de abril, promovida pela Comissão Especial PL – 9463/2018 da Câmara dos Deputados, que trata da desestatização da Eletrobras, adotando o Princípio dos Usos Múltiplos dos Recursos Hídricos, tendo a bacia hidrográfica do rio São Francisco como estudo de caso, o superintendente de Recursos Hidrícos da Semarh Sergipe, Ailton Rocha, demonstrou o risco da segurança energética prevalecer sobre a segurança hídrica, potencializando os conflitos, caso o referido PL seja aprovado. A Eletrobras é responsável por 52% das águas reservadas no Brasil e 233 barragens. Parece que alguns governadores acordaram agora para o grave problema.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

IT Consulting: funcionários continuam humilhados Pelo zap: Até quando o governador Belivaldo Chagas irá permitir QUE continue sendo humilhados sem o plano de saúde e o atraso contínuo do ticket alimentação. Governador socorra os pais e mães de famílias que prestam serviços à Seplag.”

Calçada tomada pela Oftalmos.

Oftalmos, Rua de Estância; avanço na calçada Pelo zap: “Peço sigilo do meu nome. Venho aqui externar a minha indignação, ainda que na minha ignorância a respeito do assunto. Trago aqui uma situação que está incomodando muitas pessoas. O fato: uma clínica de olhos (oftalmos), situado a Rua Estância, realizou uma ampliação do prédio, onde contemplaram o avanço na calçada. Não conheço a lei, mas acredito, até que me provem o contrário, que a medida deixada para pedestres e cadeirantes, é ridícula. Mando as fotos a seguir para constatação do fato.”

Estacionamento proibido na Avenida Marieta Leite Pelo zap: “Pior que estacionar em frente a SSP, é o que se verifica na Avenida Marieta Leite, que vai da Avenida Adélia Franco (Hotel Ibis) até o Shopping Jardins, onde também tem placas de proibido estacionar em toda sua extensão e ninguém respeita. Ali, é recomendável as retiradas das placas.”

Turismo Sergipe: garçons mal treinados e pratos com apresentação horríveis Pelo zap: “Garçons mal treinados, demora na saída do pedidos,  pratos com apresentações horríveis. Isso sem falar dos altos preços nos cardápios. com a palavra o SEBRAE e SENAC que administra vários cursos para essa turma mais parece que não tem aprendido a lição direito,  quanto tempo perdido.”                                                                                                                           

A caminhonete locada pela prefeitura de Aquidabã.

Aquidabã: denúncia viralizou nos grupos de whatsApp Pelo zap: E encaminho para você fotos e detalhes do uso da Hilux locada pela prefeitura de Aquidabã por R$ 83 mil (R$ 6.950,00) que viralizou nos grupos de zap. Você pode notar que no povoado Taquara, o prefeito estava presente (foto recebida), Dr. Mário e estava usando o veículo da prefeitura. Repare que era uma festa particular. Uma vergonha! Cadê o MP de Sergipe?”

O esporte do município de Telha, infelizmente continua a mercê dos maus gestores  Pelo zap: “O estádio municipal de futebol, foi interditado na gestão anterior, para reforma, contudo, passaram-se anos e a tão propalada reforma não saiu do papel. A atual gestão, ai da na campanha, se comprometeu a concluir a reforma em poucos meses de administração, porém, apesar de ter iniciado as obras, as mesmas continuam paralisadas, causando indignação nos esportistas locais.Com a palavra o prefeito Flávio Dias!”

Saúde de Sergipe na UTI Do Jornalismo investigativo, pelo zap: “Hoje infelizmente tivemos mais um acidente de grande proporção no estado de Sergipe. Mais uma vez o SAMU com dificuldades na cena pela falta de equipes de USA e pela falta do  funcionamento do RÁDIO AMADOR. Será que o GOVERNO não percebe que a comunicação via RÁDIO é ESSENCIAL para o Serviço?? Até quando o serviço irá funcionar de forma precária?? Equipes CLAMAM para que o TCE, o MPE, e até mesmo o GOVERNO resolvam logo esse problema.”                                                                                                                                                                                                      

O veículo que é estacionado diaramente na contramão e em local proibido. 

SMTT Aracaju: carro obstruindo acesso à rua Pelo zap: Caro será que você pode pedir a Nivaldo Cândido, da SMTT, para que algum agente de trânsito posse na Rua João Melo, aqui no Bairro Luzia. Esse cidadão passou a estacionar todos os dias, obstruindo nosso acesso à rua. Agora Mesmo, está desde ontem e eles não nos atendem. Duas ou três multas ele sentiria no bolso. Estacionado em posição de contramão, debaixo de uma placa de proibição além de obstruir o acesso à rua. Se quiser flagrar é só um agente aparecer até às 6h30 da manhã, todos os dias.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao "Prefiro um bom debate a conformidade silenciosa" – Honoré de Balzac.

www.twitter.com/afccontador No caso de Bolsonaro se tornar Presidente, essa será a nova Bandeira.                                                            

Siga Blog Cláudio Nunes:

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/
   
http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Na convivência, o tempo não importa. Se for um minuto, uma hora, uma vida. O que importa é o que ficou deste minuto, desta hora, desta vida.” Mário Quintana.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais