Aviso aos navegantes

Quem estiver pensando em burlar a lei na campanha eleitoral é bom ir tirando o cavalinho da chuva, pois a Justiça promete jogar duro contra os infratores. O Judiciário tem alertado que não será cúmplice dos transgressores da legislação. É preciso ficar atento, por exemplo, às punições previstas para quem divulgar fake News. Em caso de comprovação de que houve propagação de notícias falsas, o candidato eleito pode até perder o mandato. Os partidos também devem respeitar as novas regras sobre financiamento das campanhas, pois a Justiça vai atuar com o mais absoluto rigor na análise da prestação de contas. Decididamente, não vale a pena correr o risco de se submeter às punições previstas para os infratores das regras. Portanto, o político que estiver pensando em fazer falcatruas, é bom ficar sabendo que pode dar com os burros n´água. Quem avisa, amigo é!

Troca de nomes

A avenida que liga o Distrito Industrial de Aracaju aos bairros da zona sul e à orla da capital não se chama mais Heráclito Rollemberg. Ontem, o prefeito Edvaldo Nogueira PCdoB) sancionou o projeto rebatizando aquela via de José Carlos Silva. Sogro do comunista, o empresário da construção civil homenageado faleceu em 2015. Segundo o autor da proposta, vereador Nitinho Vitale (PSD), a mudança visou cumprir a legislação, que proíbe colocar nomes de pessoas vivas em empreendimentos públicos. Então, tá!

Velha política

E o pré-candidato a governador Valadares Filho (PSB) não se cansa de fustigar os governistas. Segundo ele, “o governo Belivaldo/Jackson ainda usa as práticas da velha política, mentindo para a população e deixando claro que não tem vocação para cuidar de gente”. Vavazinho afirma que Belivaldo “deveria se preocupar em fechar as contas e apagar as luzes deste governo, que já acabou”. Misericórdia!

Receitando defunto

O governo de Sergipe já tem pronto o estudo sobre a viabilidade da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras. O calhamaço será encaminhado à bancada federal, encarregada de pressionará este governo temerário na tentativa de impedir o fechamento da unidade fabril. Só falta combinar com a Petrobras, que já decidiu lacrar a fábrica ainda este ano. Marminino!

Minoria reage

A pré-candidatura de Eliane Aquino (PT) à vice-governadoria não é uma unanimidade entre os petistas. Disposto a concorrer ao governo de Sergipe, o professor “Dudu” (PT) defende a realização de um plebiscito interno para decidir se o partido apoia a reeleição do governador Belivaldo Chagas (PSD) ou se lança candidatura própria. Quer apostar uma mariola como, mais uma vez, a cúpula do PT vai deixar o professor “Dudu” falando quase sozinho? Santa Virgem!

Maioria feminina

Quase todos os pré-candidatos ao governo de Sergipe preferem uma mulher como parceira de chapa. Belivaldo Chagas (PSD) já definiu Eliane Aquino (PT) como candidata a vice, enquanto Eduardo Amorim (PSDB) tenta atrair para sua chapa Janier Mota (PR), vice-prefeira de Itabaianinha. Um dos motivos para esta preferência é o perfil dos eleitores. Segundo a Justiça Eleitoral, as mulheres representam 52,81% do eleitorado sergipano. Elas são 832.878. Os homens são 47,19% ou 744.182 votantes.

Quase definido

O PPS reúne o seu diretório estadual sábado próximo, quando definirá com quem fará aliança para as eleições deste ano outubro. O partido, que no início do ano nutria simpatia pela pré-candidatura a governador de Valadares Filho (PSB), hoje pretende apoiar o tucano Eduardo Amorim. A convenção do PPS está marcada para o próximo dia 2. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Som alto

As pessoas que costumam promover eventos em residências com uso de som, devem ficar atentas à legislação. Segundo a Prefeitura de Aracaju, para evitar problemas é preciso ter uma Autorização Ambiental e respeitar o limite de emissão de sons. De 7h às 22h, o limite permitido é de 60 decibéis. De 22h às 7h, o som não pode ultrapassar os 50 decibéis. Do contrário, o equipamento pode ser apreendido pela Polícia Ambiental. Aff, Maria!

Sentiu o golpe

Enquanto a situação aplaudiu a escolha de Eliane Aquino (PT) como candidata a vice na chapa do governador Belivaldo Chagas (PSD), a oposição não esconde ter sentido o golpe. Segundo o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), na procissão de Senhora Sant’Ana, hoje em Simão Dias, haverá “um desfile exibicionista, organizado por um candidato a governador para apresentar sua companheira de chapa”. Crendeuspai!

Sem respeito

Até os políticos concordam que entre eles tem muita gente imprestável. De acordo com o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC), a classe política perdeu o respeito por si mesma. “Antes, o pessoal brigava para ser vice. Hoje, ninguém quer ter o nome ligado a escândalos”, atesta. Para o parlamentar cristão, muito por conta disso, a eleição deste ano será atípica. É vero!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 20 de dezembro de 1908

Resumo dos jornais

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais