Balneário Camboriú (SC) – Qualidade de vida

Caminha pela praia Central é uma boa pedida. Foto: Silvio Oliveira

Basta fazer uma caminhada matinal pela orla da praia Central para perceber a longevidade dos que ali moram. Balneário Camboriú pontua no ranking dos municípios brasileiros com bons índices de IDH, ou seja, possui boa longevidade da população, altos índices de educação e elevado PIB per capita, ficando na sétima colocação entre as cinquenta cidades brasileiras com maior índice.

Não é por acaso que a cidade foi eleita como município de melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo o segundo do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis. Além de proporcionar aos seus moradores qualidade de vida, a cidade atrai endinheirados, que vislumbram ali a possibilidade de ter uma velhice tranqüila, fazendo com que o Balneário Camboriú possua uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100 mil habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 milhão de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada de verão.

Jogo de bocha é cotidiano. Foto: Sílvio Oliveira

Na orla da cidade, faz parte do cotidiano o jogo de bocha, de damão, xadrez e carteado, além dos esportes em equipe, como o voley e o futebol de praia. A caminhada nas passarelas de madeira, entre o mar e restinga de Mata Atlântica, é também um dos atrativos da cidade, além de seus parques e calçadões.

Entre shopping centeres e um comércio ativo, restaurantes e bares fazem da vida noturna do Balneário Camboriú uma das mais agitadas da costa catarinense. Mas será que há infraestrutura para comportar milhares de visitantes em uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes? A rede hoteleira vem se sofisticando e é a maior rede de Santa Catarina, disponibilizando aos turistas resorts, hotéis de alta categoria e pousadas.

Para o marinheiro de primeira viagem, não deixe de conhecer a cidade de Bondidinho, um ônibus adaptado que percorre as duas principais avenidas da cidade – Atlântica e Brasil – de uma ponta da praia até a outra (Pontal Norte e Barra sul).

Grupo da melhor idade em jogos de grupos. Foto: Sílvio Oliveira

A cidade se destaca pelas suas belas praias como Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho (praia de nudismo), Estaleiro e Estaleirinho e Central, Canto, Buraco e praia dos Amores.

Outros pontos turísticos de Camboriú são o monumento Cristo Luz, de onde é possível ver toda a praia central da cidade; Ilha das Cabras, um dos cartões postais da cidade; Parque Uniprais, com seus bondinhos aéreos ligando duas praias, capela Santo Amaro e a Interpraias, uma rodovia que passa pelas principais praias de Camburiú.

Registros

Quantidade de arranha-céus
Sistema de transporte Bondidinho
Carteado nas praias
Calçadões e comércio ativo
Vista do teleférico Unipraias
Vista da praia do Amores

Foto: Sílvio Oliveira

Na Bagagem

Placa da Delegacia do Turismo

Depois que este blog postou a denúncia de um leitor, sobre a placa que indicava a delegacia do Turismo, na orla da praia de Atalaia, as autoridades competentes mudaram a figura representativa do local. Antes era um policial segurando no pescoço de uma criança, hoje é um bem mais agradável.

V Semana do Turismo de Sergipe

A V Semana do Turismo em Sergipe: Turismo e Aproximação das Culturas será realizada no período de 26 a 30 de setembro, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. Dentro da programação, lançamento de guia, city tour, visitas técnicas, palestras, conferências, apresentações culturais e debates.

Guia Trade tour

A 9ª edição do Guia Trade Tour será lançado no dia 28 de setembro de 2011, às 19h30, no hotel Mercure, orla da praia de Atalaia, em Aracaju (SE), dentro da programação da V Semana do Turismo de Sergipe. A publicação é anual e será  distribuída em feiras e eventos de turismo, além de vendida nas principais bancas de revistas do país.

Canindé do São Francisco (SE) poderá ser destino indutor

A cidade de Canindé poderá ser considerada pelo Ministério do Turismo como destino indutor, ou seja, município com a maior e melhor infraestrutura de cada região, que induz o desenvolvimento turístico. No país, são considerados como indutor apenas 65 municípios e em Sergipe recebe o título somente Aracaju.

Bilhete único para transporte no Rio de Janeiro (RJ)

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançará em outubro um bilhete único para os visitantes utilizarem ônibus na cidade, assim como acontece nos principais destinos turísticos do mundo. O objetivo é facilitar a circulação dos turistas. O bilhete único pré-pago poderá ser comprado em cerca de 20 postos de atendimento do Rio Card e em 330 agências do banco Itaú. Pelo valor de R$ 2,50 poderão ser feitas duas viagens em um período de duas horas.

28ª Oktobefest Blumenau (SC)

Os trabalhos de montagem da Oktoberfest de Blumenau estão acelerados em todo o Parque Vila Germânica. Faltam apenas 16 dias para a maior festa alemã das Américas, que será realizada de 06 a 23 de outubro, com seis desfiles oficiais na Rua XV de Novembro. A organização também já definiu os preços dos alimentos que serão vendidos durante a promoção, estão sendo colocados os últimos pórticos da decoração e toda as bandeiras que irão cobrir os pavilhões do evento.

Passaporte

Roma – Piazza del Popolo

Colunas romas e estátuas adornam a praça

Considerada uma das praças mais importantes de Roma, a Piazza del Popolo é um dos longradouros públicos onde se observa as várias intervenções arquitetônicas dos pontífices de Roma. Há no entorno da praça mais de quatro igrejas, duas delas consideradas gêmeas. A principal, de Santa Maria del Popolo, abriga diversas obras de arte, como obras artísticas de Caravaggio, afrescos de Pinturichio, obras de Giano Benini.

Também foi palco do filme "Anjos e Demônios" . A Piazza del Popolo abriga a Porta del Popolo, ou seja, Porta do Povo, que acessa a entrada para a muralha de Roma. A praça é decorada com numerosas estátuas, uma fonte ao centro e duas torres laterais, além do grande obelisco em homenagem a Ramses II, trazido pelo imperador Agusto do Egito. Vale a pena conferir.

Fotos: Sílvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais