Bancada injuriada

O secretário chefe da Casa Civil de Sergipe, Sílvio Santos, recebe hoje a bancada governista na Assembleia. O objetivo da visita dos deputados é reclamar por não terem sido nem consultados sobre o grande número de nomeações de comissionados feitas pela Casa Civil nos últimos meses em todo o estado. Os mais contrariados acham que, ao agir assim, Sílvio – que é pré-candidato ao Legislativo – puxa a brasa apenas para a sardinha dele, mesmo que isso represente invasão de territórios aliados. A queixa é grande. No último sábado, durante reunião do PT em Propriá, petistas de carteirinha reclamaram terem ficado de fora das nomeações para o hospital mantido pelo estado naquele município. Apenas o filiado Paulo Campos, candidato a prefeito derrotado, foi contemplado com o cargo de diretor. É feia, a coisa!

Sukita e a grana

O Tribunal de Contas de Sergipe confirmou que, além dos pouco mais de R$ 1,3 milhão sacados irregularmente no ano passado pelo ex-prefeito de Capela, Manoel Messias, o ‘Sukita’, houve a mesma modalidade de saques feitas por ele em 2011. A informação exclusiva publicada nesta segunda-feira pelo semanário Cinform é de Carlos Pinna, conselheiro do TCE responsável para investigar a administração de Sukita.

Rio Sergipe

Um alerta a quem deseja aterrar parte do rio Sergipe: aquele corpo d’água é protegido pela Lei Estadual nº 2.825. A legislação considera “paisagem natural notável” e área de especial proteção ambiental o trecho do rio que serve de divisa entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, incluindo as margens e todo o seu leito, tanto na parte permanente coberta pelas águas quanto naquela que somente o é por efeito dos movimentos de maré. Portanto, respeitem o rio e a Lei.

Sem licença

O secretário o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, concede entrevista coletiva daqui a pouco. Vai explicar porque ainda não foi dada a licença para a Prefeitura de Aracaju efetuar obras de contenção das águas na avenida Beira Mar. Deve informar ser impossível autorizar a obra antes que a municipalidade apresente um estudo ambiental sobre os impactos causados no local. Tá certíssimo!

Luto

Morreu ontem em São Paulo o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, de 89 anos. Paulo, que participava com frequência de eventos na Universidade Federal de Sergipe, adorava Aracaju. Ele deixa inúmeras composições musicais, entre elas a belíssima ‘Ronda’: ‘De noite eu rondo a cidade/ A te procurar sem encontrar/ No meio de olhares espio em todos os bares/ Você não está/ Volto pra casa abatido/ Desencantado da vida/’.

Sindicalistas

Está marcada para amanhã a reunião entre o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), e os representantes dos servidores municipais. Os sindicalistas vão exigir que o demista reavalie o miserável reajuste de 5% concedido aos ‘barnabés’. João já disse que não muda o índice em hipótese alguma porque não há dinheiro em caixa. Então, pra quê a reunião?

País errado

Vem cá, não teria lugar melhor que a Espanha para o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) ir tentar atrair investimentos privados para Sergipe? Não será fácil encontrar alguém capitalizado e disposto a investir no Nordeste, num país onde o índice de desemprego já passa dos 27%. Mas, como a esperança é a última que morre, aguardemos os resultados da viagem.

Voto caro

Há pelo menos 12 ex-prefeitos sergipanos já conversando com dirigentes de seus partidos e/ou aliados políticos para informar que pretendem  disputar cadeiras de deputado estadual em 2014. A informação é do jornalista Eugênio Nascimento, no blog Primeira Mão. Segundo ele, o interesse dos ex-prefeitos pode provocar  uma boa renovação no Legislativo e, certamente, inflacionará o preço do voto.

Pela web

As solicitações de registro profissional expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego poderão ser feitas pela internet a partir desta segunda-feira. O novo sistema está disponível para 20 estados, inclusive Sergipe. Antes, trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão tinham de solicitá-lo mediante apresentação nas superintendências do Trabalho, com a documentação exigida.

Vice da Gama

O Vasco adora ser vice. Quando não consegue ficar entre os primeiros, dá um jeito para ser o segundo. Foi o que aconteceu agora no campeonato carioca, quando o Vasco conseguiu a proeza de ser vice lanterna da Taça Rio, ficando à frente apenas do fraquinho Quissamã. E ainda não querem que a urubuzada tire onda. Pode?

Do baú político

Na década de 90, por pouco não aconteceu um acidente de grandes proporções na Assembleia Legislativa de Sergipe. Era fim de tarde quando o então deputado estadual Rosendo Ribeiro e alguns familiares tomaram o elevador privativo no 4º andar. Assim que o ascensorista fechou a porta, o elevador desceu descontrolado e cada vez mais rápido, só parando no 1º andar com um solavanco. Houve um grande estrondo, mas ninguém ficou ferido. Quando a porta foi aberta, o deputado e familiares desceram ali mesmo e seguiram pela escada até a garagem do prédio, no sub-solo. Mesmo assustado, Ribeirinho conseguiu brincar com a vexatória situação: “Ainda bem que esse danado só anda em linha reta, pois do contrário e nessa velocidade teria capotado na primeira curva”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais