Banco dos réus

As conselheiras do Tribunal de Contas de Sergipe, Angélica Guimarães e Susana Azevedo, sentam hoje no banco dos réus. Ex-deputadas, as duas são acusadas de terem feito mau uso das verbas de subvenção da Assembléia e podem ser punidas com a perda dos direitos políticos por oito anos. Alguém há de dizer: Ora, este é um castigo inócuo, pois ambas não pretendem disputar novas eleições. Não é bem assim. Em sendo condenadas por desvio de dinheiro, as conselheiras ficarão, ao menos moralmente, impedidas de julgar gestores públicos. Que autoridade terão elas para pedir a condenação de quem desfalcou o erário? Aliás, se Angélica e Susana forem sentenciadas hoje pela Justiça, o próprio TCE deve colocá-las no estaleiro até o trânsito em julgado dos processos, sob pena de a desmoralização alcançar aquela Corte como um todo.

Missão cumprida

Além das duas conselheiras, o Tribunal Regional Eleitoral julga nesta quinta, pelo mesmo delito, os ex-deputados estaduais Antônio Passos (DEM) e Zé Franco (sem partido). Com os julgamentos desta quinta, o TRE encerra uma série de sessões, que resultaram nas condenações por perda de mandatos de sete deputados estaduais e dois federais, além de aplicação de multas em vários outros. Os sete magistrados terminam 2015 com a grata sensação de dever cumprido.

Casa do amém

E a Assembleia deu ontem mais um exemplo que não passa de uma casa do amém, onde são atendidos todos os desejos do governador de plantão. Na apreciação do Orçamento do Estado para 2016, a oposição apresentou 75 emendas, porém todas foram sumariamente rejeitadas pela bancada governista, verdadeiro rolo compressor. É lastimável quando uma Casa dita do povo se curva tão vergonhosamente para outro Poder.

Contra o reajuste

O vereador Jailton Santana (PSC) já avisou que vota contra qualquer proposta de reajuste das tarifas de ônibus da Grande Aracaju. Em 2013, ele e outros 12 vereadores aprovaram um aumento de 14,9% para a passagem dos mal cuidados coletivos. Os outros foram: Adelson Barreto Filho, Adriano Taxista, Agamenon Sobral, Augusto do Japãozinho, Agnaldo Feitosa, Dr. Gonzaga, Manoel Marcos, Ivaldo José, Renilson Felix, Robson Viana e Valdir Santos. O presidente da Câmara, Vinícius Porto, não votou, mas apoiou a elevada majoração.

PT agradece

Em nota oficial, o PT sergipano agradeceu o posicionamento do governador Jackson Barreto (PMDB) contra o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). JB escreveu uma carta defendendo a continuidade do governo da petista. “Em absoluta fidelidade à sua história política, o governador propôs um documento histórico, endossado por mais 15 governadores, colocando-se em defesa da nossa ameaçada democracia”, diz a nota do PT.

Mal das pernas

O Ministério Público Federal vai encaminhar recomendações aos 75 municípios sergipanos, que deixaram de cumprir com a transparência exigida para as contas públicas. No Ranking Nacional dos Portais da Transparência, o governo de Sergipe vai mal das pernas, tendo ficado na 21ª colocação, quando comparado com os outros estados. Aracaju também está na rabeira: 23ª posição entre as 27 capitais brasileiras. Que vergonha!

Será mesmo?

Pesquisa feita pelo Dieese revela que a cesta básica mais barata do Brasil, em novembro passado, foi a comercializada em Aracaju: R$ 291,80.  Quem freqüenta as feiras livres e supermercados da capital pensa exatamente diferente, pois os preços dos alimentos não param de subir. Aliás, a coisa mais difícil é encontrar nas feiras algum produto que custe R$ 1,00.

Luto

Vítima de um infarto fulminante, foi sepultado ontem em Aracaju, o comerciante Jailton Veríssimo Cardoso, o “Galego”, dono do Bar e Restaurante Praiano, também conhecido como o Bar do Galego. Há mais de 50 anos, ele comandou, ao lado da esposa, dona Marilí, e dos filhos, o restaurante localizado ao lado da Igreja São Pedro e São Paulo, ali no bairro 13 de Julho.

É inocente

O Ministério Público de Sergipe arquivou o inquérito instaurado para apurar possível envolvimento da deputada estadual Maria Mendonça (PP) com as verbas de subvenção da Assembleia. Nas apurações que realizou, a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público não constatou a participação da parlamentar em nenhuma irregularidade relacionada ao desvio de recursos públicos.

Paraíso da muamba

Há 32 dias em greve por melhores salários, os auditores fiscais de Sergipe realizam hoje uma assembleia para avaliar o movimento. Eles ainda esperam qualquer contraproposta do governo para não saírem da paralisação de mãos abanando. Enquanto os auditores permanecem de braços cruzados, os muambeiros seguem transportando todo tipo de contrabando pelas rodovias de Sergipe, causando prejuízos incalculáveis aos cofres públicos. Uma lástima!

Mentirão

A Prefeitura de Aracaju vai realizar mais uma edição do programa “Pró-Mulher… Pró-Família…”. Será sábado (12), no bairro Santos Dumont, e prevê a realização de exames de lâmina, clínicos das mamas e consultas médicas. Esta ação é a maior prova que a saúde municipal está falida. Tivessem os postos e unidades de pronta urgência funcionando a contento, não haveria necessidade de mutirões na periferia. Dizer o contrário é tentar iludir a população.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 31 de agosto de 1897

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais