Barão do Rio Branco fez história comprando a imprensa? Mentira?

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E numa roda de profissionais liberais em um dos shoppings de Aracaju o tema foi o papel da imprensa, não só no Brasil, mas em Sergipe. Em meio às divergências sobre a posse de arma, um dos profissionais bradou: a imprensa em Sergipe é realmente livre?

E o profissional liberal que já foi gestor, inclusive com mandato dado pelo povo, numa grande cidade sergipana começou a discorrer sobre a imprensa de Sergipe na atualidade e lembrou do Barão do Rio Branco, citando um texto que foi publicado recentemente no caderno de fim de semana do jornal Valor, o “Eu & Fim de Semana.”

O titular deste espaço ficou curioso e foi em busca do texto. A matéria aborda parte da vida do Barão do Rio Branco (José Maria – Juca – da Silva Paranhos Júnior), que foi diplomata em Paris, mas que escreveu com pseudônimos em vários jornais e mandou na imprensa do país por algum tempo. Parte do texto:

“… Para conseguir seus objetivos na diplomacia, Rio Branco recorreu à imprensa, dentro e fora do Brasil. Não apenas com uma prodigiosa produção de artigos e ensaios, como também orientando, persuadindo e comprando sua opinião. Ele percebeu a importância da informação e da opinião pública, quis orientá-la de acordo com sua visão dos interesses do país e não duvidou em recorrer aos cofres públicos para pagar jornais e jornalistas e neutralizar as críticas da imprensa de oposição. O Barão conseguiu controlar a opinião de quase toda a imprensa. Uma exceção foi o “Correio da Manhã”, o mais violento e persistente jornal de oposição a todos os governos, de quem recebeu contínuas investidas…”

Isso tudo foi na década de 1890. Hoje em dia apesar das ilações de alguns isso não acontece mais no Brasil e principalmente em Sergipe Del Rey…

 

AMESE oficia MPE sobre cobrança irregular de taxa de esgoto Ontem, 28, a Associação dos Militares do Estado de Sergipe – AMESE, oficiou a Promotora de Defesa do Consumidor do MPE/SE, solicitando que seja feita correção do valor cobrado a título de taxa de esgoto para os usuários da Deso que têm consumo inferior a 10 metros cúbicos.

Alerta No ofício, a AMESE alerta para o pagamento irregular pois, em caso de consumo menor que 10 metros cúbicos, não há tratamento de esgoto relativo à diferença deste consumo.

Visita Kassab O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu ontem, 28, em seu gabinete, a visita do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Acompanhado do deputado federal Fábio Mitideri, Kassab convidou o gestor municipal para participar do encontro regional da sigla que ocorre nesta sexta-feira, 29. Ele também elogiou o trabalho que Edvaldo tem realizado em Aracaju.

Trabalho Para Kassab, é “motivo de muita alegria” estar em Aracaju. “Visitamos o prefeito Edvaldo, para convidá-lo para o nosso evento, pois a presença dele dará ao evento a dimensão que o seminário merece. Edvaldo faz um extraordinário trabalho na prefeitura. O PSD, como aliado e com os nossos quadros na gestão, colabora para que Aracaju continue se desenvolvendo”, disse. O deputado federal Fábio Mitidieri reiterou a parceria do PSD com a gestão municipal. “Edvaldo é um grande aliado do PSD, por isso fiz questão de trazer Kassab para esta visita cordial ao prefeito, o que reforça a nossa parceria”, afirmou.

Nova sede A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) irá funcionar em um novo endereço, localizado na rua Engenheiro Jorge Oliveira, bairro Coroa do Meio, em Aracaju. A inauguração está marcada para a próxima segunda-feira, 01 de abril, às 10h. Na mesma solenidade acontece a posse festiva do novo presidente, Cristiano Cavalcante, que é prefeito de Ilha das Flores, e da diretoria.

Ações Durante a solenidade serão anunciadas às ações e os projetos da FAMES para o fortalecimento das gestões municipais, como cursos e seminários. “Hoje, os gastos nos municípios são maiores que as receitas. Temos esperança que o novo governo federal priorize a produção, faça as reformas previdenciária e tributária, e melhore a arrecadação sem aumentar impostos, pois a população não pode ser penalizada”, afirmou o novo presidente.

Águas de São Cristóvão Dando continuidade às ações do projeto “Água de São Cristóvão”, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), finalizou a perfuração de mais um poço tubular, desta vez no povoado Aldeia. O novo sistema de captação e distribuição deve atender 60 famílias, um total de aproximadamente 250 pessoas na região. Com recursos próprios da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, o projeto tem um investimento de 400 mil reais.

Relações interpessoais Compreendendo as relações interpessoais presentes no ato de liderar, melhorando sua forma de avaliar as diversas situações do cotidiano, aprendendo técnicas e ferramentas para criar seu próprio estilo de liderança, entendendo a importância da inteligência emocional para realizar ações assertivas para garantir o sucesso de seus empreendimentos, foi assim que os afiliados Plantinum, Gold e Exclusive do Clube Impulse, Inteligência Empresarial passaram essa última semana, aprendendo com o especialista em Desenvolvimento Profissional, Sávio Garrido, que é psicólogo, pós-graduado em Gestão de Pessoas, Saúde Mental e também em psicologia positiva. Essas palestras realizadas semanalmente têm como intuito fortalecer o empresariado sergipano e consequentemente a economia do Estado.

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/andretrig Tantas urgências neste país conturbado pelo desemprego, pela violência, pelos desacertos entre o Executivo e o Congresso, pelas gigantescas dificuldades de se debater a reforma da Previdência, etc.etc., e nós aqui falando sobre celebrar o golpe de 64? #Fail

www.twitter.com/ConradoJunior Qual o babado de hoje? De uma coisa não podemos reclamar, esse governo do @jairbolsonaro é uma (às vezes, mais de uma) treta por dia.

www.twitter.com/Antonio_Doria Barragem Padre Melo Vila do São José Poço verde.                                       

www.twitter.com/marcoslmsantana 60 % dos cigarros comercializados no Brasil São falsificados e tem um potencial cancerígeno 10 x maior que os fabricados no Brasil. São contrabandeados principalmente do Paraguai.

www.twitter.com/MarceloFreixo Depois de negar que houve um golpe em 64, o ministro Ernesto Araújo disse que o nazismo foi um movimento de esquerda. Do jeito que vai, o próximo passo será defender o terraplanismo.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A tortura é a ferramenta de um poder instável, autoritário, que precisa da violência limítrofe para se firmar, e uma aliança sádica entre facínoras, estadistas psicopatas, lideranças de regimes que se mantêm pelo terror e seus comandados.” Marcelo Rubens Paiva.

Comentários