Bendita seja querida pátria chamada Brasil

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Escritora holandesa, Aliefka Bijlsma falando sobre o Brasil. Para reflexão, já que muitos brasileiros estão acostumados a só falar mal do nosso país….

“Os brasileiros acham que o mundo todo presta menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil”. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar "famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal" e tem fila na porta.

Na Europa, não fumante é minoria. Se pedir mesa de não fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podiam ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc. Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Átropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?
1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
4. Por que não fala que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizem que é hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizado?
7. Por que não se lembram de que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.
É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja querida pátria chamada BRASIL!”

Feriado
Devido ao feriado de amanhã, 19, de Corpus Christi, o blog só volta a ser atualizado na sexta-feira, 20.

João Alves em Brasília
E o prefeito João Alves Filho encontra-se em Brasília em busca de recursos para a Prefeitura de Aracaju. Nos bastidores comenta-se que ele vem conversando com lideranças nacionais do DEM para definir o caminho que vai trilhar nas eleições deste ano.

Com a palavra a SMTT
A SMTT, em 26 de fevereiro de 2014, enviou ofício à Câmara de Vereadores de Aracaju informando que para garantir a fluidez no trânsito no Conjunto Sol Nascente, iria modificar o sentido da Rua Promotor Alisson Porto, passando a ser mão única e até hoje, 18 de junho, nada foi feito na citada artéria.

Privatização de espaço na Avenida Rafael de Aguiar
E a foto ao lado foi enviada por um leitor. Nota-se que na Avenida Rafael Aguiar, em Aracaju, em frente a “Pizza Super”

Rua é privatizada na Rafael de Aguiar.

 foram colocados três cones e mais uma placa indicativa. Um absurdo! E a SMTT? Concorda com a privatização da Avenida?

Convenção do PSTU hoje, 18, na Câmara de Aracaju
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realiza sua Convenção Eleitoral amanhã, dia 18 de junho, a partir das 18h, na Câmara de Vereadores de Aracaju. O evento vai reunir a militância e os filiados do partido, debater um programa socialista e aprovar os pré-candidatos.

União
De acordo com Vera Lúcia, o PSTU defende a formação da Frente de Esquerda com o PSOL e PCB. “Vamos unir a esquerda socialista sergipana em torno de uma candidatura e de um programa unitário. O PSTU, PSOL e o PCB estão juntos nas lutas, nas greves, nas mobilizações em Sergipe, e estaremos juntos nas eleições. Já realizamos várias reuniões entre os três partidos e tudo caminha para a unidade. Não podemos deixar que os trabalhadores sejam enganados por uma falsa polarização entre aqueles que governam e aqueles já governaram Sergipe. São eles os responsáveis pelos problemas na saúde, na educação, no transporte público”.

Candidatos
O PSTU apresentará nomes para a composição na chapa majoritária e nos proporcionais. O petroleiro Edvaldo Leandro será apresentado como pré-candidato ao Senado. Vera Lúcia será pré-candidata a deputada federal. Para a Assembleia Legislativa serão apresentados o jovem bancário Zeca Oliveira; o operário da construção civil, Erílio Bispo; a estudante da UFS, Mery Gatto; o ativista do movimento negro, Wendel Salvador; e o servidor público, Elinos Sabino.

PSB realizar Congresso Estadual na sexta-feira, 20
O Partido Socialista Brasileiro –PSB/SE, realizará na próxima sexta-feira, 20, o Congresso Estadual, a partir das 11h, na sede do partido, localizado à avenida Pedro Paes de Azevedo, 166, bairro Salgado Filho.

Decisões serão homologadas na convenção do dia 30
Segundo o presidente estadual, deputado Valadares Filho as decisões tiradas do congresso estadual serão homologadas no dia 30 de junho, na convenção estadual do PSB/SE.

LDO Aprovada
A Câmara Municipal de Aracaju aprovou ontem, 17, o Projeto de Lei Ordinária 79/2014, do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Municipal para o exercício de 2015. O vereador Iran Barbosa, do PT, apresentou sete emendas ao projeto, das quais quatro foram aprovadas.

Avanços
“Foi um dia importante, onde pudemos registrar, durante a votação, alguns avanços, com a bancada da situação mais aberta ao diálogo e à aprovação de emendas que tinham tão somente o objetivo de melhorar a proposta de LDO. Isso foi compreendido, de certa forma, em alguns momentos, e a presença de um técnico da Secretaria de Planejamento, por sugestão minha, ajudou nesse sentido. Houve, inclusive, muito menos tensão que no ano passado”, destacou o vereador e líder da oposição.

Serviço
Entre as emendas de Iran aprovadas em plenário, a Aditiva nº 02 acrescentou ao projeto dispositivo para assegurar a qualidade da oferta do serviço público municipal à população da cidade com a garantia da valorização dos Servidores Públicos, inclusive, assegurando a revisão geral anual dos seus salários, estabelecida pela Constituição Federal.

Grevistas vão protestar no CEAC da Rodoviária Nova
Os agentes dos Centros de Atendimento ao Cidadão (CEACs) em greve por tempo indeterminado vão realizar um protesto hoje, 18, às 7h30, no CEAC da Rodoviária Nova.Em assembleia no último dia 16, os servidores dos CEACs recusaram a contraproposta do governo estadual. Eles decidiram manter a greve até que os técnicos e o secretário de Estado João Gama da Secretária de Estado de Planejamento (SEPLAG) apresentem prazos para viabilizar a concessão do auxílio-alimentação no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Em maio, Sergipe recebeu menos recursos federais
Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), indicou que o repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para o estado, em maio, apresentou leve redução de 1,0%, em termos reais (descontando a inflação), em comparação com o quinto mês do ano passado. Em valores, a transferência chegou a R$ 244,6 milhões, apresentando avanço real de mais de 34% em relação ao repasse do último mês de abril.

FPM
O repasse a todos os municípios sergipanos, através do FPM, atingiu mais de R$ 92 milhões, recuando 0,7% sobre maio do ano passado. Já em relação ao mês imediatamente anterior, houve avanço de 34%. Ambas as variações são em termos reais.

FUNDEB
Para o FUNDEB, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a transferência superou os R$ 48 milhões. Em termos relativos, descontando a inflação, houve redução de 13,1% em relação ao repassado no mês de maio de 2013, enquanto no comparativo com abril desse ano o repasse foi 10% maior. (Fonte: Unicom/FIES).

Marinete do Forró
A Marinete do Forró, que é sucesso de público desde que a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo a colocou pra circular nas ruas de Aracaju, agora tem a sua edição solidária. Na manhã de ontem, 17, a Marinete do Forró teve como ponto de partida o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).

Passageiros
Os passageiros desta folia foram as pacientes em tratamento do câncer de mama do centro de oncologia do Hospital, que tiveram uma manhã de muita alegria e descontração embaladas pela música de Robertinho dos 8 baixos. Com guia de turismo a bordo, as meninas se divertiram e conheceram uma Aracaju bonita com pontos turísticos atrativos e aprendendo um pouco mais sobre a história de nossa capital.

Cronograma
A Marinete conta com um cronograma de dez dias durante o mês de junho, às sextas e sábados, saindo da Orla de Atalaia e mais cinco edições solidárias.

Arraiá
Começa nesta sexta-feira (20) o Arraiá D’Ajuda 2014. Promovido pela Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, a festa é uma das mais esperadas pelo público. Devido à organização, segurança e presenças de grandes atrações, o Arraiá D’Ajuda atrai milhares de pessoas de Sergipe e Estados vizinhos, como Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Atrações
Repetindo a qualidade musical dos anos anteriores, este ano o Arraiá D’Ajuda terá mais uma vez as melhores atrações locais e nacionais. Na noite de abertura, na Praça de Eventos, em Itaporanga, haverá shows de Rojão Diferente, César Menotti e Fabiano e Galã. No sábado, dia 21, será a vez de Alma Gêmea, Cristiano Araújo e Samyra Show fazerem a festa.

Expectativa
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), que autorizou a antecipação do 13º salário dos servidores para hoje, 18, a expectativa de uma festa junina em clima de muita paz e animação.

Coletiva de imprensa Greve dos Professores da UFS
Hoje, 18, haverá uma coletiva de imprensa com café da manhã no auditório da ADUFS, a partir das 8h. Os professores do Comando Local de Greve da UFS estarão presentes para explicar os motivos da greve, apresentar os pontos da pauta de reivindicação e o processo de negociação com a reitoria.

TOTVS SP
A Associação Sergipana dos Empresários  de Obras Públicas e Privadas recebeu ontem, 16, a visita do Arquiteto de Soluções da TOTVS SP, Fernando Sossai Rizzo, para uma palestra gratuita sobre o  gerenciamento de projetos com mobilidade no canteiro de obras. As ferramentas de Gerenciamento  garantem resultado efetivo através de processos integrados. Entre as vantagens estão a mobilidade no canteiro de obras, o controle de avanço em tempo real e a tecnologia fluida, que são os processos acontecendo em qualquer Lugar. Na foto, a diretoria da Aseopp e a equipe TOTVS.

Shopping Prêmio abrirá amanhã, 19
Amanhã, 19, feriado de Corpus Christi, o Shopping Prêmio funcionará normalmente, das 10h às 22h.

Agenda
18 de junho, quarta-feira. Dia da imigração japonesa e também dia do químico.
DESO afasta risco de racionamento de água. Corpus Christi abre novo feriadão. Rede hoteleira diz que setor não vive boa fase. Continuam as confabulações sobre coligações partidárias. Dilma prepara pacote para o setor sucroalcooleiro. Turista é achada morta em quarto de hotel em Salvador. Governo estadual deverá anunciar reajuste dos servidores até o final desta semana. Superior Tribunal Militar empossa primeira mulher como presidente.

Curtas
JOAQUIM BARBOSA CRITICA ADVOGADOS E SE AFASTA DA RELATORIA DO MENSALÃO. /// JOE BIDEN, VICE-PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, AFIRMA QUE TEVE CONVERSA FRANCA COM DILMA SOBRE ESPIONAGEM. /// BRANCOS E NULOS SÃO MAIORIA EM PESQUISA PARA GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO. /// PADILHA ACUSA O PEEMEDEBISTA SKAF DE COPIAR SEU SLOGAN DE CAMPANHA. /// BARROSO É O NOVO RELATOR DA EXECUÇÃO PENAL DA AÇÃO 470. /// IBOPE VAI PUBLICAR A PRIMEIRA PESQUISA APÓS INSULTOS CONTRA DILMA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Brasil empata com o México
A seleção brasileira voltou a apresentar-se abaixo da crítica e não passou de um empate com o México, pelo placar de 0 X 0. O time repetiu os mesmos erros, com vários jogadores atuando de forma irreconhecível, como por exemplo Paulinho, os laterais Daniel Alves e Marcelo, Oscar, que fez uma grande exibição contra a Croácia, e os três que entraram no segundo tempo, Willian, Jô e Bernard. Podemos dizer que somente Tiago Silva, Luiz Gustavo e o goleiro Júlio César salvaram-se. Na equipe mexicana, o goleiro Ochoa foi um verdadeiro herói, praticando excelentes defesas. Com a ausência de Hulk, que fez muita falta, Felipão escalou mal a seleção e depois errou nas substituições, levadas a efeito sem o menor critério. Claro que o Brasil deverá classificar-se, vencendo o time de Camarões. Mas não apenas o resultado (0 X 0), deixou muita gente preocupada (inclusive nós). É impressionante como diversos jogadores estão atuando de uma forma bastante diferente daquela de 2013, quando a seleção brasileira conquistou a Copa das Confederações. Mas vale a observação segundo a qual uma Copa do Mundo é totalmente diferente da competição que se realiza um ano antes. E tem mais: esperar que tudo seja resolvido por apenas um atleta (Neymar) é inaceitável. Ainda há tempo de consertar alguns erros. Dentre os quais, a falta de criatividade do nosso meio-campo. Ainda bem que parece que o Hulk vai voltar, no jogo da próxima segunda-feira, contra Camarões.

Resumo da Copa
Resultados de ontem: Grupo A – Brasil 0 X 0 México.
Grupo H – Bélgica 2 X 1 Argélia – Rússia 1 X 1 Coreia do Sul.
Jogos de hoje: Grupo A – Camarões X Croácia, às 19 horas, em Manaus.
Grupo B – Austrália X Holanda – 13 horas – Porto Alegre . Espanha X Chile – 16 horas – no Rio de Janeiro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/dimasroque  #NãoVaiTerGlobo em minha casa na #CopaDasCopas

www.twitter.com/celsodossi Pelé, Galvão e Ronaldo: tem como piorar, Arnaldo?

www.twitter.com/zedutra13  Conclusões: Hernanes tem que entrar no lugar do Paulinho. Fred está ruim? Jô é pior. A zaga é a melhor do mundo. Dependemos do Neymar. Ponto.

www.twitter.com/genetonmneto  Vende-se adrenalina em quantidades industriais. Interessados: procurar a torcida brasileira:

www.twitter.com/palmeriodoria  Jornais europeus dizem que esta é a melhor de todas as Copas. Folha, Estado, Globo e Veja vão entrar com recurso na ONU.

www.twitter.com/Machu_Veio  Se ontem fosse amanhã hoje seria sexta-feira.

www.twitter.com/Antonio_Doria  Tem promotor impetrando a ação para não ter festa junina nos municípios alegando que os municípios e pobre e a FANFEST DA COPA acontece!!!

ARTIGO

Barco de Fogo, um espetáculo do ciclo junino considerado patrimônio cultural sergipano  Marcos Paulo Carvalho Lima*

As festividades juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial. Os países de origem católica louvavam e homenageavam o São João, por isso, a festa também é conhecida como Joanina. No Brasil, têm grande influência agrária, está ligada a zona rural, a terra e à sua fertilidade, como nos conta os pesquisadores Roberto Benjamim e Aglaé D’Ávila, em São João Dormiu e São Pedro Acordou. Aliás, fonte bibliográfica para esse diálogo.

Trazido para o Brasil por influência portuguesa, o festejo é resultante da aglutinação dos cultos pagãos em louvor a terra como a data de nascimento do santo católico João, que foi preparador da vinda de Cristo. Do ambiente rural passou para a cidade. Nela se procura, entretanto, sempre reviver os costumes rurais . Daí os trajes, a comida, a música, a dança, entre outros aspectos da cultura que remontam o passado ao presente.

O mês de junho é momento de homenagear principalmente três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

O fogo simboliza a purificação e há os que afirmam que “as almas danadas serão consumidas pelo fogo do inferno”. O fogo é considerado também como uma representação do sol e sua utilização é milenar. Chineses, indianos, e árabes já usavam o fogo nos seus festejos (São João Dormiu São Pedro Acordou, pg. 08.)

Concernente à conservação ambiental e a relação homem e natureza, nos fala Roberto sobre a passagem do homem da vida rural para a urbana: O homem é, porém, parte da natureza e ao construir uma cultura que o distancia dela, se violenta. Assim diz que a retomada de um calendário construído sobre os ciclos naturais, marcando as variações culturais do tempo e do lugar, é uma aspiração que se baseia não apenas em um sentimento de saudade, de evocação de um tempo perdido, mas se adequação da vida urbana a uma cultura que não se afaste o homem da natureza. (Roberto Benjamin, A Religiosidade Popular e o Folclore do Ciclo Junino, São João Dormiu, São Pedro Acordou)

O fogo é um louvor, e a fogueira é um dos símbolos que mais referencia o mês de junho. Os fogos de artifício, os foguetes, as espadas, os busca-pés, as chuvinhas, o peido de veio, entre outros, são parte desse momento tão precioso para o povo nordestino.  Tirando os perigos e os cuidados a serem tomados, complementam a alegria dos festejos do ciclo.

Durante o mês de junho, três santos são festejados como mencionado anteriormente, Santo Antônio, São João, São Pedro, porém, temos o esquecido São Paulo, comemorado no dia 29. Só que, não podemos esquecer também que apesar do São José não datar no mês de junho, faz parte do ciclo junino, pois, em seu mês, inicia a plantação do milho, por exemplo. Conforme a tradição religiosa é preciso chover no Dia de São José, para que o ano seja bom em termos de chuva e a colheita satisfatória. Sabemos que a louvação é mais presente na crença católica dessa época, mas, não podemos deixar de fora toda a religiosidade popular que envolve também os grupos folclóricos com influências de outros grupos étnicos e sociais.

Sem dúvida o mês de junho é o tempo mais esperado pelos nordestinos. É uma época de religiosidade popular, de manifestações da cultura tradicional: culinária, artesanato, quadrilhas juninas. É época do Barco de Fogo!!!!! De Estância para Aracaju, entre outros municípios sergipanos.
Quando se fala em festejos juninos em Sergipe, é impossível mesmo com o Forro Caju e o Arraial do Povo, não mencionar o São João em Estância (São João de Estância), destaque da história e cultura junina do Estado. As manifestações em torno do ciclo junino iniciam-se com o envolvimento dos homens brincantes e os fogueteiros, no Batuque do Pisa-Pólvora e na fabricação dos Busca-Pés. Todo esse preparativo se dá no mês de janeiro para fevereiro, quando o bambu é cortado.

Esses brincantes em sua maioria integram profissionalmente as duas associações de fogueteiros do município e/ou participam de grupos folclóricos, como: Batucada e Batucada Busca-Pé.

Referente ao barco de fogo, propósito maior desse diálogo, é um bem histórico e cultural feito artesanalmente, de cunho tradicional ligado ao ciclo junino. Produzido exclusivamente em Estância. O bem cultural em sua origem data do inicio do século XX, criado por Chico Surdo. De acordo com Ronaldo(Roni), fogueteiro nascido no município e há 30 anos está no meio dos fogueteiros, não se tem precisão quando iniciou a produção do barco de fogo, mas, é uma tradição que se arrasta por décadas, passando de geração em geração. A transmissão do saber e fazer o barco de fogo é tradicional em Estância: Os pais vão passando conhecimento da produção de fogos para os filhos, parentes, os ajudantes, como também aqueles que estejam no meio e se interessem pela produção do bem cultural. Roni tem quatro ajudantes que já são fogueteiros profissionais. Para ser considerado fogueteiro profissional tem que saber fazer “tudo relacionado ao fogo”. Primeiro passa por ajudante, depois se torna um profissional do ramo. Para isso, tem que ter capacidade e compromisso! Afirma o fogueteiro Ronaldo.

Em Estância existem duas associações. Para ser considerado um fogueteiro profissional tem que passar por alguns testes. Após avaliação e aprovação, se afilia a associação envolvida, e, é considerado um fogueteiro profissional. Em conversa com Valdivino Menezes, Presidente da Associação de Fogueteiros e Barqueiros de Estância, o dia 11 de junho é um momento importante para os estancianos, é o dia do Barco de Fogo, e, nos faz lembrar o seu fundador, Chico Surdo, porém, nos dias 23 e 24 é onde acontece a nossa festa maior, tem a procissão dos grupos folclóricos, o casamento, os fogos de artifício e a apresentação do Barco de Fogo.
A maior tradição de Estância na área de fogos é o Busca-Pé, onde o barco de fogo está ligado diretamente. Não tem barco de fogo sem Busca-Pé!
Para a produção desse bem histórico e cultural, ocorrem vários processos que vai da aquisição da taboca, corte do bambu, exposição do mesmo ao sol, entre tantos procedimentos que envolvem a parte estética ao formato do bem cultural, que em sua essência é um Barco, porém, podendo representar um avião, um ônibus, por exemplo.

O Poder Público Estadual reconhece o Barco de Fogo como patrimônio cultural do povo sergipano, através da Lei 7.690. O dia 11 de junho é considerado como o Dia do Barco de Fogo, data de nascimento de seu criador, Chico Surdo, e, faz parte do calendário cultural do município de Estância.

Sendo assim, a Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural/SUBPAC, vem realizando estudos visando o registro de bens considerados patrimônio imaterial e/ou intangível do Estado. Esses estudos não objetivam somente a inscrição dos bens culturais reconhecidos em respectivos Livros, mas, principalmente desenvolver medidas e instrumentos que visem à promoção e salvaguarda, para que gerações futuras possam desfrutar e vivenciar essas culturas.

Fontes e Textos visitados:
O São João na Estância. Ofenísia Soares Freire
A Batucada do Pisa. Aglaé D’Ávila Fontes
Jornal Folha Trabalhista, Estância/SE. 1971 e 1972

*Pesquisador

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Só podemos aprender algo da história a partir de experiências negativas.”Jürgen Habermas, sociólogo e filósofo alemão, nasceu em 18 de Junho de 1929.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais