Geninho Góes e Jair Pasquim, anfitriões do evento |
Feira de negócios, capacitações de destino, Business Center , fampress e visitas técnicas marcaram a 23º edição da BNT Mercosul, realizada nos dias 25 e 26 de maio, em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carreiro World, em Santa Catarina. Os anfitriões Geninho Góes e Jair Pasquim deram as boas-vindas aos 149 operadores, 45 grupos de famturs e profissionais vindos de 311 cidades, 23 estados e 7 países, registrando um aumento de mais de 5,3% de participantes do que em 2016.
O final do evento foi marcado com a entrega do troféu “Campeões de Venda” para as agências que mais venderam o destino Beto Carreiro World em 2016.
Sergipe e Pernambuco foram os dois estados do Nordeste que não participaram desta edição do evento.
Autoridades declaram aberta a 23ª BNT Mercosul |
A faixada do Mercado de Artesanato de Itajaí foi replicada na abertura da feira de turismo para receber os mais de 6 mil profissionais do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Espanha e Cuba, dentro da programação da 23ª edição da Bolsa Nacional de Turismo do Mercosul (BNT Mercosul). Os idealizadores Geninho Góes e Jair Pasquim, juntamente com presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o secretário de estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan, e secretários de Itajaí e Balneário Camboriú declararam aberto o evento na sexta-feira 26, no Centroeventos de Itajaí.
Estandes dos estados na Feira de Negócios |
Na primeira atividade do dia o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e demais autoridades presentes, receberam a imprensa especializada presente na cidade no canteiro de obras do que será o maior centro de eventos do sul do país. “ O Estado precisa cada vez mais do turismo e o mundo inteiro acorda para a lógica da economia dos serviços que a indústria não conseguiu prover. Este espaço será importante para a captação de eventos nacionais e internacionais durante o ano inteiro. A obra será fundamental para a movimentação econômica da região, proporcionada pelos grandes eventos que receberemos”, destacou Leonel Pavan, explicando que a obra orçada em mais de R$ 83 milhões tem participação do município, do estado e do governo federal.
Centreventos Balneário – O Centro de Eventos terá 33 mil metros quadrados e o projeto contempla dois pavilhões de exposições, salas de convenções, espaço para lojas, praça de alimentação e ala de serviços, além de estacionamentos.
O projeto tem conceitos inovadores e sustentáveis: possui sistemas de aproveitamento de ar natural para climatização, luz natural e reaproveitamento da água da chuva. Além disso, a estrutura terá um vão livre de 96 metros. A localização do empreendimento é estratégica: a 90 Km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, e a 33 Km do Aeroporto Victor Konder, na cidade de Navegantes. A previsão é que a obra fique pronta em novembro de 2017.
Degustação de Cervejas artesanais catarinenses |
Feira de turismo – O trade participou na tarde de sexta-feira, 26, e de sábado, 27, da feira de eventos, das rodadas de negócios e do Experience SC, com apresentações culturais e gastronomia típica de diferentes cidades de Santa Catarina, com o intuito de divulgar os destinos turísticos catarinenses.
Segundo os organizadores do evento, a edição contou com um aumento de mais de 5,3% de participação, com um registro de 6.236 participantes. Mais de 380 empresas, incluindo rede de hotéis, estados brasileiros e Cuba, além das prefeituras de cidades turísticas e órgãos ligados ao trade foram instalados Centroeventos de Itajaí para receber agentes de viagem, operadores e a imprensa. Destinos turísticos, companhias aéreas, locadoras de veículos, meios de hospedagem, empresas e órgãos do segmento, apresentaram produtos, serviços, novidades e tendências para mais seis mil participantes de todos os países do Mercosul.
Coletiva no canteiro de obras do Centroeventos Balneário |
Tradicionalmente os estados e prefeituras de cidades do Sul do Brasil prevalecem no evento e levam toda a criatividade e beleza das rainhas das festas Fenarreco, Oktoberfest, além de degustação de cervejas artesanais da região de Blumenau. As cidades da Costa Esmeralda entre várias outras também fecharam bons negócios, em conjunto com a capital Florianópolis.
Bahia levou as tradicionais fitinhas do Bomfim e toda a beleza da baiana do acarajé; Maranhão, os tradicionais azulejos. Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí também estiveram representados e Ceará foi um dos mais visitados, com distribuição de chapéus de palha para os visitantes. Sergipe não participou da feira.
Legenda |
As rodadas de negócios deste ano aconteceram em horários diferentes para que todos os interessados pudessem conhecer os atrativos dos parceiros. Foram mais de 20 palestras nos dois dias de evento.
No segundo dia a rodada de negócios movimentou as salas temáticas, enquanto a feira gerou cifras em negócios para os donos de estandes. Um grande público circulou pelos salões. No fechamento do evento, os convidados foram recebidos com comidas típicas de cada região.
Equipe de guiamento e comunicação da BNT 2017 |
A 23º edição da BNT fechou no Beto Carreiro World com a entrega de mais um troféu “Campeões de Venda” as agências que mais venderam o destino Beto Carreiro World em 2016. Foram agraciados os primeiros, segundos e terceiros lugares às agências de vários estados do país e mais agências do Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.
O Business Center, novidade da última edição, retornou em 2017, realizado no centro de convenções do Sandri Hotel.
Fampress com jornalistas de países do Mercosul |
Programação especial – A imprensa especializada composta por mais de 150 jornalistas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai visitou atrativos turísticos da região Costa Verde & Mar, além da Passarela da Barra, novo ponto turístico de Balneário Camboriú, do Parque Unipraias e restaurante flutuante Cabral, localizada também no Barra Sul, além dos hotéis Sandri e Marabaia, em Itajaí.
O grupo percorreu as praias Brava, Cabeçudas, Atalaia e o porto de Itajaí a bordo do ônibus panorâmico da empresa BC BY BUS, que também realiza city tour em Florianópolis. Em Itajaí, os jornalistas conheceram o mercado de artesanato, a marina Itajaí, a igreja matriz do Santíssimo Sacramento, com suas pinturas do italiano Aldo Locatelli e mais de 50 vitrais.
A programação ainda contou com um jantar no Infinit Blue Resort e SPA e almoços no restaurante Flutuante Cabral e no Sandri Hotel.
Contato: silviooliveira@infonet.com.br
Fotos: Sílvio Oliveira
Business Center |
Coletiva no canteiro de obras do Centroeventos BC |
Siga-nos: www.facebook.com.br/tonomundo
Balneário Camboriú |
Balneário Camboriú |
Balneário Camboriú |
Itajaí |