Andreza Maynard
Doutoranda em História/Unesp
Membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)
Nos últimos anos a produção cinematográfica mundial tem recebido um generoso reforço da Índia. A maior contribuição vem da mais popular e lucrativa indústria de cinema indiana, que é chamada de Bollywood, uma alusão à fusão das palavras “Bombaim” (antigo nome de Mumbai) e “Hollywood”. Os musicais e as belas atrizes têm chamado a atenção dos fãs e da mídia.
Grande parte dos filmes são musicais. Em muitos casos, os números em que os atores cantam e dançam garantem o sucesso dos filmes produzidos por Bollywood. É comum que as músicas sejam lançadas antes dos filmes. Quando o público assiste às películas, identifica o elemento previamente introduzido pelos meios de comunicação, a música. Além disso, os passos de dança, sincronizados pelo elenco, envolvem o público, que após verem os filmes tentam copiar as coreografias apresentadas nas telas.
Durante a primeira metade do século XX o rádio e o cinema desenvolveram uma relação estreita. Mas neste momento estamos vivendo a realidade digital. A veiculação de músicas não depende mais do rádio. Hoje é possível ter acesso a músicas por meio de um computador, tablet, ou telefone, basta estar conectado à internet. Assim, o alcance da indústria fonográfica é extremamente mais abrangente. As músicas, enquanto informação digital, não respeitam as fronteiras terrestres e não dependem do rádio, portanto, propagam-se com maior velocidade e eficiência.
Outro fator que salta a olhos vistos é a beleza dos elencos, sobretudo das atrizes de Bollywood. Ao mencionar os filmes indianos não é difícil remeter à imagem do rosto de Freida Pinto e Aishwarya Rai Bachchan, que também conseguiram papeis nas produtoras de filmes de Hollywood, nos Estados Unidos. Detentoras de uma fisionomia atraente, aparentemente elas encarnam a beleza natural das indianas.
Contudo, ao pensar na complexa constituição histórica e cultural da Índia, é difícil acreditar que atrizes de Bollywood representem a etnia indiana com fidedignidade. Ocorre que dentre os 1,237 bilhões de pessoas que vivem na Índia, apenas uma pequena parte da população tem a pele clara. Geralmente se trata de descendentes dos colonizadores europeus que se estabeleceram pela região. Ter a pele clara é sinal de status e pode indicar uma posição social privilegiada na Índia.
O fato é que grande parte das estrelas de Bollywood tem pele e olhos claros, algo distante da realidade étnica da maioria da população indiana. Nesse sentido tem-se percebido o aumento da oferta e procura por procedimentos branqueamento de pele. Atualmente os cremes clareadores são o carro-chefe da indústria cosmética na Índia. As propagandas prometem resultados miraculosos e mexem com questões raciais.
Para promover um desses cremes, o “Ponds White Beauty”, a famosa marca de cosméticos produziu uma série de vídeos que conta a história de um casal que se separa e volta a se entender depois que a mocinha morena usa o “Ponds White Beauty” e clareia sua pele. O primeiro dos vídeos pode ser vista no canal do Youtube, no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=-tRasuTtMJo
Em geral os filmes são um reflexo da sociedade que os produz. Mas é preciso lembrar que as películas retratam a ficção. Os filmes mostram um mundo de fantasia, onde as coisas aparecem como sendo mais perfeitas e belas do que a própria realidade.
Certamente as películas influenciam os grupos humanos, mas em última instância são as preferências do público pagante que moldam os filmes. Assim, não é sem propósito que os filmes de Bollywood sejam tão musicais e tenham atores com características físicas peculiares. Os filmes carregam consigo os anseios, os medos e os desejos de uma sociedade. E parece claro que isto ocorre independentemente do filme ser produzido no ocidente ou no oriente.