Bomba relógio

A Penitenciária de São Cristóvão, localizada na Grande Aracaju, é uma bomba relógio na iminência de explodir sangrentas rebeliões. A séria advertência está no convite da OAB sergipana para que a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, visite aquele complexo penitenciário. Segundo o presidente da Ordem, Henri Clay Andrade, o presídio superlotado e controlado pelas facções criminosas é o retrato da degradação humana. O que ocorre na penitenciária sergipana é uma realidade em todo o país, principalmente porque o estado faz vista grossas para o que ocorre no interior dessas verdadeiras masmorras medievais, tão perigosas quanto um barril de pólvora armazenado ao lado do fogo. Uma lástima!

Gente demais

E o governador Jackson Barreto (MDB) terá muito trabalho para reduzir o tamanho da folha de pessoal. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, Sergipe está entre os 12 estados que gastam com servidores acima da média nacional, estipulada em R$ 1,7 mil por habitante. Em Sergipe, os gastos com pessoal chegam a R$ 1,9 mil. Homem, vôte!

Excesso de confiança

A depender do excesso de confiança do deputado André Moura (PSC) a aprovação da reforma da Previdência são favas contadas. O parlamentar sergipano reconhece que este governo temerário ainda não tem votos suficientes para aprovar a proposta, porém garante que está muito mais próximo de ter do que em relação a dezembro. Agora, a expectativa é que a votação da reforma ocorra no dia 19 de fevereiro. Então, tá!

Afinando o “papo”

O senador licenciado Antônio Carlos Valadares (PSB) se reuniu ontem, com Clóvis Silveira, presidente do PPS sergipano. Conversaram sobre as eleições deste ano e a possibilidade de os dois partidos marcharem juntos numa ampla coligação contra o governo. Resta saber o que pensam disso os também oposicionistas André Moura (PSC) e Eduardo Amorim (PSDB). Marminino!

Apoio a Lula

E os petistas seguem mobilizando o Brasil para apoiar o ex-presidente Lula, que será julgado em segunda instância no próximo dia 24. Neste sábado, acontecerá uma plenária na sede do partido, em Aracaju, para discutir a mobilização popular. A previsão da legenda é que muitos sergipanos viagem a Porto Alegre para acompanhar o julgamento do “Barba” no Tribunal Regional Federal. Aff, Maria!

Fake news

Um grupo de trabalho será criado para desenvolver formas de combate às camadas notícias falsas. Vão participar integrantes da Polícia Federal, do Tribunal Superior Eleitoral e do Ministério Público Federal. O foco do trabalho será a discussão de medidas que possam ser adotadas para inibir disseminação de “fofocas” nas eleições deste ano. Então, tá!

Terra de ninguém

Nem a chácara do governador Jackson Barreto (MDB) está livre dos criminosos. Marginais armados invadiram a residência do caseiro de JB e levaram televisores, celulares e dinheiro. Em abril do ano passado, bandidos arrombaram a casa de praia do governador e furtaram dois periquitos australianos. Crendeuspai!

Balcão de negócios

E este governo temerário virou mesmo um balcão de negócios. Em troca de apoio para a famigerada reforma da Previdência, o mordomo de filme de terror topa qualquer parada. Segundo o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), “a compra de votos dos congressistas é escancarada e vergonhosa”. O pessedista diz esperar que “a sociedade esteja acompanhando tudo isso”. Tomara!

Fique ligado

O eleitor tem até o dia 9 de maio deste ano para solicitar a emissão do título ou transferir o local de votação. Quem pretende concorrer aos cargos eletivos no pleito de outubro deve se filiar a um partido político até o dia 7 de abril, ou seja, seis meses antes das eleições. Você tá nessa?

Jandaíra 30 graus!

E o pequeno Jandaíra, município baiano limítrofe com os sergipanos Indiaroba e Cristinápolis, foi citado ontem, na Rede Globo. Ao anunciar a temperatura de algumas cidades brasileiras, o homem do tempo do Jornal Hoje cravou: “Jandaíra 30 graus”. Com pouco mais de 10 mil habitantes, aquele município é famoso por abrigar a vila de Mangue Seco, um dos destinos turísticos mais bonitos e conhecidos da Bahia. Legal!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 31 de dezembro de 1911

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais