Bombinhas (SC) – Joia da Costa Esmeralda

Imagine a combinação perfeita entre mar de água verde esmeralda, gente bonita e prática de

Praia das Quatro Ilhas em baixa temporada
esportes de aventura? Bombinhas é um destes destinos e fica no litoral de Santa Catarina, na denominada Costa Esmeralda. A cidade é uma boa opção para quem quer curtir um pouco da arquitetura açoriana, da vida noturna agitada do litoral ou simplesmente manter contato com a natureza e com seus pouco mais de 12 mil habitantes.

 

Localizada perto de municípios estrelados como Porto Belo, Balneário Camboriu, Itajaí e Itapema, a poucos 61km de Florianópolis, Bombinhas, a Capital do Mergulho Ecológico, vem se destacando nesta constelação por ter boa infraestrutura e unir em uma só localidade tudo que o visitante quer. São mais de 20 praias que variam entre o povoado e o nativo, entre o morro coberto por Mata Atlântica ou apenas praias com faixas de areia esbranquiçada e mar de água verde esmeralda.

Na praia de Zimbro inicia a trilha ecológica para praias desertas

 

As mais urbanas, Bomba e Bombinhas, são as que atraem famílias do Brasil e países vizinhos. Quatro Ilhas é a praia que atrai surfista e fica a pouco mais de 1km do centro de Bombinhas. Não se assuste se cardumes desfilarem entre os banhistas. A água esverdeada transmite uma agradável sensação de bem-estar e relaxamento, por conta disso, no verão a estreita faixa de areia é o local ideal para a azaração e ponto de encontro de gente jovem preparada para o burburinho noturno.

 

A praia de Tainha fica entre duas montanhas e é a menor em faixa de extensão da região. Não deixe de visitar o mirante com vista panorâmica para boa parte das praias da cidade. Mais adiante fica o Morro dos Macacos, parada obrigatória para quem quer clicar a vista panorâmica das praias e da Reserva do Arvoredo.

Bombinhas é uma das mais urbanas

 

Para quem gosta de aventura, Bombinhas é destino de praticantes do surf, mergulho e do trekking – caminhada especializada por trilhas. Não é por menos que a cidade é considerada a “Capital do Mergulho Ecológico”. Na enseada de Zimbro, os trilheiros têm a sua disposição um roteiro que percorre cinco praias desertas (Ponta Grande, Vermelha, Triste, da Lagoa e Cardoso), com direito a banhos de cachoeiras e belas paisagens. O difícil acesso a estas praias faz com que continuem a maior parte do ano deserta e ainda sejam bem nativas.  Ponta Grande é a preferida, principalmente na época da pesca dão canguá, um peixe típico que os pescadores fritam ali mesmo para os visitantes apreciarem.

 

Quatro Ilhas é mar, mata atlântica e sussêgo na baixa temporada

Para encerrar a rota das principais praias do município de Bombinhas, a praia do Canto Grande é a mais extensa de todas. Com águas calmas, frias e areia limpa, é própria para as crianças e a prática de esportes náuticos como windsurf, jet-ski e iatismo. Durante o verão, uma boa pedida é saborear os famosos petiscos dos bares e restaurantes à beira da praia. Entre os mais apreciados estão a caldeirada – moquecas de peixe, anchova, camarão, lagosta, siri, lula e polvo.

 

Como os atrativos naturais são a principal riqueza da cidade, quem vai a Bombinhas, não deve deixar de manter o contato com a natureza na Reserva Biológica do Arvoredo, formada por um quadrilátero compreendido entre o Calhau de São Pedro, ilha da Galé, a ilha Deserta e a ilha do Arvoredo. Uma boa sugestão para conhecer a reserva é procurar uma das operadoras de mergulho que possui licença para operar na área. Além de dispor

Bomba é uma das mais frequentadas
de vários passeios para lá durante o dia, também oferecem cursos básicos de mergulho.

 

Quando a noite chega famílias lotam os barzinhos e restaurantes das avenidas Manoel José do Santos (praia de Bombinha) e Leopoldo Zarling (praia de Bombas). Não deixe de ver em um dos folderes da bancada da recepção do hotel o que mais lhe agrada. Com certeza, um dos barzinhos, restaurantes ou festas irá cair bem para você. A agitada vida noturna da região lhe aguarda.

 

Dicas de Viagem

 

O passeio até as ilhas da região – dependendo do tipo de barco, ventos e mar – leva cerca de uma hora. Por isso é importante que você procure um marinheiro experiente para não enfrentar nenhum tipo de dificuldades no mar durante o trajeto;

 

Caminhando pela região pode-se apreciar a flora e observar a riquíssima fauna marinha. Quando estiver lá, observe o cargueiro LILI (1957), que afundou próximo à Ilha dos Galés;

 

Na alta temporada há dias em que os 15km do centro de Bombinhas até a BR 101 fica engarrafado, levando até quatro horas para percorrê-lo. A prefeitura da cidade pensa realizar uma outra rodovia

 

Em Bombinhas fica a pousada Vila do Farol, um conjunto de pequenos prédios que mais parece uma vila colorida. Administrado pela família Schürmann, a pousada é bem aconchegante e fica bem na beira da praia. As diárias variam entre R$ 625 e R$ 330, a depender da temporada.

 

O atelier do ceramista Eduardo Campos é bem visitado. São arandelas, cinzeiros, vasos coloridos com uma tinta própria, criada pelo artista.

 

Não deixe de visitar também Porto Belo, município vizinho, onde na alta temporada há congestionamento de navios de grande porte em seu porto.

 

Fotos: Silvio Oliveira e Guia de Santa Catarina (Mario Costa Jr)

 

Registro

Costa Esmeralda

Pousada Vila do Farol. Vale a pena

 

Estilo açoreano na região

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Silvio Oliveira

 

Na Bagagem

 

ü  Imagine estar em meio à diversidade da floresta amazônica e de repente se encontrar entre o período de construção de Brasília ou se deparar com a ponte estaiada de São Paulo? Tudo isso estará no mesmo lugar durante a Feira das Américas – ABAV 2010, no período de 20 a 22 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

 

ü  Cerca de 29% dos materiais promocionais da feira trarão roteiros inéditos, tais como ocionais novos e 29% dos expositores do Pavilhão Brasil lançarão no mercado de viagens roteiros inéditos, tais como a Serra Guajajara, Timbira e Kanela, caracterizado pelas serras maranhenses e a existência indígenas que ainda habitam o estado; o polo Munim do corredor turístico São Luís – Lençóis e a Amazônia Maranhense. Somente a Bahia lançará 18 novos roteiros. São Paulo levará, entre outras atrações, a reativação do Expresso Turístico e o Circuito das Frutas. A Emsetur também levará novidades para mais de 45 mil visitantes da feira.

 

ü  O 10º Fitness Brasil Norte- Nordeste levará um grande número de professores de educação física e profissionais da área à Salvador. O evento acontece no período de 15 a 17 de outubro de 2010.

 

ü  O presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, João Luiz Moreira e o Vice-Presidente Jurídico, Márcio Santiago, receberam na sexta-feira (08),  em Brasília, os presidentes dos Convention Bureaux das cidades do Nordeste (Natal, Fortaleza, Salvador e Recife) que sediarão a COPA de 2014. Na ocasião foi apresentado o projeto “Destination Nordeste Brazil” que tem como objetivo promover a região de forma integrada no Brasil e no exterior.

 

Passaporte

 

Veneza – Itália

 

Um dos principais pólos de turistas endinheirados da Itália, Veneza, cidade da região do Veneto,

Ponte Rialto – Cartão postal
famosa por seus canais, sofre todos os anos com as constantes cheias, que começaram este mês e vai até meados de final de dezembro. O turista que não quiser colocar galochas e calça de couro deverá evitar a cidade nesta temporada. Mesmo assim, Veneza continua sendo única, inesquecível e atraente.

 

Apreciar as peças de cristal, as máscaras e as fantasias de carnaval, além de conhecer a Praça de São Marco e a catedral, entre vários outros prédios históricos é passear por uma impressionante cidade e, muito melhor, se for de gôndola.

 

Fotos: Silvio Oliveira

 

Contato: silviooliveira@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais