Brasil à venda

Finalmente, encontraram a saída para a grave crise econômica e ética do Brasil: torrá-lo nos cobres. Assim como fizeram os governos do PT, o atual deverá emprestar bilhões do BNDES – dinheiro do povo – aos interessados em comprar a “mercadoria” e dela fazer o que achar melhor. O leilão inclui tudo que ainda interessar ao mercado estrangeiro como petróleo, minérios, usinas hidrelétricas, aeroportos, bancos, empresas de saneamento e, pasmem, até a tradicional Casa da Moeda. Agradaria sobremodo aos brasileiros se também vendesse o Congresso e o Planalto para servirem de cassino e cabaré, não necessariamente nesta ordem. Aliás, este governo temerário deveria aceitar a irada sugestão do competente jornalista Luiz Eduardo Costa “e também colocar à venda a Polícia Federal e o Ministério Público. Assim, a Confraria do Peculato ficaria livre, leve e solta”. Cruz credo!

Paraíso da sonegação

Enquanto o governo de Sergipe jura que faz das tripas coração para aumentar a arrecadação, o contrabando rola solto no estado. Sem fiscalização da Secretaria da Fazenda nas divisas sergipanas, praticamente todo o gado comprado em outros estados para abastecer o nosso marcado de carne bovina entra sem nota fiscal, não paga uma moeda furada de imposto. E este é só um exemplo da enorme sonegação de tributos verificada na terrinha. Misericórdia!

Manguinhas de fora

Deputados estaduais governistas estão por aqui com o pré-lançamento da candidatura de Breno Silveira a uma vaga na Assembleia. Tudo porque o sogro do moço, secretário da Saúde, Almeida Lima, prometeu ao governador Jackson Barreto (PMDB) que o genro não disputaria as eleições de 2018. Os deputados acham que Breno vai usar a máquina da Saúde para estourar seus currais eleitorais. Homem, vôte!

Conversa mole

E o secretário José Augusto Carvalho, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, anda a procura de interessados em investir na ampliação do porto de Sergipe. E quem vai querer torrar dinheiro naquele atracadourozinho? Estudo feito pela Petrobras, em 2006, atestou que o chamado terminal portuário está em águas super rasas (8,30 metros + altura da maré no momento, limitado a 10,20 metros). Este baixíssimo calado inviabiliza a atracagem de grandes navios. O estudo também desaconselha reformar o porto, pois o custo é muito elevado.

Campanha mascarada

A vinda a Sergipe do janota João Dória (PSDB), prefeito de São Paulo, será tratada hoje entre o senador Eduardo Amorim (PSDB) e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clóvis Barbosa. Autor do convite ao almofadinha paulista, o parlamentar tucano quer definir a logística da visita. Dórea vem a Aracaju proferir palestra sobre “drogas, políticas públicas e direito dos dependentes químicos”. E quem disse que este mauricinho entende de assunto tão complexo?

Maus lençóis

A já incômoda situação do secretário estadual da Saúde, José Almeida Lima (PMDB), se agravou ainda mais com a delação do empresário Luiz Ramaldo. O dedo-duro safado contou ao Ministério Público Federal ter repassado para Almeidinha uma propina de R$ 150 mil, atendendo pedido do senador Renan Calheiros (PMDB). Em abril último, o secretário teve a residência revirada pela Polícia Federal, que apreendeu CDs, HDs, notebook e o aparelho celular, além de R$ 9 mil e cinco cédulas de euro. Aff, Maria!

Alô, Justiça!

O fato de ser condenado por improbidade administrativa e ter os direitos políticos cassado, não impediu que o ex-prefeito de Areia Branca, Agripino Andrelino, fosse nomeado secretário geral do município. Além do mais, o “emprego” caracteriza nepotismo desavergonhado, pois o secretário é tio querido do prefeito Alan de Agripino (PSC). Segundo publica o Jornal da Cidade, praticamente toda a família de Alan está mamando nas tetas da Prefeitura. E assim caminha a humanidade!

Orai por nós!

O governador Jackson Barreto (PMDB) aproveitou o final de semana para fazer uma maratona religiosa. Foi a Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Siriri prestigiar as bênçãos das imagens que emprestam os nomes aos dois primeiros municípios, e do monumento da Sagrada Família. Segundo JB, ao realizar este investimento, o governo estadual reforça a fé dos moradores e fortalece o turismo religioso. Então, tá!

Medo dos “home”

Por que será que a SMTT de Aracaju não multa nem reboca os carros estacionados irregularmente na Praça Tobias Barreto, em frente à Secretaria da Segurança Pública?. Apesar das vistosas placas proibindo o estacionamento, carros particulares de policiais ficam parados ali, inclusive em fila dupla. Será que os guardas da SMTT estão com medo de cumprir a lei? Marminino!

Duelo à vista

A cúpula do PT quer evitar um duelo, possivelmente à foice e a facão, entre os deputados estaduais petistas Francisco Gualberto e Ana Lúcia. Ambos andam as turras na Assembleia, onde o primeiro é líder do governo e a outra oposição radical. No último debate verbal entre os dois, Ana lembrou que Gualberto, armado de reluzente facão, correu atrás de um sindicalista na periferia de Aracaju. Temendo o pior, a executiva do PT discutirá a pendenga entre os dois, na reunião marcada para quinta próxima. Crendeuspai!

Só em Sergipe

Ao divulgar em O Globo o lançamento da biografia do ator setentão Bemvindo Sequeira, o jornalista Ancelmo Gois lembrou um episódio ocorrido em Aracaju. Em 1966, o Grupo Teatro de Arena, do qual Sequeira fazia parte, foi preso porque a Polícia considerou subversiva a peça “Joana em Flor”. Gois conta que na época ficou famosa a justificativa da prisão, dada pelo então secretário da Segurança, o general Graciliano Nascimento: “Em Sergipe, quem entende de teatro e a polícia”. Arre égua!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Imparcial, em 31 de agosto de 1918

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais