Há pouco tempo, mais precisamente em dia 21 de abril, o Google anunciou uma nova atualização no seu algorítimo. Como noticiamos à época, a grande novidade foi a maior relevância dada aos sites com versão mobile, que teriam preferência no ranqueamento orgânico. Só isso já dá aos acessos via dispositivos móveis um novo peso.
Porém, várias pesquisas também confirmam que este tipo de acesso já se consolidou, de fato, como uma tendência. Entre elas, está uma encabeçada pela agência “We Are Social”. De acordo com o levantamento, no Brasil, por exemplo, a quantidade de telefones celulares já ultrapassa até mesmo o total de habitantes.
Segundo o relatório, intitulado “Digital, Social e Mobile 2015” e que aponta as estatísticas do uso da internet no ano passado, contamos com 204 milhões de pessoas no país. Enquanto isso, foram contabilizadas nada menos que 276 milhões de conexões móveis, ou seja: 35% a mais que a quantidade de indivíduos.
Outro indicador que corroborou o papel crescente do mobile junto aos brasileiros foi o aumento anual da quantidade de usuários de internet, em comparação ao incremento no número de contas ativas nas mídias sociais acessadas por meio do celular. O primeiro registrou uma elevação de 10%. Já o segundo foi 50% maior: fechou um acréscimo de 15%.
Quer mais? Pois saiba que passamos uma média de 3 horas e 47 minutos por dia navegando na web, exclusivamente por meio de plataformas mobile. Este, inclusive, é o mesmo tempo médio destinado pelo brasileiro, por dia, aos acessos às mídias sociais. Ainda, a internet móvel nacional soma 79 milhões de usuários ativos, o que representa 39% do total da população.
Como já havia antecipado o Cristiano Santos, social media da Editora Globo no Brasil, a grande tendência das mídias sociais para 2015 (e para a internet como um todo) é que o “mobile deve vir em primeiro lugar”. Certamente, temos que concordar.