Cabeça do eleitor e a vitória de Dilma

O leitor que acompanha diariamente este espaço pode recordar que em agosto, mas precisamente no dia 23, este jornalista escreveu um artigo com o título “Cabeça do eleitor explica índices de Dilma”, explicando porque Dilma vinha crescendo junto ao eleitorado brasileiro através de uma análise política realizada após a leitora do livro “A Cabeça do Eleitor” do professor universitário e colunista Alberto Carlos Almeida.  Publicado em 2008 o livro está mais do que atual com os resultados das eleições deste ano.

 

Uma das regras levantadas no livro de Alberto mostra que “ganhar a eleição contra um governo bem avaliado não é para quem quer, é para quem pode”. Cabe bem para a eleição presidencial onde o governo Lula tem uma avaliação ótima de 70% da população. Quando às vésperas das eleições, como é o caso de 2010, o governo está bem avaliado o favoritismo é claro. Escreve Alberto: “Trata-se de uma lógica e o eleitor não quer risco: quando ele considera o governo bom ou ótimo ele tem maior preferência para votar ou no candidato do governo ou naquele que disputa a reeleição. Sendo uma lógica, ela se aplica a qualquer eleição: federal, estadual ou municipal”.

 

E esta análise mostrou que as eleições eram previsíveis em alguns estados e no país. Dilma venceu porque é a candidata e herdeira de Lula, apesar de toda  cruzada religiosa montada na campanha, algo nunca visto no Brasil. Parte da Igreja Católica e dos evangélicos uniram-se para derrotar a candidata petista.  E esta previsibilidade foi comprovada em dois importantes colégios eleitorais:  São Paulo, com a eleição de Alckmin e Minas Gerais com a eleição de Anastasia, candidato de Aécio Neves.

 

E ninguém duvide que Dilma fortalecerá o que deu certo no atual governo, como os programas sociais, redução da miséria, melhoria do poder aquisitivo do brasileiro além do fortalecimento do Brasil como país, através da política externa independente e em defesa da soberania. Mas Dilma tem que enfrentar também os pontos fracos o principal deles é a questão da segurança, da saúde e, realmente, colocar em pratica o programa de obras e infraestrutura em todo país que ficou boa parte no papel.

 

O grande vitorioso desta eleição é Luiz Inácio Lula da Silva. Um operário que foi reeleito presidente e fez seu sucessor. Fora do governo Lula precisará conter o “Lulismo” para que ele não se confunda com o governo Dilma. Ninguém duvide Lula e Dilma se completam e dificilmente terão qualquer tipo de desentendimento. Daqui há quatro os dois estarão juntos no mesmo palanque seja o quadro político favorável ou não.

 

Fala de Dilma

Ao falar para os brasileiros, às 22 h (horário de Brasília), Dilma mostrou tranqüilidade e só ficou emocionada no final do discurso quando agradeceu a Lula. Mesmo assim, fez uma pausa, bebeu água, mas não chorou. Mas quem viu pela televisão percebeu que atrás de Dilma, Zé Eduardo, presidente nacional do PT, estava com os olhos cheios de lágrimas. Ao final do discurso deu para perceber que o governador Déda, presente ao ato, também estava com os olhos cheios de lágrimas. Aliás, Zé Eduardo, antes de começar o ato, recebeu das mãos da própria Dilma o microfone para anunciar a fala da presidente eleita do Brasil.

 

Feliz Demais

Ainda ontem, em Brasília na festa da vitória de Dilma, Déda escreveu ao postar uma foto no twitter: “Vivendo um dos momentos mais bonitos da minha vida: Lula emocionado, abraça Dilma. Feliz demais”. Ao falar, Lula agradeceu a vitória a várias lideranças entre elas os governadores Eduardo Campos e Marcelo Déda.

 

Da cara fúnebre de Willian Bonner

No dia 21 de outubro, quando o JN teve que noticiar a vantagem de Dilma de 12% na pesquisa do Ibope, Willian e Fátima só faltaram colocar ao fundo a marcha fúnebre. E o blog ironizou. Ontem, 31, no horário das 19h (De Brasília), quando o TSE,permitiu que fosse divulgada a pesquisa de boca de urna, Willian foi a própria cara fúnebre, ao anuncias que “o Brasil terá sua primeira presidente mulher, conforme pesquisa de boca de urna”. Isso depois de gaguejar um pouco. Será que a cara fúnebre foi por saber que a Vênus Platinada, não influencia mais a cabeça do eleitor no Brasil?

 

SE foi o estado do NE onde Dilma teve menor vitória

Dilma venceu em todo o Nordeste, região fundamental para sua eleição.  No Maranhão venceu com 79,08%; no Ceará, com 77,35%; em Pernambuco, com 75,66%; na Bahia, com 70,77%; no Piauí, com 69,91%; na Paraíba, com 61,55% e no Rio Grande do Norte, com 59,54%. Em Alagoas a vitória foi de 53,67%, com um detalhe: teve 2º turno acirrado entre o tucano Theotonio Vilela (vencedor) e o pedetista Ronaldo Lessa. Sergipe foi o último do NE, com 53,67%

 

Acre e RS

Ainda no domingo, 31, a noite, pelo twitter, ao ler que este jornalista iria analisar alguns resultados do 2º turno, o governador reeleito Marcelo Déda lembrou que no “Acre e no RS, onde o PT elegeu governadores em 1 turno, Dilma perdeu. Acrescente à sua análise para ela ser mais justa”, alertou.

 

Dilma vence em Sergipe

No 2º turno eleitoral Dilma venceu Serra em Sergipe obtendo 75.582 votos à frente do tucano. A abstenção no 2º turno em Sergipe foi de 20,69%. No 1º turno esta diferença foi maior, cerca de 102.318 votos. A abstenção no 1º turno foi de 16,87% em Sergipe.

 

Maiores vitórias de Dilma: Indiaroba, Cristinápolis e Santo Amaro

No 2º turno, Dilma teve os maiores percentuais em Cristinápolis (78,74%); Indiaroba (78,52%) e Santo Amaro com 76,41%. No 1º turno ela também foi bem votada nos três municípios, obtendo, respectivamente,  74,12%, 71,65% e 74,77%.

 

Maiores percentuais de Serra em SE: Socorro e Areia Branca

O município que Serra teve a maior vitória proporcional em Sergipe foi Nossa Senhora do Socorro, com 59,32 % dos votos. No 1 turno venceu por 47,80% Seguido de Areia Branca, com 57,08% dos votos. No 1º turno obteve 51.81%.

 

Serra vence em Aracaju

No 1º turno Serra venceu em Aracaju com uma diferença de 15.320 votos. No 2º turno ampliou para 21.887 votos, obtendo 53,81% dos votos.

 

Campanha de Dilma em Salvador

Quem foi a Salvador nos últimos dias pode perceber uma diferença grande da campanha de Dilma na capital baiana se comparada com Aracaju. Lá,  muita gente na rua colando adesivo. Adesivos padronizados com Dilma e Wagner (governador reeleito), adesivos de Dilma e a bandeira da Bahia, adesivos específicos do treze em forma de estrelas lindos. Enfim uma série de materiais feitos na Bahia a mando de Wagner e do PT local.

 

Campanha de Dilma na Bahia

O governador reeleito Jacques Wagner continuou percorrendo o interior. Como se fosse candidato e não de vez enquanto como obrigação. Um colega que pegou um táxi na capital baiana ficou impressionado, comentou e o taxista disparou: – não queria votar no PT mas Wagner me convenceu que é melhor para Bahia votar treze. O leitor não tem noção como adesivos de Dilma com a bandeira da Bahia causaram um grande impacto e mais de  70% dos votos para a petista no 2º turno.

 

Resultado em Aracaju

Já em Aracaju, o que se viu foi um governador anestesiado pelas opiniões de Jackson Barreto principalmente (exemplo das trágicas opiniões sobre a saúde a partir de Jackson). E o resultado em Aracaju já era o previsto. O pior que os verdadeiros culpados não aparecerão. Vão culpar a ingratidão do povo ou a “saúde” novamente, ou qualquer cavalo morto a ser chutado.

 

 

Ganância do PSDB de São Paulo

O PSDB só perdeu esta eleição por conta da ganância do PSDB de São Paulo. Se tivesse deixado Aécio Neves ser o candidato a presidente, dificilmente o partido perderia a eleição. Apostaram alto e perderam. E agora podem perder Aécio.

 

Crescimento do PSB I

Do jornalista Alceu Monteiro: “Penso que é mais do que justo destacar o crescimento do Partido Socialista Brasileiro nas eleições de 2010. Esclareço, de pronto, que o PSB é meu partido de coração. É como o Fluminense, no futebol. Tive a honra de pertencer aos seus quadros por cerca de 10 anos, levado pelo grande e inesquecível amigo José Rosa, que o reestruturou, após a redemocratização, em 1985. Está aí um exemplo marcante de político sério, comprometido com as legítimas causas populares. Comandado em Sergipe pelo ex-governador e senador Valadares, o PSB, cujo maior ideólogo é João Mangabeira, registrou um crescimento significante no recente pleito, elegendo, ao todo, seis governadores, três no primeiro turno e três no segundo”.

 

Crescimento do PSB II

São eles: Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE), Renato Casagrande (ES), Ricardo Coutinho (PB), Camilo Capiberibe (AP) e Wilson Martins (PI). O PSB só foi superado, nesse quesito, pelo PSDB, com 8 governadores eleitos. O ranking geral ficou assim: PSDB – 8; PSB – 6; PMDB – 5; PT – 5; DEM – 2 e PMN – 1. Relembrando João Mangabeira, “SOCIALISMO É LIBERDADE”.  Com esse extraordinário desempenho, o PSB destaca-se na condição de um dos maiores partidos integrantes da base de sustentação do novo governo, que terá à sua frente a figura expressiva de Dilma Rousseff”.

 

 

Orla Pôr do Sol

E a Prefeitura de Aracaju deve entregar nos próximos dias a obra da Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.

Orla Pôr do Sol. Foto: César de Oliveira.
O local deve se transformar na mais nova atração turística da capital. É preciso que a comunidade local tenha a consciência da preservação da obra.  Ao lado uma foto de César de Oliveira, de ontem, 31, que fala por si só, mostrando toda beleza da região.

 

 

 

 

 

 

Kitesurf e os banhistas

As autoridades competentes precisam disciplinar o uso do kitesurf (um esporte bonito) nas praias de Sergipe principalmente nos finais de semanas. Alguns praticantes do esporte não respeitam os banhistas. Ontem, 31, por exemplo, em alguns locais da Sarney, eles passavam perto dos banhistas em vários locais como em frente aos bares “Meu Bar” e “Parati”. Vão esperar algum acidente grave para tomar as devidas providências?

 

Trânsito na Farolândia I

Este assunto já foi abordado, por diversas vezes, neste BLOG. E a ele retornamos, em atenção a insistentes reclamações de moradores desse bairro de nossa capital. Ocorre que só há, praticamente, uma via de escoamento do tráfego da região que cresce a olhos vistos. Essa via é a Av. Beira Mar. Nos horários de pico é simplesmente estressante a espera dos moradores/motoristas para poderem ingressar na referida artéria. E quando há coincidência com os horários de entrada e saída de alunos da UNIT, aí é que é um verdadeiro caos. Ainda na administração de Samarone à frente da SMTT, foi adotada uma medida simples, que fez amenizar o problema. A colocação de um agente de trânsito no retorno que fica defronte da entrada para o Mar Azul. Infelizmente, foram só dois dias de experiência.

 

Trânsito na Farolândia II

Não sabemos o motivo que levou a SMTT a suspender essa providência. Recentemente, alguns moradores da área voltaram a pedir que medidas sejam tomadas. Mas até o momento, nada foi providenciado. Quando a construção da ponte que ligará o Beira-Rio à Av. Canal 4, no Augusto Franco, haverá uma melhora substancial. Mas ocorre que a promessa da ponte já completou o quinto aniversário. E é o caso de se perguntar: por que uma medida simples, porém eficiente, foi adotada e com apenas dois dias foi suspensa? – Com a palavra, a SMTT, que tem, agora, como superintendente, Osvaldo Nascimento. Aracaju, realmente, tem carros demais. São 200 novos veículos por mês. Contudo, o que parece faltar é um melhor planejamento para o trânsito de Aracaju.

 

Futurologia

O grande jornalista Carlos Chagas, um dos mais importantes analistas políticos do Brasil, exercitando seus dons de futurólogo, prevê a permanência de dois dos atuais ministros (claro que antes do segundo turno), na hipótese de vitória da candidata Dilma Roussef. São eles Celso Amorim, nas Relações Exteriores e Nelson Jobim, no Ministério da Defesa.

           

Da Comunicação às comunicações

 De outra parte, é tida como certa a transferência de Franklin Martins da Comunicação para as Comunicações. No singular – comunicação social. No plural – o organismo que cuida dos veículos de comunicação, em especial os que detêm concessões (rádio, TV etc.).

 

FIFA confirma São Paulo

A cidade de São Paulo foi confirmada como sede no mundial de 2014. Nela será disputada a partida de abertura da Copa a ter lugar no Brasil. Será a segunda vez em que o nosso país sediará uma Copa do Mundo. A primeira foi em 1950.

 

Processo de renovação

Na Câmara dos Deputados, 224 dos 513 membros não foram reeleitos. Já no Senado da República, a renovação ocorreu em um terço, ou seja, 27 é o número dos novos senadores.

 

Reestatização da Petrobras

O ex-diretor Ildo Sauer defende a retomada do monopólio, com uma total reestatização da Petrobras.

 

OAB Condena projeto

A OAB nacional manifestou, de forma enfática, sua posição de condenação ao projeto-de-lei de autoria do deputado estadual Paulo Ramos, do PDT, em tramitação na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. O referido projeto trata da criação de um conselho de comunicação social, integrado por 23 membros, 6 dos quais representantes do poder público, que teria por objetivo acompanhar, avaliar e controlar os órgãos de imprensa – falada, televisada e escrita. O presidente da OAB declarou que essa proposta representa uma tentativa de introduzir o autoritarismo no País. “É um verdadeiro atentado à liberdade de imprensa”. – Concluiu Ophir Cavalcante, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Venda milionária

Um bilhão de dólares. Este é o montante de transação comercial entre a EMBRAER e a empresa NETJET. O objeto da negociação é a venda de 20 modernos jatos produzidos pela empresa brasileira especializada na fabricação de aviões, sediada em São José dos Campos (SP).

 

Futebol

Fundada em 10 de novembro de 1926, com a denominação de Liga Sergipana de Esportes Atléticos, a FSF, que já foi FSD, completará, nos próximos dias, 84 anos de existência. O atual presidente, José Carivaldo de Souza, responde pela entidade há 21 anos, exatamente um quarto da idade da Federação Sergipana de Futebol. Robério Garcia, o mais dinâmico de todos os presidentes, foi, dentre outras realizações, o responsável pela implantação do regime profissional no futebol sergipano. Deposto em 1964, pelos militares, Robério Garcia foi sucedido no cargo por vários presidentes ligados à chamada oligarquia do nosso futebol, cujo principal líder era o General Djenal Queiroz. Para muitos observadores, a vitória de Carivaldo sobre Alceuá Gonçalves, em 1989, representou o fim da famosa oligarquia.

 

 

ARTIGO

 

Lauro Porto: grande expoente da medicina de SE

 

Morreu  no último sábado, aos 99 anos, o médico Lauro Porto. Pai do Desembargador Roberto Porto, Presidente do Tribunal de Justiça, ele foi um dos maiores expoentes da medicina sergipana, servindo de exemplo para muitas gerações. Sua trajetória de vida foi muito bem avaliada em 22.05.92, por Carlos Waldemar Machado durante discurso na solenidade em que o Rotary Clube de Aracaju outorgou ao  Dr.Lauro Porto a Medalha Arício Fortes. O texto original foi publicado pelo jornalista Osmário, aqui no Portal Infonet.

 

Dr. Lauro Porto – Nascido aos 18 dias do mês de agosto do ano de 1911, na cidade de Nossa Senhora das Dores, deste Estado, teve por genitores: Francisco de Souza Porto, comerciante de profissão e político muito conhecido, e D. Laura de Britto Porto. Como irmãos teve: D. Celuta Porto Cruz, viúva do Dr. Carlos Cruz, e Waldyr Porto, falecido e então casado com Margarida Menezes Porto.

Contraiu núpcias com D. Maria Aurélia da Fonseca Porto de cuja união resultou a seguinte prole: Dr. Roberto Eugênio, desembargador do Tribunal de Justiça; Dra. Laura Cristina , engenheira; Francisco Eduardo, precocemente falecido; Dra.Patrícia Maria, economista; e Dra. Maria Aurélia, médica.  Netos: Maria Clara e Maria Tereza, filhos de Drª. Patricia, e Marcela e Roberto, filhos do Dr. Roberto Eugênio

Os primeiros estudos foram realizados em sua terra natal. Depois freqüentou os colégios Salesiano, como interno, e Tobias Barreto. Formou-se em medicina pela Faculdade da Bahia, tendo, em 05 de dezembro de 1935, invocando Apolo médico, Esculápio, Hígia e Panacea e tomando por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, proferido o juramento hipocrático.

De volta a Aracaju, em 20 de maio de 1936, Dr. Lauro abriu seu consultório, dedicando-se à clínica. No ano seguinte passou a trabalhar no Hospital Cirurgia, onde se revelou como exímio administrador e passou temporada das mais proveitosas e salutares da sua vida profissional.

 

Durante o período de sua capacitação técnico -profissional estagiou nos melhores centros oftalmológicos e otorrinolaringológicos do Brasil, tendo freqüentado inúmeros cursos com especialistas brasileiros e estrangeiros.

De sua atividade profissional, podem ser elencados como principais cargos ocupados: Professor Titular de Otorrinolaringologia e de Oftalmologia da Universidade Federal de Sergipe; Médico da Previdência, cargo do qual se aposentou em 1967; Médico-chefe do antigo IAPFESP, delegacia de Sergipe; Membro do Conselho Diretor da Universidade Federal de Sergipe, durante dez anos; Presidente da mesa administrativa da Fundação de Beneficência Hospital Cirurgia; Diretor do Hospital de Clínicas Dr. Augusto Leite, durante sete anos.

 

Títulos: sócio da Sociedade Francesa de Oftalmologia; Membro de Número do Instituto Barraquer, de Barcelona; Sócio da Sociedade Pan-Americana de Oftalmologia; Membro graduado do Instituto de Oftalmologia Professor Moacyr Alvaro, de São Paulo; Sócio da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia; Sócio da Sociedade Médica de Sergipe; Membro da Associação Médica Brasileira; Fundador e Presidente da Sociedade de Oftalmologia de Sergipe; Fundador e Presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia de Sergipe. Tinha a patente de tenente-médico do 28° BC, durante a última grande guerra. Membro da Associação Médica do Instituto Hilton Rocha, de Belo Horizonte. Recebeu Medalha do Mérito Aperipê, no grau de comendador, conferida pelo Governo do Estado de Sergipe, a maior honraria do Poder Público Estadual.

 

Trabalhos publicados: Inúmeros foram os trabalhos científicos publicados pelo Dr. Lauro Porto, especialmente na revista Arquivos do Centro de Estudos do Hospital Cirurgia.

 

Em 1991, por ocasião das comemorações dos 80 anos do Dr. Lauro Britto Porto.

o Dr. José Teles de Mendonça iniciou seu pronunciamento dizendo:

“Costumo dizer que a história da cirurgia em Sergipe tem duas grandes fases. A primeira, com o pioneirismo de Augusto Leite, resultando na criação do Hospital Cirurgia. A segunda iniciada na gestão do Dr. Lauro de Britto Porto, com a aquisição do primeiro equipamento para cirurgia extracorpórea, que nos propiciou condições de desenvolver a cirurgia cardíaca no Hospital Cirurgia. A partir de então, passamos a avançar científica e tecnologicamente, e chegamos ao ponto de necessitar de forma imprescindível da aquisição do Laboratório de Hemodinâmica, e Lauro Porto, juntamente com seus colegas de diretoria, vinculou bens pessoais como garantia hipotecária da transação”.

 

Ainda na esteira dos colegas de profissão, transcrevo o depoimento do nosso saudoso companheiro Osvaldo Leite, que declarou: “Nosso colega de profissão e de trabalho Lauro de Britto Porto aprendeu com meu pai, Augusto Leite, a amar o Hospital Cirurgia, e o faz de forma tão dedicada e imbatível que fez do seu trabalho a extensão dos ensinamentos obtidos”.

 

O jornalista Orlando Dantas, acerca das reformas efetivadas no Hospital Cirurgia, assim se expressou: “O Dr. Lauro Porto é o grande artífice desta obra grandiosa de restauração, ampliação e modernização. O hábil clínico tem espírito de missão, pacientemente voltado para os problemas sociais de Sergipe”.

Do Jornalista e Escritor Mário Cabral, recebeu correspondência em que ficou consignado depoimento: “ Você, no seu discurso, se revela um escritor que a medicina roubou as letras” .

 

De familiar, representado pelo seu sobrinho Dr. Carlos Rodrigues Porto de Cruz (transcrito da Gazeta de Sergipe, de 14-05-88), foi dito: “ LAURO PORTO o missionário de mãos milagrosas. Aquele a que Deus reservou a sacrossanta incumbência de fazer ver àqueles que não mais enxergavam o azul infinito do céu e o sol radiante das auroras por questões patológicas da própria vida. Lauro Porto é em Sergipe o HOMEM que sempre se destacou pela posições guindadas pelo equilíbrio com predomínio absoluto do bom senso. Nunca participou para usufruir pessoalmente, mas sempre visando o bem comum”. …

E aqui encerro esses depoimentos que enaltecem e evidenciam a expressividade da existência do nosso homenageado, pedindo escusas pela interrupção, que se faz necessária devido ao tempo regimental estabelecido em Rotary para a manifestação do orador.

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“As críticas do jornalismo livre ajudam ao país e são essenciais aos governos democráticos, apontando erros e trazendo o necessário contraditório. Quem, como eu, lutou pela democracia e pelo direito de livre opinião arriscando a vida, somos naturalmente amantes da liberdade”. Dilma Rousseff. É o que todos, não só da imprensa, mas os brasileiros esperam. 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais