Cachoeira Paulista (SP) – Turismo de fé

Bem-vindo a Cancão Nova – Turismo de fé

Cachoeira Paulista, cidade situada a poucos 193km da capital São Paulo atrai fiéis católicos de todos os cantos do país, que buscam na Comunidade Canção Nova (comunidade católica fundada pelo Monsenhor Jonas Abib e companheiros em 1972) um abrigo de adoração e de renovação da fé.

Junto com Aparecida e Guaratinguetá, Cachoeira Paulista forma o “Circuito de Fé” paulista e geralmente é a última cidade a ser percorrida ou a primeira do roteiro que envolve as três cidades. Na Chácara de Santa Cruz fica o ponto turístico-religioso mais visitado da cidade de pouco mais de 30mil habitantes. É lá que fica o grande complexo da Comunidade Canção, contanto com o prédio “Rincão do Meu Senhor” (4 mil pessoas), o Centro de Evangelização “Dom João Hipólito de Moraes” ( 70 mil pessoas), e o auditório “São Paulo” ( 700 pessoas), além de capelas, salas de confissões, posto médico, escola, restaurante, padaria, postos bancários, lojas de artigos religiosos, pousada, área de camping e, no entorno, prédios administrativos, obras sociais, uma TV e uma rádio.

Símbolo da cidade sede da Cancão Nova

Com uma média de 18 acampamentos por ano – sem contar os eventos como Kairos, que acontecem aos domingos; e a Quinta-feira de Adoração – , o território eucarístico recebe em torno de 550 mil peregrinos, anualmente,  vindo dos mais diversos estados brasileiros em busca das mais interrogativas respostas para os dogmas da religião católica.

Há uma programação extensa de missas e encontros de jovens, adultos e casais . O "Hosana, Brasil" é uma grande festa realizada pela comunidade em meados do mês de dezembro, com missas, palestras, e shows, quando a cidade fica com seus hotéis e pousadas praticamente lotados durante o período da festa.

Fora do circuito religioso, Cachoeira Paulista também possui prédios e locais que devem ser visitados. A região integra às cidades do interior paulista, que vivenciaram os tempos aéreos do ciclo do café e, como Guaratinguetá, também possui uma estação ferroviária, que deve ser visitada: a Estação Ferroviária da Estrada de Ferro da Central do Brasil, inaugurada em 1877.

Dia de louvor e adoração

A ponte metálica Sílvio Vilas Boas também é ponto de visitação, datada de 1875. Uma outra ponte, a Euclides da Cunha, é a única obra existente no Vale do Paraíba, toda de alvenaria, para a qual o engenheiro fez questão de colocar o seu nome.

A cidade também possui três museus – o Histórico e Pedagógico Dr. Costa Júnior; o Folclórico Waldomiro Silveira e o Maestro Lorena – o primeiro, contém o acervo de documentos e objetos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932. Cachoeira Paulista foi o quartel-general do Setor Norte, 2° DTO, sob o comando do coronel Euclides Figueiredo. Localiza-se na Rua Rangel Pestana, 202 e é aberto a visitação.

Para quem quer conhecer um pouco mais das pesquisas espaciais brasileira, a dica é visitar o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Previsão do Tempo da América Latina, maior do gênero em todo o continente.  Cachoeira Paulista é um misto de renovação de fé, história e ecologia também.

Dicas de viagem

Santuário da Virgem Maria Peregrina

A cidade possui uma associação que pode ajudar na escolha de onde se hospedar: Associação dos Proprietários de Meios de Hospedagem de Cachoeira Paulista, telefone (12) 3101 1126;

Visite também o Parque Ecológico Nelson Lorena – uma área de 15.230m², com agradável espaço para lazer. Também abriga o museu histórico e pedagógico Dr. Júnior e a Casa do Artesão;

Veja a cachoeira da Gruta Fria, localizada no rio Mendonha, no sopé da Serra da Mantiqueira. São cerca de 150m de queda em inúmeros degraus formados na própria rocha.  O acesso é pela Estrada da Bocaina.  A Cachoeira da Bocaina localiza-se no rio Bravo, com 80m de extensão e um desnível de 20m. Há também espaço propício para camping e piquenique.

Na Bagagem

Ponto negativo para o turismo

Casas de shows e bares de Aracaju sem receber cartão de crédito. A The Office Pub é um deles. O turista desavisado passará por constrangimento, pois em qualquer cidade do mundo o cartão de crédito é dinheiro vivo.

Turismo e eventos festivos

Festas é um complemento do turismo, mas não mola-mestra de fomento do setor durante todo o ano. Por conta disso, o turismo profissional deve ter um olhar voltado para o que poderá trazer de benefício, permanentemente, e não temporariamente. Gastar o erário público da pasta do turismo com shows e eventos festivos não deveria ser prioridade para Sergipe, enquanto não acontece uma significativa consolidação. É tempo de rever.

Atracadouros turísticos e Hotel do Velho Chico

A utilização e manutenção do Hotel do Velho Chico, localizado em Propriá, bem que poderia ser integrado a ideia da Secretaria de Turismo de criar uma nova dinâmica turística ao longo do rio São Francisco. O projeto de construção de 18 atracadouros aparece em boa hora, aproveitando o potencial turístico que existe em cada localidade, porém não basta construir. Manutenção, utilização e prioridade são bem mais emergenciais.

Copa do Mundo 2014 na Bahia

O Encontro Sebrae de Negócios 2011 da Bahia terá como tema a “Brasil: um país de grandes oportunidades”. O evento acontece dia 18, no Centro de Convenções de Salvador, paralelo ao Encontro Nacional de Turismo da Bahia, e terá como principais temas “Conversando sobre as oportunidades da Copa do Mundo FIFA 2014”, tendo como mediadora a jornalista e apresentadora Glenda Kozlowisk e “Futebol e Oportunidade de Negócios”, com o ex-jogador e técnico Zico.

Passaporte

Patagônia argentina

Geleiras e lagos em paisagens sem igual

Cristiane Caramel, jornalista sergipana residente em Treviso- Itália, manda notícias da Patagônia argentina, onde esteve recentemente acompanhada do esposo Simon Caramel. Ela nos informa que a região é fria e úmida, cercada de lagos, geleiras e florestas, mas, sensivelmente, um ponto magnífico a ser visitado sempre. “Sentimos a magnitude da natureza”, contou.

A Patagônia fica no Sul da Argentina, na Cordilheira dos Andes, e também entra no território chileno. É considerada uma das regiões mais turísticas da América do Sul e lá também se destaca a produção dos vinhos Malbec. Patrimônio Universal da Humanidade, são inúmeros os glaciares, picos nevados, vales, lagunas azuis turquesas formadas pelo gelo derretido e bosques de lengas, ñires e calafates (árvores típicas da região).

Fotos: Cris Caramel

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais