Campanha, compaixão e ternura

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Para reflexão dos candidatos neste período eleitoral. Para desarmar os espíritos e lembrar que cada adversário é um ser humano. E a política precisa de limites que não extrapolem o ser humano e a sua família.

Não quebrará nenhuma cana esmagada; e quanto à fraca mecha de linho, não a apagará. — Isa. 42:3.

O apóstolo Mateus aplicou a Jesus essas palavras de Isaías. (Mat. 12:20) A COMPAIXÃO de Jesus o motivava a falar de modo terno, especialmente ao conversar com pessoas oprimidas. Suas palavras animavam os que eram como uma cana esmagada ou como o pavio de uma lamparina prestes a se apagar.

Ele pregava uma mensagem de ESPERANÇA “para pensar os quebrantados de coração”, ou seja, para aliviar seu sofrimento. (Isa. 61:1) Ele convidou aqueles que estavam “labutando” e “sobrecarregados” a recorrer a ele, garantindo-lhes que ‘achariam revigoramento’. (Mat. 11:28-30) Jesus assegurou seus seguidores de que Deus se preocupava ternamente com cada um de Seus adoradores, incluindo os “pequenos” — pessoas que não são encaradas como importantes pelo mundo. (Mat. 18:12-14; Luc. 12:6, 7) Como podemos imitar a ternura de Jesus? Talvez não sejamos ternos por natureza, mas a Bíblia diz que devemos nos esforçar em cultivar essa qualidade.

A TERNURA nos motivará a querer fazer algo para melhorar a vida de outros, em especial aqueles que são como uma cana esmagada ou um pavio quase apagado. (Biblioteca on-line Torre de Vigia).

Paternalismo estatal e a opinião do blog
Como era de se esperar ontem,16, por conta do artigo sugerindo a privatização da Deso e do Banese este jornalista recebeu algumas criticas. A maioria de funcionários de carreira que se acomodou no serviço público e tem medo da privatização, porque  não tem coragem de enfrentar o mercado privado. A Deso não tem jeito.  É PPP ou privatização. Já o Banese pode não ser privatizado agora, porque Jackson não fará, mas a tendência natural é essa. É só analisar o mercado de ontem e de hoje. Agora sem o paternalismo estatal. Tem gente que acha que o estado tem que tomar conta de tudo.

Ato Obsceno (Masturbação) de PM da reserva em Lagarto. PC abra inquérito e MPE denuncie o meliante
Desde a última terça-feira “viralizou” nos grupos de WhasApp em Lagarto um flagrante de masturbação pública de um PM da reserva (que foi também arbitro do futebol amador), de nome Edson, conhecido como Truvana. O blog recebeu a gravação, mas em respeito aos leitores, principalmente as mulheres não vai disponibilizar. Ele está sentado em um bar em via pública e comete o ato obsceno, parando a todo momento quando passa alguém. Pelas informações muita gente estava de olho nele e procuravam um momento ideal para pegar o flagrante. Ele frequenta locais públicos, como a praça da matriz, senta em um banco e fica olhando as mulheres passar se masturbando.  Resta agora o delegado local abrir o competente inquérito e encaminhar para o MPE fazer a denuncia. Um crime de ato obsceno.

Em Aparecida prefeita PMDB e amiga de Jackson faz acordo com PSC da ala de André Moura
Na política ninguém pode falar de ninguém, principalmente em Sergipe. Ontem, 16, o radialista George Magalhães, da 103 FM mostrou o palanque eclético em Nossa Senhora Aparecida. O governador Jackson que estava criticando a aliança do PSB em Aracaju  com o PSC de Amorim e André Moura queimou a língua.

Em Aparecida prefeita PMDB e amiga de Jackson faz acordo com aliada do PSC e da ala de André Moura II
A prefeita Vera, de Aparecida, não só aliada do PMDB, mas amiga de longas datas de Jackson, fez acordo com o PSC ligado no município ao deputado André Moura, que indicou a candidata a vice.  Lá, Jackson subirá no palanque com André e de quebra ainda terá Rogério Carvalho.

Há três meses moradores denunciam furto de água e a Deso não toma providências
Parece que a Deso não precisa de dinheiro. Se fosse uma empresa privada já teria resolvido o problema. Completaram-se três meses que moradores da Rua Jornalista Evandro Barros, no Bairro Luzia, denunciaram – por várias vezes – que no número 480 estão furtando água escancaradamente e nada é feito. Os moradores que pagam suas contas em dias (e caras) estão revoltados. E depois tem gente que defenda a Deso como estatal. PPP ou privatiza Já!

Cidadania pra Herculano
A partir de projeto de lei de autoria do deputado Luciano Pimentel, PSB, a Alese entrega nesta quarta, 17 de agosto, o título de Cididão Sergipano ao empresário e engenheiro Carlos Alberto de Sales Herculano, um dos fundadores e mantenedores da Construtora Nassal desde 1982.

Cidadania pra Herculano II
Herculano nasceu em São Luiz do Curu, no Ceará, fez engenharia civil na Paraíba e desde 1977 mora em Aracaju, onde se casou e tem três filhos. A Nassal, dele e de José Arnaldo do Nascimento, está entre as 60 maiores construtoras do Brasil, com seis mil imóveis entregues e em construção.

Assalto em Pedra Branca, Maruim: PRF e PM atuaram conjuntamente

Sobre o assalto que ocorreu a um ônibus no KM 76 BR-101, em Maruim, quando assaltantes colocaram as barracas da feira na rodovia na madrugada, a Polícia Rodoviária Federal informou que o chamado foi atendido (registro de ocorrência), mas por conta da quantidade de assaltantes a PRF e a PM (através do 190 via Ciosp) esperaram para irem conjuntamente ao local. (veja nota da PRF nesta edição).

PRF e PM recuperaram malas
Ou seja, a informação repassada ao blog não foi totalmente verídica. O assalto ocorreu, mas a PRF e a PM não se furtaram, porém quando chegaram no local o ônibus e os assaltantes já não estavam. E inclusive conseguiram recuperar malas dos passageiros no local.  Segundo o depoimento do motorista ônibus foi desviado para um canavial pelos assaltantes. Logo depois uma outra equipa da PRF deu todo apoio ao motorista e aos passageiros no posto localizado em Malhador.

Lenora Viana de Assis toma posse no TRE-SE
Na tarde de ontem, 16, Lenora Viana de Assis tomou posse como membro substituta do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), para o biênio 2016-2018, na classe dos Juristas. Lenora ocupa a cadeira deixada pelo também jurista José Eduardo de Santana Macedo.

Biênio vai de 2016 a 2018
Em rápida cerimônia de posse, ocorrida minutos antes do início da sessão de julgamentos, os juízes membros Francisco Alves Júnior e Jorge Luiz Almeida Fraga conduziram a nova julgadora substituta do TRE-SE para adentrar ao Plenário. Após a empossada assinar o Termo de Compromisso e prestar o juramento, o presidente do TRE, o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, deu as boas vindas e desejou um profícuo exercício de mandato (Biênio vai de 2016 a 2018) para Lenora Viana.

Experiência
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, des. Edson Ulisses de Melo, declarou: “Acredito que vossa excelência se sentirá, como nós, bastante acolhida pelo corpo de assessores deste Tribunal, e com sua experiência certamente contribuirá para o bom desenvolvimento dos trabalhos desta Justiça Especializada”.

Encontro com Temer e ministros
Na reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP desta semana o vice-presidente de Obras Públicas, Francisco Costa fez um breve relato dos encontros que teve em Brasília na semana passada com o presidente interino Temer e alguns ministros. Os encontros foram agendados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e contou com a participação de 800 empresários da área da construção civil, imobiliária e material de construção que representaram 98 entidades. Além de Francisco Costa, da ASEOPP participou também o empresário Evislan Souza.

Retomada
Francisco Costa detalhou a retomada das obras do programa “Minha Casa, Minha Vida”, na faixa 1 e a nova faixa 1,5. Para a faixa 1, renda de até R$ 1.800,00, serão cerca de 10 mil casas e para o faixa 1,5, renda até R$ 2.350,00 serão 40 mil moradias.

Esperança
Para o vice-presidente da ASEOPP o evento foi importante porque os empresários puderam ouvir de alguns ministros pontos importantes sobre PPP, a necessidade de segurança jurídica com garantia para as empresas, mobilidade urbana, alterações na lei de licitações entre outros. “A gente chega com esperança, mas se não modificar a maneira como estava sendo feito e não ouvir o outro lado da ponta, não anda”, alertou Francisco que anunciou que o presidente Temer montou um Fórum de discussão para ouvir o empresariado de 45 em 45 dias. “Acho importante a ASEOPP ter representantes nestas reuniões”,disse.

Casa de Sossego Vó Tereza
Na reunião-almoço os dirigentes do Instituto filantrópico Casa de Sossego Vó Tereza, fizeram uma exposição para os associados de todo o projeto. Em fase de construção, a Casa de Sossego Vó Tereza está localizada no Bairro Robalo, em Aracaju e pretende atender crianças e adolescentes com paralisia cerebral e ser também um centro de convivência para idosos.

Casa de Sossego Vó Tereza II
O presidente do Instituto, Francisco Neto, mostrou todo o projeto e pediu a colaboração dos associados nesta fase de construção. Estão sendo realizados diversos eventos para conseguir recursos para construção da Casa de Sossego que pretende ser um centro de referência não só em Sergipe, mas no Nordeste, para atendimento as crianças e adolescentes com paralisia cerebral.

Casa de Sossego Vó Tereza III
“Estima-se que em Sergipe são cerca de mil e oitocentos casos”, disse o advogado Tiago, um dos coordenadores do projeto, ao lado do advogado Fábio Dantas, e do ex-presidente do Banese, José Figueiredo. “Esta instituição trará uma ajuda enorme para pessoas que não têm um local especializado para cuidar das crianças com paralisia cerebral e os idosos que merecem uma atenção especial”, explicou. Os associados da ASEOPP vão ajudar com doação de alguns materiais. Mais informações: http://casadesossego@gmail.com

Sergipe na série A do futebol no domingo
E vai ter Sergipe na série A do campeonato Brasileiro neste fim de semana. Calma,explica-se. É que o árbitro sergipano Claudio Francisco vai apitar a partida entre Coritiba x Santos no próximo domingo, dia 21 de agosto, juntamente com os assistentes Ailton e Daniel, o trio sergipano.
O jogo promete ser pegado, como diz na gíria, já que o Coritiba tenta fugir da zona de rebaixamento e o Santos está em segundo lugar na tabela. É torcer para o nosso juiz se sair bem e ver o nome do nosso estado brilhar por este Brasil. O jogo será às 18h e será exibido pelo canal premier.

Programa de Desenvolvimento de Lideranças 
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) deu prosseguimento esta semana ao Programa de Desenvolvimento de Lideranças que vem realizando desde o início do ano, com vistas à capacitação de 50 profissionais que exercem funções de gestão e liderança em diversos níveis organizacionais da empresa. O programa, planejado pela Área de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Banese, ligada à Superintendência de Gestão Estratégica da instituição, prevê uma série de treinamentos que serão desenvolvidos em 12 módulos, no decorrer deste ano.

Quarto módulo
‘Gestão Estratégica de Pessoas’ é o tema do quarto módulo do treinamento, que está sendo realizado esta semana. “Nesse módulo procuramos mostrar como esse tema está alinhado ao planejamento estratégico da empresa, valorizando as pessoas e agregando valor à organização”, disse a instrutora do treinamento, a professora e administradora Ivânia Souto, especialista em Gestão de Pessoas.

Novos desafios
Para um dos participantes do evento, o gerente Administrativo da agência do Banese Antônio Carlos Franco, de Aracaju, Carlos Alberto Souza de Oliveira, o treinamento está sendo positivo. “Ele nos prepara para os novos desafios do desenvolvimento tecnológico e para o novo modelo de gestão que o banco está implantando, chamado Banese 2.0. Está sendo muito importante para nós conhecermos como funcionam o planejamento e os processos que envolvem o desenvolvimento de novas tecnologias e novas formas de atender ao público”, disse o gerente.

Rodada de Negócios Multisetorial
Micro e pequenas empresas e empreendedores individuais poderão participar de mais uma edição da “Rodada de Negócios Multisetorial de Sergipe”. Será nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. No dia 31, quarta feira, acontecerá no Auditório do SEBRAE a Palestra de abertura com as apresentações das empresas ancoras. Já no dia 1, quinta feira,  acontecerá a Rodada no Quality Hotel,  das 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas até sexta feira, 26 de agosto, pelo endereço eletrônico  http://www.rodada.com.br

Expectativa
A expectativa da organização é que mais de 60 pequenas empresas ofertantes estejam presentes no evento. Elas terão oportunidade de sentar à mesa de negociação com representantes de 12 grandes empresas ancoras, interessadas em ampliar seu leque de fornecedores de bens e serviços.

Aproximação
Para Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE, o evento permite uma aproximação entre compradores e fornecedores. “O foco é criar um ambiente favorável para que novos negócios sejam prospectados. Os encontros são agendados previamente permitindo que compradores e vendedores sentem à mesa de negociação. Isso otimiza o tempo dos participantes e potencializa a realização dos negócios, pois as empresas já sinalizaram quais são suas necessidades e interesses”, alerta.Entre as grandes companhias ancoras que já confirmaram presença na Rodada estão a Fasouto, Escurial,TV Sergipe, Multserv, Unit, Pisolar, Grupo Presidente e Senac.

Inscrições
A Rodada é promovida pelo Sebrae em parceria com a ACESE – Associação Comercial e Empresarial de Sergipe. As inscrições custam R$ 100,00 para integrante da ACESE e R$ 150,00 para as outras empresas, e permite a presença de dois participantes por empreendimento, com almoço incluso. Além de sentar à mesa com as empresas ancoras, também haverá oportunidade de negociação entre os empreendimentos ofertantes.Mais informações na Unidade de Projetos Especiais do Sebrae, e-mail http://cursos@se.sebrae.com.br    , telefones (79) 2106-7721 e 2106-7752.

Projeto Movimento do Choro Sergipano, sexta-feira, 19
Na próxima sexta-feira, 19, a partir das 19h30, no Café da Gente(Anexo ao Museu da Gente Sergipana) será realizado o projeto Movimento do 

choro sergipano com   “Maria Augusta & Os Brazucas”, e a participação especial de  Giló cantando Coisa Nossa. O acesso é de apenas R$ 12,00. Mais informações: (79) 3246-3186 ou 99974-2253.

PELO TWITTER

www.twittter.com/AdemarQueiroz  Jamais votaria em candidato que chega e fala: "Bom dia, eu vim 'aquir' lhe 'pedí' um voto…" Não pule etapas, vá estudar primeiro!

www.twittter.com/davieduvirges  @lucasmrios @BlogClaudioNun mas, a pergunta continua sem resposta.Pq petistas não largam o osso,mesmo tendo q se aliar ao PMDB "golpista"?

www.twittter.com/arielpalacios  Aviso: Nós, jornalistas,não somos criptógrafos nem psiquiatras(menos ainda de graça). P/essas áreas recomendo profissionais especializados.

www.twittter.com/frednavarro  A esquerda é dona dos "negros e favelados". A direita fica com os "militares". Os atletas, com ou sem medalhas, são apenas brasileiros.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

PRF explica denuncia
A assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal esclarece nota publicada no blog de Cláudio Nunes de ontem, dia 15/08, denominada Assalto na BR-101, sobre registro e atendimento da ocorrência de assalto a ônibus na madrugada de domingo, 14, no Km 76 da BR 101.
Em nota, a PRF diz que : “A Central de Informações Operacionais (Ciop) da PRF recebeu a denúncia do assalto e, após acionar a equipe de plantão, repassou a informação para a Ciosp buscando resposta conjunta, já que a informação inicial dava conta de um número significativo de criminosos armados. Antes que o grupamento de resposta chegasse ao local do assalto, fomos informados de que a ação criminosa já havia sido encerrada. Apesar disso, os policiais seguiram para o destino com o objetivo de localizar os assaltantes. As vítimas se dirigiram a uma Unidade Operacional da PRF, onde os policiais fizeram a relação dos itens roubados. Durante as buscas, a polícia conseguiu recuperar algumas bagagens, mas os assaltantes conseguiram fugir. A PRF pede à população que colabore com quaisquer informações que possam a auxiliar nas investigações. Pode ser utilizado o 191, número de emergência da PRF. As ligações são anônimas e gratuitas.”

DO LEITOR

A população de Pinhão pede socorro ao DER
E-mail recebido:”A estrada de acesso a cidade de Pinhão pela BR 235 está uma verdadeira tábua de pirulito o que obriga o motorista a dirigir no máximo a 40 Km. Sei que a responsabilidade pela execução do serviço é do Governo do Estado, mas isso não afasta a responsabilidade dos políticos da nossa cidade. Por isso, peço ao Jornalista Claudio Nunes que publique esta reclamação e quem sabe assim alguém entenda que este tipo de problema além de causar a quebra de veículos, pode causar também acidentes com vítimas humanas a medida que a pista não tem acostamento. Senhores diretores do DER, existe alguma previsão neste órgão para recapear ou tapar os buracos nesta estrada? “

ESPECIAL 

ATERRO NO MORRO DO URUBU – AUTORIZAÇÃO  DA SEMA – QUESTIONAMENTOS

Como o leitor que acompanha o blog diariamente já sabe, depois da denúncia exposta aqui do aterro em uma área no Morro do Urubu e a retirada da vegetação a SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) suspendeu a autorização concedida a empresa Sergipa Industrial.
Como se trata de uma Área de proteção Ambiental – APA, já que é um dos s últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade de Aracaju, o caso despertou a atenção de Ambientalistas e técnicos da área nos níveis federal e estadual.

Compilando o material recebido Por receber várias informações dos ambientalistas e técnicos o blog resolveu publicar as que chamaram mais atenção:

– Existem diversos elementos a serem questionados na nota divulgada pela SEMA no último dia 11, mas aqui, faremos o esforço para nos ater aos principais elementos. No item 3 da nota, quando a SEMA tenta explicar o motivo de terem expedido uma Autorização Ambiental se comete um grave deslize: não há NENHUM anexo I na Lei 4.594 de 18 de novembro de 2014. Nela consta apenas um anexo único, onde se dispõe as modalidades de licença e autorização e suas respectivas taxas fixadas. O que temos nesta Lei sobre Autorização Ambiental é o Art. 15, que fala o seguinte:

“A Autorização Ambiental (AA) é um ato administrativo precário de outorga, concedido por tempo determinado, mediante o qual o órgão competente estabelece as condições de realização e operação de:
I – Empreendimentos, atividades, pesquisas e serviços de caráter temporário;
II – Obras que não caracterizem instalações permanentes;
III – Obras emergenciais de interesse público;
IV – Transporte de resíduos perigosos;
V – Avaliação da eficiência das medidas adotadas pelo empreendimento ou atividade.
Parágrafo único. As atividades ou empreendimentos que podem ser objetivo de Autorização Ambiental devem ser estabelecidos em resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA.”

– Apesar de todas as buscas não foi encontrada nenhuma resolução do CMMA sobre o assunto, o que nos leva a crê que ela não existe. De 

construção da nova cerca, com contêiner de canteiro de obras já afixado dentro do terreno ontem, 16.

qualquer forma, fica evidente que aquilo que está sendo feito na APA do Morro do Urubu, pela própria legislação da SEMA, jamais poderia ser objeto de Autorização Ambiental, uma vez que todo o conjunto da coisa indica instalações (intervenções) permanentes, seja por uma suposta ação de “recuperação ambiental” seja por uma “terraplenagem”. A única possibilidade de se autorizar uma terraplenagem por Autorização Ambiental seria na situação colocada pelo inciso II, ou seja, numa situação de emergência ou calamidade, por exemplo numa área de deslizamentos de encostas, onde o Poder Público precisasse fazer uma intervenção emergencial de terraplenagem e nivelamento para garantir a vida e a integridade de cidadãos. O artigo deixa evidente que Autorização Ambiental não é uma Licença Ambiental.

– Aqui é necessário abrir um parênteses para explicar algo importante. A SEMA é um órgão pertencente ao SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e como integrante de um sistema ela não pode dar um entendimento diferente daquilo que já foi fixado nas esferas superiores. Em outras palavras, se no âmbito federal e estadual já está estabelecido que inexiste a possibilidade de se licenciar uma terraplenagem separada da sua finalidade (empreendimento erguido sobre a área terraplenada), a SEMA não pode, em hipótese alguma, afirmar que tal coisa pode ser feita. Se fizer isso ela pode ser suspensa do SISNAMA, por vias judiciais, e 

 Ford Ranger do Grupo Nortista que sempre visita o local.

perder todas as suas competências de órgão licenciador e fiscalizador. O que a SEMA pode fazer é criar maiores restrições àquelas regras estabelecidas no âmbito estadual e nacional, nunca o contrário. Lembremos que para a SEMA assumir o licenciamento em Aracaju foram necessários dois atos administrativos por parte da ADEMA transferindo o licenciamento da capital para o órgão recém criado. Só a partir desse momento a SEMA passa a integrar oficialmente o SISNAMA. Esse é mais um dos pilares do sistema.

– Dito isso, visitemos a Resolução CONAMA 237 de 1997 que regulamenta as diretrizes nacionais para o licenciamento ambiental. Nela existe o Anexo I, cujo o título é “ATIVIDADES OU EMPREENDIMENTOS SUJEITOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL”. Seguindo a leitura do anexo, chegamos no item “serviços de utilidade” e no subitem “recuperação de áreas degradas e/ou contaminadas”. Isto quer dizer que a recuperação de áreas degradadas (mediante apresentação de PRAD) só pode ser realizada a partir de um Licença do órgão e como já nos referimos acima, Autorização Ambiental não é Licença. Portanto, segundo a Resolução CONAMA 237 de 1997 a SEMA JAMAIS poderia dar uma Autorização Ambiental para autorizar a execução de um PRAD. O Anexo I da Resolução 06 de 2008 do Conselho Estadual de Meio Ambiente, segue o pensamento do CONAMA e veda qualquer possibilidade de emissão de Autorização Ambiental para tal fim.

Quanto ao tal Anexo I que a SEMA cita na nota, ele na verdade é parte integrante da antiga lei de licenciamento, nº4.454 de 31 de outubro de 2013, que se encontra revogada pela atual lei citada acima. As duas tratam exatamente do mesmo tema e tem abordagens completamente distintas entre si, o que veda completamente a possibilidade de coexistirem. A SEMA brinca de fazer licenciamento e não conhece nem mesmo a legislação que produziu?

– Com isso, liquidamos também o item 5 da nota apresentada pela SEMA. No item 2, a SEMA cita o Art. 5º da CONAMA 428 para afirmar que não tinha necessidade de autorização prévia dos órgãos estaduais (SEMARH, Conselho Gestor, etc) porque o empreendimento em questão não necessitaria de EIA/RIMA. Acontece que a história é bem diferente. O Art. 5º da CONAMA 428 diz que mesmo sem precisar de EIA/RIMA, a SEMA tinha a obrigação de comunicar o feito aos órgãos gestores da APA e mais, o parágrafo 1º do Art.5º diz que o órgão licenciador deverá dar publicidade via rede mundial de computadores de processos de licenciamento em curso dentro de unidades de conservação. A SEMA não comunicou aos órgãos gestores, nem tornou público o processo. Aliás, em nenhum ponto da Autorização Ambiental se diz que toda a área está inserida dentro da APA Morro do Urubu. A área está inserida na região de Aracaju com alto risco de deslizamento de terra, uma intervenção desastrosa naquelas encostas pode colocar em risco centenas de moradores. Em nenhuma das condicionantes da licença a SEMA expressa isso.

– No Item 4 a SEMA aborda a questão do PRAD. Como já sabemos a SEMA não comunicou aos órgãos estaduais que estaria autorizando uma recuperação dentro da APA Morro do Urubu. Fora isso, tem outras coisas estranhas envolvendo o tema. Na condicionante 1 da Autorização, que é aquela que descreve a atividade ou empreendimento em si, a SEMA não cita que está autorizando um PRAD, cita apenas que está autorizando uma terraplenagem! O PRAD só vem aparecer no item 7. Mesmo assim, as condicionantes que envolvem o PRAD são absurdamente genéricas, em nenhuma delas aparece a ordenação necessária para uma atividade desse porte, por exemplo, em nenhum momento a SEMA condiciona qual é o objetivo do PRAD (reabilitação, redefinição, redestinação). Essas e outras nos levam a perguntar: existe realmente um PRAD seriamente concebido? Se existe, a SEMA poderia gentilmente torna-lo público para consulta e apreciação?

– No último item da nota, a SEMA afirma que paralisou as atividades e que vai cancelar a autorização. Ao que se constatou numa visita ao local ontem,16, não fez nem uma coisa nem outra. Dois homens trabalham no local fazendo pequenos serviços, incluindo a construção de uma nova cerca. Também foram colocados dois seguranças dentro da propriedade, muito provavelmente para inibir o acesso de qualquer “estranho” ou veículo de imprensa ao local. Uma Ford Ranger com plotagem do Grupo Nortista responsável pela SISA e também responsável pela construção do shopping do Bairro Industrial é sempre vista no local levando instrumentos de trabalho e mantimentos para os trabalhadores. E aqui, cabe uma pergunta que a SEMA não respondeu! Qual o objetivo da SISA e do Grupo Nortista na área? Qual o motivo da SISA investir um montante de sete dígitos ali? Fazer uma recuperação ambiental, plantar um bosque repleto de ipês e pau-brasil e depois entrega-lo de presente para o povo aracajuano?

– A SEMA sequer afixou uma faixa na entrada do terreno, dando publicidade direta de que a atividade estaria interditada pelo órgão. Não cancelou a Autorização porque qualquer cancelamento de licença ou autorização, como qualquer ato administrativo do poder público, só se torna efetivo após a sua publicidade. Em nenhum meio de comunicação de responsabilidade da SEMA, nem no Diário Oficial, apareceu qualquer nota ou documento formalizando o cancelamento da Autorização.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Dialogar é dizer o que pensamos e suportar o que os outros pensam.” Carlos Drummond de Andrade, poeta, contista e cronista brasileiro, morreu em 17 de Agosto de 1987 (n. 1902).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais