Campanha, lealdade e traição

 

Os números das ultimas pesquisas divulgadas em Sergipe demonstram que o candidato Marcelo Déda vencerá as eleições no 1º turno, salvo se ocorrer uma fatalidade nesta reta final. Como o candidato petista terá ainda a seu favor a vinda de Lula no meio da semana, com certeza, estes números serão reforçados.

 

Mas, os mais fervorosos defensores da candidatura petista, precisam analisar os números com outros “olhos”. Está claro que a vantagem de Déda sobre João está literalmente estacionada no número de pretensões de voto eleitorado. A pesquisa do Ibope, que deu 20% de Déda sobre João, mostrou uma disparidade alta demais. E os petistas conscientes sabem disso. A pesquisa da Única, divulgada no domingo, no jornal do Dia, tem um percentual mais realista: uma vantagem entre 13 e 15%.  E o Dataform deve mostrar números parecidos hoje, 27.

 

Alguns petistas acham que esta diferença é excelente. Esquecem que hoje, Déda montou um palanque pesado demais e pelo número de lideranças ao seu lado deveria estar com uma folga bem maior, de mais de 20%. Mas não estar e nem conseguirá até a reta final.

 

Desde o início desta campanha que existem duas realidades. Uma moldada numa redoma de vidro, que cerca o candidato à reeleição Marcelo Déda, onde poucos “conselheiros” de campanha só levam para ele as coisas boas e o petista acha que tudo está a mil maravilhas. E a realidade dos verdadeiros aliados de Déda e das ruas, onde a campanha é tímida, não por falta de material, mas por falta do desejo e dos verdadeiros militantes que “vestiram” a campanha do petista em 2006, que, em sua grande maioria, não saiu às ruas e nem sairá.

 

A campanha de Déda não melhora na diferença de votos para João por uma questão simples: tem muita gente de braços cruzados. Mas este pessoal que cruzou os braços pode ser dividido em dois grupos bem distintos: os idealistas e os oportunistas. O grupo de idealistas é formado por aliados antigos de Déda de longas caminhadas. Já o grupo de oportunistas é formado em sua maioria de neo-aliados.

 

Os idealistas estão de braços cruzados por não suportarem e não entenderem a intenção de Déda de se juntar a tanta gente que não tem noção de que é um governo popular, muito menos de ética na administração pública. Já os oportunistas cruzam os braços porque querem mais poder e torcem para que o 2º turno aconteça em Sergipe, para barganharem mais ainda seus apoios. Só que Sergipe não terá 2º turno.

 

Este momento político em Sergipe faz lembrar um fato histórico que aconteceu aqui ao lado do Brasil, no Chile. Exatamente em setembro de 1973, há 37 anos, iniciou-se uma das ditaduras mais cruéis da história da América do Sul. 0 general Augusto Pinochet liderou o golpe militar que derrubou o presidente socialista Salvador Allende, eleito três anos antes.

 

Tem um detalhe histórico que alguns mais novos não conhecem. Pinochet não era um militar qualquer, era chefe do exército nomeado pelo próprio Allende. O presidente Allende acreditava muito em Pinochet, tanto que quando apareceram às notícias do golpe ele conclamou: “Chamem o Augusto, que é um dos nossos”. O  “Augusto”, era o Pinochet que derrubou e matou Allende. O resto da história todo mundo já conhece.

 

Guardada as devidas proposições essa história de lealdade e traição se confunde na campanha eleitoral de Sergipe este ano. Só não percebe, infelizmente, o candidato à reeleição Marcelo Déda, que, assim como Allende, para “apagar o fogo”, vai chamar os seus “Pinochet”, que estarão prontos a enfiar não a faca em suas costas, mas na sua jugular. É só uma questão de tempo, antes mesmo de se iniciar o segundo mandato.

 

Para reflexão neste período eleitoral

“O mais corrosivo de todos os ácidos é o silêncio”.  Andreas Frangias.

 

Única

A pesquisa da Única divulgada no domingo mostrou Déda com 50,8% das intenções de voto e João com 38,1%. Quase a mesma diferença da pesquisa única realizada em 12 de setembro.

 

Senado

Para o Senado, a pesquisa Única mostra um empate técnico em primeiro lugar entre Valadares (43,8%) e Amorim (43,7%), seguidos de Albano em terceiro lugar, com 32,4% dos votos e Machado em quarto com 18,2%.

 

Machado ainda sobre

Machado vem tendo uma subida grande nesta reta final. E deve subir ainda mais chegando a 25%. Não deve ultrapassar esta marca. Machado vem tirando, sobretudo, votos de Albano, entre as lideranças que votam com João Alves.

 

Voto consolidado

Nos quadros apresentados de intenção de voto para senador na primeira e segunda intenção, chama a atenção o voto consolidado para o senador Valadares na primeira tabela. O primeiro voto é o mais consolidado de todos e ele aparece com 33,7% das intenções, depois, Amorim com 20,9% e Albano com apenas 17,9%. É o  voto de quem não muda. Diferente do segundo voto. Valadares sempre fez a chamada campanha franciscana e nunca teve o apoio do poder econômico. Vem dando certo até hoje.

 

Lula, Déda, Valadares e Amorim

O governador Marcelo Déda vai aproveitar a presença de Lula nesta quarta-feira em Aracaju para reforçar o pedido de voto para os candidatos ao Senado, Valadares e Amorim. Nesta reta final de campanha Déda entende que os dois devem andar, literalmente “grudados”, para que o voto dos indecisos seja direcionado para os dois.

 

Canção de sergipano em homenagem a Lula I

Quando no início deste ano, o senador Mercadante sugeriu uma campanha campanha mundial para se conferir ao Lula o Nobel da Paz, o próprio presidente desautorizou o mesmo dizendo: “quando eu quiser eu mesmo vou lá e me inscrevo…” Porém, o sergipano, marqueteiro e jornalista, Theotônio Neto, compôs uma música em homenagem ao presidente Lula.

 

Canção de sergipano em homenagem a Lula II

Theotônio explica que além de d considerar justa a homenagem que um dia se fará, o Lula – queiram ou não queiram os sociólogos – deu uma verdadeira lição de sociologia política, de humanismo, ao propor campanhas, movimentos e ações instituicionais efetivas para se combater a fome no mundo inteiro, inclusive com o exemplo brasileiro que retirou mais de 20 milhões de pessoas da linha da pobreza. Fazer isso em escala mundial é o grande desafio dos países desenvolvidos, da ONU e companhia. “ O mundo sem fome teria muito menos guerras e conflitos. E teria paz. É isso. O velho e grande Lula – por essas e outras – merece esse reconhecimento dos brasileiros e de todo o mundo”, disse.

 

Canção emociona quem escuta

Agora em setembro a Link mandou gravar – a cantora chama-se Gaby Amarantos, a canção. Em vários lugares do Brasil e em alguns países – há uma versão em inglês – os simpatizantes do Lula e os movimentos de apoio à idéia do Nobel estão usando essa música como fundo musical da campanha. No Pará na campanha de Ana Júlia, Lula chorou ao cantar, com mais 50 mil pessoas a música “Em nome da Paz”. Na volta a Brasília o Lula pediu cópias para distribuir com a família.

 

Canção “Em Nome da Paz”

O vídeo com a música de autoria do jornalista sergipano Theotônio Neto que fez o presidente Lula chora de emoção. Download:cancaolula.wmv

 

Correio de Sergipe

Há poucos dias o blog publicou um texto mostrando como o jornal Correio de Sergipe, em 2006, até a véspera da eleição, explorou de todas as maneiras as pesquisas eleitorais. Parece que este ano, nenhuma pesquisa presta, porque a maioria dos colunistas faz de tudo para desqualificar todas. Pura hipocrisia.

 

Acordo

E entre os petistas a um sentimento de revolta com um acordo descoberto há poucos dias. Um candidato majoritário da coligação, que transita muito bem nas hostes do DEM, resolveu ajudar aos candidatos proporcionais da oposição, porque estão sem grana para pagar a agência que cuida dos programas eleitorais. Em troca o apoio dos quatro ou cinco deputados que serão eleitos para seu candidato a presidente da AL. Como em Aracaju, todo mundo se conhece, foi fácil descobrir…

 

Henri Clay é citado no twitter de Lauro Jardim, editor da Veja

O editor especial de VEJA, Lauro Jardim, no twitter radaronline (www.twitter.com/radaronline), deu especial destaque a uma postagem que o advogado sergipano Henri Clay Andrade, ex-presidente da OAB-SE, por dois mandatos seguidos, e atual ouvidor-geral da OAB nacional, fez em seu twitter (www.twitter.com/henriclay). Leia o inteiro do texto de Lauro Jardim: “Julgamento de Roriz: a volta do poder moderador, com Lula (http://bit.ly/a0Ew5I): Do ouvidor-geral da OAB, Henri Clay Andrade, sobre a decisão do Supremo de não decidir sobre a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa: “O STF resgatou na vida política brasileira a figura do poder moderador, que existia na época do Império. Agora, com o empate na votação, quem vai decidir sobre a validade da lei é o presidente Lula com a escolha do novo ministro’”. E, como perguntar não ofende, cadê o novo ministro?!

 

E o acervo de R$ 1,2 milhão

É uma pena que por causa de tanto trabalho os membros do TCE não tenham tempo de ler, ouvir e ver o que é divulgado na imprensa de Sergipe. Do contrário já teriam tomado providencias para apurar a compra do acervo de R$ 1,2 milhão pela Casa Civil no final de 2006 que não foi encontrado em lugar algum do governo. É, deve ser total desconhecimento mesmo, afinal o TCE é um órgão puramente fiscalizador e totalmente apartidário.

MP determinado I

Ninguém pense que este espaço esqueceu de colaborar com o MPE no sentido de ser cumprida a resolução número 06, do Conselho Estadual de Trânsito, que estabelece que apenas as linhas da grande Aracaju possam utilizar o terminal da rodoviária Velha. Ou seja, as linhas intermunicipais devem ir para outro local. Em 26 de agosto, ou seja, há um mês o MPE deu um prazo de 90 dias e de lá para cá, os órgãos envolvidos nada fizeram. Apostam na campanha eleitoral e depois na pressão política para rever a situação.

 

MP determinado II

Em matéria publicada ontem, 26, no JC a promotora Euza Missano reforçou que o MPE entrará com uma ação caso não seja cumprida a determinação. A SMTT também é favorável e deve fazer a sua parte, aumentando o número de linhas para o terminal Leonel Brizola, ao lado da rodoviária nova.

 

MP determinado III

O blog vai continuar o debate, inclusive com o apoio de dois técnicos e uma técnica da área. Todos sem qualquer ligação com empresas de ônibus, cooperativas ou algo parecido. Os táxis lotação, clandestinos ou não, também tem que deixarem de circular naquela área.

 

Justiça Eleitoral e PF

Parece que algo vem ocorrendo nos bastidores da Justiça Eleitoral e da PF em Sergipe. Quem pensa que a compra de votos ficará impune vai cair do cavalo. Tem gente que pode ser eleita, mas sequer ser diplomada. É preciso acabar com o sentimento de impunidade que reina em Sergipe, onde se pensa que pode-se comprar tudo e a todos, além de um mandato parlamentar. 

 

“O turismo visto por um turista profissional”

Ricardo Freire  é um gaúcho com raízes sergipanas pelo lado paterno, para aqueles que não ligam o nome à pessoa ele foi o  criador do famoso bordão, “Não é assim uma brastemp”, mas os tempos de publicitário ficaram para trás, e hoje ele é um turista profissional, mas que isto é um dos mais influentes formadores de opinião sobre turismo no Brasil, autor de diversos livros sobre o tema, mantém o Viaje na Viagem, um blog, dos mais acessados, além de escrever semanalmente a coluna Turista Profissional publicada no jornal O Estado de São Paulo.A convite da Emsetur Ricardo Freire estará em Aracaju no próximo dia 28 de setembro, às 19h30min, no Auditório do Sebrae para, dentro da programação da Semana do Turismo, falar sobre “O Turismo visto por um Turista Profissional”.

 

PSTU entra com ação judicial contra TV Sergipe I

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), na última sexta-feira, 24, entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para garantir a presença de Vera Lúcia no debate a ser realizado pelo TV Sergipe no dia 28.A emissora está anunciando o debate com a presença de três candidatos. A alegação utilizada é de que o PSTU não possui representação na Câmara dos Deputados. O Partido questiona e diz que não é isso que a lei eleitoral determina. ?A legislação assegura a presença dos candidatos dos partidos político com representação na Câmara dos Deputados e faculta a dos demais. A postura da TV Sergipe viola o princípio da igualdade previsto no art. 5º da Constituição Federal?, disse Vera Lúcia. O Tribunal Regional Eleitoral tem até terça-feira, 28, para julgar a procedência da ação impetrada pelo PSTU.

 

PSTU entra com ação judicial contra TV Sergipe II

O PSTU alega que a televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições. “O que as emissoras estão fazendo é privar o eleitor de conhecer as ideias e os programas dos candidatos ao governo de Sergipe. Somos sete candidatos e não três como tenta passar a emissora. Isso é privilegiar uns candidatos em detrimentos de outros”, frisou a candidata.Outra alegação da legenda é que Vera Lúcia é a terceira colocada em praticamente todas as pesquisas de opiniões. “A emissora não levou em consideração as pesquisas eleitorais. Nossa exclusão do debate influencia subliminarmente no resultado do pleito eleitoral com o desequilíbrio e a ofensa ao princípio da igualdade de oportunidades aos partidos que participam do processo eleitoral”, argumentou Vera Lúcia.

 

Memória política I

A partir de 1951, Getúlio Vargas, legitimado pelo voto popular, toma posse para governar o Brasil até 1954. Dois principais aspectos ressaltam em seu novo governo: nacionalismo e populismo. Em 1952, é criado o BNDE – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico. Em 1953, dá-se a fundação da PETROBRAS e é estabelecido o monopólio estatal na produção de petróleo. A campanha “O PETRÓLEO É NOSSO” atinge os seus objetivos. Mas essa política merece repulsa por parte das forças conservadoras sob a liderança da UDN – União Democrática Nacional, com destaque para a figura do grande jornalista, tribuno e político Carlos Lacerda.

 

Memória política II

Em 5 de agosto de 1954, ocorre grave fato. Era perpetrado o “atentado da rua Toneleros”, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Morre o major da Aeronáutica, Rubens Vaz, e Lacerda escapa, apenas com ferimentos. Instala-se um momento insuperável de crise, com o governo, aos poucos, perdendo sustentação, quer dos militares, quer de sua base política. Chefes militares publicam manifesto em que exigem a renúncia do presidente. Na manhã de 24 de agosto, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, Getúlio Vargas comete suicídio. Sua morte é motivo de enormes manifestações do povo. De certa forma, esses atos públicos contribuíram, decisivamente, para garantir a posse do vice-presidente, João Café Filho. Em sua carta-testamento, Vargas afirma: “Deixo a vida para entrar na História”.

 

Unificação de datas

25 de setembro é o dia do Rádio. 21 de setembro é uma das datas em que se comemora o dia do Radialista. 07 de novembro é o dia oficial do Radialista, graças à iniciativa do governo federal, aprovada pelo Congresso. Representa uma homenagem a Ary Barroso, grande compositor, que também era radialista (apresentador, locutor e narrador esportivo), torcedor fanático do Flamengo. Uma sugestão que nos parece oportuna este BLOG apresenta: a escolha de apenas uma data para festejar o dia do rádio e do radialista. Ainda porque, não há rádio sem radialista, assim como não pode haver radialista sem rádio. Os nossos dirigentes sindicais do setor bem que poderiam defender essa idéia junto às autoridades responsáveis.

 

O rei da Voz

Em 27 de setembro de 1952, falecia, em trágico acidente na via Dutra, nas proximidades de Pindamonhangaba, um dos mais populares artistas do Brasil de todos os tempos. Trata-se de Francisco Alves, o “Rei da Voz”. Seu nome completo era Francisco Alves de Morais. Nasceu em 19 de agosto de 1898, no Rio de Janeiro.

 

Centenário

Noel Rosa e Adoniram Barbosa, dois dos maiores vultos da música popular brasileira, nasceram em 1910. Transcorre, portanto, no ano em curso, o centenário de nascimento dessas duas figuras emblemáticas de nossa música popular.

 

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

DO LEITOR

 

Turismo e Biodiversidade

De Carlos Nascimento: “Celebrado no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo é um evento temático. A cada ano, sob a orientação da Organização Mundial do Turismo, os países membros são convidados a trabalhar uma programação baseada em um tema proposto. Para este ano, associando-se ao Ano Internacional da Biodiversidade, as atividades girarão em torno do tema “Turismo e Biodiversidade”. O turismo, apesar de ser uma atividade antiga, só recentemente adquiriu uma dimensão social e econômica capaz de impactar, positiva ou negativamente. Abordar a relação turismo e biodiversidade é chamar atenção  para a conservação dos recursos naturais, tão necessário à atividade turística, e a importância da prática do turismo sustentável para a preservação dos ecossistemas. A biodiversidade é um ativo para o turismo e a sua preservação não cabe somente apenas aos governos e empresários do turismo, mas também aos próprios turistas que devem observar práticas sustentáveis em suas atividades e exigir isto também dos prestadores de serviços turísticos”.

 

Novo escândalo político deve estourar a qualquer momento

Carta de um sergipano para irmã que mora nos EUA, preocupada com notícias que chegavam sobre o Brasil. As notícias pintam um país diferente, sujeito a restrições à democracia, com instituições fragilizadas pelo governo Lula. O irmão responde: “Ana Maria, aqui tá tudo normal.Não há censura, nenhum jornal foi fechado e as pessoas votando livremente.O grande problema é que 95% dos meios de comunicação (GLOBO, VEJA, RBS, ISTOÉ, BAND, RECORD, FOLHA, etc.) estão sob o comando de 16 famílias (eram apenas 4 na época do regime militar e da censura). Já pensou? 16 famílias controlam a consciência de quase 200 milhões de pessoas. Isso sim é um perigo!!!Desde lá, tem mudado pouca coisa nessa área. A questão é que a mídia governamental está mais regionalizada e as grandes redes e grandes revistas perderam um pouco dessa “fatia do bolo”. E rico detesta deixar de ficar mais rico, não é verdade? Rico detesta ver pobre no shopping pra ver um filme ou comprando TV LCD, sabia? E se o filme for brasileiro, aí é que ele fica mais chateado ainda. Aliás, os americanos também não estão nada satisfeitos em perder a hegemonia cinematográfica! Cinema brasileiro pra quê? – devem estar bradando os diretores de Hollywood.É só isso. Eu trabalhei durante anos nos grupos Augusto Franco e João Alves e sei o que é tentar colocar um jornal pra rodar sem a ajuda do Governo. Pois bem. hoje pequenas rádios do interior e jornais foram lembrados e a mídia do Governo foi rateada (o que nunca havia acontecido antes). Apenas uma pequena fatia do “grande bolo” está indo merecidamente para pequenos empreendedores, jornalistas-empresários e radialistas que cansaram de ser empregados, entende?É por isso que muita gente não entende porque o Lula continua prestigiado pelo povo, já que a Veja e O Estadão – são os dois que mais criticam o criticam – não têm mais a força que tinham, pois a cada dia tem mais pequenas rádios e pequenos jornais circulando pelo Brasil e repartindo a audiência. Ora, enquanto a internet e a informação não chega aos povoados e áreas que nunca interessaram a essas “famílias donas das grandes rádios, TV, jornais e revistas”, o povão segue ouvindo pequenas rádios comunitárias e lendo jornais alternativos para saber das últimas notícias.Moral da história: se há mais jornais, há mais diversidade de opinião. Se o objetivo do governo fosse mesmo “calar a imprensa”, era só fazer como o FHC: “injetou” mais de R$ 100 bilhões de propaganda pública em oito anos na chamada “grande mídia” (GLOBO, VEJA, RBS, ISTOÉ, BAND, RECORD, FOLHA, etc.) e tornou-se o homem mais democrático do mundo. Enquanto isso a polícia “rumava o cacete” nos estudantes e funcionários públicos que tentavam impedir que ele vendesse – ou doasse – a Vale do Rio Doce, a Telebrás e tantas outras na porta da Bovespa. Calou a mídia enquanto o genro dele fugia do país para não ser preso em escândalos do Banco Nacional, quando ele retirou do tesouro SEIS BILHÕES de dóllares e entregou aos banqueiros, desviava milhões numa licitação “fajuta” para criar o programa SIVAM, além de centenas de concessões de rádio e TV ridículas – sem licitação e a pedido de deputados e senadores – que acabou com a demissão do então Ministro Motta – falecido…acho que ele morreu de vergonha!!!Quando um governo decide por uma ditadura ou censura – como é caso da Argentina, Venezuela ou Cuba – é porque deseja impor sua vontade, independentemente de sua aceitação popular ou quando as instituições estão muito fragilizadas. Não é o caso do Brasil.Aqui é só questões políticas e é normal haver oposição, disse me disse, fofocas e jornalistas que escrevem o que os patrões mandam para não perder seus empregos, o que é até mais nojento por parte dessas 16 famílias que controlam essas redes de televisão, rádio jornais e revistas.Falar nisso. A partir de hoje, a nossa Petrobras é a segunda maior empresa petrolífera do mundo (atrás apenas da americana Exxon) sabia? Orgulhe-se disso! Essas notícias boas ninguém te envia, né? É uma pena!Beijão. Seu mano, …”

 

Clamor público

E-mail recebido: Venho por este, que é um meio democrático de comunicação pedir-lhe o apoio para que possamos solicitar da SSP do nosso estado uma melhor atenção com as cidades do Baixo São Francisco. Sou filho daquela região, mais precisamente da cidade de CEDRO DE SÃO JOÃO, lá não observamos policiamento ostensivo frequentemente, sem contar que quando os dois policiais que ficam de plantão a cada dia resolvem fazê-lo, parecem mais estar a passeio do que a serviço. É vergonhoso ver minha querida terra sendo destruída pelo mundo do trafico, pois o que posso observar todos o finais de semana são diversos jovens, inclusive menores de idade fazendo uso de drogas e bebidas alcoólicas na ruas da cidade, mais precisamente na praça Getúlio Vargas centro da cidade. Não me venha a autoridades dizer que não sabem desta situação, que sabem sim. O conselho tutelar, não atua como deveria, não temos a oportunidade de ver o delegado da cidade se é que tem delegado lá fazer uma ronda, conversar com a população. Tudo isso poderia ser confirmado já que aconteceu neste final de semana uma festa de bloco de rua na cidade regada de muita bebida alcoólica com menores desacompanhados dos seus pais ou representantes legais, e ninguém faz nada. Depois reclama que os jovens estão utilizando crack, maconha, cocaína e sabe-se mais lá o que. É por isso, que venho solicitar que os órgãos de segurança competentes a exemplo de Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, MP e o Judiciário estadual, façam sua parte na busca de da uma melhor segurança a nossa população. A só como meio de sugestão será que não poderiam fazer uma operação policial lá como fazem em outras cidades do interior como Propriá, Riachuelo, Itaporanga, dentre tantas outras. Seria uma ótima oportunidade de trabalho e elucidação de delitos pelas autoridades que compõem a segurança publica”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Quando os verdadeiros inimigos são muito fortes, é preciso escolher inimigos mais fracos”. Umberto Eco.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais