Candidatura Edvaldo é irreversível para o PCdoB

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Pelo jeito o desejo de alguns pré-candidatos a prefeito de Aracaju de conquistarem o apoio o ex-prefeito Edvaldo Nogueira não será concretizado.

Em entrevista ontem, 11, ao radialista George Magalhães, na rádio 103 FM, a presidente nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE) reafirmou que a candidatura de Edvaldo Nogueira a prefeito de Aracaju é prioridade nacional, já que ele já foi testado e sabe governar. Ela citou diversas obras e disse que Aracaju, sendo uma capital de médio porte tem uma relevância importante para o partido.

Com o apoio da direção nacional do PCdoB, Edvaldo Nogueira já iniciou as conversas com outros partidos aliados do governo Jackson. E o que a imprensa vem comentando – inclusive este espaço – de que ele pode abrir mão da candidatura para assumir a secretaria de Estado da Saúde não passa de uma especulação.

Nos bastidores a ordem é começar a trabalhar o plano de governo, alicerçado no que ele fez, como deixou Aracaju e o que pode contribuir com a experiência no futuro. Aliados acreditam que com a campanha os percentuais nas pesquisas serão suficientes para levar a candidatura de Edvaldo ao segundo turno. “Aracaju precisa voltar a ser feliz”, é uma das opções de slogan.

Pelo jeito, a campanha com João Alves, Valadares Filho, Zezinho Sobral, Edvaldo Nogueira, sem contar com outros partidos menores, será bastante movimentada.

Equipe da TV Atalaia em cima da marquise de estádio. Risco para profissionais e torcedores
No ano passado  o blog bateu tanto na tecla que o governo do Estado, através da Secretaria de Esportes, proibiu que equipes das emissoras de televisão ficassem em cima das marquises em alguns estádios. Este ano, no último fim de semana, a equipe da TV Atalaia, estava em cima da marquise do estádio “brejeirão” em Tobias Barreto.  E se a marquise cair? A culpa é de quem? E se um cinegrafista ou torcedor morrer?

IPTU de Aracaju
Há mais de um ano quatro ações estão tramitando no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, questionando a constitucionalidade da Lei Complementar Municipal nº 145/2014  que trata do aumento do IPTU de Aracaju, em 2015. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) é uma das autoras de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), as demais foram propostas pelo Ministério Público de Sergipe (MPE), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e o Partido Social Brasileiro (PSB).

Julgamento definitivo
Até o presente momento não houve julgamento definitivo das ações ajuizadas e a população aracajuana nesta quinta-feira, 11, já terá que efetuar, mais uma vez, o pagamento do IPTU de 2016, o que vem causando grande insatisfação da população, segundo a avaliação do presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.

Insatisfação
“A insatisfação quanto à majoração do IPTU é muito grande e essa indefinição jurídica causa perplexidade aos cidadãos. Desde o primeiro momento que a nova gestão assumiu a OAB/SE estamos sendo questionados pela comunidade e pelos advogados acerca do pagamento ou não do IPTU. O caminho imediato que vislumbramos para resolver essa situação indefinida é solicitar do Tribunal de Justiça o julgamento da ação já proposta pela Ordem”, explicou Henri Clay.

Postura da OAB/SE elogiada
"Quero parabenizar a postura do Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Sergipe, que cobrou, publicamente uma definição quanto às ações diretas de inconstitucionalidade (ADI), que tramitam no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe questionando o reajuste abusivo do IPTU".

Redes sociais
A manifestação foi feita pelo deputado federal Valadares Filho ( PSB/SE ) , pré-candidato à Prefeitura de Aracaju,  em seus perfis nas redes sociais,  na noite da quinta-feira, 11/02. Ele lembrou que o PSB se comprometeu a promover uma revisão técnica sobre os valores majorados do imposto.

Respeito
"Respeitamos a decisão da Justiça sergipana, mas estamos confiantes com a postura adotada pela OAB, que irá solicitar do TJ/SE o julgamento da ação já proposta pela Ordem" , afirmou,  ao constatar que a insatisfação dos aracajuanos com os valores do IPTU, cuja primeira parcela venceu nesta quinta-feira (11), é muito grande." Aproveito para reafirmar que o plano de governo do PSB para a capital irá propor uma revisão técnica e muito responsável do IPTU, eliminando qualquer tipo de abuso nos percentuais estabelecidos de aumento do imposto" , reafirmou.

Congresso online sobre Marketing Político
O comunicador sergipano Chiquinho Ferreira foi convidado para participar do 1º Congresso Nacional Online de Marketing Político para Candidatos a Vereador – MARPO. A palestra será online e gratuita. Você poderá acompanhar pelo computador, tablete ou celular; no próximo dia 17, às 17h, dicas e instruções do amigo Ferreira.

Compartilhamento
O marqueteiro político Edilson Granelli idealizou o projeto com intuito de compartilhar conhecimento técnico de cada um dos convidados e os seus seguimentos, além de explanar o que há de mais atual em estratégias no campo do marketing político e eleitoral. Adquira sua vaga e absorva ainda mais conhecimento.

Emenda beneficiará mães de bebês com microcefalia
O deputado federal João Daniel (PT) apresentou duas emendas à Medida Provisória 712/2016, editada pela Presidência da República, que intensifica o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Zika, dengue e febre Chikungunya. Nas emendas, o parlamentar de Sergipe propõe que o valor do salário-maternidade seja aumentado em 40% para mães de bebês com microcefalia e a outra propõe que seja ampliado para seis meses o período de licença-maternidade para mães de bebês que também nascerem com microcefalia. Os casos de microcefalia – em que o bebê nasce com cérebro em tamanho menor que o dos outros recém-nascido – têm aumentado consideravelmente no Brasil em decorrência do Zika Vírus.

Responsabilidade
“Demos entrada nessas emendas e estamos acompanhando a questão, porque consideramos muito séria para o Brasil e para o mundo. E nós temos responsabilidade no sentido de cobrar das autoridades, seja do Ministério da Saúde, do governo federal, governos estaduais e municipais e todos da área da saúde, ações, a exemplo do incentivo de pesquisas para que se encontre a solução para essas doenças”, declarou o deputado.

Combate ao aedes aegypti
Em São Domingos, prefeitura e moradores estão unidos no combate ao mosquito do aedes aegypti. De janeiro até agora, já foram realizados cinco mutirões, oito palestras, uma delas voltada para grávidas e que contou com público de quarenta futuras mamães.

Mutirões
O quinto mutirão do ano 2016 foi realizado no povoado Lagoa, na última sexta-feira, 05 de fevereiro. Durante o evento vários focos de proliferação do mosquito foram encontrados e destruídos. Participaram agentes de endemias, agentes de saúde e vários servidores.

Campanha
Dando continuidade, no último sábado, 06 de fevereiro, a Secretaria de Saúde realizou a primeira panfletagem na feira, com distribuição de panfletos sobre as doenças causadas pelo mosquito, e as ações caseiras para combate o mesmo.Na oportunidade foram distribuídos também preservativos, numa ação de conscientização e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Banese Card realiza promoção “Quem usa se dá bem”
Na manhã do sábado de carnaval, dia 6, uma equipe da Sergipe Administradora de Cartões e Serviços (SEAC), empresa que administra o Banese Card, realizou uma ação de panfletagem no posto de combustível da Rede Presidente, localizado na região do Mosqueiro, em Aracaju. A ação teve por objetivo divulgar a promoção “Quem usa se dá bem”, realizada pela Rede de Postos Presidente, em parceria com a SEAC. Pela promoção, o cliente que abastecer o carro nos Postos Presidente com o Cartão Banese Card, pode ser sorteado com um aparelho de TV LED de 40 polegadas.

Sorteios
A cada R$ 50,00 em abastecimento nos postos da rede, pagando com o cartão Banese Card, o cliente recebe um cupom para concorrer ao prêmio. Os sorteios serão realizados até o mês de abril, e, de acordo com informações da SEAC, no sorteio do último sábado, dia 6, o ganhador do aparelho de TV foi Cassius Sales Ferreira, que abasteceu o carro no Posto Presidente da Rua Laranjeiras, em Aracaju.

IX Concurso de Fantasia Infantil da Biafa acontece nesta sexta-feira
A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes (Biafa), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove hoje, 12, às 15h, o IX Concurso de Fantasia Infantil. Recheado de muita alegria e diversão, o evento faz parte da programação desenvolvida pela Biblioteca durante o mês de fevereiro em comemoração a passagem do carnaval.

IX Concurso de Fantasia Infantil da Biafa acontece nesta sexta-feira II
Desde 2008, na primeira edição do concurso de fantasias, a Biafa mantém esta tradição que, a cada ano, recebe mais crianças para participar de uma tarde de alegria e descontração. O concurso será realizado na área externa da Biblioteca e as crianças com as três melhores fantasias receberão premiação. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até hoje pelo telefone (79) 3179-1965 ou pelo e-mail http://biafa@cultura.se.gov.br , informando o nome da criança, a idade e a fantasia com a qual ela irá participar. A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes fica localizada na Rua Dr. Leonardo Leite s/n, bairro 13 de julho, anexo à Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Império do Açaí volta com força total em Glória
E amanhã, 13, às 19hs, será inaugurada a nova sede do Império do Açaí, na  Rua Ana Maria Bezerra n° 102 – Centro –  no município de Nossa Senhora da Gloria.  O Império do Açaí volta com o já reconhecido atendimento e a qualidade que fidelizou clientes em Glória, sob o comando do sócio-administrador Alvaro Raphael.

Império do Açaí volta com força total em Glória II
Com uma estrutura moderna e confortável, a nova loja foi planejada e construída para disponibilizar aos seus clientes o que há de melhor, além de um ótimo ambiente, o Império conta com um cardápio variado com açaí, tapioca, cuscuz recheado, yakisoba e outros deliciosos itens. E disponibilizando também o serviço de delivery.

PELO TWITTER

www.twitter.com/OlivFeitosa  @Georg_Magalhaes se fosse na ADM de Nogueira esse aumento do IPTU, VC acha q o TJ ficaria

assim?

www.twitter.com/leleteles  EM ARACAJU o turista come charque. Em Recife é o shark que come turistas.

www.twitter.com/lukinhasdj  Ainda bem que o carnaval passou e as balas da metralhadora estão acabando.

www.twitter.com/tomleao  dica em tempos de zika/dengue: dormir com ventilador voltado pra cima de vc (mesmo q sinta frio, cubra-se). desvia o voo do mosquito.

www.twitter.com/AmoralNato  Piada de Quaresma: Se Jesus for crucificado, quem assume é o aécio???

ARTIGO

Almeida Lima fora do secretariado?  Por José Lima Santana*

Há quem duvide dessa hipótese. Mas, há, também, quem afirme que sim. Uns dizem que Almeida Lima foi convidado por Jackson Barreto para ocupar, no lugar de Zezinho Sobral, a Secretaria de Estado da Saúde. Um ou outro, esporadicamente, andou falando na Secretaria de Estado da Segurança Pública, após o episódio envolvendo Mendonça Prado e o coronel Yunes. Almeida, claro, negou qualquer convite do governador. Agiu como se deve agir em momentos que tais. Eu também já neguei, certa vez, minutos antes do anúncio oficial. Faz parte. Até o decreto respectivo ser publicado, ninguém deve dizer nada. Afinal, na vida político-administrativa os ventos sopram de todos os lados.

É certo dizer-se que um conselheiro de Jackson Barreto tem feito de tudo para impedir que Almeida chegue ao primeiro escalão? Que tem pintado as canecas, a fim de ver os primos a certa distância um do outro? Bem. Um deputado peemedebista disse a determinados interlocutores, antes do carnaval, que o ex-prefeito Edvaldo Nogueira seria posto como empecilho para o ex-senador chegar à Saúde. É verdade que os interlocutores do deputado não deram a mínima. Como o ex-prefeito do PCdoB poderia influenciar para que Almeida não botasse o pé no primeiro escalão? Pois, agora, parece que a situação veio a público. Edvaldo na Saúde, para abrir caminho ao pretendente do governador como pré-candidato a prefeito de Aracaju, o citado secretário Zezinho Sobral.

Se Edvaldo vai topar essa parada, ainda não se sabe. Porém, que a trama foi bem urdida, isso lá foi. E ainda por cima, o PCdoB levaria o apoio do PMDB ao deputado padre Inaldo, pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro. Dizem que Fábio Henrique tinha (ou ainda tem?) como certo o apoio de JB ao seu pré-candidato. Pode dar rolo. Seja lá como for o conselheiro do governador, ao que tudo indica, vai espernear, torcer-se e contorcer-se para que Almeida não se aproxime, administrativamente, do primo governador. Para esse conselheiro, a ADEMA estaria de bom tamanho para o ex-deputado estadual, ex-prefeito, ex-senador e ex-deputado federal. E, ainda, ex-presidente da EMURB. Pelo visto, o conselheiro do governador não quer ver Almeida Lima ex-presidente da ADEMA.

Quem é esse conselheiro? Ninguém, ao menos publicamente, o nomina. Ou, isso de falar-se em conselheiro não passa de invencionice? Será? Há quem afirme que isso não passe de mera especulação, para azucrinar Almeida Lima, para dar o que falar nos meios de comunicação social. Do mesmo modo, há quem nisso acredite como dois mais dois são quatro, ou seja, que o conselheiro não dormirá sossegado enquanto não liquidar a fatura contra Almeida.

Na verdade, enquanto Jackson Barreto não anunciar as possíveis mudanças entre seus auxiliares diretos, não haverá de faltar especulações. É o velho jogo da política. Jogo, às vezes, de cão caçando gato.

Um recado: caríssimo governador Jackson Barreto, dê logo nomes aos bois, cara! Acabe com a agonia de muitos. O que tem de gente agoniada, não está no gibi. Enquanto isso, Jackson deve estar na dele, ouvindo, ouvindo, ouvindo… Garanto que nem um dente lhe dói. Tudo tem seu tempo, não é não JB? Ora se tem!

Publicado no Click Sergipe:http://www.clicksergipe.com.br/politica/4/13445/almeida-lima-fora-do-secretariado.html

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O sábio pode mudar de opinião. O ignorante, nunca.” Immanuel Kant, filósofo prussiano, morreu em 12 de Fevereiro de 1804 (nasceu 22 de Abril de 1724).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários