Candidatura em risco

Os 19 milhões de eleitores que em 2010 votaram em Marina Silva para presidente do Brasil podem ter que escolher outro candidato no ano que vem. É que dificilmente a ex-senadora conseguirá registrar o Rede Sustentabilidade até o próximo dia 5. Ontem, a direção do partido embrionário reconheceu que não entregará ao Tribunal Superior Eleitoral o número de assinaturas exigidas para a formalização da nova legenda. Até o momento, o Rede já conseguiu validar 440 mil assinaturas, mas ainda faltam outras 52 mil para atingir o total exigido pelo TSE. Nem precisa dizer que os demais presidenciáveis estão torcendo para que Marina fique de fora das eleições do ano que vem.

Casa nova

E Clóvis Silveira, que perdeu a direção do PT do B em Sergipe para Edvan Amorim (PTB), já conseguiu um novo partido: é o PMN. A secretária geral da legenda, Telma Ribeiro, veio a Aracaju justamente para acertar os detalhes com Clóvis, que ontem mesmo postou no twitter: “Comunicado aos amigos partidários: estamos assumindo a presidência do PMN-SE. Caso queira continuar a nossa jornada, entre em contato comigo!”.

Madrugando

E quem está de volta ao rádio sergipano é o competente radialista Douglas Magalhães. Desde a última segunda-feira, ele está comandando na rádio Ilha/FM de Aracaju o programa ‘Acorda Sergipe’. Das 4h às 6h, Douglas deixa os ouvintes informados sobre os últimos acontecimentos policiais, dá um giro pela política sergipana, anuncia os resultados esportivos e abre o microfone para a participação popular. Nem precisa dizer que o programa já está bombando.

Luto

A imprensa sergipana está de luto pela morte da colega Siomara Madureira Tauster. Vítima de infarto fulminante, ela morreu ontem no Rio de Janeiro, onde residia depois de ter retornado dos Estados Unidos, onde morou por vários anos. Na capital carioca, Siomara dirigia o teatro Net Rio. O sepultamento da jornalista está previsto para esta sexta-feira, em Aracaju, mas a família ainda não informou o horário e o cemitério.

Pulou fora

E quem abandonou ontem o barco tucano foi o advogado Antônio Neto. Ele não disse ainda qual será seu novo endereço partidário, porém comenta-se que deverá ingressar numa das 12 legendas comandas em Sergipe pelo dublê de político e empresário Edvan Amorim (PTB). Antônio Neto pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal e apoiar a candidatura do senador Eduardo Amorim (PSC) ao governo de Sergipe.

TCE de olho

E o Tribunal de Contas do Estado vai meter o bedelho nesta história de a Prefeitura de Aracaju fazer licitação visando escolher um banco para administrar a folha dos servidores municipais. A proposta acatada pelo pleno do TCE foi do procurador-geral do Ministério Público de Contas, José Sérgio Monte Alegre: “Os valores são expressivos. Portanto, acho que o Tribunal deve examinar imediatamente esse edital”, explica o procurador.

Debate

Os quatro candidatos à presidência do PT sergipano participam amanhã de um debate. Será a partir das 9h, na Câmara Municipal de Japaratuba. Estão na disputa os deputados federais Rogério Carvalho e Márcio Macedo, a deputada estadual Ana Lúcia e Denílson Silva, que se apresenta como candidato independente. Marcado para novembro próximo, o Processo de Eleições Diretas do PT está tirando o sono de muita gente.

Na terrinha

E quem está hoje em Aracaju é a ministra Eleonora Menicucci – da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Ela participa daqui a pouco no Centro de Convenções da entrega de duas unidades móveis do serviço de segurança e justiça às mulheres. O governador Jackson Barreto (PMDB) aproveita o evento para assinar a adesão de Sergipe ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’. Legal!

Timeco

Terrível o papelão do Flamengo ontem no Maracanã. Também, onde já se viu um urubu depenando e com a asa quebrada querer afrontar um furacão vindo do sul. Levou uma cipoada tão do ‘estopô balaio’ que o técnico Mano Menezes entregou o boné. Nem precisa dizer que os flamenguistas estão vermelhos de vergonha e pretos de luto pela morte anunciada dessa carniça chamada Menguinho. Êita timeco fuleiro do ‘cabrunco’, seu menino!

Do baú político

No início da década de 80, pouco tempo após ter retornado ao Brasil depois de cumprir exílio político no Uruguai, Leonel Brizola veio a Sergipe ajudar a fundar o PDT. Junto com Lyzânias Maciel e César Maia, o ex-governador gaúcho ficou hospedado no Hotel Palace, no centro de Aracaju, porém à noite ia dormir na residência de dona Josefa, mãe do advogado Nilton Vieira Lima. Segundo este, o líder pedetista gaúcho temia sofrer um atentado, pois mesmo depois da anistia, algumas lideranças políticas de esquerda continuavam sendo perseguidas e até mortas. Certa noite, Brizola, Lyzânias, César Maia, Nilton Vieira e mais alguns jornalistas chegaram à casa de dona Josefa e encontraram o jantar posto. Entre os pratos, um saboroso bife acebolado, que, no entanto, não caiu na simpatia de Brizola. Após degustar algumas fatias, o político gaúcho perguntou à mãe de Nilton Vieira se tinha ovos. Ele mesmo foi à cozinha e estrelou meia dúzia, trouxe-os à mesa e os colocou sobre a carne: “Pronto, agora estamos comendo o nosso tradicional bife à cavalo”, disse o pedetista entre uma garfada e outra.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais