Cara de pau tucana

O PSDB promove hoje em Brasília o Seminário “Recuperar a Petrobras é o nosso desafio” visando debater o que chama de “a delicada situação da estatal”. É muita desfaçatez de um partido que na década de 90 acelerou o processo de privatizações, entregando de graça ao capital internacional o controle de empresas estatais fincadas em setores estratégicos da economia, entre as quais as Companhia Siderúrgica Nacional e a Vale do Rio Doce. Quem não lembra que, se não fosse a resistência da sociedade brasileira, o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teria privatizado a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal? Pois é, a turma de FHC agora diz querer salvar a nossa estatal do petróleo. É, ou não, muita cara de pau dos tucanos?

Recuo

O líder do PSC na Câmara Federal, deputado André Moura, convocou para hoje uma reunião da bancada visando reabrir a discussão sobre a eleição do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos. A assessoria de Moura informou que a reunião é fruto das manifestações da sociedade contra a eleição de Feliciano, que responde processos no Supremo por homofobia e peculato.

Festival

A Prefeitura de Malhador está promovendo o 1º Festival de Arte e Cultura, que contempla atividades como torneios de ciclismo, futebol de campo e futebol, além de oficinas diversas. Até o próximo dia 19, estão previstos shows com Júnior Ventura, Forró dos Plays e Garoto Sedução (dia 17) e Luís Fernando e Manuel, Rojão Diferente e Uh Trem (dia 18). Paralelamente ao festival, está ocorrendo o novenário de São José, padroeiro do município.

Latas velhas

E o Sindicato das Empresas de Ônibus de Aracaju não deu as caras ontem na Câmara de Vereadores para participar do debate sobre o reajuste da passagem. Idealizado pelo petista Iran Barbosa, o evento reuniu representantes do Movimento Não Pago e o superintendente da SMTT, Nelson Felipe. As concessionárias querem elevar o preço da tarifa em 11%, percentual considerado elevadíssimo por quem se vê obrigado a ser transportado em latas velhas.

Bico fechado

Perde tempo quem tenta extrair alguma informação do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), sobre as eleições de 2014. Ontem, o demista disse que sua prioridade é administrar a capital: “Só vou me preocupar com eleições daqui a quatro anos, pois a população não me elegeu para ser galo de briga”. Então tá!

Nada certo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) ainda não se posicionou sobre o convite feito pelo marido para assumir a Secretaria da Família e Assistência Social de Aracaju. Segundo o prefeito João Alves Filho, a esposa tem relutado em aceitar o desafio porque está satisfeita com o trabalho desenvolvido no Senado.

Calou por quê?

Por que será que o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) nunca mais falou sobre o estacionamento da Universidade Tiradentes? Ano passado, ele fez muito barulho após descobrir que parte da área usada pela Unit é a avenida José Tomaz D’Ávila Nabuco. Reclamou, inclusive, que a Prefeitura foi leniente por não retomar o espaço público. Agora que o prefeito João Alves é aliado político de Venâncio tá fácil resolver a pendenga. Ou não?

Miséria

O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) apresentou requerimento convidando o superintendente da Codevasf em Sergipe, Paulo Viana, para falar na Assembleia sobre a ação da estatal na região ribeirinha. Segundo o demista, a companhia abandonou os produtores de arroz e os pescadores. Bezerra garante que a região do Baixo São Francisco foi transformada num bolsão de miséria.

Gato

A Justiça Federal determinou a prisão do tenente-coronel Eliezer Santana, da Polícia Militar de Sergipe. Ele foi condenado por explorar uma rede (gato) de TV a cabo no conjunto residencial Augusto Franco, em Aracaju. Segundo o Blog Primeira Mão, Eliezer, que também foi condenado à perda da função militar, está preso no Presídio Militar em regime semiaberto.

Conclave

Tomara que os cardeais escolham um Papa sem papas na língua para denunciar as patacoadas de certos vigários.

Contas

Os partidos políticos têm até o dia 30 de abril para entregar à Justiça Eleitoral a prestação de contas relativas ao exercício de 2012. A documentação deve conter a discriminação dos valores e a destinação dos recursos recebidos do Fundo Partidário; a origem e o valor das contribuições e doações; as despesas de caráter eleitoral, com a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações e comícios.

Do baú político

Em plena ditadura militar, a Assembleia Legislativa tinha um contrato com a rádio Liberdade/AM para transmitir ao vivo as sessões plenárias. A audiência era grande, principalmente no interior, porém, a depender do discurso, a transmissão era interrompida sem qualquer aviso. Uma dessas interrupções ocorreu no dia 15 de agosto de 1973, porque o deputado estadual Antônio Carlos Valadares (Arena) fazia um duro pronunciamento contra o governo de Paulo Barreto de Menezes (Arena). Um repórter da Gazeta de Sergipe procurou o deputado estadual Heráclito Rollemberg (Arena), que presidia a sessão, para saber o motivo de a rádio ter interrompido a transmissão, e recebeu uma lacônica resposta: “Não vou pagar horas extras à emissora para um deputado de Simão Dias ficar na tribuna atacando o governo”. Durante a ditadura, quem podia mandava e quem tinha juízo obedecia.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais