Carlos Alberto Menezes: nome para OAB/SE

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“O momento político é delicado e a OAB/SE além da defesa das prerrogativas legais tem que ser conduzida com compromissos com as instituições  democráticas.” A declaração é do advogado Chico Dantas, atual secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico.

Para ele, o nome mais qualificado para dirigir a OAB/SE neste momento é o do advogado Carlos Alberto Menezes. “Politicamente progressista e preparado para o momento político que o Brasil passa”, disse, lembrando que Carlos Alberto é doutor em direito, professor da UFS e integrou a lista tríplice representando os advogados para compor o Superior Tribunal de Justiça STJ.

Chico Dantas ressaltou ainda que Carlos Alberto marcou a vida dele sempre ao lado das lutas pelo retorno da democracia no país, tendo sendo líder estudantil destacado, fundador e dirigente da ala jovem do PMDB e presidente da OAB/SE ainda jovem. “Marcando posição na luta pela anistia e pela convocação da Constituinte”, lembrou.

Resta saber se Carlos Alberto Menezes está disposto a enfrentar essa disputa que já conta com pré-candidatos como Henri Clay, Emanuel Cacho, Inácio Klauss e Roseline Morais.

Prefeitura resolveu agora privatizar área de estacionamento da orla. Sema vai deixar?
Alguém sabe informar porque a Prefeitura de Aracaju resolveu permitir que o estacionamento da orla da Atalaia (na passarela do caranguejo) seja transformada num espaço para evento particular? No mês passado, foi válido o mundial de vôlei de praia escolar, onde o espaço ficou cerca de um mês (montagem, evento e desmontagem) ocupado. Porém, “alugar” para evento particular é um absurdo! A Secretaria Municipal do Meio Ambiente com certeza não deixará a privatização do local. E o MPE também!

Missa de 1 mês. Eugênio Alfaiate, hoje na Paróquia Sagrada Família
A família, de Eugênio Santos filhos, (Eugenio Alfaiate) comunica que a missa de  um mês  de falecimento será celebrada  hoje, 15 , às 19h30, na Paróquia Sagrada Famíliano Conjunto Sol Nascente em Aracaju. Desde já a família agradece a todos que comparecerem ao ato.

Homologação decretos municipais
E ontem, 13, o governo do Estado, explicou que foram publicadas as homologações dos estados de emergência contra a seca nos municípios de Frei Paulo, Gararu e Canindé, por conta da situação que existia não de agora, mas até maio. As publicações se devem aos convênios feitos naquele período, ou seja, com muito atraso.

Mais uma vez: blog é favorável a fiscalização eletrônica
Para não deixar duvidas para algum leitor: o blog é favorável a fiscalização eletrônica. Aliás, quem não deve, não teme. Neste caso, quem não comete infração no trânsito, não teme a fiscalização. O trânsito em Aracaju virou caso de polícia. Ninguém respeita sinal vermelho. Deveria colocar fotosensor em cada esquina.

Deso continua desrespeitando moradores do Augusto Franco
Como se não bastasse a demora de mais de um ano para recapear a área do canal 5, após a implantação da rede de esgotamento sanitário, no conjunto Augusto Franco, agora é a vez do sofrimento para os moradores da área do canal 4. As ruas estão esburacadas e o recapeamento não chega. Será que o governador tem conhecimento do fato?

Esgoto a céu aberto ao lado da escola Petrônio Portela
E na área do canal 5, ainda tem problemas. Ao lado da Escola Estadual Petrõnio Portela o esgoto está a céu aberto. Um perigo para os moradores e estudantes. A comunidade já pediu a interferência da Deso por várias vezes e nada.

Movimento Pensar Direito
E o Movimento Pensar Direito, que pretende mudar a atual direção da OAB/SE fará um evento na sexta-feira, 17, às 15h, no espaço de eventos Chica Chaves, no bairro Industrial, em Aracaju. O movimento tem como um dos idealizadores o advogado Emanuel Cacho, um dos pré-candidatos a presidente.

Rádio Legislativa para a CMA
O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinícius Porto (DEM) assinou ato que torna oficial o pedido de concessão pública para a instalação da Rede Legislativa de Rádio na CMA. O documento foi protocolado esta semana na Câmara dos Deputados. A expectativa é que a emissora seja inaugurada até o fim deste ano.

Expansão
O pedido de inclusão da Câmara de Vereadores no projeto de expansão da Rede Legislativa de Rádio foi feito ao secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado Cleber Verde (PRB-MA). O ato foi referendado deputado federal, Jony Marcos (PRB) que assessorou o presidente Vinícius Porto em todo o processo.

Transparência
O parlamentar destaca que a iniciativa busca ampliar a transparência das atividades dos vereadores. “Com esta nova ferramenta a população vai ter a oportunidade de acompanhar as discussões e votações do Plenário e das comissões tanto da Câmara de Aracaju e também da Câmara Federal. O povo vai conhecer melhor o trabalho de cada parlamentar", reforça ele ao frisar que os equipamentos de transmissão da Rádio Legislativa serão adquiridos pela Câmara dos Deputados.

Situação da água no Baixo São Francisco é tema de reunião hoje,15
A Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, integrante da estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), tem reunião ordinária  hoje, 15, às 9h, na Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (MP/SE).

Temas
A reunião ordinária terá como questões a serem discutidas: a forma de apoio aos eventos e ações realizadas por instituições membros do Comitê na região; projetos a serem executados e informes sobre a ocorrência de algas na calha do rio, em Alagoas.Também serão definidos projetos de recuperação hidroambiental para execução. Na relação, consta o “Nascentes do São Francisco”, de proposição do MP/SE, bem como a apresentação dos projetos selecionados nas demandas 2012 e 2013.

Algas
Outro tema a ser debatido na reunião é a ocorrência de algas na região do Baixo, identificada em meados de abril no município alagoano de Delmiro Gouveia. O problema tem afetado o abastecimento de água em Alagoas e ameaça atingir a captação em Sergipe.A Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, local da reunião da CCR Baixo, fica na Avenida Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505, Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, Bairro Capucho.

Rodada Multissetorial está com inscrições abertas
Aproximar compradores e fornecedores para que sejam prospectados novos negócios e estabelecidas futuras parcerias comerciais. Essa é a proposta da II Rodada de Negócios Multissetorial, que será realizada no dia 22 de julho, das 8 ás 18hs, no Hotel Aquarios. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas pelo site http://www.rodada.com.braté o dia 19 de julho.

Rodada Multissetorial está com inscrições abertas II
O evento irá reunir 15 empresas âncoras (compradoras) e cerca de cem empreendimentos ofertantes de bens e serviços de diversos segmentos.  A ideia é que por meio de reuniões os fornecedores possam estar em contato direto com os responsáveis pelo departamento de compras das grandes empresas, facilitando assim o processo de negociação. A Rodada é promovida pelo Sebrae em parceria com a Fies, IEL, Codise e Apex.

25 anos do ECA
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemorou seus 25 anos de existência no último dia 13 de julho. A data não poderia passar em branco pelos adolescentes e jovens do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, que participaram de ato público em defesa de seus direitos e deveres adquiridos há 25 anos pelo ECA e pela não redução da maior idade penal. Mas a comemoração e a luta não param por aí, mais atividades pedagógicas e lúdicas serão realizadas durante o mês de julho.

Seidh vai receber prédio da Prefeitura de Carmópolis
A Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e Direitos Humanos – Seidh, vai receber hoje, 15, da prefeitura de Carmópolis, em nome da prefeita Esmeralda, um prédio onde vai funcionar um abrigo regional para atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de ambos os sexos que estão sob medidas protetivas, através da justiça e aquelas afastadas do convívio familiar.

Índices de ICMS junto ao TCE
Os municípios sergipanos têm até o próximo dia 30 para apresentar impugnação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), quanto aos índices percentuais provisórios de ICMS, desde que devidamente comprovada alguma incorreção nas informações prestadas pelos contribuintes.

Greve dos servidores: assembleia amanhã,16
O SINTRASE convoca a categoria a participar de uma nova assembleia geral, amanhã, 16, para discutir o andamento da greve dos servidores do estado, que completa 21 dias de suspensão das atividades hoje,15. A paralisação já atinge diversas categorias.

Precatórios: pagamento das preferências dos credores do Estado de Sergipe, anos 2001 a 2007
O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), através do Departamento de Precatórios, realizará no próximo dia 30 do mês em curso, no 3ª andar do Palácio da Justiça – Tobias Barreto, na Praça Fausto Cardoso, Centro, a partir das 8 horas, audiências para o pagamento das preferências constitucionais dos credores do Estado de Sergipe, anos 2001 a 2007.

Relação
Para a efetivação dos pagamentos, os credores relacionados na lista deverão comparecer à audiência, na qual será emitido termo e liberado, de imediato, o alvará para saque da quantia respectiva junto à instituição bancária, salvo na hipótese de eventual impugnação pelas partes interessadas. A previsão é que, nesta pauta, recursos da ordem de mais de R$ 540.000,00 (quinhentos e quarenta mil reais) sejam utilizados para pagamento dos pedidos de preferência deferidos.A lista dos credores pode ser acessada no link: http://www.tjse.jus.br/agencia/noticias/item/8705-precatorios-pagamento-das-preferencias-dos-credores-do-estado-de-sergipe-anos-2001-a-2007.

PEC 300
O deputado estadual Capitão Samuel (PSL), que lidera a bancada de oposição na ALESE, está em São Paulo, a convite do deputado Coronel Camilo. Dentro as várias ações da agenda na capital paulista, ele prestigia uma reunião do movimento Nacional da Família Militar pela votação, em segundo, turno da PEC 300, na Câmara Federal. Do evento, participam vários parlamentares de todos os níveis, ligados à segurança pública.

Modernização
Já o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) embarcou ontem, 14, para São Paulo, na companhia do presidente da ALESE, deputado Luciano Bispo de Lima (PMDB). Juntos,vão conhecer alguns projetos administrativos adotados pela Assembleia Legislativa de São Paulo. A intenção é copiar o que é viável e garantir a modernização da Assembleia Legislativa de Sergipe.

XVIII Simpósio Nacional de História. Sergipe presente
A Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe – Edise – estará presente no XVIII Simpósio Nacional de História – ANPUH, no período de 27 a 31 de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. As publicações da Edise ocuparão espaço no estande da Associação Brasileira de Ensino Universitário – ABEU.

Nove títulos da Edise
O presidente da Segrase, Paulo Sergio Araujo Santos, informou que nove títulos enriquecerão o espaço da Edise, no encontro que

 acontece a cada dois anos. “O XVIII Simpósio Nacional de História receberá professores, pesquisadores que conhecerão as obras editadas pela Editora Oficial de Sergipe, ampliando a presença dos autores sergipanos no mercado literário nacional”.

Títulos
Os títulos das obras do simpósio são: Terra Xocó: um espaço como expressão de um povo – Avelar Araújo Santos Júnior, Os ícones de um terremoto: golpe militar, repressão e resistência política – Paulo Barbosa de Araújo, Microcontos – Célio Nunes, Dicionário do Nordeste – Fred Navarro, Memórias de uma fraternidade Cristã: a JUC e o padre Luciano Duarte – Carmem Machado e outros, A presença feminina em os Lusíadas – Ofenisia Freire, Entre promessas e a realidade da televisão digital: estratégias da rede globo na convergência – Luciano Correia, Lambe-sujo x Caboclinho – Márcio Garcez e A construção do desenvolvimento de Sergipe e o papel Condense (1964-1982) – Dilson Menezes Barreto.

Sirecom Sergipe tem nova sede
O Sindicato dos Representantes Comerciais de Sergipe (Sirecom-SE) conta com novo endereço. A nova sede, inaugurada na última segunda-feira, 13, localiza-se na rua Germiniano Maia, 803, bairro Salgado Filho. Dos 68 anos de existência no Estado, o Sindicato esteve nos últimos cinco anos em um espaço menor, mas sempre realizando as ações da categoria.

Conquista
Durante a solenidade, o presidente do Sirecom,  Cloves Alcantara, destacou que a casa é uma conquista, principalmente para os profissionais, que fazem da instituição, uma extensão do trabalho e da vida do representante."Buscamos ser ágeis, versáteis e principalmente disponíveis com o tempo e a hora. Esses cinco anos foram de muita luta para que conquistássemos não apenas nossa independência em estrutura, mas nosso reconhecimento com entidade. Lutaremos para continuar fazendo um trabalho valoroso para todos, fortalecendo o comércio de Sergipe e garantindo emprego, renda e qualidade de vida".

Relacionamento
Para o empresário e vice-presidente nacional da Associação Brasileira de  Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), Juliano Souto, a entidade é repleta de amigos e professores. "Parabenizo esta instituição que traz relacionamento saudável e honesto entre o representante e o comerciante. Tive a oportunidade de me aproximar de Seu Cloves e vejo o quanto seu trabalho junto à diretoria é dedicado", disse.

Homenagem a Ilma Fontes
A jornalista e editora do jornal O Capital, Ilma Fontes, será a homenageada da “1ª Coletiva do Corredor Irmão”. Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, a exposição de arte, que conta com 25 obras de artistas sergipanos, será lançada no dia 17 de julho, com apresentação do “Quarteto de Trombone da Orquestra Sinfônica de Sergipe” e do projeto audiovisual “Uma Parceria Pela Nossa Cultura”. Na ocasião, também acontece a assinatura de um convênio entre a TV Alese e a TV Aperipê. O lançamento acontece a partir das 11h na sede da Secult.

Ouvidoria transportes intermunicipal 
Com o objetivo de garantir a mobilidade urbana e zelar pela integridade dos usuários do transporte intermunicipal de passageiros, a Coordenadoria de Transportes de Sergipe (Cotransp) disponibiliza o serviço de ouvidoria por meio do telefone 3198 5331 e o e-mail:  http://ditransp.denuncia@seinfra.se.gov.br  para reclamações diversas, a exemplo de excesso de velocidade, realização do transporte clandestino, excesso de passageiros, descumprimento da legislação de trânsito ou qualquer tipo de infração que venha comprometer a segurança dos usuários em viagem.

OAB em caravana pelo interior
OAB/SE realizará primeira audiência pública da Caravana do Novo CPC em Itabaiana, Nesta quarta-feira, 15. Serão ao todo cinco audiências no interior. .Em Itabaiana, advogados, conselheiros e representantes da OAB/SE estarão reunidos para debater o piso salarial da advocacia em Sergipe e as conquistas da categoria no Novo CPC.

Valorização
A iniciativa tem o objetivo de valorizar a advocacia sergipana através do diálogo entre a Ordem e os advogados do estado.O intuito da caravana é colher propostas e anotar demandas da classe para que a decisão sobre o piso salarial possa ser tomada da melhor maneira.  No dia 22 deste mês será a vez de Lagarto, no dia 23, Estância, 28, Propriá e 30 Nossa Senhora da Glória.

Pirambu: Propostas da Conferência Municipal
A Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, 14, a III Conferência Municipal de Saúde, que teve com o tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

Palestra
Com o objetivo de reafirmar impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o palestrante João Francisco dos Santos, que é Conselheiro Estadual de Saúde, fez uma explanação dos eixos temáticos que serviram de base para a discussão e escolha das propostas que foram apresentadas pelos grupos.

Implantação
Entre as propostas apresentadas houve a aprovação da implantação de cargos e salários para os servidores da Saúde; o aumento do número de mamografias de sete para 20/mês; a ampliação do atendimento bucal na zona rural, ampliação da Clinica de Saúde da Família, além de outras de outras que foram acatadas pela Comissão.As propostas aprovadas na III Conferência serão apresentadas e discutidas na VI Conferência Estadual de Saúde.

“Le Stock para eles”
Tem novidade chegando! Entretenimento, compras, descontos, inovações, tudo isso em um só lugar, direcionado para o público masculino e com entrada gratuita. É o “Le Stock” que acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Arena Sport Club (Antigo BNB), na Orla da Atalaia, e promete reunir as melhores marcas com produtos e serviços direcionados para eles. Quem assina a organização e produção é Júlia Rossini e na assessoria comercial, Marco Junior. Curtam o evento nas redes sociais e confiram todos os detalhes: http://www.facebook.com.br/lestockparaeles  / Instagram: @lestockparaeles  / http://www.lestock.com.br

Morreu “Cartita Blanca”
O blog registra, com um certo atraso, mas com profundo pesar, o falecimento do argentino Juan Celly, técnico que dirigiu as principais equipes sergipanas – Confiança, Sergipe e Itabaiana – nas décadas de 60, 70 e 80. Grande caráter, começou sua carreira como jogador de futebol, em seu país de origem. Atuou, como atleta, em seu primeiro clube brasileiro, o América do Recife. Quando pendurou as chuteiras, passou a treinador. A origem de seu apelido, “Cartita Blanca”, devia-se ao fato de não admitir, em hipótese alguma, qualquer tipo de interferência da cartolada em seu trabalho.

Morreu “Cartita Blanca” II
Foi ele quem dirigiu o Tremendão da Serra na histórica vitória registrada sobre o Internacional, em Porto Alegre. Esse grande feito ocorreu em 23 de fevereiro de 1980. O placar foi Itabaiana 2 X 1 Internacional. Mica e Nilson Hora assinalaram os gols do tricolor, enquanto que Bira descontou para o Internacional. A equipe “ceboleira” atuou com: Marcelo – Sílvio, Ademir, Ailton e Amaúte – Gustinho, Geraldo José e Evandro (Santana) – Nílson, Damião e Mica. A partida foi válida pela Taça de Ouro, competição promovida pela CBF. Nos últimos anos de sua vida, Juan Celly residiu em Aracaju. Enviamos à família enlutada votos de conforto e de solidariedade cristã. A missa do sétimo dia em sufrágio de sua alma deverá ocorrer na próxima sexta-feira, 17 de julho. O blog informará o local e horário.

Senado aprova MP do Futebol
Agora só falta a sanção da presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor. O principal objetivo da medida é criar condições no sentido de que os clubes brasileiros possam pagar suas dívidas com a União. O montante dessas dívidas é de 4,1 bilhões de reais, a serem liquidadas em 240 parcelas, ou 20 anos.

Reunião
Contando com a presença de representantes do Ministério dos  Esportes, bem como de autoridades desportivas, realizou-se ontem, importante encontro visando, principalmente, o tema segurança nos estádios.

Senado cria a CPI do Futebol
O Senado Federal aprovou, ontem, a criação da CPI do Futebol. O presidente é o ex-craque Romário (PSB). O relator será Romero Jucá(PMDB). A primeira reunião da Comissão acontecerá no dia 04 de agosto.

Parlamento grego
Vota hoje o plano elaborado com o objetivo de superar a crise econômica vivida por aquele país.

PF executa a Operação Politeia
É o início da fase dos políticos na lava-jato.

Começa a dança dos políticos
Antes mesmo de ser aprovada a “janela”, os políticos começam as conversações sobre o troca-troca. Ideologia e programas partidários dançam.

Cunha e Gilmar discutem impeachment
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o ministro do STF, Gilmar Mendes, tiveram uma longa conversa, com a participação do deputado Paulinho da Força. Segundo o ministro, a discussão foi lateral.

35 bilhões de euros
Foram prometidos à Grécia para financiar investimentos, via programas da União Europeia.

Realista
A presidente Dilma defende que a meta fiscal deste ano seja realista.

Compensação
Medida provisória cria fundos para compensar Estados por perdas com ICMS.

Acordo
Finalmente foi assinado o acordo entre o Irã e potências mundiais como Estados Unidos, Alemanha, França, Rússia e China a respeito do projeto atômico do país dos “aiatolás” que já teve o nome de Pérsia.

Etanol
Usinas têm alívio com ICMS sobre o etanol, em Minas Gerais.

UM POUCO DE HISTÓRIA – Acordo importante tem grande repercussão em todo o mundo
O acordo assinado pelo Irã com várias potências do planeta deverá influir na economia global nos próximos anos. Chamado de Pérsia até 1935, o país abriga sítios arqueológicos da época da civilização persa, como as ruínas de Persépolis. A economia baseia-se na exploração de petróleo – é o segundo maior produtor da região, atrás da Arábia Saudita. A Revolução Islâmica, em 1979, instaura um regime teocrático. O Irã tem 78,5 milhões de habitantes. Teerã, a mais populosa das cidades iranianas, com mais de 8 milhões de habitantes, é a capital do país. O sistema de governo é presidencialista.  O Irã fica no Oriente Médio. O líder religioso supremo não é eleito. A maior reação ao acordo assinado pelo Irã partiu de Israel, tradicional aliado dos Estados Unidos na região. A exploração da energia nuclear está liberada, dentro de limites fixados no acordo. A posse de artefatos nucleares representou, nos últimos anos, uma preocupação para os países ocidentais.

Bancada da Bola
A aprovação da Medida Provisória que facilita aos clubes brasileiros o pagamento, em condições absolutamente favoráveis, de suas dívidas com a União acabou se transformando em mais um triunfo da bancada da bola que há décadas garante, no Parlamento nacional – Câmara e Senado – uma espécie de salvo-conduto no sentido de que dirigentes como João Havelange, Ricardo Teixeira, José Maria Marin e, agora, Marco Polo Del Nero, detenham todo o poder, na CBF, antiga CBD. Como se trata de uma entidade de direito privado, além de não prestar  contas de nada a ninguém, a instituição Mater et Magistra que rege o futebol brasileiro deixou de lado a organização do nosso futebol, basicamente uma sua obrigação primordial. Pensando única e exclusivamente em obter lucros cada vez maiores, a CBF passou a preocupar-se com a seleção, conseguindo faturar milhões de dólares referentes às cotas dos amistosos intermediados por grandes empresários do mercado da bola. Aliás, houve longos períodos em que nossa seleção só jogava no exterior, principalmente em Londres e em países asiáticos. Todos se lembram de um Brasil X Argentina disputado na China. Quando,  no ano passado, o Brasil deu aquele fiasco diante da Alemanha, tomando uma lavagem histórica de 7 a 1, a luz amarela foi trocada, permanentemente, pela vermelha. E neste ano de 2015, quando todos pensávamos que a CBF iria reformular, radicalmente, a metodologia de trabalho da seleção, eis que é chamado o Dunga para consertar o time brasileiro, de tantas glórias no passado. Um técnico superado, autoritário, anacrônico, não poderia jamais cumprir essa tarefa. Mas ele conseguiu 10 vitórias em 10 jogos realizados, diziam os seus defensores. Levamos “pau”, de novo, na Copa América, e olha que agora teremos pela frente uma verdadeira maratona: as eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2018, na Rússia. E o Dunga está mantido como treinador. Bem, voltemos á MP d futebol. Um novo sistema para as eleições da CBF e das 27 federações estaduais foi derrubado, pela bancada da bola. Este seria um dos grandes resultados positivos da medida proposta pelo governo. O movimento liderado pelo Bom Senso Futebol Clube, que visava a dar direito de voto aos atletas também caiu, nas votações realizadas na Câmara e o Senado. As federações dos estados, muitas delas financiadas pela entidade mater, deverão reeleger a maioria dos atuais ocupantes. A propósito, cabe repetir pergunta já feita pelo blog: Onde está o candidato de oposição, Milton Dantas, o Miltinho? – já estamos no período eleitoral, que se estenderá ate 31 de dezembro. No primeiro semestre, o vice-pesidente da FSF botou a boca no trombone, anunciando sua candidatura. E agora, José, por que toda essa calmaria? Esta é uma pergunta plenamente merecedora de uma resposta.

PELO TWITTER

www.twitter.com/sargentoedgard  O povo usa Detox, chá, dietas, remédios milagrosos, e as pessoas que chegam aos 100 anos, são os que comem feijão, arroz, farinha e carne.

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE  @BlogClaudioNun CRÉDITO CONSIGNADO, mais uma armadilha para o povo endividado, os 5% a mais é para saldar dívidas de cartões, DIRECIONADO?

www.twitter.com/flaviofachel  O que você acha da privatização de presídios com o direito de exploração da mão de obra carcerária?

www.twitter.com/gestor_robson  Cuidado com o dinheiro! Ele nunca "dorme".

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Diretório Estadual PV/SE

O Diretório Estadual do Partido Verde (PV) vem a público esclarecer que algumas informações estão sendo veiculadas em meios de comunicação em Sergipe de maneira equivocada. Com relação ao pleito de 2016, o presidente estadual do Partido Verde, Reynaldo Nunes, vem a público, de forma responsável e verídica, informar que o principal e único objetivo no planejamento interno é a campanha de filiação partidária afim de fortalecer os diretórios municipais e por conseqüência estadual.

Em nenhum momento ocorreu qualquer contato ou reunião com intuito de formar coligações eleitorais direcionadas ao pleito de 2016, haja vista o referido objeto é algo a se tratar responsavelmente no período correto, que é o ano eleitoral.

O Diretório Estadual, em sua maioria, demonstra uma grande preocupação nas declarações inverídicas publicadas. Porém, reafirmamos o papel valoroso da nossa imprensa sergipana, que em sua grande maioria segue um trabalho essencial de Comunicação.

Declaramos de uma forma radical e responsável que são apenas "fofocas políticas" tentando retirar a autonomia partidária do Partido Verde, resumindo a interesses de terceiros não filiados.

Agradecemos a atenção e reafirmamos que em nenhum momento houve nenhum acordo ou "plano" relacionado a coligações partidárias em 2016, em Aracaju, e nem em qualquer outro município.

DEPOIMENTO

“Falecimento de Rosalvo Alexandre deixou profundas marcas de sentimentos e recordações”. Milton Coelho, preso e torturado pela ditadura ficando cego.  Em 14 de julho de 2015

 O falecimento de Rosalvo Alexandre de Lima Filho, deixou profundas marcas de sentimento e recordações em antigos companheiros de participação política, principalmente nos tempos difíceis de resistência à ditadura militar e do amplo esforço pela
redemocratização.

   Tenho recordações da última reunião política que participamos, em fins de 1975.  Era um domingo e pela manhã estávamos saindo de Aracaju com destino à praia de Atalaia Nova.  Ao nos encontrarmos disse que estaria passando pelo mercado municipal para a aquisição de um chapéu de palha, grande, que serviria para a proteção solar e reduzir a visibilidade de "terceiros" e Rosalvo solicitou que comprasse um para ele.  Cheguei com os dois chapéus e amendoim.

     Já na chamada Rua da Frente, fiquei conversando e comendo amendoim com o engenheiro agrônomo Delmo Naziazeno, na coluna da balaustrada, do lado esquerdo em direção à chegada e saída das embarcações chamadas de tó-tó-tó e os demais participantes do grupo, Marcélio Bomfim Rocha, Antônio José de Gois, Rosalvo e Jackson de Sá Figueiredo estavam na fila à espera da chegada da embarcação, quando todos nos dirigimos para a praia da Atalaia Nova.  Ao chegarmos nos encaminhamos à beira da praia, onde em local próximo jovens praticavam o jogo de futebol.  O entusiasmo participativo na movimentação política que fazíamos, não dava margens à preocupações com os agentes da rede de segurança da ditadura e assim ficamos até próximo das quatorze horas.

     Alguns anos depois, era comunicado que um dos nossos companheiros, eterno gozador, nem por isso menos ético, sério,
solidário e ativista autêntico, me apelidava de "segurança nacional", em resposta às pequenas preocupações que despertava aos mais jovens.

            AGENTES DE SEGURANÇA NOS ACOMPANHAVAM

   Em consequência da detenção de um companheiro, pela Divisão de Informação e Contra Informação do exército, quando retornava de um curso político na URSS, no ano de 1973, ele, com absoluta franqueza, nos informou que estava sob controle das forcas de segurança da ditadura, tendo recebido recomendações para continuar participando do partido comunista brasileiro e a preparação dos informes que ele iria produzir das reuniões e atuações dos militantes, seriam levados, por ele, e entregues em Pernambuco, para garantir a segurança dele.

     Quando retornávamos da praia de Atalaia Nova, ao passarmos em frente a um bar, eu verifiquei a presença do sargento do exército Denoquesuá (a grafia está como era pronunciado o nome dele;  não sei se a escrita está correta) batendo com as mãos uma caixa de fósforo e olhando vivamente para cada um dos participantes da reunião.  Ao passar por trás de uma coluna, disse à Marcélio aquela ocorrência e todos nós retornamos, sem maiores dificuldades, até aquele momento.

        O sargento Denoquesuá, depois de reformado, trabalhou no complexo Aperipê de rádio e televisão.

            A CONSTATAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO FOI CONFIRMADA

            Deflagrada a chamada popularmente "operação cajueiro" a partir do dia 20 de fevereiro de 1976, com uma série de detidos políticos na dependência interna, lateral, do vigésimo oitavo batalhão de caçadores, alguns fatos comprovariam que estávamos sendo acompanhados, ostensivamente, desde 1973.  Para que o engenheiro agrônomo Delmo Naziazeno me identificasse, foi mostrado a ele uma fotografia de quando estávamos na balaustrada da rua da frente, comendo amendoim, antes de seguirmos para a Atalaia Nova.  Para que reconhecesse o bancário Antônio José de Gois, suspenderam o capuz que cobria a minha cabeça e virado par a parede me mostraram uma fotografia de Goisinho, juntamente com outro bancário, do Bamerindus, conhecido por Clóvis.  Não me perguntaram quem era a outra pessoa e simplesmente disse que aquele da foto era o bancário do Banese, mas, não poderia afirmar que o nome dele fosse Antônio José de Gois.  Foi a última constatação visual que pude ter, já se apresentando com anormalidade e a vista subindo, quando subia a cabeça, embora a fotografia estivesse fixa em minhas mãos…

  Oportunamente, farei chegar ao seu conhecimento cópia da relação com os nomes dos dezenove presos, torturados e processados na denominada "operação cajueiro" e absolvidos na auditoria da sexta região militar, pelo conselho permanente composto por oficiais da marinha de guerra em agosto de 1978, em Salvador, Bahia.        

   MINAS GERAIS: PRESO EM 1976 E MORREU EM 2015  

   Em fevereiro de 1976, quando do desencadeamento da "operação cajueiro", o engenheiro agrônomo Rosalvo se encontrava no estado de Minas Gerais, participando de um curso de pós-graduação, quando foi informado acerca das prisões políticas em Aracaju e da possibilidade dele ser detido, também.  A partir dessa informação, Rosalvo viajou ao Rio de Janeiro, esteve em Aracaju e foi recomendado a retornar à Minas Gerais.  Já no apartamento, onde estava hospedado, foi surpreendido pelo arrombamento da porta de entrada, quando já se preparava para abri-la, e um agente da ditadura pulou sobre o seu corpo, no objetivo de estabilizá-lo, como evitando alguma reação do "procurado" pela ditadura.

    Agora, transcorridos trinta e nove anos, estando em Minas Gerais, ROSALVO ALEXANDRE LIMA FILHO entra em óbito, deixando saudades  e lembranças aos seus familiares, colegas, amigos e todos que o conheceram nas suas atividades pessoais, profissionais e políticas, desde os momentos difíceis impostos pela ditadura militar e após a chamada reabertura democrática, quando foi eleito vereador em Aracaju,pela perda desse valoroso lutador pela democracia e o bem estar do povo brasileiro.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A pintura é a neta da natureza. Ela está relacionada com Deus.” Rembrandt, pintor holandês, nasceu em 15 de Julho de 1606 e morreu em 1669.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais