Carmen Lúcia mantém a sua posição

A Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Carmen Lúcia, deu na sexta-feira que passou, mais uma demonstração de que não irá transigir e que se manterá resistente em não permitir nova apreciação da questão da prisão de condenados em segunda instância, apenas para beneficiar o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Ministra não incluiu na pauta da Corte para o mês de abril nenhuma das ações que poderiam levar a revisão da regra que determina o início do cumprimento da pena após decisão colegiada. O fato é que nunca na história do STF a pauta do mês subsequente foi divulgada na primeira quinzena do mês em curso. A inusitada antecipação da pauta de abril soou como um recado direto da presidente aos ministros que fazem pressão por Lula, notadamente Dias Toffoli e Celso de Melo. Não haverá recuo.

          ***

No dia 28 de fevereiro, Gleisi acompanhada de algumas senadoras, foi conduzida pelo ministro Ricardo Lewandowski e conseguiu ficar frente a frente com a presidente do STF. Pega de surpresa, Carmen Lúcia  ouviu polidamente a caravana sem esboçar qualquer reação. Depois, na tentativa de invasão do gabinete da Ministra, Gleisi, transtornada, fez ameaças e disse que só deixaria o local após falar com Carmem Lúcia. Por muito pouco, a segurança não foi acionada. O Ministro Dias Toffoli  apareceu e convenceu a Senadora a se retirar, evitando a ação dos seguranças do STF.

Tentativas frustradas de Gleisi

A Ministra tem também reagido à pauta externa de pressão a favor de Lula. O ex-Ministro do STF, Sepulveda Pertence, esgotou todos os estoques de pedidos para uma audiência com Carmen Lúcia. Sabendo de antemão do que se tratava – um pedido a favor do ex-Presidente – , Carmen Lúcia recusou-se a recebê-lo. A Senadora Gleisi Hoffman, Presidente do PT, depois de tanto criticar a justiça, bateu na porta da Presidente do STF. Queria ser recebida por ela “de qualquer jeito”. Ameaçou até uma invasão ao gabinete da Presidente.  Nada conseguiu. Carmen Lúcia manteve-se irredutível. No final de semana ela foi para uma audiência privada com o Presidente Temer no Palácio do Jaburu – mas sobre o que conversaram ainda é segredo. A estratégia do PT, de criticar a Justiça, juízes e desembargadores, está tendo o troco agora. Mas, mesmo assim Lula não se emenda e continua a fazer críticas esdruxulas ao Poder Judiciário. Ainda vai se dar mal…

Faculdade de Medicina em Estância

O Diário Oficial da União, edição da sexta-feira última, confirmou o chamamento público para a implantação e financiamento do curso de Medicina em Estância, convocando o município  a assinar o Termo de Compromisso com o Ministério da Educação e Cultura. Em fevereiro último, técnicos do MEC avaliaram a estrutura da rede de saúde do município, que deverá ser utilizada como campo de estudos para a Faculdade de Medicina  e produziram um relatório favorável à inclusão da localidade  dentro do programa “Mais Médicos”. As obras da nova unidade educacional serão iniciadas ainda em 2018. A próxima etapa será o lançamento dos editais de licitação para selecionar a instituição responsável por implantar o curso na cidade.

Movimento Acredito chega a Sergipe

O Movimento Acredito será lançado oficialmente em Sergipe, no dia 24 de março, um sábado, a partir das 9h, no plenário da Assembleia Legislativa  e contará com a presença de um representante Nacional do Acredito, de lideranças jovens e representantes da sociedade civil organizada que juntos, debaterão visões para o futuro do Movimento e do Brasil. O “Acredito” é um movimento de renovação política nacional e suprapartidário, cujo objetivo é promover, em 10 anos, uma mudança positiva nas ideias e práticas do Congresso Nacional e da política do País. Nesse sentido, está mobilizando jovens em várias partes do Brasil interessados em se envolver na política, conectando iniciativas locais, numa ampla rede nacional.

Literatura e Liberdade

A Academia de Letras de Aracaju  promoverá ampla programação nos meses de março e abril em homenagem ao aniversário da mudança da Capital.  No próximo dia 26, as 19h, a Academia promove em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Sergipe, a conferência “Literatura e Liberdade”, que será conduzida pelo acadêmico, poeta e escritor Marco Lucchesi, presidente da Academia brasileira de Letras e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que também, na oportunidade, será empossado como Acadêmico Correspondente da Academia.

Curso para melhorar gestões das empresas

O Sebrae e a Ferreira Costa disponibilizam durante o mês uma série de capacitações para os empresários que desejam melhorar a gestão dos seus negócios. As oficinas são gratuitas e serão realizadas sempre às terças e quintas feiras, a partir das 14h, no auditório do Home Center. Para participar é necessário que os interessados sejam vinculados a empreendimentos devidamente formalizados (isto é, com CNPJ), sendo limitada a participação de duas pessoas por empresa  As inscrições podem ser feitas no Clube do Profissional do Ferreira Costa, cujo prédio está localizado na Avenida Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa. As capacitações integram o Programa SEI (Sebrae Microempreendimento Individual) composto por soluções que tratam de temas básicos para a gestão e fortalecimento dos negócios dos novos empreendedores brasileiros. As oficinas, que duram 4h, abordam temas como vendas, formação de preços, compras, sustentabilidade, inovação e controle financeiro. Na próxima 3ª feira será oferecida a Oficina SEI Vender. Na quinta-feira  é a vez da Oficina SEI Formar Preço.

Preconceito contra a cultura sergipana

Acostumado a criticar, até com virulência, o Governador Jackson Barreto mostrou que não sabe receber críticas. Ele classificou as críticas à obra do Largo da Gente Sergipana, “como preconceito com a cultura popular de Sergipe”. Nas redes sociais choveram críticas não só ao custo da obra – algo em torno de 6 milhões de reais – como  também a realização das estátuas. O povo aracajuano não vê prioridade na obras e por isso os ataques nas rodas sociais e até em conversas entre populares. Jackison diz que o Estado investiu tão somente dois milhões de reais nas obras, enquanto o Instituto Banese arcou com o restante.  “ A obras – diz Jackso – é tão grandiosa e valorosa, dialoga com nosso povo e nossas raízes, que falar em valor é uma falta de visão e compromisso com a história sergipana”. O Instituto Banese, ainda no Governo ?Deda, investiu na concretização do Museu da Gente Sergipana, agora investe no Largo da Gente Sergipana. Jackson é de opinião que as criticas partiram de pessoas que não tem simpatia pelo Governo e vêem defeito em tudo. “Aqueles que têm formação cultural  compreendem que é papel do Governo fortalecer as raízes do povo, investindo na parte cultural e resgatando os grupos folclóricos tradicionais.  O Largo da Gente Sergipana será inaugurado no próximo dia 17 de março as 17h30, durante as comemorações do aniversário de Aracaju”.  Neste dia da inauguração haverá cortejo com grupos culturais e apresentações da Orquestra Jovem de Sergipe e do grupo Burundange Percussivo, cortejo de tototós e show pirotécnico no Rio Sergipe”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais