Casamento Sustentável

Casamento de Juliana e Víctor

Quando pensamos em realizar um casamento sustentável, devemos nos preocupar em utilizar os recursos naturais, sem agredi-los, para que outras pessoas no futuro também possam usufruir deles, além de, motivar outras pessoas a valorizarem o desenvolvimento sustentável, gerando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Algumas atitudes devem ser tomadas visando a economia, o desperdício e o reaproveitamento.
Quando for escolher o local e o horário da cerimônia, leve em conta um lugar interagido com a natureza e que utilize a luz solar e economize a energia elétrica com ar-condicionado, e iluminação artificial. Decidir por um Salão de Festas onde será realizada a cerimônia religiosa e festa evitará longos deslocamentos de automóveis. Os ambientes com jardins já decoram a cerimônia e trazem alegria e descontração aos convidados.

Aproveitamento da Luz solar e ventilação natural além de jarros plantados de flores.

A decoração deve ser feita com as espécies de flores da época ou que estejam plantadas e não cortadas. Aproveite posteriormente os seus arranjos e faça doações posteriores em igrejas, asilos ou abrigos. Reutilize objetos locados ou pegue os objetos da sua casa.
Para o convite do seu casamento, escolha papéis reciclados e também utilize em toda papelaria do evento. Hoje em dia existem papéis reciclados com sementes de plantas que poderão ser plantados posteriormente pelos convidados. Utilize também convites virtuais e site.  Não exagere no número de convidados, pense nas pessoas que fazem parte da vida do casal.

A escolha do Bufê deverá levar em conta os produtos da época, priorizando os produtores locais e produtos orgânicos. Utilizar sucos de frutas, minimizando os refrigerantes. Evitar os descartáveis e utilizar copos personalizados ou marcados para os convidados, evitando o desperdício.

Use sua criatividade e escolha itens para as lembrancinhas que não agridam a natureza e sejam úteis aos convidados como: ecobags, plantinhas, pacotinhos de semente de flores, vasinhos com ervas aromáticas, sachês, ou algo comestível como potinho de doce caseiro ou biscoitinhos personalizados.

São muitos os benefícios de uma casamento sustentável tanto a curto como em longo prazo. Existem inúmeras ações que você pode fazer para garantir o desenvolvimento das diversas formas de vida, principalmente a humana e deixar seus convidados mais conscientes, saudáveis e felizes.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais